28 abril 2017

Relatório Horizon 2017 revela tendências para as Bibliotecas nos próximos cinco anos

Que tendências afetarão as bibliotecas universitárias de todo o mundo nos próximos 5 anos?
A edição de 2017 do NMC Horizon Report Higher Education Edition acaba de ser publicada e o Horizon Report 2017 Library Edition – relatório relativo às Bibliotecas – também tem nova edição.
O Horizon Report é um esforço colaborativo liderado pelo New Media Consortium (NMC) e a Iniciativa de Aprendizagem EDUCAUSE (ELI). Esta 14ª edição descreve os resultados anuais da pesquisa em andamento desenhada para identificar e descrever as tecnologias emergentes que possam ter um impacto na aprendizagem, no ensino e na pesquisa. Tendências chave e importantes desenvolvimentos na tecnologia educacional são colocados diretamente no contexto de seu provável impacto.
Do ponto de vista das Bibliotecas, as tendências que afetam o uso da tecnologia e sua adoção pelas bibliotecas de ensino superior são:
No curto prazo (1-2 anos)
1. Gestão dos dados da pesquisa. Gerenciar dados de observações que levam a novas idéias tornou-se uma parte crítica da divulgação do conhecimento científico. A crescente disponibilidade de relatórios de pesquisa através de bancos de dados, repositórios e bibliotecas digitais torna mais fácil para os estudantes, professores e pesquisadores o acesso a idéias em construção e trabalhos existentes. Nesse contexto, estão em alta os sistema de apoio à pesquisa, comumente conhecidos como CRIS – Current Research Information System – bases de dados destinada a armazenar e gerenciar as atividades de pesquisa de cada instituição. No contexto dos fluxos de trabalho cada vez mais digitais, as bibliotecas possibilitam experiências, testes e simulações, por meio de áudio, vídeo, outras mídias e visualizações. O surgimento desses formatos têm levado as bibliotecas a repensar os processos de gestão de dados em todo o ciclo de vida da pesquisa, desde a análise, visualização, compartilhamento, reúso, até a preservação, e a considerar seriamente a curadoria de dados e a responsabilidade da manutenção de formatos atualizados.
Leia na íntegra: goo.gl/XibwzJ

Mast vai disponibilizar 2 mil livros do acervo da Academia Brasileira de Ciências

Entre as raridades encontradas no acervo estão obras com anotações feitas por cientistas e correspondências pessoais. Para a diretora do Museu de Astronomia e Ciências Afins, a guarda da coleção coloca o Mast como detentor de um dos maiores acervos brasileiros de publicações científicas consideradas históricas. Dos 14 mil volumes que compõem o acervo da ABC, 2 mil já foram catalogados e serão expostos na próxima semana
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) vai disponibilizar para o público 2 mil livros do acervo da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Entre os destaques, estão obras com anotações feitas a mão por cientistas e correspondências pessoais trocadas nos anos 1950. Sob a responsabilidade do Mast desde 2015, o acervo da ABC conta, no total, com 14 mil volumes, sendo que 2 mil já foram catalogados.
“São ao menos 400 obras raras da história da ciência nacional. Com a guarda dessa coleção, o Mast é hoje detentor de um dos maiores acervos brasileiros de publicações científicas consideradas históricas, senão o maior”, explica a diretora da instituição, Heloisa Bertol.
Entre as raridades, foi encontrado no acervo da ABC um exemplar do livro Homens e Coisas da Ciência, do médico Carlos Chagas Filho. Além da importância científica, os organizadores descobriram que a publicação, lançada em 1956, possuía valor simbólico. Há nela uma dedicatória escrita de próprio punho pelo autor, o que a torna um exemplar único.
Outro tesouro encontrado é o livro Principles of Nuclear Engineering, de Samuel Glasstone, de 1955. Dentro da publicação, havia cartas que foram trocadas entre o físico Joaquim da Costa Ribeiro, dono do exemplar, e o cientista norte-americano Donald Kallman.
“São obras singulares que teremos muito prazer em disponibilizar ao público”, afirma a chefe da Biblioteca do Mast, Eloísa Almeida.
A coleção também poderá ser consultada no site do Museu, na base de dados da biblioteca.
A cerimônia de lançamento da primeira parte do acervo será realizada no dia 3 de maio, às 14h, na Biblioteca do Mast. A data é uma homenagem aos 101 anos da ABC.

Flora Brasiliensis está disponível para comunidade acadêmica

O Portal de Periódicos da CAPES indexa informações científicas de todas as áreas do conhecimento. O acervo da biblioteca virtual abrange conteúdos assinados e outros de acesso livre, estes disponíveis para qualquer pessoa conectada à internet. Entre os materiais de acesso aberto está a obra Flora Brasiliensis, da área das Ciências Biológicas, com ênfase em Botânica.

Em abril, mais precisamente no dia 17, comemora-se o Dia Nacional da Botânica – data instituída pelo Decreto de Lei nº 1.147, de 24 de maio de 1994, em homenagem às comemorações dos 200 anos do nascimento do alemão Carl Friedrich Philipp Von Martius, segundo a Sociedade Botânica do Brasil (SBB).

Martius (1794-1868), um dos naturalistas mais famosos do século XIX, chegou ao Brasil em 1817 na comitiva da imperatriz Leopoldina, mulher de Dom Pedro I, e após três anos de expedições pelo Brasil coletou milhares de espécies da flora brasileira, que posteriormente foram catalogadas e descritas na Flora brasiliensis, produzida na Alemanha entre 1840 e 1906. 

Os editores do trabalho foram o próprio Carl Friedrich Philipp Von Martius, August Wilhelm Eichler e Ignatz Urban, com a participação de 65 especialistas de vários países. A obra contém tratamentos taxonômicos de 22.767 espécies, a maioria de angiospermas brasileiras, reunidos em 15 volumes, divididos em 40 partes, com um total de 10.367 páginas. O conteúdo pode ser encontrado na opção Buscar base do Portal de Periódicos.

A Botânica é importante para o entendimento e a preservação do meio ambiente, uma vez que envolve o estudo de plantas, fungos e algas – morfologia, classificação, identificação, reprodução, fisiologia, distribuição, relações mútuas e com outros seres vivos, entre outros aspectos. Além disso, o estudo da Botânica colabora para o desenvolvimento de medicamentos e outros tipos de produtos elaborados a partir de princípios ativos extraídos da natureza.

Além da Flora brasiliensis, o Portal de Periódicos disponibiliza para os usuários outras 20 bases de dados de Ciências Biológicas com ênfase em Botânica. Entre as plataformas especializadas, está a Botanicus Digital Library, com artigos em textos completos e livros da Biblioteca do Jardim Botânico de Missouri (em inglês Missouri Botanical Garden Library). 

Para verificar todas as plataformas, é necessário entrar na opção Buscar base, escolher a busca avançada e clicar na aba “Busca por área do conhecimento”. Dentro do campo, o usuário deve selecionar a área do conhecimento “Ciências Biológicas” e, logo após, a subárea “Botânica”, como exemplifica a imagem abaixo. Por fim, ao clicar em “Enviar”, aparecerá uma lista com 21 links de editores diversos.

Plataforma multidisciplinar atua como subsídio para comunidade docente

Os títulos da Cambridge Journals podem ser acessados por meio da Cambridge Core - base de pesquisa lançada em 2016 e que está disponível por meio do Portal de Periódicos

Uma das conceituadas editoras acadêmicas que fazem parte do acervo do Portal de Periódicos da CAPES é a Cambridge University Press.
A plataforma Cambridge Core, que pertence à marca, é multidisciplinar, cobrindo as áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Letras e Artes. Portanto, essa base de dados é uma ferramenta importante não somente para pesquisadores, estudantes e bibliotecários, mas é também de grande relevância para professores de todas as disciplinas – do ensino básico ao superior.

Pelo Portal de Periódicos, os usuários de instituições de ensino e pesquisa vinculadas ao programa têm acesso a vários títulos em texto completo, com conteúdos que datam a partir de 1887 até a atualidade.

O acervo pode ser acessado na plataforma de busca Cambridge Core – lançada em setembro de 2016. A base, segundo a editora, centraliza de forma “sofisticada e com alto desempenho” os conteúdos da Cambridge Journals e da Cambridge Books.

Para localizar os recursos disponíveis, é necessário entrar na opção Buscar base do Portal de Periódicos e digitar o nome “Cambridge”.

As subcategorias contempladas envolvem uma extensa gama de temas, como: genética, botânica, zoologia, ciência da computação, linguística, literatura, filosofia, sociologia, antropologia, arqueologia, educação, matemática, direito, administração de empresas, economia doméstica, medicina, medicina veterinária, entre outras.

27 abril 2017

Fapesp bloqueará verba de instituição que não adotar medidas antiplágio


Não combater a picaretagem acadêmica pode custar dezenas de milhões de reais para as instituições de pesquisa do Estado de São Paulo. 
A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do  Estado de São Paulo) deve, ainda em 2017, começar a indeferir projetos de melhoria na infraestrutura de instituições que não criarem um escritório voltado ao estímulo da integridade acadêmica. Para cada projeto de pesquisa aprovado pela Fapesp, um valor correspondente a 10% da verba é destinado à instituição de pesquisa para esses projetos de melhoria. No ano passado foram repassados R$ 56 milhões a tais projetos em 141 entidades.

Segundo Luiz Henrique Lopes dos Santos, membro da diretoria da Fapesp e professor de filosofia da USP, entre as instituições paulistas só a UFABC (Universidade Federal do ABC) tem um órgão do tipo em seu organograma.

"Faz cinco anos que todo mundo está avisado que isso aconteceria. Está no termo de outorga assinado pelo responsável da instituição", diz.O escritório de integridade acadêmica deve cuidar de atividades de educação, treinamento e investigação de casos de plágio e de outros desvios de conduta, como fraudes em artigos científicos. "É um recado para os pesquisadores", diz Santos. Para ele, o avanço obtido até então é muito discreto. "Hoje, mesmo as instituições que montam comissões ou sindicâncias para investigar casos de fraude são muito lenientes."

Leia na íntegra: goo.gl/SU5Vuz

24 abril 2017

Editor agrupa milhões de documentos de patentes nacionais e internacionais

Somente do Brasil, o Patentscope registra atualmente mais de 230 mil documentos. Os dados bibliográficos são atualizados diariamente e a publicação de novas solicitações é feita semanalmente.

A plataforma Patentscope é um serviço de busca que permite realizar pesquisas em texto completo a cerca de 59 milhões de pedidos de registros de patentes internacionais e nacionais publicadas desde 1978. Esse recurso, editado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (em inglês World Intellectual Property Organization – WIPO), está disponível para os usuários do Portal de Periódicos CAPES por meio da opção Buscar base.

O Sebrae explica que “patente é um documento formal, expedido por uma repartição pública, por meio do qual se conferem e se reconhecem direitos de propriedade e uso exclusivo para uma invenção descrita amplamente; trata-se de um privilégio concedido pelo Estado aos inventores (pessoas física ou jurídica) detentores do direito de invenção de produtos e processos de fabricação ou aperfeiçoamento de algum já existente”.

No Brasil, o pedido de concessão de patentes deve ser feito ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que julgará sua validade com base nas disposições da Lei da Propriedade Industrial.

Somente do Brasil, o Patentscope registra atualmente mais de 230 mil documentos. Os dados bibliográficos são atualizados diariamente e a publicação de novas solicitações é feita semanalmente. As informações contidas na ferramenta incluem atividades relacionadas ao Tratado de Cooperação de Patentes (Patent Cooperation Treaty – PCT), além de coleções de diversos países como Argentina, Chile, Colômbia, China, Egito, Guatemala, Rússia, Japão, Vietnã, entre outros.

18 abril 2017

Parceria SIBiUSP com o Núcleo de Divulgação Científica - Ciência USP

O Ciência USP é o site do Núcleo de Divulgação Científica da Universidade de São Paulo, onde são publicados vídeos, notícias, reportagens, podcasts e programas de rádio sobre o conhecimento científico produzido na Universidade. Atualmente, as notícias relacionadas a pesquisas e a publicações em suas diversas áreas de conhecimento são capturadas a partir de ferramentas como o Eureka Alert, com uma cobertura não exaustiva, o que nos dá oportunidade de colaborar.

Nesse sentido, visando aumentar a visibilidade e impacto científico e social das atividades de pesquisa e produção científica e acadêmica gerada pela Universidade, desde 20 de março de 2017, o SIBiUSP estabeleceu uma parceria com o Núcleo de Divulgação Científica da USP.

Do ponto de vista sistêmico, duas rotinas foram iniciadas. Agora, toda vez que um novo fascículo de uma Revista da USP for publicado, uma notificação será encaminhada à equipe do Núcleo. Além disso, mensalmente serão encaminhadas informações sobre publicações de autores USP em revistas de destaque (Top 10%), bem como outros levantamentos em áreas específicas de pesquisa, a partir de análises realizadas nas bases de dados InCites (Clarivate Analytics/Thomson Reuters) e SciVal (Elsevier).

Do ponto de vista das Unidades, Institutos e Museus, solicitamos o envio de notícias sobre pesquisas e publicações de destaque com alcance nacional e internacional, prêmios e distinções atribuídos a teses ou dissertações defendidas, entrevistas e reportagens envolvendo pesquisadores da USP, etc. As informações vindas das Bibliotecas são importantes para que o Sistema como um todo mantenha essa parceria e propicie mais visibilidade à produção científica e acadêmica das Unidades, Institutos e Museus da USP. Além disso, consideramos uma boa oportunidade para divulgar as atividades sistêmicas de coleta, tratamento e disseminação da produção intelectual da USP desenvolvidas pelas Bibliotecas do SIBiUSP desde 1985.

As mensagens devem ser enviadas ao e-mail atendimento@sibi.usp.br para registro e posterior encaminhamento ao Núcleo de Divulgação Científica da Universidade de São Paulo, tendo como padrão de Assunto: Notícias de Publicações/Pesquisas da USP.

13 abril 2017

Workshop sobre SciVal acontece na USP no dia 3 de maio


Workshop em SciVal – Plataforma de Análise de Desempenho de Pesquisa 
Na atualidade, as instituições dedicadas à pesquisa devem balizar suas decisões sobre financiamento, políticas e investimentos de pesquisa em dados e informações concretas. 
SciVal é uma plataforma de análise distinta que utiliza como fonte de dados a Base Scopus, um banco de dados de resumos e citações de publicações de cerca de 22.000 títulos de revistas, 40.000 livros, 6.5 milhões de documentos de conferências e 24 milhões de patentes, totalizando 55 milhões de registros e cobertura de 1995 até o presente, abrangendo ciências, tecnologia, medicina, engenharia, ciências sociais, artes e humanidades.
O SciVal permite visualizar e analisar o desempenho de pesquisa de pesquisadores e grupos de pesquisa, instituições, países, continentes, grupos de países e comparar esse desempenho com seus pares, identificar co-autorias e colaborações, e analisar tendências de pesquisa.
Cabe lembrar também que os principais rankings universitários obtêm dados da Base Scopus e utilizam o SciVal como referência de análise: THE World Ranking, QS Ranking e ARWU. Além disso, o SciVal distingue-se por permitir análises de tendências e cobrir, em uma mesma plataforma, as patentes. 
Workshop de Capacitação em SciVal - Plataforma de Análise de Desempenho de Pesquisa
Data: 3/05/17
Horário: 14h – 17h
Local: Auditório do IEA/USP (Antiga Sala do CO)
Prédio da Administração Central
Rua Praça do Relógio, 109 – Térreo – Bloco L - Cidade Universitária - São Paulo
Público-alvo: docentes, pesquisadores, presidentes de comissões de pesquisa, coordenadores de programas de pós-graduação
Ministrante: Sr. Alex Uchoa (Elsevier)


CRIS Workshop – Sistema de Informação de Pesquisa Corrente

O SIBiUSP, em parceria com a Elsevier, convidam para o Workshop sobre Sistema de Informação de Pesquisa Corrente (Current Research Information System – CRIS) que tem como objetivo apresentar as principais vantagens de uso dessa ferramenta para a gestão das atividades de pesquisa. 
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O sistema de informação de pesquisa corrente (CRIS) é um banco de dados ou sistema de informação criado para armazenar e gerenciar dados sobre pesquisas conduzidas em uma instituição. Ele agrega informações de pesquisa de inúmeras fontes internas e externas tais como bases de dados, repositórios institucionais, repositórios de dados e bibliotecas digitais. A partir dessas informações, possibilita realizar análises baseadas em dados e evidências, subsidiando decisões estratégicas confiáveis, abrangentes e acessíveis em tempo real. Permite também que sejam gerados relatórios, avaliações de desempenho, gerenciamento de perfis de pesquisadores, descoberta de redes de colaboração em pesquisa, etc. O sistema CRIS pode reduzir a carga administrativa para pesquisadores, docentes e funcionários envolvidos com as atividades de pesquisa e produção científica.
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  • . Para os pesquisadores: acesso fácil a informações relevantes e software associado, potência do processador, sistemas de armazenamento.
  • . Para gerentes de pesquisa e gestores: fácil medição e análise da atividade de pesquisa e fácil acesso a informações comparativas.
  • . Para comissões de pesquisa: otimização do processo de financiamento.
  • . Para empresários e organizações de transferência de tecnologia: fácil recuperação de idéias e tecnologias inovadoras em um ambiente assistido e fácil identificação de concorrentes e pesquisas previamente realizadas.
  • . Para a mídia e para o público: fácil acesso à informação, software e poder computacional para permitir a apresentação dos resultados de pesquisa em contextos apropriados.
CRIS (Current Research Information System) Workshop - Sistema de Informação de Pesquisa Corrente
Data:  3/05/17
Horário: 9h – 12h
Local: Auditório do IEA/USP (Antiga Sala do CO)
Prédio da Administração Central
Rua Praça do Relógio, 109 – Térreo – Bloco L - Cidade Universitária - São Paulo
Público-alvo: bibliotecários, docentes, estudantes de pós-graduação e graduação
Ministrante:  Sr. Alex Uchoa (Elsevier)


04 abril 2017

Gerenciando seus documentos e referências


Mendeley é um software gratuito (Win, Mac & Linux) para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos. Funciona também como rede social acadêmica para descobrir tendências de investigação e para conectar-se a outros pesquisadores na área de interesse.

Gerencia citações e referências importadas de bases de dados de acesso aberto ou restrito, tais como: Google Acadêmico, Web of Science, Portal de Busca Integrada, Portal de Periódicos da Capes, Science Direct, SciELO, JSTOR, SCOPUS, EBSCO, Biological Abstracts, Zoological Records, entre outras.

Funcionalidades do software · Possibilita armazenar, ler, imprimir, detectar documentos duplicados, inserir tags, fazer anotações/comentários em documentos pdf e extrair metadados · Gerenciador de referências e citações, possuindo mais de 7 mil estilos de referências · Possui 5GB de espaço para armazenamento na biblioteca pessoal e 20 GB de espaço para compartilhamento · Permite a importação de referências de outros gestores bibliográficos · Possibilita interagir com editores de texto (Word, OpenOffice, LaTeX) · Facilita a citação e formatação de bibliografias utilizando diversas normas · Sincroniza os dados e conteúdos entre os dispositivos · Possibilita a criação de grupos de pesquisa e interação entre pesquisadores · Grupos privados ilimitados com até 25 membros.

Acesso ao Guia de Referência Rápida: goo.gl/UMGFfS

Versões do Mendeley: Possui 3 versões de acesso gratuito: Web, Desktop e Dispositivo móvel (IOS e Android).

goo.gl/Bf12uT                 goo.gl/kH8OWJ

Trial da Base de Dados QInsight aberto para a USP por 60 dias


Informamos que encontra-se aberto pelo prazo de 60 dias o Trial da Base de Dados QInsight para a comunidade USP 

            https://www.quetzal-search.info/

Quetzal Search and Communication não é apenas mais uma ferramenta de busca. A tecnologia premiada pela National Library of Medicine da Quetzal fornece resultados relevantes, imediatos e abrange conteúdo amplo. 
O mais importante, uma vez que a tecnologia de busca do Quetzal é diferente de qualquer outra plataforma, é que fornece uma oportunidade para encontrar documentos que não foram descobertos por meio de outras ferramentas de busca.


Quetzal: Expansão e aperfeiçoamento da tecnologia Quertle premiado pela  National Library of Medicine Usando a tecnologia Quantum Linguistic Logic, com patente pendente, a nova ferramenta melhora drasticamente os processos de busca por entregar rapidamente resultados contextualmente relevantes,
eliminando a frustração e desperdício de tempo com as soluções atuais. Mais de 35 milhões de documentos autorizados PubMed / MEDLINE – todas as principais publicações de ciência médica e de vida em todo o mundo.       
           
Mais de 10 milhões de documentos são de texto completo, com acesso direto e gratuito para os PDFs, além de conectividade para resolvedor de links de uma organização.

Áreas de cobertura: Medicina, Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Optometria, Fisioterapia, Saúde Pública, Medicina Veterinária, Biotecnologia, Ciência Agrícola, Genética, Informática, Bioengenharia, Toxicologia, Imunologia, Ecologia, Bioquímica, Descoberta de medicamentos, Química Medicinal, Materiais Ciência. 

O trial da base de dados só está disponível dentro da Universidade e não é possivel utilizar via VPN, só são reconhecidos os ips acessados na Universidade.

03 abril 2017

Portal de Periódicos - Plataforma dos treinamentos online passa por atualização e oferece novas funcionalidades

No dia 24/03, a plataforma do serviço de Conferência Web – Mconf – passou por uma manutenção evolutiva. A ferramenta, oferecida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), é utilizada desde 2016 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para que os usuários do Portal de Periódicos tenham acesso à capacitação online da biblioteca virtual.
Segundo Rodrigo Azevedo, analista da RNP, o upgrade foi necessário para atualizar a versão do componente onde a sala virtual de conferência web é executada. Nesse processo, novas funcionalidades foram acrescentadas à ferramenta. “Nenhum mecanismo da antiga versão foi removido, mas algumas funcionalidades foram evoluídas. Creio que o recurso de enquetes é a grande novidade desta versão, além de um compartilhamento de tela mais simples e eficiente”, destaca Azevedo.

O público do Portal de Periódicos tende a usufruir dos avanços durante a participação nos treinamentos online. “Com a atualização, o MConf ganha melhor qualidade na reprodução das gravações, compartilhamento de tela com maior qualidade, melhorias no áudio e no vídeo e estabilidade geral do sistema”, confirma o analista da RNP.

Com a implantação do Mconf-Deskshare, a limitação dos navegadores que não têm suporte para o Java está resolvida. “É muito importante instalar o Mconf-Deskshare (disponível neste link) com antecedência. Se o usuário instalar durante a aula, pode perder minutos preciosos da apresentação”, sugere Rodrigo Azevedo. Além disso, a RNP continua recomendando o uso dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox e Opera.

Em caso de dúvidas sobre o MConf, os usuários podem entrar em contato com o Service Desk da RNP pelo e-mail sd@rnp.br.

Para mais informações sobre os treinamentos online do Portal de Periódicos e inscrições, clique aqui.

31 março 2017

Plataforma dispõe de mais de 40 títulos ligados à Química

O conteúdo da ACS journals pode ser acessado de duas formas pelo
 Portal de Periódicos da CAPES

O Portal de Periódicos disponibiliza para os usuários das instituições vinculadas ao programa uma coleção com mais de 40 publicações da American Chemical Society (ACS).
Os títulos da ACS envolvem   disciplinas como química, bioquímica, 
biofísica, farmacologia e toxicologia,
engenharia química, engenharia 
sanitária, engenharia de materiais e como metalúrgica, ciências ambientais e tecnologia de alimentos.
Por se tratar de uma atividade que está em constante transformação, o profissional
ligado ao segmento químico deve ser dinâmico e manter-se atualizado em relação
aos avanços científicos e  tecnológicos da área.
O Brasil possui uma quantidade expressiva de especialistas nesse  campo de 
atuação, ilustrados por diversas entidades representativas.
Um exemplo disso é a Sociedade Brasileira de Química (SBQ), que tem hoje cerca
de 4.000 sócios, atuando com a finalidade de “desenvolver, integrar, divulgar e
promover a pesquisa, a educação e a  aplicação responsável da excelência e do
conhecimento químico, como forma de impulsionar o desenvolvimento humano e
socioeconômico  sustentável do país  e do mundo”.
Tal objetivo está alinhado com o que busca a ACS em sua linha editorial. 
A organização visa ser uma fornecedora abrangente de informações  
relacionadasà área, de forma a “melhorar as vidas das pessoas através do
poder transformador da química”, segundo a página institucional da marca.
Os conteúdos dos periódicos disponíveis têm início em 1879 e seguem até a 
atualidade.
O acesso às edições pode ser feito pela opção Buscar base ou individualmente,
por cada revista científica, no menu Buscar periódico.
Entre os títulos elencados, os usuários do Portal encontram: Analytical Chemistry;
Biochemistry; Chemical & Engineering Data Series; Chemical Reviews; Energy & Fuels; Environmental Science & Technology; Inorganic Chemistry; Journal of Agricultural and Food Chemistry; Modern Drug Discovery; e Nano Letters.

29 março 2017

Treinamentos online do Portal de Periódicos 2017 – Agenda

A Capes oferece, gratuitamente, treinamentos online no uso do Portal de Periódicos a todos os usuários de graduação e pós-graduação das instituições participantes. 
Os treinamentos são realizados de segunda a sexta, em turnos diferentes, e oferecidos por área do conhecimento. São várias possibilidades à disposição dos usuários do Portal. Além de aprender sobre os tipos de busca e outros serviços disponíveis, os participantes assistem aos treinamentos ministrados por representantes das editoras e sociedades científicas com as quais a Capes assina os conteúdos.
É necessário fazer login no “MEU ESPAÇO” para verificar os treinamentos com inscrições abertas. Havendo vaga, basta clicar e solicitar a inscrição no treinamento desejado. Caso o usuário não possua cadastro na área indicada, deve fazer um clicando em “Novo usuário”. Após a identificação, é essencial retornar à página de “Treinamentos” para fazer a escolha. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail treinamento.periodicos@capes.gov.br.
Confira a agenda de treinamentos:  goo.gl/k0bzdc

28 março 2017

Reunião com representante da ORCID mobiliza professores, bibliotecários e analistas da USP

Como organização internacional interdisciplinar e sem fins lucrativos, a ORCID (Acrônimo para Open Researcher and Contributor ID), foi criada por pesquisadores e organizações de pesquisa para melhorar o processo de identificação e desambiguação de pesquisadores e autores acadêmicos, incrementar a colaboração e eficiência do financiamento da pesquisa, e facilitar o processo de integração de sistemas e dados relacionados à ciência. Dessa forma, contribui para o aprimoramento da comunicação científica por meio da criação e manutenção de identificadores únicos persistentes para pesquisadores individuais e um mecanismo aberto e transparente de ligação entre a ORCID, as organizações de pesquisa e de financiamento, publishers, além de outros esquemas de identificação como ResearcherID, ScopusID e CrossRef DOI, e objetos de pesquisa, tais como publicações, dados, prêmios e patentes.
Relatório recente intitulado Institutional ORCID Implementation and Cost Benefit Analysis Report apresenta estudo que demonstra a relação virtuosa entre custo e benefício da implementação do ORCiD para pesquisadores, universidades, agências de fomento, publishers, sistemas de gestão da pesquisa (CRIS) e sociedade. Para citar alguns benefícios: desambiguação entre autores aprimora a gestão da reputação e aumenta a consistência de informações e dados entre sistemas; aumenta a visibilidade da pesquisa e seus resultados; facilita a transferência de metadados entre diferentes sistemas; ativa um único acesso para vários sistemas, etc.
 Afiliada à ORCID desde setembro de 2016, a USP é membro premium. As organizações que se encaixam nesse perfil apresentam necessidade elevada de dados, possuem grande número de pesquisadores, significativa produção científica mensal, têm garantido a integração de iDs ORCID em vários sistemas internos e sistemas hospedados em fornecedores, além do interesse em sincronizar dados próprios com os sistemas ORCiD.  Leia mais: goo.gl/dw2vgD