07 fevereiro 2020

Após manifestação das entidades científicas, MEC revoga portaria 2.227

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União nessa quinta-feira, 6 de fevereiro, uma nova portaria sobre os procedimentos relativos ao afastamento da sede e do País e à concessão de diárias e à emissão de passagens, nacionais e internacionais, realizadas no interesse da Administração Pública. A Portaria 204/2020 revoga a anterior, a Portaria 2.227, publicada no dia 31 de dezembro de 2019, que, entre outras medidas, restringia o número de pesquisadores que poderiam receber financiamento para participação em eventos nacionais e internacionais.
Na prática, a nova portaria traz poucas mudanças em relação à anterior, mas o artigo 55, que provocou imensa preocupação na comunidade científica foi suprimido. O tal artigo restringia a  participação de servidores em feiras, fóruns, seminários, congressos, simpósios, grupos de trabalho e outros eventos a, no máximo, dois representantes para eventos no País e apenas um representante para eventos internacionais, por unidade, órgão singular ou entidade vinculada.  Leia mais.  
Fonte: Jornal da Ciência - 07/02/20

Portal de Livros da USP - Atualização dos critérios de submissão

Informamos atualização dos critérios de submissão de livros para publicação no Portal de Livros Abertos da USP, listados abaixo e disponíveis no link: http://bit.do/fsajP. Como parte do processo de submissão, é necessário que os conteúdos atendam aos seguintes requisitos:

· Conteúdos para análise devem ser encaminhados pela Comissão de Publicação da Unidade se houver ou, em sua ausência, pelo próprio autor, para a equipe responsável pelo Portal de Livros Abertos da USP no e-mail:
 atendimento@aguia.usp.br;
· De acordo com a ABNT NBR 6029 vigente desde 2006, Livro é uma publicação não periódica que contém acima de 49 páginas, excluídas as capas, e que é objeto de Número Internacional Normalizado para Livro (ISBN);
· Deverão ser enviados dois arquivos: (a) arquivo do livro em pdf, ePUB ou Daisy e (b) arquivo da imagem da capa, em JPG;
· Os arquivos devem ser enviados devidamente formatados e padronizados em relação a margens, tamanho e orientação das páginas. Para exemplos, verifique outros livros no Portal de Livros Abertos da USP;
· A obra deve ter conteúdo científico ou acadêmico concernente à área de atuação do autor na Universidade;
· A autoria do todo ou parte, organizador ou tradutor da obra é professor ou funcionário técnico-administrativo da Universidade de São Paulo;
· O autor é o detentor dos direitos autorais e/ou já fez o licenciamento da obra em acesso aberto, permitindo a divulgação/reprodução da obra no Portal de Livros Abertos da USP;
· Sugere-se utilizar Licenças Creative Commons e respectivos ícones. Adicionalmente, pode-se inserir a frase "É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e autoria, e uso não comercial";
· O livro deve possuir ISBN digital registrado na Agência Brasileira do ISBN em nome da faculdade ou instituto da USP;
· O nº DOI deve constar na página de rosto (abaixo do título) e na ficha catalográfica com a sintaxe: prefixo USP 10.11606 + barra (/) + sufixo ISBN eletrônico sem hífens. Ex.: Ex.:10.11606/xxxxxxxxxxxxx;
· Poderão ser aceitas séries monográficas ou coleções de livros. Ex. Cadernos NEHiLP;
· Não serão incluídos no Portal: anais ou trabalhos de eventos, relatórios, capítulos de livros, anuários, teses ou dissertações, trabalhos de conclusão de cursos, produção literária de interesse pessoal;
· Não serão publicados conteúdos que possam infringir quaisquer aspectos relacionados a direitos autorais, propriedade intelectual e conduta ética;
· Os casos omissos serão analisados pela presidência da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA).   Fonte: AGUIA - 07/02/20


Open science: os caminhos da produção científica aberta no Brasil

Para melhorar a reprodutibilidade e retomar a confiança da sociedade nas pesquisas acadêmicas, um movimento vem tomando força nos últimos anos: o movimento da Open Science (Ciência Aberta).
Além de objetivar o aumento da reprodutibilidade, o movimento da Open Science (OS) tem como objetivos aumentar a transparência e o compartilhamento de dados e demais materiais utilizados em pesquisas científicas. Esse movimento tem o apoio de diversas organizações supra-nacionais, por exemplo, a União Europeia, e tem como pilares principais um conjunto de atividades e práticas relacionadas.
Os benefícios da OS são diversos e contemplam virtualmente todos os stakeholders da comunidade científica. Para pesquisadores, OS aumenta a visibilidade das suas pesquisas, a possibilidade de encontrar novas parcerias, a probabilidade de obter financiamentos e aumenta o número de citações de suas pesquisas. Para a comunidade científica, diminui os custos operacionais de coleta, tabulação e manipulação de dados de pesquisas e aumenta a possibilidade de se replicar pesquisas publicadas. Para financiadores de pesquisa, ajuda a entender e a controlar a alocação dos recursos destinados à pesquisa e a avaliar o retorno econômico dos investimentos em pesquisa. Finalmente, para o público em geral, aumenta a possibilidade de acesso ao conhecimento e aos resultados de pesquisas científicas.  Leia maisFonte: AGUIA - 07/02/20



06 fevereiro 2020

Metas: um importante processo de aprendizagem

Por Fábio Augusto Reis Gomes, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP)

A definição de metas é fundamental para qualquer pessoa atingir seu potencial pois, se bem elaboradas, elas nos tiram da zona de conforto e nos impulsionam rumo a novas conquistas. Como disse o filósofo Sêneca: “Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável.” Se sabemos em qual porto desejamos atracar, conseguimos identificar quais são os ventos favoráveis e os aproveitamos içando as velas. Identificamos, também, os ventos desfavoráveis e os enfrentamos. Mas, se não sabemos aonde queremos chegar, como identificamos os ventos? Sem dúvida, corremos o risco de viver à deriva ou de chegarmos a um porto que não contribuirá para o nosso desenvolvimento.
Convencido da importância de definir metas, como alguém pode estabelecê-las para sua carreira profissional? O primeiro passo é identificar oportunidades de crescimento. Para tanto, demande feedbacks de seus superiores sobre a sua performance e o que você poderia fazer para aprimorar sua performance na empresa. Além disso, fique atento às tendências e às inovações do mercado. Nesse processo, poderia ficar evidente a importância de você se atualizar por meio de um MBA ou um curso de idiomas, por exemplo. Ingressar em um desses cursos poderia, então, ser sua meta para o ano de 2020. Além de atingir a meta em si, você sinalizaria para seus superiores sua disposição em se aprimorar para atingir novos e melhores resultados.  Leia maisFonte: Jornal da USP - 05/02/20

05 fevereiro 2020

Levantamento inédito sobre mulheres cientistas será lançado dia 12

Evento apresenta também novo serviço para jornalismo científico: a Agência Bori, plataforma que leva o nome da primeira presidente mulher da SBPC, Carolina Bori, e que irá fornecer a jornalistas dados sobre estudos inéditos de pesquisadores brasileiros. Os dois projetos são apoiados pelo Instituto Serrapilheira


Quem são as cientistas brasileiras? O projeto Open Box da Ciência mergulhou em bases de dados oficiais para identificar mulheres com contribuições importantes para a pesquisa em cinco áreas do conhecimento. O levantamento sobre mulheres na ciência será lançado na quarta-feira (12), em São Paulo, junto com a Agência Bori, plataforma que vai fornecer  a jornalistas dados sobre estudos inéditos de pesquisadores brasileiros. Os dois projetos de divulgação científica receberam recursos do Serrapilheira, instituição privada que apoia a ciência no Brasil.
Iniciativa da Gênero e Número, o Open Box da Ciência mapeou 250 mulheres das áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde. As pesquisas e os perfis das pesquisadoras estão reunidos em uma plataforma digital, de conteúdo aberto e interativo, com visualizações de dados e reportagens que narram suas trajetórias a partir de um recorte de gênero, indicando referências femininas para chegar a esse lugar de destaque e revelando desafios vencidos.
Aumentar a visibilidade da ciência brasileira também é o objetivo da Agência Bori. Em média, 230 novos artigos científicos são publicados por dia, mas muitos não chegam ao público por falta de divulgação eficiente. “A divulgação faz parte da atividade científica. A comunicação com a sociedade é uma etapa fundamental depois do resultado científico”, Ana Paula Morales, uma das coordenadoras da Bori.  Leia mais.  Fonte: Jornal da Ciência - 05/02/20

Oxford University Press disponibiliza conteúdo gratuito através do Portal de Periódicos CAPES


O Portal de Periódicos CAPES disponibiliza para instituições participantes do programa ferramentas de consulta produzidas pela Oxford University Press (OUP). A plataforma Oxford Journals, por exemplo, oferece aos usuários CAPES acesso a 293 títulos em texto completo, com abrangência não somente em ciências da saúde e biológicas, mas também em outras áreas, como ciências exatas e da terra, ciências sociais aplicadas, ciências humanas e linguística, letras e artes. A cobertura do conteúdo varia de 1995 até o presente.
A OUP possui mais de 100 anos de experiência na produção de periódicos, que acompanham as novas tendências e estão em constante evolução. As publicações contabilizam mais de três milhões de downloads por mês, com acessos de quase todos os países do mundo. Para facilitar a navegação, o conteúdo é responsivo, de forma que todos os títulos são otimizados para visualização em dispositivos móveis.
Pelo Portal de Periódicos CAPES, as revistas científicas podem ser localizadas na opção buscar periódico, a partir do nome ou código ISSN do título, ou ainda pela seleção do editor/fornecedor Oxford University Press. As publicações também estão acessíveis pelo link buscar base, na plataforma Oxford Journals.  
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 05/02/20

Alumni USP - uma plataforma para reunir ex-alunos da Universidade

No final de 2016, foi ao ar o portal Alumni USP, com o intuito de reunir os antigos alunos de Graduação e de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da Universidade. Podem se cadastrar todos os antigos alunos da Universidade, mas apenas os graduados a partir de 1974 e os titulados de Pós-Graduação a partir de 1986 terão aprovação automática do cadastro. Os que estiverem fora dessa faixa serão validados pela sua Unidade de origem, pois os dados anteriores a esses anos ainda não estão digitalizados.
A missão é criar uma rede de antigos alunos de graduação e pós-graduação para proporcionar o contato entre os colegas, networking, mostrar e oferecer oportunidades de trabalho, educação continuada e demais vantagens que serão constantemente oferecidas.  Fonte: USP

Cursos básicos de italiano e francês serão ministrados na ESALQ

Cursos básicos de italiano e de francês terão início nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2020, respectivamente, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP). O curso de italiano será ministrado às terças e quintas, das 13h05 às 13h55, e o de francês às quartas e sextas, no mesmo horário, ambos no Anfiteatro de Fisiologia Vegetal, no Pavilhão de Horticultura.
Os cursos, de duração de sete meses, são destinados ao público geral com o objetivo de oferecer uma base sobre as línguas francesa e italiana, promovendo um primeiro contato com os idiomas e as culturas em questão. A realização é do Grupo de Estudos Walter Accorsi (GeWa) e as inscrições serão realizadas nas quatro primeiras aulas.
Nas aulas de francês, o livro “Le Français sans Peine” será utilizado e, nas aulas de italiano, as lições do livro “O Novo Italiano Sem Esforço” serão seguidas. Espera-se que no final dos cursos o aluno tenha uma base para traduzir textos não extremamente complexos, identificar os tempos verbais e entender seu contexto geral, além de ter uma comunicação básica oralmente.   
Mais informações: lindolpho.capellari@gmail.comFonte: ESALQnet - 04/02/20

04 fevereiro 2020

Cursos de Língua Inglesa a serem oferecidos pelo Centro de Estudos Linguísticos da ESALQ


Esta é a programação dos Cursos de Língua Inglesa a serem ministrados no 
1º semestre de 2020:

Introdução à Língua Inglesa (A1)    - 10h às 11h30 - 2ªs e 4ªs-feiras (10 vagas)
Introdução à Língua Inglesa (A1+)  - 17h às 18h30 - 3ªs e 5ªs-feiras (2 vagas)
Língua Inglesa Básica I (A2+)         - 17h às 18h30 - 2ªs e 4ªs-feiras (4 vagas)
Língua Inglesa Básica I (A2+)         - 12h às 13h30 - 2ªs e 4ªs-feiras (2 vagas)   
Língua Inglesa Básica IB (A2++)    - 10h  às 11h30 - 3ªs e 5ªs-feiras (2 vagas)
Língua Inglesa Básica 2C (A2++)   - 17h  às 18h30 - 3ªs e 5ªs-feiras (8 vagas)

Língua Inglesa Pré-Intermediária I (B1)      - 17h às 18h30 - 2ªs e 4ªs-feiras 
Língua Inglesa Pré-Intermediária IB (B1+)  - 12h às 13h30 - 3ªs e 5ªs-feiras 

Língua Inglesa Intermediária IC (B1++)   - 17h às 18h30 - 3ªs e 5ªs-feiras (5 vagas)
Língua Inglesa Intermediária IC (B1++)   - 12h às 13h30 - 2ªs e 4ªs-feiras (3 vagas)
Língua Inglesa Intermediária II B (B2++) - 12h às 13h30 - 2ªs e 4ªs-feiras (2 vagas)
Língua Inglesa Intermediária IIB (B2++)  - 12h às 13h30 - 2ªs e 4ªs-feiras (2 vagas)

Língua Inglesa Avançada I (C1+)      - 12h às 13h30 - 3ªs e 5ªs-feiras (2 vagas)
Língua Inglesa Avançada I (C1+)      - 12h às 13h30 - 3ªs e 5ªs-feiras (3 vagas)
Língua Inglesa Avançada I (C1+)      - 17h às 18h30 - 2ªs e 4ªs-feiras (4 vagas)
Língua Inglesa Avançada IC (C1++) - 12h às 13h30 - 3ªs e 5ªs-feiras (2 vagas)

Preparação para o TOEIC - 9h às 10h30 - 6ªs-feiras (10 vagas)

Chatting in English - 12h às 13h30 - 6ªs-feiras (2 vagas)
Chatting in English - 12h às 13h30 - 6ªs-feiras (2 vagas)

Os alunos interessados em participar dos cursos deverão fazer sua inscrição presencial e submeterem-se a um pré-teste no ato no período de 10 a 27 de fevereiro de 2020 no Centro de Estudos Linguísticos, no horário das 8h30 às 10h30 e das 13h às 16h.  Fonte: CEL-ESALQ - 04/02/20

Capes lança edital para doutorado pleno nos Estados Unidos

A Capes lançou o Edital nº 8/2020, referente ao Programa CAPES/Fulbright de doutorado pleno nos Estados Unidos, em parceria com a Comissão Fulbright. Os interessados podem se candidatar até o dia 11 de março, preenchendo o formulário eletrônico disponível na página do Programa, conforme documento publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 3.
Com a concessão de até 20 bolsas em oito áreas do conhecimento – Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais Aplicadas, Humanas e Linguística (Letras e Artes), o Programa forma recursos humanos de alto nível nos EUA. Assim, pretende aumentar a visibilidade internacional sobre a produção científica, tecnológica e cultural brasileira. As bolsas terão duração de até seis anos e o início das atividades está previsto para agosto de 2021.
O resultado final será divulgado após processo seletivo dividido em análises técnica e de mérito, entrevista com os candidatos, seleção da parte americana e identificação da universidade. Cada bolsista do Programa será apoiado pela CAPES com até US$ 165 mil por ano. A Comissão Fulbright cobrirá os custos administrativos referentes à alocação acadêmica e acompanhamento dos selecionados durante a vigência da bolsa.  Fonte: CAPES - 04/02/20

Governo Bolsonaro estuda uso amplo de tecnologia nuclear em alimentos

Técnica é usada para eliminar parasitas e aumentar a vida útil do alimento


O governo Jair Bolsonaro tem mantido conversas com entidades científicas e setores da indústria com o objetivo de viabilizar a adoção em escala comercial da tecnologia de irradiação de alimentos para o mercado interno e para exportação.
As conversas são lideradas pelo Gabinete de Segurança Institucional e ocorrem desde a publicação da resolução número 16, de 24 de outubro de 2019, que criou um grupo técnico para discutir “a promoção do tratamento de alimentos e materiais com tecnologia nuclear”.
Em resumo, a técnica prevê que um alimento ou insumo seja colocado em uma máquina blindada conhecida como irradiador e submetido a uma dosagem específica de radiação ionizante. Os principais objetivos são eliminar parasitas e retardar o amadurecimento ou brotamento do alimento, prolongando assim sua vida útil.  Leia mais.  Fonte: Folha de S. Paulo - 04/02/20

IEB-USP digitaliza parte do acervo da SBPC

Documentos guardam a história da ciência brasileira e dos 72 anos da SBPC. Pesquisadores e público em geral terão acesso ainda mais facilitado ao acervo 


Uma parceria entre a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e o Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP) possibilitou a digitalização de grande parte do acervo do Centro de Memória Amélia Império Hamburger (CMAIH).
O nome do centro é uma homenagem da SBPC à professora Amélia Hamburger (1932-2011), uma das pioneiras no estudo da Física no Brasil. Além de suas diversas pesquisas na área, Hamburger trabalhou pela preservação da memória da ciência no País.
No total foram produzidos 11.571 representantes digitais, entre eles cartazes de eventos, livros de registros de sócios, de atas de reuniões e assembleias gerais e outros documentos de grande formato. Os documentos guardam a história da ciência brasileira e de 72 anos da SBPC. O acervo, tanto físico quanto digital, é aberto a estudantes, pesquisadores e o público em geral.  
A digitalização representou um desafio por envolver o transporte e o manuseio de documentos que ficam guardados em ambientes climatizados e requerem muito cuidado. Um exemplo são as atas de reuniões da diretoria e das assembleias gerais da SBPC que de 1948 até 1974 eram manuscritas, só depois passaram a ser datilografadas. Leia mais.  Fonte: Jornal da Ciência - 04/02/20

Folheie a edição de fevereiro de 2020

Organize suas referências bibliográficas


Passo 1.Com um documento aberto no Docs, selecione, no topo da tela, a guia "Complementos" e depois clique em "Instalar complementos";
Passo 2. No pop-up que irá abrir, use a barra de pesquisas para buscar a extensão EasyBib. Quando encontrar, clique no botão "+ Grátis" para adicioná-la ao Docs;
Passo 3.Para funcionar, o complemento irá pedir algumas permissões. Clique em "Permitir" para concedê-las.
Como criar referências em ABNT com o EasyBib
Passo 1. O procedimento anterior só é necessário no primeiro uso. Após a instalação, a extensão estará permanentemente disponível na guia "Complementos". Para usar, basta clicar sobre ela;
Passo 2. Clique sobre o botão "Style" e busque por "Associação Brasileira de Normas Técnicas para mudar para o estilo da ABNT, o mais popular no Brasil;
Passo 3. Escolha se o texto que você quer citar é um livro, artigo de periódico ou Website, busque pelo título ou autor e selecione a edição que você está utilizando;
Passo 4. O EasyBib irá organizar, automaticamente, a citação da publicação nas normas da ABNT. Para adicioná-la ao documento, basta clicar no botão "Add Bibliography to Doc";
Passo 5. Se você adicionar outras publicações às referências, o EasyBib irá organizá-las por ordem alfabética do sobrenome do autor principal, como exigem as normas.  Fonte: Revista Observatório - 04/02/20

Colaboradores ou espiões?

Relatório faz recomendações para evitar que países estrangeiros influenciem rumos da pesquisa nos Estados Unidos

National Science Foundation (NSF), principal agência de fomento à pesquisa básica nos Estados Unidos, contratou um grupo independente que assessora o governo norte-americano em assuntos de segurança para examinar um tema sensível: o risco de que governos estrangeiros se apropriem ilegalmente de informações científicas produzidas em laboratórios e universidades do país, aproveitando-se de um ambiente em que as colaborações internacionais são cada vez mais frequentes e a presença de talentos vindos do exterior é marcante. Os resultados foram divulgados em dezembro, em um relatório produzido por um painel de pesquisadores de 10 instituições, advogados e representantes da comunidade de inteligência.
De acordo com o documento, intitulado “Segurança da pesquisa fundamental”, o risco é concreto e pesquisadores que esconderem laços com governos estrangeiros devem ser investigados e punidos por má conduta. “Há casos comprovados que justificam as preocupações e a necessidade de agir”, informa o relatório, que aponta as maneiras mais comuns por meio das quais governos estrangeiros podem exercer influência nos rumos de pesquisas feitas nos Estados Unidos: coagindo ou oferecendo recompensas para que um pesquisador adote comportamentos irregulares, omitindo de instituições financiadoras conflitos de interesse ou roubando propriedade intelectual.  Leia maisFonte: Pesquisa FAPESP - fev. 2020

Pausa para reflexão

Estabelecido no final do século XIX nos Estados Unidos, período sabático constitui oportunidade de crescimento pessoal e pode se traduzir em benefícios profissionais

Associado a uma fase de descanso ou interpretado como férias prolongadas, é comum relacionar o período sabático ao afastamento das atividades corriqueiras de trabalho. Cada vez mais, no entanto, a ideia diz respeito à oportunidade que estudantes e pesquisadores de distintas áreas do conhecimento, bem como profissionais de empresas privadas, têm de se dedicar a projetos pessoais, com potencial de aprimoramento, inclusive profissional.
Inspirado no shabbath – designação do dia de descanso semanal na tradição judaica –, um período sabático costuma desenvolver-se em intervalos de tempo que variam entre seis meses e um ano. “Historicamente, ele tem início com a profissionalização de carreiras em universidades dos Estados Unidos, mais precisamente em Harvard”, informa Sean Purdy, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Foi naquela instituição que, em 1880, o filólogo Charles Lanman (1850-1941) obteve autorização para um ano de descanso remunerado, depois de seis anos completos de trabalho. “Trata-se de um dos primeiros registros da oficialização de um ano sabático”, conta Purdy. A partir de então, essas pausas acadêmicas passaram a se tornar comuns mundo afora. Os programas não apresentam regras padronizadas. São administrados de diferentes formas, de acordo com os preceitos de cada instituição.   Leia mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP - fev. 2020

03 fevereiro 2020

Pró-Reitoria de Pesquisa incentiva projetos de ciência cidadã

Os projetos devem propiciar uma interação entre cientistas profissionais e cidadãos e trazer benefícios para a sociedade


A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP apoiará financeiramente projetos de pesquisa com iniciativas de ciência cidadã, ou seja, que tenham por objetivo não só o desenvolvimento e consolidação de abordagem de pesquisa, mas também que promovam uma aproximação da Universidade com a sociedade, trazendo benefícios a ambas.
Os projetos podem ser organizados individualmente ou em conjunto por unidades, museus e institutos especializados da USP, e devem ter duração máxima de 30 meses. As propostas podem ser enviadas até o dia 20 de março, pelo Sistema Atena.
O orçamento de cada projeto é livre, e a adequação, a justificativa e os valores apresentados constituirão pontos importantes na avaliação das propostas. O valor total disponibilizado pelo edital é de R$ 180 mil, que serão distribuídos para os diferentes projetos selecionados.
As propostas serão analisadas por um Comitê de Avaliação que considerará, entre outros aspectos, o grau de envolvimento com a sociedade e os benefícios potenciais.  Leia mais.  Fonte: Jornal da USP - 03/02/20