17 fevereiro 2016

Treinamentos do Portal de Periódicos serão online em 2016


(Imagem: blog.catho.com.br)
Em 2016, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) passará a ministrar os treinamentos do Portal de Periódicos via web. O principal objetivo é atender cada vez mais usuários da biblioteca virtual, uma vez que o meio digital permite o acesso rápido e fácil às informações, sem limitação do tempo dos instrutores ou da logística necessária para se colocar usuários e multiplicadores em um mesmo local e hora. A previsão é de que a agenda do ano seja iniciada no dia 15 de fevereiro.
A tecnologia utilizada será o Mconf – serviço de multiconferência desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com ampla capacidade de comunicação em áudio e vídeo em tempo real. As inscrições continuam da mesma forma: os interessados devem acessar a área de Treinamentos do Portal para garantirem a participação. Além da capacitação promovida pelo Portal de Periódicos, haverá também treinamentos dos editores com os quais a Capes assina contrato. Ambos os tipos de sessões seguirão os mesmos padrões para inscrições, acessos e realização do curso.
Requisitos básicos
Para receber o certificado, é imprescindível que o usuário realize a inscrição no Portal, uma vez que o documento que atesta a participação no treinamento ficará disponível no “Meu Espaço”. O curso terá turmas todos os dias, em turnos intercalados. Para evitar intercorrências no acesso à sala de aula virtual, recomenda-se abrir o link de acesso ao Mconf – que será enviado para o e-mail cadastrado – pelo navegador Mozilla Firefox. Também é necessário ter os softwares Java e Flash atualizados no computador.
Resultados
Em 2015, foram realizados 35 treinamentos presenciais, qualificando um público de mais de quatro mil pessoas da comunidade acadêmica – docentes, pesquisadores, bibliotecários, alunos de graduação e pós-graduação e profissionais de diversas áreas. Em comparação com 2014, o número de turmas dobrou. A expectativa é de que cresça ainda mais em 2016, devido à facilidade proporcionada pelo Mconf para a prática das aulas.
Por meio da capacitação é possível verificar qual é o conteúdo que está disponível para a comunidade acadêmica e científica brasileira, compreender de forma mais clara as ferramentas de pesquisa que estão disponíveis e com isso facilitar o processo de busca pela informação desejada no menor tempo possível. Ou seja, essa oportunidade permite aos usuários reconhecer a informação que precisam e melhorar a habilidade de localizar, avaliar e usar efetivamente a informação.
Contato
Em caso de dúvidas sobre os treinamentos online, o e-mail de contato para atendimento aos usuários é treinamento.periodicos@capes.gov.br.

16 fevereiro 2016

Aplicativo do Portal de Periódicos da Capes ganha novas funcionalidades


Aplicativo do Portal de Periódicos da Capes ganha novas funcionalidades (Imagem: RNP)A plataforma móvel do Portal de Periódicos, biblioteca virtual da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, que pode ser acessada por celulares e tablets desde 2014, ganhou uma nova versão, mais moderna e com mais opções de interação para a comunidade acadêmica.

Entre as novidades, estão a integração com a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) e a possibilidade de criar uma biblioteca offline. Há ainda uma área para destaque do conteúdo de interesse e a implantação do sistema de push, com notificações feitas ao usuário. Ainda em fase de desenvolvimento, estão o serviço de edição de trabalhos de pesquisa dentro da própria plataforma e a opção de criação de grupos de interação entre pesquisadores.

Desenvolvido em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o aplicativo permite realizar buscas rápidas por assunto, a mais de 38 mil periódicos, 12 bases de patentes, 130 bases referenciais, mais 120 mil e-books, enciclopédias, dicionários, teses, dissertações, bases de dados estatísticos normas técnicas e redes de e-prints.

Segundo o gerente de Projetos da RNP, Cláudio Fabrício da Silva, a ideia é que a plataforma se destaque ainda mais como uma importante ferramenta para compartilhar conhecimento e aproximar estudantes e pesquisadores. “Um professor poderá criar um grupo de estudo para que os alunos possam participar e trocar informações. Não existe esse tipo de mídia na comunidade acadêmica. Mesmo nas redes sociais existentes, não há potencial de compartilhamento de conteúdo de interesse científico como a plataforma proporciona”, ressalta.

Desde 2014, já foram contabilizados mais de 25 mil downloads dos aplicativos para as plataformas móveis (iOS, Android e Windows Mobile), atualmente um terço dos acessos do portal é realizado por plataforma móveis. O acesso também pode ser feito por outros sistemas operacionais e todos são integrados com a CAFe. Em 2015, o Portal de Periódicos teve mais de 100 milhões de visitas, contabilizando o acessos a bases referenciais e downloads de textos completos.

03 fevereiro 2016

Emerging Sources Citation Index está disponível para instituições participantes do Portal da Capes

Base ESCI está disponível aos usuários do Portal de Periódicos da Capes (Imagem: Thomson Reuters)O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) colocou à disposição de seus usuários um novo conteúdo da editora Thomson Reuters – o Emerging Source Citation Index (ESCI). O acesso ao conteúdo deve ser feito pela Web of Science – Coleção Principal, sendo considerado uma sub-coleção da plataforma.

O novo índice foi desenvolvido para atender as necessidades dos usuários, que vinham solicitando mais dados para suportar a avaliação e a análise das pesquisas, maior cobertura de conteúdo local, com importância regional significativa, abrangência de estágios iniciais de campos e tendências emergentes. 

De acordo com Deborah Dias, Solution Specialist da Thomson, o ESCI contém periódicos de todo o mundo e disciplinas, que foram identificados como de importância dentro de suas áreas e regiões e que passaram na primeira etapa de avaliação para que sejam indexados nas sub-coleções padrão da Web of Science – Sciences Citation Index, Social Sciences Citation Index e Arts & Humanities Citation Index. 

“Os periódicos que compõem o Emerging Sources, embora façam parte da Coleção Principal da Web of Science, ainda não estão incluídos nas sub-coleções padrão e, portanto, não fazem parte do Journal Citation Reports (JCR) e do Essential Science Indicators (ESI). Como estão em contínuo processo de avaliação, os conteúdos podem, assim que cumprirem todos os quesitos, fazer parte das sub-coleções mencionadas e, assim, serem elegíveis ao JCR ou ao ESI”, explica Dias.

Para fazer parte do ESCI, as publicações têm que somente atender aos critérios de seleção mínimos, de primeiro nível. Entre as exigências, estão: o material deve ser revisado por pares e ter interesse acadêmico; deve estar de acordo com os padrões éticos da editora; deve apresentar meta-dados em inglês; e conteúdo disponível eletronicamente (PDF ou XML). A plataforma contabiliza até agora mais de 2400 periódicos indexados, sendo que o objetivo é adicionar aproximadamente 5000 títulos nos próximos dois anos.

Para auxiliar os usuários, a Thomson Reuters disponibilizou um vídeo no YouTube e uma explicação em sua página que detalham o novo recurso.