SIBiUSP 2016 – Por Elisabeth Dudziak
O InCites foi adquirido pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBiUSP) em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade e está disponível para consulta, acessível também por IP de computador cadastrado. Link: https://incites.thomsonreuters.com/
InCites (Thomson Reuters) é uma ferramenta online de avaliação de pesquisa personalizada e baseada em citações, que permite que realizar análises de produtividade científica e comparação de resultados com parceiros no mundo inteiro. Tomando por base o conjunto de registros da Web of Science, o InCites congrega ferramentas de análise e métricas que ensejam qualificar os resultados de pesquisa.
Um atributo complexo que leva em conta vários fatores, a qualidade da pesquisa envolve importância, originalidade, rigor e impacto. Como não há uma formulação matemática capaz de quantificar a “qualidade”, um conjunto de diferentes indicadores baseados em citações é utilizado para qualificar os outputs de pesquisa na forma de publicações e citações. Este é o campo dos estudos bibliométricos [1] que, ano a ano, conquista mais adeptos entre profissionais da informação, acadêmicos e decisores.
O impacto de pesquisa é a medida em que a publicação, o trabalho de um pesquisador ou o trabalho de um grupo de pesquisa atinge, influencia e ajuda a construir novas pesquisas e resultados científicos. Identificar pesquisa de impacto pode ajudar pesquisadores e instituições a realizar investimentos mais qualificados e relevantes para a sociedade e para a própria ciência. Como resultado, torna-se possível analisar o impacto de um artigo, de um autor, de uma revista, de uma instituição/organização, até mesmo o impacto científico de um país. Ainda que o impacto de uma pesquisa possa ser medido de várias maneiras, incluindo métodos qualitativos como a revisão por pares e especialistas; e os métodos de análise quantitativa como a publicação e rastreamento de citações, todos os métodos de cálculo têm limitações e os resultados gerados por esses métodos devem ser interpretados com precauções.
Leia mais: http://migre.me/tDp8u