O Google Scholar Metrics (GSM), é um serviço bibliométrico em acesso aberto que fornece um ranking mundial de periódicos científicos segundo o indicador h-index1 calculado sobre a base das citações compiladas pelo motor do Google Scholar nos últimos 5 anos, daí a denominação h-5-index. Este índice difere do JCR/WoS da Clarivate Analytics e do SJR/Scopus do SCImago pelas políticas de seleção, cobertura e a indexação dos periódicos científicos que inclui.
A primeira versão do GSM surgiu em abril de 2012 (calculado entre os anos 2007-2011), e foi sendo aperfeiçoado em sucessivas versões até a versão atual de 2016 (calculado entre os anos 2011-2015), que elimina muitos dos erros constatados e reportados à equipe técnica do Google Scholar. Por outro lado, o GSM oferece produtos interessantes que não estão incluídos nas alternativas comerciais como JCR e SJR.
Para ser incluído no GSM não é necessário apresentar solicitações a comitês de seleção de SCImago ou WoS, pois o processo é gratuito e simples.
O que é necessário que um periódico cumpra para ser incluído neste ranking? Apenas cumprir dois critérios básicos:
O que é necessário que um periódico cumpra para ser incluído neste ranking? Apenas cumprir dois critérios básicos:
- O periódico deve ter publicado ao menos 100 artigos citáveis no quinquênio precedente ao último ano indexado. Por exemplo, para o índice de 2017, o periódico deve ter publicado ao menos 100 artigos no período 2012-2016, ou seja, uma média de 20 artigos por ano.
- Neste quinquênio o periódico deve ter recebido ao menos uma citação de qualquer outro periódico do conjunto do GSM.