A USP foi uma das universidades selecionadas para fazer parte do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), criado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O novo programa visa a fomentar o desenvolvimento de planos estratégicos de internacionalização como meio de melhorar a qualidade dos cursos de pós-graduação nacionais e de conferir maior visibilidade internacional à pesquisa científica realizada no Brasil.
As instituições que, como a USP, tiveram seus projetos contemplados receberão recursos para o financiamento de atividades como auxílio para missões de trabalho no exterior, bolsas de estudo no exterior (doutorado sanduíche e professor visitante) e no Brasil
(pós-doutorado e jovem talento com experiência no exterior) e material de consumo.
“O PrInt é uma importante mudança conceitual da Capes, estimulando as universidades
a desenvolverem planos estratégicos de internacionalização, definindo áreas prioritárias, objetivos, metas, ações e avaliação”, explica o pró-reitor de Pós-Graduação da USP,
Carlos Gilberto Carlotti Jr.
Ao todo, o programa PrInt USP-Capes investirá R$ 144 milhões nos próximos quatro anos. Os seis primeiros editais do programa já estão com inscrições abertas:
Mais informações podem ser encontradas em usp.br/print. - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)
- Programa de Professor Visitante do Exterior (PVE)
- Programa de Apoio a Missões Acadêmico-Científicas no Exterior 2019 (Pame)
- Programa Jovem Talento com Experiência no Exterior 2019 (JTEE)
- Programa de Professor Visitante no Exterior Júnior/Sênior 2019 (PVEJS)
- Programa de Capacitação de Doutorandos no Exterior (CAP)
Fonte: Jornal da USP - 1/4/2019