29 agosto 2019

Indexação de periódicos: padrões essenciais e porque são importantes

Se um artigo de pesquisa é publicado sem ser adicionado a nenhum índice acadêmico, isso tem algum impacto? Ao contrário do experimento mental – “Se uma árvore cai em uma floresta e ninguém está por perto para ouvi-la, ela emite algum som?” – há uma resposta bem definitiva para a pergunta anterior. Impactos intangíveis à parte, é quase certo que, se não for adicionado aos índices acadêmicos, o impacto de um artigo será bastante abafado.
A indexação é vital para a reputação, o alcance e, consequentemente, os impactos dos artigos de periódicos. Relatos nos últimos anos descobriram que índices acadêmicos, como o Google Acadêmico, o PubMed, o MathSciNet e o Directory of Open Access Journals (DOAJ) são os principais pontos de partida para a maioria dos pesquisadores. Além disso, muitos pesquisadores priorizam referenciar e submeter a periódicos incluídos nos principais índices, porque a indexação é um marcador da qualidade do periódico.
Toda organização que publica periódicos deveria priorizar a indexação, para aumentar o alcance de seus artigos e atender melhor às necessidades dos pesquisadores. Para os publishers de periódicos alcançarem os mais amplos impactos da indexação, é essencial atender aos padrões básicos de publicação E aos mais altos padrões técnicos de indexação.  Leia mais.  
Fonte: SciELO em Perspectiva - agosto 2019