Falta divulgação acessível de resultados e ciência na maior parte dos sites de universidades
O reconhecimento público de cientistas e de suas contribuições para a sociedade depende, em boa medida, dos esforços de comunicação das universidades públicas, hoje responsáveis por mais de 95% da produção científica brasileira. Porém a divulgação de resultados de pesquisas não parece ser uma prioridade para a grande maioria das instituições, conforme aponta um levantamento preliminar feito em junho por um grupo da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná. Salvo exceções, observou-se que a maior parte das informações veiculadas nos sites oficiais de aproximadamente 300 instituições de ensino superior municipais, estaduais e federais trata de assuntos de interesse da própria comunidade acadêmica, como assinaturas de convênios, lançamento de editais e solenidades. “Por mais que os reitores tenham de prestar contas de suas atividades de gestão, há um desequilíbrio nos conteúdos veiculados pelas assessorias de imprensa das universidades”, afirma André Azevedo da Fonseca, professor e pesquisador do Centro de Educação, Comunicação e Artes da UEL e coordenador da pesquisa.
Para ele, as assessorias deveriam se ocupar mais da divulgação dos resultados de trabalhos acadêmicos desenvolvidos por professores e alunos do que de assuntos de interesse exclusivamente interno. “É preciso mobilização das universidades para comunicar a sociedade sobre a importância da pesquisa científica na vida das pessoas”, diz Fonseca, que utilizou as conclusões do levantamento para embasar o desenvolvimento do portal Brasil Ciência que será lançado oficialmente em setembro. Trata-se de uma plataforma para apoiar a divulgação de notícias sobre pesquisas realizadas em instituições públicas do país. “O objetivo é fazer uma curadoria dos press releases publicados nos sites das instituições, facilitando o acesso da imprensa e da sociedade em geral a esses conteúdos”, explica Fonseca. Leia mais. Fonte: Pesquisa FAPESP - 30/08/19