Os metadados são uma ferramenta muito flexível e pode automatizar ações e ser facilmente criado, compartilhado e reutilizado. Podem assumir várias formas diferentes: pode ser um termo controlado, cuidadosamente construído ou escolhido de uma lista formal e inserido em uma categoria pré-estabelecida; pode ser uma descrição de texto livre ou um conjunto de palavras-chave usadas para anotar ou marcar um recurso; pode ser uma informação fornecida manualmente, ou seja, por uma pessoa real; pode ser uma informação derivada automaticamente do software.
O termo metadados é usado e compreendido por diferentes comunidades de maneiras diferentes. Os programadores, bibliotecários, gerenciadores de dados espaciais, estatísticos e outros profissionais definiram suas próprias formas de metadados para servir a seus próprios objetivos de negócios. A profissão de manutenção de registros também definiu os metadados necessários para criar, manter e gerenciar registros e informações, agora e no futuro.
Os metadados para registros e informações consistem em dados que descrevem o contexto, o conteúdo e a estrutura de registros e informações e seu gerenciamento ao longo do tempo, identificando, autenticando e contextualizando os registros e as informações, além das pessoas, processos e sistemas que os criaram, gerenciaram, mantiveram e usaram. Eles se concentram em transações e atividades – como registros e informações foram criados, recebidos, trocados, gerenciados, usados e reutilizados. Leia mais. Fonte: AGUIA - 31/10/19