O uso do aplicativo de mensagens WhatsApp facilita a comunicação não somente na vida pessoal, mas no ambiente de trabalho. Mas até que ponto o uso dessa ferramenta pode afetar as relações de trabalho, levando ao compartilhamento de informações que comprometem funcionários e empresas ou ao risco de situações que podem resultar em processos trabalhistas? O que é adequado e o que é inadequado falar dentro de um grupo de WhatsApp do trabalho?
Isso deve ser definido pelo próprio grupo, e o uso deve ser feito com moderação:
Isso deve ser definido pelo próprio grupo, e o uso deve ser feito com moderação:
- Se você está no grupo de trabalho é para falar apenas sobre trabalho, evite correntes, piadinhas, postagens religiosas e políticas;
- Não fale no grupo o que você não diria pessoalmente e lembre-se que continua valendo a hierarquia da empresa;
- Seja objetivo. Use o grupo apenas para falar com todos. Se o assunto só envolve uma ou duas pessoas, fale diretamente com elas;
- Geralmente mensagens de voz geram mais confusão e dúvidas do que as escritas, então opte pelas escritas, assim, os membros podem acessá-las em reuniões e outros ambientes;
- Assuntos urgentes devem ser tratados através de ligação telefônica;
- Evite emoticons em mensagens empresariais, pois passam a impressão de falta de profissionalismo, poluem a tela da conversa e infantilizam a comunicação;
- É importante lembrar que as informações do grupo são sigilosas, então cuidado ao divulgá-las a terceiros dentro e fora da empresa. Fonte: G1 – 21/01/20