13 fevereiro 2020

Investimento em inovação será prioridade da Capes

“O fomento à apropriação e ao desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico para soluções de problemas nacionais serão prioridades em minha gestão”, afirma Benedito Aguiar, novo presidente da Capes, durante sua posse

Em discurso durante a cerimônia de transmissão de cargo ocorrida nesta terça-feira, 11, em Brasília, Benedito Aguiar, novo presidente da Capes, reforçou que, em sua gestão, a prioridade será investir em pesquisa, inovação e na formação de recursos humanos: “O fomento à apropriação e ao desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico para soluções de problemas nacionais serão prioridades em minha gestão”.
Ao final da solenidade, Benedito Aguiar falou sobre o desafio que terá pela frente e as metas da sua gestão: “Assumo a Capes num momento estratégico, com importantes desafios a serem vencidos. Os mais relevantes são o reequilíbrio de distribuição de bolsas, com mais meritocracia e diminuição de assimetrias, a avaliação do Plano Nacional de Pós-graduação (2011 a 2020) e o cumprimento dos principais eixos estabelecidos, bem como a criação de novas metas para a próxima década e a implementação da nova metodologia de avaliação dos programas de pós-graduação, por meio de cinco dimensões”.
Investimentos
A Capes é responsável pela avaliação dos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil. É a mais importante agência brasileira de fomento à formação de recursos humanos.
São 100 mil bolsas voltadas para a formação de professores da educação básica. Na pós-graduação brasileira, há 95,4 mil bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de 8,7 mil no exterior oferecidas graças aos 70 acordos firmados com instituições internacionais. O número de eventos científicos apoiados pela Coordenação chega a 800 por ano.
A Capes também investe no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e no Portal de Periódicos, que dispõe de 45 mil títulos para consultas, atingindo a marca de 170 milhões de acessos anuais.  Fonte: CAPES - 12/02/20