04 junho 2020

Os desafios do ensino superior depois da covid-19

O cenário pós-pandemia impõe novos desafios que irão demandar muito esforço das instituições de ensino superior.  Artigo de Vahan Agopyan, reitor da USP

A pandemia fortaleceu a percepção da sociedade sobre a necessidade e a importância da ciência para o combate aos problemas com que ela convive e a proposição de novas soluções. Aqui no país também ficou patente a primordialidade do controle do conhecimento, em situações emergenciais, como a que estamos vivendo.
As melhores universidades do mundo estão empenhadas em combater o novo coronavírus e contribuir para minimizar os danos dessa crise, que é sanitária, mas está se tornando econômica e política. Com isso, a denominada “Terceira Missão” das universidades, além do ensino e da pesquisa, ganhou uma nova dimensão e a interação das instituições com a sociedade e os governos se intensificou. No Brasil, minha percepção é que está ocorrendo o mesmo e, com isso, a população está compreendendo melhor a função, notadamente, de uma universidade de pesquisa.
A Universidade de São Paulo, além de se adequar rapidamente e conseguir ministrar, de forma remota, 90% das disciplinas teóricas ou teórico-práticas de graduação, tem mais de 200 grupos de pesquisa que se adaptaram ou começaram estudos relacionados ao combate da covid-19. Somado a isso, vários laboratórios juntaram esforços e criaram uma rede de diagnósticos, entre outras ações que estão sendo desenvolvidas.  Leia mais.   Fonte: Jornal da USP - 03/06/20