18 junho 2020

Prevenção contra o coronavírus também deve ser feita dentro de casa

A transmissão da covid-19 ocorre principalmente por gotículas respiratórias, quando indivíduos falam, tossem ou espirram e liberam essas partículas. Porém, pode-se também contrair a doença por meio do contato com o vírus em superfícies contaminadas.  
Por isso, é preciso ter cuidados com ambientes e superfícies domésticos: as chamadas medidas ambientais. Renata Karina Reis, professora associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, explica que o vírus pode permanecer estável em superfícies como aço inoxidável e plástico por até três dias, por isso os cuidados em relação à limpeza dos domicílios. 
“A higiene das residências deve ser feita com água e sabão, e também com o uso de desinfetantes. Deve-se ter atenção especial para maçanetas, torneiras, pias e vasos sanitários, que são de uso comum. A higiene dessas áreas deve ser feita de forma frequente”, explica Renata. 
Existem cuidados com roupas e objetos que entram em contato com o ambiente externo às residências. “Deve-se tirar os calçados e limpá-los em um local separado. As roupas precisam ser trocadas e lavadas imediatamente”, explica a professora.
É importante que a casa fique arejada e ventilada, a fim de que se impeça a disseminação dos vírus dentro de casa. Caso algum familiar venha a adoecer, com febre e tosse seca, é preciso que ele seja isolado, use máscara de tecido e tenha utensílios pessoais e individuais, como toalha, talheres e copos.  Ouça a íntegra da entrevistacom mais dicas de prevenção no player.   
Fonte: Jornal da USP - 17/06/20