18 junho 2020

University of California fecha contrato multicamada de acesso aberto com Springer Nature

Um novo acordo entre o sistema da University of Califórnia e a editora Springer Nature transformará a maneira como a instituição paga para publicar e acessar a pesquisa

O sistema da University of Califórnia está em uma missão para quebrar os paywalls dos editores. O sistema de 10 campus deu um passo significativo em direção a esse objetivo, anunciando um enorme acordo de acesso aberto com a editora Springer Nature. Esta é uma tradução livre da matéria publicada dia 17 de junho de 2020 intitulada A Landmark Open-Access Agreement na Inside Higher Education.
Descrito por ambos os lados como um acordo transformador , o arranjo é o maior desse tipo na América do Norte. Será a primeira vez da Springer Nature nos EUA quando um contrato formal for assinado. Espera-se que um memorando de entendimento seja publicado ainda hoje.
O acordo visa tornar todas as pesquisas do sistema de UC publicadas nos periódicos da Springer Nature imediatamente disponíveis ao público para leitura. O contrato de acesso aberto muda a forma como o sistema de UC paga para acessar e publicar pesquisas. Em vez de instituições de UC pagarem por funcionários e estudantes para lerem pesquisas em revistas da Springer Nature, as instituições de UC pagarão por seus pesquisadores para publicar mente nessas revistas por padrão, removendo paywalls para todos.
A publicação de acesso aberto em periódicos híbridos, que publicam pesquisas de acesso público e de acesso aberto, exige uma taxa de processamento do artigo, que normalmente é de alguns milhares de dólares por artigo. O sistema da UC pretende pagar essas cobranças por meio de um modelo multicamada que compartilhe os custos entre as bibliotecas e os fundos de pesquisa garantidos por pesquisadores individuais.  Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 18/06/20