05 agosto 2020

O que as areias nos contam sobre um lugar?


Olhando a imagem acima e sem ler a legenda, você saberia que são tipos de areia? Na imagem aumentada, o que parece pedras coloridas e de diferentes tamanhos dá pistas sobre a origem das areias: erosão de rochas. No Instituto de Geociências (IGc) da USP, em São Paulo, centenas de amostras de diferentes partes do planeta mostram a diversidade do sedimento. Uma parte do acervo está on-line e qualquer pessoa pode conhecer esse mundo microscópico, que vai além da beleza e traz informações científicas sobre a história de uma região.
Como a areia totalmente preta das praias de Vík, cidade no sul da Islândia. “A região está em ambiente vulcânico, os fragmentos de rochas de basalto formaram a areia dando essa coloração ao lugar”, explica a professora Christine Laure Marie Bourotte, do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental do IGc.
Ela é a responsável pela coleção que começou a ser formada em 2009. Apaixonada pelas areias, a pesquisadora teve a ideia do acervo depois de observar a reação dos estudantes analisando os grãos na lupa. “Eles pareciam crianças, então pensei no acervo como fins didáticos para todos no IGc, para professores do ensino básico e o público em geral. Esse é um lado bonito da geologia e pode ajudar a divulgar a área”, conta Christine.
A geologia é a ciência que estuda a origem, a história, a vida e a estrutura da Terra. A formação permite ao geólogo atuar em áreas como mineração, petróleo, água subterrânea, estudos ambientais, cartografia geológica, pesquisa, ensino, entre tantas outras opções.   Saiba maisFonte: Jornal da USP - 04/08/20