20 agosto 2020

USP anuncia plano para o retorno gradual das atividades presenciais

O documento define protocolos, oferece recomendações e apresenta orientações aos gestores e aos membros da comunidade universitária

A Reitoria anunciou, no dia 19 de agosto, o Plano USP para o retorno gradual das atividades presenciais. O documento define protocolos, oferece recomendações e apresenta orientações aos gestores e aos membros da comunidade universitária para a viabilização progressiva das atividades acadêmicas e administrativas presenciais nos campi, que estão suspensas desde o dia 17 de março, por conta da pandemia da covid-19.
O anúncio foi feito no evento virtual Os desafios para uma volta segura aos campi da Universidade, transmitido pelo Canal USP, e que contou com a participação de quase 11 mil espectadores. “Nosso plano é flexível, apresenta as diretrizes básicas aos dirigentes e mantém nossa filosofia de adotar decisões compartilhadas e descentralizadas”, afirmou o reitor Vahan Agopyan.
Ainda em sua fala, Agopyan citou a importância da manutenção da excelência da Universidade, que é reflexo da autonomia universitária conquistada pela USP, Unesp e Unicamp há mais de trinta anos. “Temos que lutar pela nossa autonomia todos os dias, pois esta parece não ser bem compreendida pela sociedade”, disse ao comentar sobre o projeto de lei 529/20 apresentado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa, que prevê uma série de “medidas voltadas ao ajuste fiscal e ao equilíbrio das contas públicas”; entre elas, algumas que afetam diretamente as universidades públicas paulistas e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). “O Cruesp [Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas] está discutindo o projeto de lei e estamos em contato contínuo com o Executivo e o Legislativo”, assegurou.
Fonte: Jornal da USP - 19/08/20