21 julho 2021

COAR anuncia estratégia para modernizar a rede global de repositórios

A tendência em direção à ciência aberta / academia aberta está se fortalecendo e se expandindo. A pandemia COVID-19 tornou a academia aberta uma prioridade para os governos e a comunidade de pesquisa em todo o mundo e há um reconhecimento crescente sobre a necessidade de maior equidade nas comunicações acadêmicas, conforme destacado no projeto de recomendações da UNESCO, desenvolvido por consenso por mais de 100 países membros.
Repositórios de acesso aberto e a rede global de repositórios representam infraestrutura crítica para ciência aberta / academia aberta.
Os repositórios de Acesso Aberto (em inglês Open Access) aumentam a equidade e a diversidade, porque são localizados e podem atender às necessidades de diferentes usuários, e têm maior probabilidade de ser sustentáveis ​​e persistentes porque geralmente são gerenciados por instituições de pesquisa de longa duração e suas bibliotecas. Apesar da ampla adoção de repositórios em todo o mundo, muitos lutam com a baixa visibilidade em sua comunidade de pesquisa, estão executando versões antigas de plataformas de software e / ou têm falta de pessoal. E com as novas funcionalidades significativas sendo introduzidas por meio da  Iniciativa de Repositórios COAR Next Generation e do  Projeto COAR Notify , os repositórios estão posicionados para assumir um papel ainda mais amplo no cenário das comunicações acadêmicas.
A COAR, Confederação de Repositórios de Acesso Aberto, é uma associação internacional que reúne repositórios individuais e redes de repositórios para construir capacidade, alinhar políticas e práticas e atuar como uma voz global para a comunidade de repositórios. Saiba mais: https://www.coar-repositories.org/.    Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 21/07/21