E que tal melhorarmos essa busca para você
encontrar aqueles que realmente são os mais relevantes para sua área? Listamos algumas dicas que vão ajudar você a ter
resultados melhores e a otimizar o seu tempo de busca.
Use aspas nas palavras-chave
Ao utilizar as aspas em palavras ou expressões
relacionadas ao seu tema, o Google retornará somente os resultados que contém
exatamente aquela expressão. Ou seja, se você buscar por sociedade em rede, por
exemplo, podem vir diversos artigos que não estão diretamente relacionados
ao seu tema de pesquisa. Já utilizar a expressão "sociedade em rede",
com as aspas, trará um resultado muito mais adequado aos seus interesses.
Use o símbolo de menos(-)
Ao colocar o símbolo de menos antes de uma
palavra-chave, o Google entende que você não quer que apareçam resultados com
aquele termo. Ou seja, essa funcionalidade é muito útil quando você percebe que
tem uma palavra que está trazendo muitos resultados inadequados para a sua
busca e retirá-la vai fazer com que fiquem somente os textos do seu interesse.
Utilize a função "citado por"
Você já reparou que ao buscar um artigo no Google
Acadêmico, aparece logo abaixo um link escrito "citado por"? Essa
função é extremamente útil! Ao clicar nesse link, o Google mostrará para você
outros trabalhos que também utilizaram aquele texto inicial como referência. Ou
seja, há grandes chances de você encontrar um outro texto que vai ajudar na sua
busca, não é?
Utilize o asterisco
Sabe quando você esquece uma palavra importante
de uma expressão relacionada ao seu trabalho? É nesses casos que o asterisco
será muito útil para você. Substitua essa palavra esquecida pelo símbolo de
asterisco (*) e você terá resultados com diversas expressões possíveis para
aquele assunto. Exemplo: gerenciamento*hídricos.
Use tudo junto
Essa é a principal dica para refinar sua busca
no Google Acadêmico. Ao utilizar todas essas estratégias de busca em conjunto,
você terá resultados mais precisos e adequados para o seu trabalho, sem ter que
ficar horas buscando artigos relevantes. Ah, e o mais interessante é que você
também pode utilizar essas estratégias no Google também!