Levantamento utilizou dados da Agência USP de Inovação para analisar a
participação feminina, a distribuição e a área de atuação de empresas fundadas
por uspianos
Uma maneira de avaliar o impacto da
formação de estudantes do ensino superior é identificando sua inserção
profissional no mercado de trabalho. Um estudo realizado por alunos do curso de
Ciência da Computação da USP fez o caminho inverso: utilizando dados da
Agência USP de Inovação (Auspin), o levantamento analisou o perfil de
empresas com DNA USP. São entidades jurídicas idealizadas, fundadas ou mantidas
por pessoas que fazem ou fizeram parte da Universidade ou, ainda, que tenham
recebido algum tipo de incentivo da USP. Após estruturar dados de empresas com origem na
Universidade, o trabalho as classificou por área de atuação e constatou o nível
de participação feminina, além de sua localização no território nacional. Os
institutos com mais empresas originadas na USP foram Escola Politécnica (EP),
Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Escola Superior de Agricultura Luiz
de Queiroz (ESALQ), Faculdade de Medicina (FM) e Faculdade de Economia,
Administração e Contabilidade (FEA). A maioria das empresas analisadas atuava
em atividades profissionais, científicas e técnicas, representando 548
empreendimentos. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 19/04/22