25 maio 2022

III Conferência Mundial de Educação Superior: reflexões e perspectivas

Artigo de Rui Oppermann, professor da UFRGS e membro ENLACES e KAIRÓS, e Jorge Audy, professor da PUCRS e também membro KAIRÓS, para o Jornal da Ciência

Ocorreu em Barcelona neste mês de maio de 2022 a III Conferência Mundial de Educação Superior (CMES) da UNESCO. Estas conferências, que ocorrem a cada dez anos, visam definir os rumos da Educação Superior dos países membros da Unesco para o decênio seguinte. A primeira CMES ocorreu em 1998 e a segunda em 2009, ambas na sede da UNESCO em Paris, França. Na segunda Conferência o tema central foi o papel da Educação Superior (ES) no desenvolvimento dos países, a partir da constatação de que nunca na história a ES tinha sido tão determinante do desenvolvimento social e econômico das nações. Comentou-se muito a proposta de países do hemisfério norte de caracterizar a ES como um serviço, remetendo as discussões para o âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC). Após muitas reflexões, prevaleceu a visão da educação como um bem público.
Nesta terceira CMES, em Barcelona, Espanha, o foco central foi a questão da sustentabilidade ambiental e o futuro do planeta, bem como o papel da Universidade neste contexto. Para além desta responsabilidade de ser um locus privilegiado das reflexões críticas e de encaminhamento de soluções para a questão ambiental global, diversos outros aspectos emergiram na Conferência. Um ponto de convergência foi o papel dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) como uma referência para a atuação das Universidades, seja na primeira missão (ensino), segunda (pesquisa) ou terceira (extensão e inovação).   Saiba mais.  Fonte: Jornal da Ciência - 25/05/22