Artigo de Rui Oppermann, professor da UFRGS e membro ENLACES
e KAIRÓS, e Jorge Audy, professor da PUCRS e também membro KAIRÓS, para o
Jornal da Ciência
Ocorreu em Barcelona neste
mês de maio de 2022 a III Conferência Mundial de Educação Superior (CMES) da
UNESCO. Estas conferências, que ocorrem a cada dez anos, visam definir os rumos
da Educação Superior dos países membros da Unesco para o decênio seguinte. A
primeira CMES ocorreu em 1998 e a segunda em 2009, ambas na sede da UNESCO em
Paris, França. Na segunda Conferência o tema central foi o papel da Educação
Superior (ES) no desenvolvimento dos países, a partir da constatação de que
nunca na história a ES tinha sido tão determinante do desenvolvimento social e
econômico das nações. Comentou-se muito a proposta de países do hemisfério
norte de caracterizar a ES como um serviço, remetendo as discussões para o
âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC). Após muitas reflexões,
prevaleceu a visão da educação como um bem público.
Nesta terceira CMES, em Barcelona, Espanha, o
foco central foi a questão da sustentabilidade ambiental e o futuro do planeta,
bem como o papel da Universidade neste contexto. Para além desta
responsabilidade de ser um locus privilegiado das
reflexões críticas e de encaminhamento de soluções para a questão ambiental
global, diversos outros aspectos emergiram na Conferência. Um ponto de
convergência foi o papel dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU
(ODS) como uma referência para a atuação das Universidades, seja na primeira
missão (ensino), segunda (pesquisa) ou terceira (extensão e inovação). Saiba mais. Fonte: Jornal da Ciência - 25/05/22