23 maio 2022

Inovação na USP – inovação?

Por Ronaldo de Breyne Salvagni, professor da Escola Politécnica da USP

Uma excelente iniciativa da USP foi a recente ênfase na Inovação, com a criação de uma Pró-Reitoria adjunta focada nessa área, junto à Pró-Reitoria de Pesquisa. Esta ação mostra uma USP moderna e atuante, comprometida com o desenvolvimento da comunidade. Entretanto, isso está convivendo com uma forte contradição interna, na área do Ensino.Por um lado, na atual situação de saída da pandemia, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação permitiu que as aulas voltassem a ser presenciais ou continuassem on-line, de acordo com o critério de cada professor, permitindo a incorporação das inovações alcançada durante a pandemia e de forma coerente com a proposta de Inovação da USP.
Porém, por outro lado, na Graduação, a decisão foi o contrário: foi exigido o retorno imediato de todas as disciplinas ao formato presencial, sendo proibida a realização de quaisquer aulas on-line. Uma das razões mencionadas é a não aceitação de “experimentações” na Graduação. Ora, a experimentação é a base da inovação (e da Ciência), sem a qual não há avanço. E essas “experimentações” já foram feitas durante o período da pandemia, de modo que agora já temos resultados concretos, aqueles positivos prontos para serem aplicados nas aulas. No entanto, isso tudo foi proibido.   Leia o texto na íntegra.   Fonte: Jornal da USP - 23/05/22