05 junho 2022

Currículos acadêmicos mudam para destacar contribuições de impacto

O conceito de currículo acadêmico está mudando e, daqui a algum tempo, pode prescindir daquelas listas de artigos publicados, de nomes de alunos orientados e de prêmios conquistados ao longo da carreira. A tendência é que se transforme em um documento menos exaustivo, mas com espaço para o pesquisador destacar suas contribuições mais relevantes e qualidades profissionais, inclusive as que não são medidas por indicadores de desempenho consagrados. Em dezembro passado, a Agência de Pesquisa e Inovação do Reino Unido (UKRI), principal instituição de fomento à ciência do país, anunciou a adoção de um novo formato de sinopse para os cientistas que apresentam projetos ou solicitam recursos, batizado de Currículo para Pesquisa e Inovação (R4RI).
O novo currículo da UKRI se inspira em um modelo proposto há três anos pela Royal Society, a tradicional instituição que promove o conhecimento científico no Reino Unido. Em linhas gerais, o R4RI determina que os pesquisadores escrevam textos sobre a sua contribuição científica em quatro vertentes distintas.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP - junho 2022