O conceito de currículo acadêmico está mudando e, daqui a algum
tempo, pode prescindir daquelas listas de artigos publicados, de nomes de
alunos orientados e de prêmios conquistados ao longo da carreira. A tendência é
que se transforme em um documento menos exaustivo, mas com espaço para o
pesquisador destacar suas contribuições mais relevantes e qualidades
profissionais, inclusive as que não são medidas por indicadores de desempenho
consagrados. Em dezembro passado, a Agência de Pesquisa e Inovação do Reino
Unido (UKRI), principal instituição de fomento à ciência do país, anunciou a
adoção de um novo formato de sinopse para os cientistas que apresentam projetos
ou solicitam recursos, batizado de Currículo para Pesquisa e Inovação (R4RI).
O novo currículo da UKRI se inspira em um modelo proposto há três anos pela Royal Society, a tradicional instituição que promove o conhecimento científico no Reino Unido. Em linhas gerais, o R4RI determina que os pesquisadores escrevam textos sobre a sua contribuição científica em quatro vertentes distintas. Saiba mais. Fonte: Pesquisa FAPESP - junho 2022
O novo currículo da UKRI se inspira em um modelo proposto há três anos pela Royal Society, a tradicional instituição que promove o conhecimento científico no Reino Unido. Em linhas gerais, o R4RI determina que os pesquisadores escrevam textos sobre a sua contribuição científica em quatro vertentes distintas. Saiba mais. Fonte: Pesquisa FAPESP - junho 2022