03 outubro 2022

Universidade investe na formação de gestores acadêmicos de projetos

De olho na formação de profissionais capazes de oferecer apoio acadêmico especializado a grandes projetos, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) lançou o Programa de Formação em Gestão Acadêmica de Projetos de Pesquisa, que oferecerá 15 bolsas no valor de R$ 8.479,20 mensais para pesquisadores com doutorado e que não tenham vínculo institucional com a USP.
As bolsas serão concedidas aos projetos temáticos Fapesp cujos coordenadores sejam docentes da Universidade. As propostas devem ser formuladas por grupos de dois ou três projetos temáticos e as Comissões de Pesquisa das Unidades dos coordenadores têm até o dia 31 de outubro para fazer a inscrição.
Iniciativa inédita no Brasil, o programa tem o objetivo de suprir a carência de gestores acadêmicos de projetos de pesquisa, capacitando profissionais para atuar na função. “É muito comum em universidades estrangeiras que os grupos de pesquisa tenham esse tipo de profissional especializado, uma espécie de assistente, capaz de atuar na logística, na coordenação de equipes, na apresentação do projeto em conferências, na captação de recursos financeiros, na negociação com fornecedores e compra de equipamentos. Nenhuma universidade do Brasil oferece esse apoio e essas atividades acabam sobrecarregando o pesquisador, que desvia tempo e energia que poderiam ser aplicados na pesquisa”, explicou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Paulo Alberto Nussenzveig.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP - 30/09/22