06 fevereiro 2023

Série de fotos vai mostrar um pouco do patrimônio artístico do campus da USP em São Paulo

A Torre do Relógio


A Torre do Relógio foi inaugurada em 1973 – há exatos 50 anos, portanto. O projeto do arquiteto paulistano Rino Levi, nos anos 1950, foi criado para o estudante contemplar e refletir sobre o seu cotidiano na Universidade de São Paulo. Mas são os 12 desenhos em baixo e alto-relevo desenvolvidos por Elizabeth Nobiling que destacam a Torre do Relógio como um dos monumentos marcantes de São Paulo. A professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP foi convidada especialmente por Levi para repensar o tema. Criou seis imagens em cada um dos lados da torre para representar o Mundo da Fantasia e o Mundo da Realidade. 
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Fonte: Jornal da USP - 03/02/23

Ramos de Azevedo

Em 1972, o Monumento Ramos de Azevedo encontrou finalmente um lugar para ser acolhido e que reverencia a sua história. Foi instalado na Cidade Universitária, perto da Escola Politécnica. O monumento representa Progresso e Vitória. No topo há duas fileiras de colunas onde está a figura forte do Gênio. Símbolo do progresso, está galopando no cavalo alado. Em uma das mãos, traz a deusa grega Niké, personificação da vitória.   
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Fonte: Jornal USP - 06/02/23

Armando de Salles Oliveira

Armando de Salles Oliveira (1887-1945) está logo na entrada da Cidade Universitária. Na escultura de Bruno Giorgi, o fundador da USP recepciona a todos. Paulistano, foi engenheiro graduado pela Escola Politécnica de São Paulo, jornalista e diretor do jornal O Estado de S. Paulo. Tornou-se oficialmente o fundador da Universidade de São Paulo ao assinar o decreto nº 6.283, em 25 de janeiro de 1934, como interventor de São Paulo entre 21 de agosto de 1933 e 11 de abril de 1935. Foi governador eleito pela Assembleia Constituinte de 11 de abril de 1935 a 20 de dezembro de 1936.   
Fonte:Jornal da USP - 07/02/23

Amizade Brasil-Japão

São duas pranchas, como se fossem dois navios em um oceano. Um simboliza o Japão. O outro é o Brasil”, explicou Tomie Ohtake. “Até que depois de atravessarem dias e noites, eles se cruzam. Mas não se tocam.” Tomie tinha razão. As duas pranchas estão uma em frente à outra e se cumprimentam amigavelmente em uma reverência oriental. Há um espaço vazio entre elas, por onde circulam as histórias e a cultura de cada país. “São laços de amizade porque se respeitam”, assinalou. O monumento foi instalado em frente à Casa de Cultura Japonesa, na Cidade Universitária. E inaugurado em junho de 1997 com a presença dos imperadores japoneses Akihito e Michiko.   Fonte: Jornal da USP - 08/02/23

À Liberdade

O Monumento à Liberdade
, instalado em frente ao Hospital Universitário da USP, na Cidade Universitária, em São Paulo, é o instante de paz e esperança que o ítalo-brasileiro Caetano Fraccaroli (1911-1987) propicia aos olhares atentos. O escultor e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP criou a obra em 1958. A imagem da mulher altiva com asas abertas tem como referência a liberdade e a vitória da deusa grega Niké de Samotrácia ou Vitória de Samotrácia
que foi esculpida entre 280 e 185 a.C.   Fonte: Jornal da USP - 09/02/23