17 maio 2017

Plataforma Turnitin - Integridade acadêmica

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e de pesquisa, em fevereiro de 2017 a Universidade de São Paulo disponibilizou aos docentes dois serviços de identificação de similaridade de textos e ensino à distância da Plataforma Turnitin. Os serviços são oferecidos pelo Sistema Integrado de Bibliotecas em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (OriginalCheck) e Pró-Reitoria de Graduação (FeedBack Studio).

O acesso à plataforma por docentes da pós-graduação e graduação da USP é feito mediante cadastro e login realizados previamente. Para mais informações, confira o Tutorial para Uso do Turnitin ou envie e-mail para integridade.academica@sibi.usp.br.
Com OriginalityCheck é possível analisar o índice de similaridade de um determinado texto em comparação com um grande banco de dados internacional, cabendo, ao docente, interpretar eventuais excessos de similaridades. 

O uso da ferramenta “OriginalityCheck” está disponível a todos orientadores credenciados nos programas de pós-graduação da USP. O programa gera um relatório que aponta o porcentual de similaridade de determinado texto em relação a uma extensa base de dados, formada por mais de 143 milhões de artigos acadêmicos, 55 bilhões de sites armazenados e 300 milhões de trabalhos de alunos.

FeedBack Studio possui as mesmas funcionalidades do OriginalityCheck e um conjunto adicional de ferramentas que possibilita que docentes não apenas verifiquem similaridades em um texto, como também incluam uma série de marcas de revisão e acompanhem os trabalhos dos alunos em um ambiente interativo de aprendizagem.  Esse conjunto adicional de funcionalidades pode eventualmente ser utilizado como um instrumento pedagógico na graduação, especialmente para docentes orientadores de Trabalhos de Conclusão de Curso, de disciplinas de produção de textos, metodologia científica, entre outras.

== Informações adicionais ==
JORNADAS de Treinamento Turnitin. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/noticias/jornada-treinamentos-plataforma-turnitin-usp/> Acesso em: 26 abril 2017.
NAOE, Aline. Pesquisadores da USP têm acesso a ferramentas antiplágio. Jornal da USP, São Paulo, 21 de março de 2017. Disponível em:<http://jornal.usp.br/universidade/pesquisadores-da-usp-tem-acesso-a-ferramentas-anti-plagio/> Acesso em: 25 abril 2017.
TURNITIN. Recursos de Treinamento. 2017.
Dúvidas, comentários e sugestões sobre a iniciativa podem ser enviadas ao SIBi pelo e-mail integridade.academica@sibi.usp.br.

Trial da Base de Dados QInsight aberto para a USP até 26 de junho

Informamos que permanece aberto até o dia 26 de junho o Trial da Base de Dados QInsight para a comunidade USP 

Quetzal Search and Communication não é apenas mais uma ferramenta de busca. A tecnologia premiada pela National Library of Medicine da Quetzal fornece resultados relevantes, imediatos e abrange conteúdo amplo. O mais importante, uma vez que a tecnologia de busca do Quetzal é diferente de qualquer outra plataforma, é que fornece uma oportunidade para encontrar documentos que não foram descobertos por meio de outras ferramentas de busca.
Quetzal: Expansão e aperfeiçoamento da tecnologia Quertle premiado pela National Library of Medicine Usando a tecnologia Quantum Linguistic Logic, com patente pendente, a nova ferramenta melhora drasticamente os processos de busca por entregar rapidamente resultados contextualmente relevantes, eliminando a frustração e desperdício de tempo com as soluções atuais.
Mais de 35 milhões de documentos autorizados PubMed / MEDLINE – todas as principais publicações de ciência médica e de vida em todo o mundo

PubMed Central – conteúdo de texto completo
NIH Grants – resumos sobre o que está sendo pesquisado agora
TOXLINE – tanto NTIS e RiskLine
HSTalks – seminários on-line de biomédicas e ciências da vida por especialistas de renome mundial
Patent Grants – patentes americanas concedidas
Patent Applications – pedidos de patentes dos Estados Unidos
AHRQ Treatment Guidelines – a partir do National Guidelines Clearinghouse
Health and Life Science News – acesso às últimas informações

Mais de 10 milhões de documentos são de texto completo, com acesso direto e gratuito para os PDFs, além de conectividade para resolvedor de links de uma organização.

Áreas de cobertura

Medicina (todos os campos), Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Optometria, Fisioterapia, Saúde Pública, Medicina Veterinária, Biotecnologia, Ciência Agrícola, Genética, Informática, Bioengenharia, Toxicologia, Imunologia, Ecologia, Bioquímica, Descoberta de medicamentos, Química Medicinal. 


16 maio 2017

Um festival de divulgação científica sem fronteiras

Os cientistas invadem bares e restaurantes de 22 cidades brasileiras, conectados a um dos maiores eventos de divulgação científica do mundo, que acontece simultaneamente em mais 10 países. O Pint of Science será realizado até quarta-feira, 17 de maio


Divulgar a ciência para o público em geral é o fio condutor de uma iniciativa que vai unir Brasil, Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, França, Irlanda, Itália, Japão, Reino Unido e Tailândia. Mais de 100 cidades espalhadas por esses 11 países realizarão simultaneamente, nos dias 15, 16 e 17 de maio, um dos maiores festivais de divulgação científica do mundo: o Pint of Science.
“Este ano, o evento se expandiu e alcançará 22 cidades em todo o Brasil”, revela a coordenadora nacional da iniciativa, Natalia Pasternak. O Pint of Science pode ser comparado a um grande festival de música, em que os artistas se apresentam simultaneamente em vários palcos a cada noite. Só que, nesse caso, em vez de artistas, há pesquisadores conversando com o público em restaurantes, cafés e bares. No lugar da música, a melodia que será ouvida nesses palcos está relacionada a biologia, computação, engenharia, estatística, filosofia, física, história, matemática, química, sociologia e muito mais.
“O Brasil é o primeiro país sul-americano a fazer parte do festival e o sucesso estrondoso de 2016 mostra que os brasileiros amam ciência e querem realmente matar sua sede de conhecimento”, destaca Michael Motskin, diretor e fundador do Pint of Science. O festival nasceu em 2013 na Inglaterra e chegou ao País em 2015, quando o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP realizou o evento em São Carlos, no interior paulista, colocando o Brasil no mapa do Pint of Science.
Leia mais: goo.gl/BfXBDQ

11 maio 2017

Herbário virtual resgata a flora brasileira

Com mais de 2 milhões de espécimes, a plataforma conta também com imagens de oito herbários estrangeiros 

Mais de 2 milhões de espécimes vegetais estão disponíveis para acesso público pelo Herbário Virtual. Resultado do programa Reflora, o herbário conta com imagens provenientes do repatriamento de oito herbários estrangeiros (Royal Botanic Gardens, Kew; Muséum National d'Histoire Naturelle de Paris; Royal Botanic Garden Edinburgh; Missouri Botanical Garden; The New York Botanical Garden; Swedish Museum of Natural History; Smithsonian Institution e Natural History Museum of Vienna) e com a parceria de diversos herbários nacionais, incluindo o do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (Herbário RB). São 2.361.067 imagens, sendo 959.392 provenientes do repatriamento. A base física do Herbário Virtual Reflora está instalada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que é o responsável pelo recebimento, transcrição e padronização de dados e publicação online das imagens. O grande diferencial deste sistema é a possibilidade dos taxonomistas realizarem novas determinações online nestas 'exsicatas virtuais'. Este sistema é capaz de fazer buscas direcionadas, indicar possíveis duplicatas, salvar o histórico das determinações, gerar relatórios periódicos com novas determinações para as instituições parceiras, dentre outras funcionalidades. Os sistemas da Flora do Brasil 2020 e do HV Reflora possuem comunicação direta, funcionando, o primeiro, como o dicionário de nomes para novas determinações e, o segundo, fornecendo imagens que são associadas às espécies da Flora do Brasil 2020. Além disso, todos os pontos de coletas do HV Reflora são exibidos na plataforma da Flora 2020, melhorando assim o conhecimento sobre a distribuição geográfica dos táxons. O herbário virtual é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Já o programa Reflora foi uma iniciativa do CNPq pensada a partir da reivindicação da comunidade científica da área de botânica, tendo como principal objetivo o repatriamento dos espécimes da flora brasileira coletados nos séculos 18, 19 e parte do século 20 (até 1970) e depositados em herbários estrangeiros. O programa contou com o apoio de fontes financiadoras brasileiras: FNDCT/MCTI, CNPq, CAPES, Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa e de empresas privadas - Natura S.A., o Instituto Vale e, mais recentemente, o Fundo Newton, que realizaram investimentos em recursos humanos para a pesquisa e em infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação para a transferência, armazenamento e a disponibilização dos dados online com qualidade no Brasil.

Consulte o herbário: http://www.herbariovirtualreflora.jbrj.gov.br/

08 maio 2017

Workshop Scopus, ScienceDirect e Mendeley

Ao realizar suas pesquisas e trabalhos acadêmicos, é fundamental utilizar recursos de informação e bases de dados internacionais qualificadas e reconhecidas.  Saiba mais sobre estratégias de busca, Índice H, Fator de Impacto, Citações  participando deste Workshop gratuito e aberto.
  • Scopus - base de dados multidisciplinar referencial, internacionalmente reconhecida que reúne literatura técnica e científica revisada por pares, além de índices de citações. Apresenta uma visão abrangente de de tudo que está sendo publicado cientificamente sobre um tema, tópico ou assunto, instituição ou autor, possibilitando a realização de pesquisa bibliográfica eficiente para basear desde a investigação básica, aplicada e até mesmo a inovação tecnológica. São mais de 46 milhões de registros, 70% com resumos, e aproximadamente 19.500 títulos de 5.000 editoras em todo o mundo. O acesso à base Scopus está disponível via Portal do SIBiUSP e via Portal Capes
  • ScienceDirect - plataforma online que permite acesso a artidos em texto completo de diversas áreas de conhecimento e editoras internacionais.
  • Mendeley - ferramenta gratuita de gestão de referências e de redes sociais acadêmicas. 

05 maio 2017

Jornada de Treinamentos para Uso da Plataforma Turnitin na USP


Treinamento Plataforma Turnitin: OriginalityCheck e FeedBack Studio

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e de pesquisa, a Universidade de São Paulo disponibilizou aos docentes dois serviços de identificação de similaridade de textos e ensino à distância. Os serviços são oferecidos pelo Sistema Integrado de Bibliotecas em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (OriginalCheck) e Pró-Reitoria de Graduação (FeedBack Studio).
Para que todos os docentes possam conhecer os novos serviços, foi organizada a Jornada de Capacitação Turnitin na USP, a partir de uma série de treinamentos presenciais, com transmissão pelo sistema IPTV / USP, que serão realizados no mês de abril e maio em vários campi da Universidade.
Campus Piracicaba – ESALQ/CENA
Data: 10/05/2017
Horário: 14h30 às 17h
Local: Auditório do Pavilhão de Engenharia – ESALQ
Av. Pádua Dias, 11 – Piracicaba – SP
Organização: SIBi, Divisão de Biblioteca da ESALQ e Biblioteca do CENA
Inscriçõeshttps://www.doity.com.br/turnitin-usp-esalq-2017
Link de transmissão IPTVhttp://iptv.usp.br/portal/transmissao/turnitinesalq

04 maio 2017

Britannica Escola lança nova plataforma


A partir do dia 13 de abril, a plataforma de aprendizagem online Britannica Escola apresentará uma nova configuração. De acordo com a editora, o design passará a ser mais moderno e atrativo, com tecnologia adaptável para facilitar a pesquisa por meio de telefones e tablets. 

“Nossa intenção é melhorar a interface para os usuários, facilitando a busca e a visualização do conteúdo pesquisado”, revela a marca em comunicado. “A migração permitirá que a Britannica Escola aproveite as melhorias implementadas em todos os produtos institucionais da Encyclopædia Britannica”.

O HTML (abreviação de Hypertext Markup Language, ou seja, Linguagem de Marcação de Hipertexto) é uma linguagem usada para a publicação de conteúdos (textos, imagens, vídeos, áudios etc.) na web. A versão HTML5 tem como um de seus principais objetivos facilitar a manipulação de elementos da página virtual, fornecendo ferramentas para que o site ofereça diversos recursos, mas permaneça leve e funcional.

Além das vantagens e benefícios já citados, a nova plataforma Britannica Escola possui ferramenta avançada de exibição de recursos multimídia e buscadores da internet integrados à base que facilitam ainda mais a pesquisa.

A Britannica Escola pode ser acessada das seguintes formas:

- Pelo endereço capes.britannica.com.br;
- Pelo banner na área de “Parceiros”, que consta no rodapé do Portal de Periódicos.

Sobre o conteúdo da plataforma
O portal Britannica Escola é uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com a Encyclopædia Britannica, uma das mais conhecidas e conceituadas editoras do mundo. Acessando a interface da Britannica Escola, alunos e professores poderão utilizar, ferramentas de ensino e recursos multimídia disponíveis na plataforma, como artigos de enciclopédia, imagens e vídeos, atlas do mundo, biografias, recursos interativos de geografia,  entre outros. O portal é todo em português e gratuito, com materiais elaborados a partir dos conteúdos abordados nas escolas brasileiras.


Edusp está promovendo a doação de exemplares de alguns de seus títulos

A Edusp está promovendo a doação de exemplares de alguns de seus títulos com o objetivo de organizar seu estoque para receber as tiragens de novas edições. Trata-se de uma ação já explorada pela editora em eventos, congressos, feiras, entre outros canais. No início deste ano, por exemplo, organizamos doações para os alunos durante os períodos de matrícula e recepção dos calouros.

Esclarecemos que tomamos o cuidado, nessas ações, de reservar quantidade suficiente de cada título para atender a demanda comercial dos próximos dez anos, isto é, as obras em questão não serão excluídas do catálogo da Edusp.

Neste momento as doações serão feitas apenas para professores e funcionários da USP, inclusive aposentados. Os títulos disponíveis estão relacionados na lista abaixo e não é possível escolher obras que não estejam nela.
As doações estão limitadas a no máximo 5 exemplares por título e o total de livros não pode exceder a quantidade de 20 exemplares. Os interessados devem escrever para o endereço doacao.edusp@usp.br para informar o(s) título(s) que desejam, quantos exemplares (de 1 a 5) e seus dados pessoais (nome, número USP, CPF, endereço, e-mail e telefone).

Os livros deverão ser retirados na sede da Edusp (Rua da Praça do Relógio, 109-A, Cidade Universitária). Após a solicitação, o interessado receberá primeiro uma nota fiscal eletrônica, mas deverá aguardar nosso e-mail de confirmação. A partir do recebimento desse e-mail, deverá retirar os livros dentro de uma semana.

Veja a relação de títulos: http://www.edusp.com.br/doacao.asp

28 abril 2017

Relatório Horizon 2017 revela tendências para as Bibliotecas nos próximos cinco anos

Que tendências afetarão as bibliotecas universitárias de todo o mundo nos próximos 5 anos?
A edição de 2017 do NMC Horizon Report Higher Education Edition acaba de ser publicada e o Horizon Report 2017 Library Edition – relatório relativo às Bibliotecas – também tem nova edição.
O Horizon Report é um esforço colaborativo liderado pelo New Media Consortium (NMC) e a Iniciativa de Aprendizagem EDUCAUSE (ELI). Esta 14ª edição descreve os resultados anuais da pesquisa em andamento desenhada para identificar e descrever as tecnologias emergentes que possam ter um impacto na aprendizagem, no ensino e na pesquisa. Tendências chave e importantes desenvolvimentos na tecnologia educacional são colocados diretamente no contexto de seu provável impacto.
Do ponto de vista das Bibliotecas, as tendências que afetam o uso da tecnologia e sua adoção pelas bibliotecas de ensino superior são:
No curto prazo (1-2 anos)
1. Gestão dos dados da pesquisa. Gerenciar dados de observações que levam a novas idéias tornou-se uma parte crítica da divulgação do conhecimento científico. A crescente disponibilidade de relatórios de pesquisa através de bancos de dados, repositórios e bibliotecas digitais torna mais fácil para os estudantes, professores e pesquisadores o acesso a idéias em construção e trabalhos existentes. Nesse contexto, estão em alta os sistema de apoio à pesquisa, comumente conhecidos como CRIS – Current Research Information System – bases de dados destinada a armazenar e gerenciar as atividades de pesquisa de cada instituição. No contexto dos fluxos de trabalho cada vez mais digitais, as bibliotecas possibilitam experiências, testes e simulações, por meio de áudio, vídeo, outras mídias e visualizações. O surgimento desses formatos têm levado as bibliotecas a repensar os processos de gestão de dados em todo o ciclo de vida da pesquisa, desde a análise, visualização, compartilhamento, reúso, até a preservação, e a considerar seriamente a curadoria de dados e a responsabilidade da manutenção de formatos atualizados.
Leia na íntegra: goo.gl/XibwzJ

Mast vai disponibilizar 2 mil livros do acervo da Academia Brasileira de Ciências

Entre as raridades encontradas no acervo estão obras com anotações feitas por cientistas e correspondências pessoais. Para a diretora do Museu de Astronomia e Ciências Afins, a guarda da coleção coloca o Mast como detentor de um dos maiores acervos brasileiros de publicações científicas consideradas históricas. Dos 14 mil volumes que compõem o acervo da ABC, 2 mil já foram catalogados e serão expostos na próxima semana
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) vai disponibilizar para o público 2 mil livros do acervo da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Entre os destaques, estão obras com anotações feitas a mão por cientistas e correspondências pessoais trocadas nos anos 1950. Sob a responsabilidade do Mast desde 2015, o acervo da ABC conta, no total, com 14 mil volumes, sendo que 2 mil já foram catalogados.
“São ao menos 400 obras raras da história da ciência nacional. Com a guarda dessa coleção, o Mast é hoje detentor de um dos maiores acervos brasileiros de publicações científicas consideradas históricas, senão o maior”, explica a diretora da instituição, Heloisa Bertol.
Entre as raridades, foi encontrado no acervo da ABC um exemplar do livro Homens e Coisas da Ciência, do médico Carlos Chagas Filho. Além da importância científica, os organizadores descobriram que a publicação, lançada em 1956, possuía valor simbólico. Há nela uma dedicatória escrita de próprio punho pelo autor, o que a torna um exemplar único.
Outro tesouro encontrado é o livro Principles of Nuclear Engineering, de Samuel Glasstone, de 1955. Dentro da publicação, havia cartas que foram trocadas entre o físico Joaquim da Costa Ribeiro, dono do exemplar, e o cientista norte-americano Donald Kallman.
“São obras singulares que teremos muito prazer em disponibilizar ao público”, afirma a chefe da Biblioteca do Mast, Eloísa Almeida.
A coleção também poderá ser consultada no site do Museu, na base de dados da biblioteca.
A cerimônia de lançamento da primeira parte do acervo será realizada no dia 3 de maio, às 14h, na Biblioteca do Mast. A data é uma homenagem aos 101 anos da ABC.

Flora Brasiliensis está disponível para comunidade acadêmica

O Portal de Periódicos da CAPES indexa informações científicas de todas as áreas do conhecimento. O acervo da biblioteca virtual abrange conteúdos assinados e outros de acesso livre, estes disponíveis para qualquer pessoa conectada à internet. Entre os materiais de acesso aberto está a obra Flora Brasiliensis, da área das Ciências Biológicas, com ênfase em Botânica.

Em abril, mais precisamente no dia 17, comemora-se o Dia Nacional da Botânica – data instituída pelo Decreto de Lei nº 1.147, de 24 de maio de 1994, em homenagem às comemorações dos 200 anos do nascimento do alemão Carl Friedrich Philipp Von Martius, segundo a Sociedade Botânica do Brasil (SBB).

Martius (1794-1868), um dos naturalistas mais famosos do século XIX, chegou ao Brasil em 1817 na comitiva da imperatriz Leopoldina, mulher de Dom Pedro I, e após três anos de expedições pelo Brasil coletou milhares de espécies da flora brasileira, que posteriormente foram catalogadas e descritas na Flora brasiliensis, produzida na Alemanha entre 1840 e 1906. 

Os editores do trabalho foram o próprio Carl Friedrich Philipp Von Martius, August Wilhelm Eichler e Ignatz Urban, com a participação de 65 especialistas de vários países. A obra contém tratamentos taxonômicos de 22.767 espécies, a maioria de angiospermas brasileiras, reunidos em 15 volumes, divididos em 40 partes, com um total de 10.367 páginas. O conteúdo pode ser encontrado na opção Buscar base do Portal de Periódicos.

A Botânica é importante para o entendimento e a preservação do meio ambiente, uma vez que envolve o estudo de plantas, fungos e algas – morfologia, classificação, identificação, reprodução, fisiologia, distribuição, relações mútuas e com outros seres vivos, entre outros aspectos. Além disso, o estudo da Botânica colabora para o desenvolvimento de medicamentos e outros tipos de produtos elaborados a partir de princípios ativos extraídos da natureza.

Além da Flora brasiliensis, o Portal de Periódicos disponibiliza para os usuários outras 20 bases de dados de Ciências Biológicas com ênfase em Botânica. Entre as plataformas especializadas, está a Botanicus Digital Library, com artigos em textos completos e livros da Biblioteca do Jardim Botânico de Missouri (em inglês Missouri Botanical Garden Library). 

Para verificar todas as plataformas, é necessário entrar na opção Buscar base, escolher a busca avançada e clicar na aba “Busca por área do conhecimento”. Dentro do campo, o usuário deve selecionar a área do conhecimento “Ciências Biológicas” e, logo após, a subárea “Botânica”, como exemplifica a imagem abaixo. Por fim, ao clicar em “Enviar”, aparecerá uma lista com 21 links de editores diversos.

Plataforma multidisciplinar atua como subsídio para comunidade docente

Os títulos da Cambridge Journals podem ser acessados por meio da Cambridge Core - base de pesquisa lançada em 2016 e que está disponível por meio do Portal de Periódicos

Uma das conceituadas editoras acadêmicas que fazem parte do acervo do Portal de Periódicos da CAPES é a Cambridge University Press.
A plataforma Cambridge Core, que pertence à marca, é multidisciplinar, cobrindo as áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Letras e Artes. Portanto, essa base de dados é uma ferramenta importante não somente para pesquisadores, estudantes e bibliotecários, mas é também de grande relevância para professores de todas as disciplinas – do ensino básico ao superior.

Pelo Portal de Periódicos, os usuários de instituições de ensino e pesquisa vinculadas ao programa têm acesso a vários títulos em texto completo, com conteúdos que datam a partir de 1887 até a atualidade.

O acervo pode ser acessado na plataforma de busca Cambridge Core – lançada em setembro de 2016. A base, segundo a editora, centraliza de forma “sofisticada e com alto desempenho” os conteúdos da Cambridge Journals e da Cambridge Books.

Para localizar os recursos disponíveis, é necessário entrar na opção Buscar base do Portal de Periódicos e digitar o nome “Cambridge”.

As subcategorias contempladas envolvem uma extensa gama de temas, como: genética, botânica, zoologia, ciência da computação, linguística, literatura, filosofia, sociologia, antropologia, arqueologia, educação, matemática, direito, administração de empresas, economia doméstica, medicina, medicina veterinária, entre outras.

27 abril 2017

Fapesp bloqueará verba de instituição que não adotar medidas antiplágio


Não combater a picaretagem acadêmica pode custar dezenas de milhões de reais para as instituições de pesquisa do Estado de São Paulo. 
A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do  Estado de São Paulo) deve, ainda em 2017, começar a indeferir projetos de melhoria na infraestrutura de instituições que não criarem um escritório voltado ao estímulo da integridade acadêmica. Para cada projeto de pesquisa aprovado pela Fapesp, um valor correspondente a 10% da verba é destinado à instituição de pesquisa para esses projetos de melhoria. No ano passado foram repassados R$ 56 milhões a tais projetos em 141 entidades.

Segundo Luiz Henrique Lopes dos Santos, membro da diretoria da Fapesp e professor de filosofia da USP, entre as instituições paulistas só a UFABC (Universidade Federal do ABC) tem um órgão do tipo em seu organograma.

"Faz cinco anos que todo mundo está avisado que isso aconteceria. Está no termo de outorga assinado pelo responsável da instituição", diz.O escritório de integridade acadêmica deve cuidar de atividades de educação, treinamento e investigação de casos de plágio e de outros desvios de conduta, como fraudes em artigos científicos. "É um recado para os pesquisadores", diz Santos. Para ele, o avanço obtido até então é muito discreto. "Hoje, mesmo as instituições que montam comissões ou sindicâncias para investigar casos de fraude são muito lenientes."

Leia na íntegra: goo.gl/SU5Vuz

24 abril 2017

Editor agrupa milhões de documentos de patentes nacionais e internacionais

Somente do Brasil, o Patentscope registra atualmente mais de 230 mil documentos. Os dados bibliográficos são atualizados diariamente e a publicação de novas solicitações é feita semanalmente.

A plataforma Patentscope é um serviço de busca que permite realizar pesquisas em texto completo a cerca de 59 milhões de pedidos de registros de patentes internacionais e nacionais publicadas desde 1978. Esse recurso, editado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (em inglês World Intellectual Property Organization – WIPO), está disponível para os usuários do Portal de Periódicos CAPES por meio da opção Buscar base.

O Sebrae explica que “patente é um documento formal, expedido por uma repartição pública, por meio do qual se conferem e se reconhecem direitos de propriedade e uso exclusivo para uma invenção descrita amplamente; trata-se de um privilégio concedido pelo Estado aos inventores (pessoas física ou jurídica) detentores do direito de invenção de produtos e processos de fabricação ou aperfeiçoamento de algum já existente”.

No Brasil, o pedido de concessão de patentes deve ser feito ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que julgará sua validade com base nas disposições da Lei da Propriedade Industrial.

Somente do Brasil, o Patentscope registra atualmente mais de 230 mil documentos. Os dados bibliográficos são atualizados diariamente e a publicação de novas solicitações é feita semanalmente. As informações contidas na ferramenta incluem atividades relacionadas ao Tratado de Cooperação de Patentes (Patent Cooperation Treaty – PCT), além de coleções de diversos países como Argentina, Chile, Colômbia, China, Egito, Guatemala, Rússia, Japão, Vietnã, entre outros.

18 abril 2017

Parceria SIBiUSP com o Núcleo de Divulgação Científica - Ciência USP

O Ciência USP é o site do Núcleo de Divulgação Científica da Universidade de São Paulo, onde são publicados vídeos, notícias, reportagens, podcasts e programas de rádio sobre o conhecimento científico produzido na Universidade. Atualmente, as notícias relacionadas a pesquisas e a publicações em suas diversas áreas de conhecimento são capturadas a partir de ferramentas como o Eureka Alert, com uma cobertura não exaustiva, o que nos dá oportunidade de colaborar.

Nesse sentido, visando aumentar a visibilidade e impacto científico e social das atividades de pesquisa e produção científica e acadêmica gerada pela Universidade, desde 20 de março de 2017, o SIBiUSP estabeleceu uma parceria com o Núcleo de Divulgação Científica da USP.

Do ponto de vista sistêmico, duas rotinas foram iniciadas. Agora, toda vez que um novo fascículo de uma Revista da USP for publicado, uma notificação será encaminhada à equipe do Núcleo. Além disso, mensalmente serão encaminhadas informações sobre publicações de autores USP em revistas de destaque (Top 10%), bem como outros levantamentos em áreas específicas de pesquisa, a partir de análises realizadas nas bases de dados InCites (Clarivate Analytics/Thomson Reuters) e SciVal (Elsevier).

Do ponto de vista das Unidades, Institutos e Museus, solicitamos o envio de notícias sobre pesquisas e publicações de destaque com alcance nacional e internacional, prêmios e distinções atribuídos a teses ou dissertações defendidas, entrevistas e reportagens envolvendo pesquisadores da USP, etc. As informações vindas das Bibliotecas são importantes para que o Sistema como um todo mantenha essa parceria e propicie mais visibilidade à produção científica e acadêmica das Unidades, Institutos e Museus da USP. Além disso, consideramos uma boa oportunidade para divulgar as atividades sistêmicas de coleta, tratamento e disseminação da produção intelectual da USP desenvolvidas pelas Bibliotecas do SIBiUSP desde 1985.

As mensagens devem ser enviadas ao e-mail atendimento@sibi.usp.br para registro e posterior encaminhamento ao Núcleo de Divulgação Científica da Universidade de São Paulo, tendo como padrão de Assunto: Notícias de Publicações/Pesquisas da USP.

13 abril 2017

Workshop sobre SciVal acontece na USP no dia 3 de maio


Workshop em SciVal – Plataforma de Análise de Desempenho de Pesquisa 
Na atualidade, as instituições dedicadas à pesquisa devem balizar suas decisões sobre financiamento, políticas e investimentos de pesquisa em dados e informações concretas. 
SciVal é uma plataforma de análise distinta que utiliza como fonte de dados a Base Scopus, um banco de dados de resumos e citações de publicações de cerca de 22.000 títulos de revistas, 40.000 livros, 6.5 milhões de documentos de conferências e 24 milhões de patentes, totalizando 55 milhões de registros e cobertura de 1995 até o presente, abrangendo ciências, tecnologia, medicina, engenharia, ciências sociais, artes e humanidades.
O SciVal permite visualizar e analisar o desempenho de pesquisa de pesquisadores e grupos de pesquisa, instituições, países, continentes, grupos de países e comparar esse desempenho com seus pares, identificar co-autorias e colaborações, e analisar tendências de pesquisa.
Cabe lembrar também que os principais rankings universitários obtêm dados da Base Scopus e utilizam o SciVal como referência de análise: THE World Ranking, QS Ranking e ARWU. Além disso, o SciVal distingue-se por permitir análises de tendências e cobrir, em uma mesma plataforma, as patentes. 
Workshop de Capacitação em SciVal - Plataforma de Análise de Desempenho de Pesquisa
Data: 3/05/17
Horário: 14h – 17h
Local: Auditório do IEA/USP (Antiga Sala do CO)
Prédio da Administração Central
Rua Praça do Relógio, 109 – Térreo – Bloco L - Cidade Universitária - São Paulo
Público-alvo: docentes, pesquisadores, presidentes de comissões de pesquisa, coordenadores de programas de pós-graduação
Ministrante: Sr. Alex Uchoa (Elsevier)


CRIS Workshop – Sistema de Informação de Pesquisa Corrente

O SIBiUSP, em parceria com a Elsevier, convidam para o Workshop sobre Sistema de Informação de Pesquisa Corrente (Current Research Information System – CRIS) que tem como objetivo apresentar as principais vantagens de uso dessa ferramenta para a gestão das atividades de pesquisa. 
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O sistema de informação de pesquisa corrente (CRIS) é um banco de dados ou sistema de informação criado para armazenar e gerenciar dados sobre pesquisas conduzidas em uma instituição. Ele agrega informações de pesquisa de inúmeras fontes internas e externas tais como bases de dados, repositórios institucionais, repositórios de dados e bibliotecas digitais. A partir dessas informações, possibilita realizar análises baseadas em dados e evidências, subsidiando decisões estratégicas confiáveis, abrangentes e acessíveis em tempo real. Permite também que sejam gerados relatórios, avaliações de desempenho, gerenciamento de perfis de pesquisadores, descoberta de redes de colaboração em pesquisa, etc. O sistema CRIS pode reduzir a carga administrativa para pesquisadores, docentes e funcionários envolvidos com as atividades de pesquisa e produção científica.
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  • . Para os pesquisadores: acesso fácil a informações relevantes e software associado, potência do processador, sistemas de armazenamento.
  • . Para gerentes de pesquisa e gestores: fácil medição e análise da atividade de pesquisa e fácil acesso a informações comparativas.
  • . Para comissões de pesquisa: otimização do processo de financiamento.
  • . Para empresários e organizações de transferência de tecnologia: fácil recuperação de idéias e tecnologias inovadoras em um ambiente assistido e fácil identificação de concorrentes e pesquisas previamente realizadas.
  • . Para a mídia e para o público: fácil acesso à informação, software e poder computacional para permitir a apresentação dos resultados de pesquisa em contextos apropriados.
CRIS (Current Research Information System) Workshop - Sistema de Informação de Pesquisa Corrente
Data:  3/05/17
Horário: 9h – 12h
Local: Auditório do IEA/USP (Antiga Sala do CO)
Prédio da Administração Central
Rua Praça do Relógio, 109 – Térreo – Bloco L - Cidade Universitária - São Paulo
Público-alvo: bibliotecários, docentes, estudantes de pós-graduação e graduação
Ministrante:  Sr. Alex Uchoa (Elsevier)