09 março 2018

Como ficar atualizado para revisão de bibliografia

Fazer uma revisão de bibliografia é o primeiro passo para situar sua pesquisa no panorama mais amplo de sua área de conhecimento, uma atividade que se inicia muito antes da escrita da dissertação e deve ser constantemente atualizada. Porém, para ser bem feito este trabalho de revisão de pesquisa precisa ser guiado por um propósito. Sua revisão deve ser compreensível o suficiente para estabelecer seu conhecimento no tema de seu trabalho, bem como para justificar a relevância de seu tema de pesquisa. Para isso, é necessário informar-se tanto sobre as fontes mais essenciais à sua pesquisa e os textos mais clássicos referentes a ela, quanto sobre os avanços mais recentes nesta área. Por essas razões, manter-se atualizado em sua revisão é fundamental para garantir a qualidade e relevância de seu trabalho.
Quando replicar é inovar
Encontrar uma lacuna numa linha de pesquisa relevante geralmente é algo bastante relevante para o pesquisador, uma vez que investir no preenchimento de lacunas como estas é por si só uma grande contribuição científica. O mesmo ocorre quando se vislumbra a possibilidade de dar continuidade às descobertas de um estudo interessante. Em ambos os casos, o primeiro passo é verificar se outro pesquisador já não teve esta mesma ideia e já desenvolveu um estudo semelhante ao que você tem em mente com o mesmo propósito. Trabalhos acadêmicos são valorados particularmente por sua capacidade de oferecer contribuições inéditas em sua área de pesquisa, por isso o ineditismo é um critério importante.
A replicação de um estudo já feito não é um problema quando se trata de uma revisão de algum trabalho realizado previamente por outros pesquisadores com o objetivo de testar os resultados inicialmente alcançados ou atestar questões que antes foram sublimadas. Nestes casos é ainda mais importante uma revisão bibliográfica bem apurada, visto que estudos contestatórios tendem a ser mais criticados por chamarem mais a atenção do meio acadêmico, especialmente no caso de teses de doutorado. A bibliografia da tese que contesta um estudo já realizado deve estabelecer sua experiência como pesquisador, demonstrando que você possui autoridade no tema para questionar os resultados do estudo anterior e preencher a lacuna deixada por tal pesquisa. A bibliografia da tese deve ainda incluir estudos recentes – os mais atualizados possíveis – que atestem que, desde então, outros estudos que justifiquem a revisão proposta foram realizados. É fundamental nestes casos que a revisão de pesquisa esteja atualizada para evitar que críticas neste sentido ofusquem a relevância do trabalho.
Usando a tecnologia a seu favor
A tecnologia pode ser uma grande aliada para fazer uma revisão de bibliografia e mantê-la atualizada durante todo o seu processo de pesquisa e escrita da dissertação. O uso de ferramentas tecnológicas automáticas podem atualizá-lo em tempo real sobre as principais tendências e novidades em sua área de pesquisa, função muito útil particularmente para estudos cujo cenário de análise muda com grande frequência. Por isso, faça destas ferramentas suas grandes aliadas:
Palavras-chave – o uso de palavras-chave para indexar discussões sobre temas de seu interesse pode ser um grande aliado para manter-se atualizado sobre as principais tendências em relação a sua pesquisa. Atenção apenas para definir palavras-chaves que sejam precisas, do contrário os dados que retornarão de sua busca podem ser muito vagos ou genéricos. Através de palavras-chave você pode procurar discussão sobre o seu tema tanto em sites de busca quanto em chats ou redes sociais.
RSS Feeds e Google Alerts – ambas as ferramentas apresentam como grande vantagem o fato de você poder programar para receber em sua caixa de e-mail alertas com atualizações de páginas específicas de seu interesse (como blogs e sites) ou sobre novo conteúdo gerado contendo as palavras-chave especificadas por você.
Alertas de periódicos e bancos de dados – estes tipos de alerta apresentam a vantagem de realizarem suas buscas em fontes acadêmicas a partir de palavras-chave determinadas por você.    O único inconveniente são os materiais de acesso restrito, ainda assim você pode ter acesso aos resumos e verificar se a pesquisa ou dado encontrado é ou não relevante a seus interesses.
Por fim, não se esqueça que, mais importante que estar atualizado sobre as informações e pesquisas mais recentes sobre seu tema é saber interpretar estes dados e situar seu trabalho em relação a eles. É este trabalho de análise que será o diferencial de sua pesquisa e que poderá torná-la relevante em sua área, além de ser um reflexo do seu conhecimento no tema.

Como escrever uma boa revisão bibliográfica

Fazer uma revisão bibliográfica pode parecer um trabalho muitas vezes cansativo e desafiador, porém dele dependerá a sustentação da relevância de sua pesquisa. Um trabalho cuja bibliografia restringe-se apenas a pesquisa recentes e que convergem com as conclusões do pesquisador, por exemplo, denota fragilidade e pode indicar que o pesquisador está apenas atestando sua opinião. Por isso mesmo, a revisão de pesquisa deve ser feita com esmero e em seu início – sendo gradualmente aprofundada em seu desenrolar. A seguir, quatro dicas para montar uma revisão bibliográfica realmente útil à sua pesquisa e escrita da dissertação.
1- Tenha em mente o objetivo da revisão bibliográfica – fazer uma revisão bibliográfica é algo trabalhoso e que demanda tempo, especialmente para longos trabalhos – caso da bibliografia de tese – mas é também um trabalho de base fundamental para garantir a qualidade final dos resultados alcançados. Uma revisão de pesquisa malfeita pode inclusive acabar com suas chances de alcançar resultados relevantes, por isso, sempre que estiver desmotivado a realizar este tipo de trabalho, lembre-se de sua importância e do impacto negativo que uma má revisão bibliográfica poderá ter em seu trabalho final e reputação como pesquisador.
A revisão é um trabalho ainda mais fundamental caso a tese defendida baseie-se em lacunas deixadas por outras pesquisas, pontos pouco mapeados em sua área de conhecimento ou a continuação imediata de outros estudos. Lembre-se que para criticar o trabalho de terceiros ou pontos mal mapeados em sua área de conhecimento é preciso antes conhecer muito bem o terreno que se pretende explorar, visto que pesquisas mais críticas e inovadoras tendem também a ser mais criticadas.
2- Mapeie os pontos fundamentais da pesquisa – comece analisando o contexto geral no qual sua pesquisa se encaixa dentro de sua grande área de conhecimento. Depois disso, identifique conceitos chave e variáveis importantes e correlacione-os à sua pesquisa. Por fim, aponte caminhos para o aprofundamento do desenvolvimento do estudo e indique metodologias alternativas que se relacionem ao tema do trabalho. Ao final deste trabalho você terá um delineamento dos grandes temas e pormenores abordados por sua pesquisa e poderá então começar a mapear a bibliografia que melhor dá conta das questões com as quais está trabalhando. O último ponto, sobre caminhos para aprofundar a pesquisa posteriormente, deve reunir bibliografia a ser usada em desdobramentos de sua pesquisa, mas cujas questões abordadas não necessariamente serão exploradas em seu trabalho. Esta bibliografia pode inclusive servir como fonte para o desenvolvimento de projetos futuros.
3- Demonstre autoridade em sua área de conhecimento – é fundamental que sua revisão de pesquisa demonstre sua autoridade no tema, especialmente caso se trate de uma bibliografia de tese. Neste aspecto, não importa tanto a quantidade de fontes levantadas, mas sim a qualidade e abrangência das mesmas. Procure focar em obras relevantes e de maior impacto na área ao longo de um escopo temporal significativo, mas sem se preocupar necessariamente em mapear “tudo” que já foi escrito sobre o tema. Construa um enquadramento lógico da evolução da discussão sobre o assunto, relacionando as contribuições dadas pelos autores a partir daquilo que é mais difundido e aceito em sua área de conhecimento. A melhor forma de organizar uma revisão bibliográfica é a partir da evolução de linhas teóricas ao longo do tempo, deste modo ficará mais fácil distinguir num amplo universo bibliográfico aquilo que é mais relevante das tendências momentâneas ou já ultrapassadas.
4- Coerência é tudo! – ao final de sua revisão bibliográfica seu leitor deverá ter conseguido entender aquilo que você está se propondo a pesquisar, situando seu trabalho em relação àquilo que foi feito em sua área de conhecimento nesta linha previamente. Por isso mesmo, é importante deixar claro argumentativamente qual o papel do seu trabalho neste panorama de pesquisa mais amplo, se é preencher uma lacuna nesta área, revisitar pesquisas que apresentam resultados inconclusivos, desafiar uma teoria já conhecida, aprofundar um estudo em particular, etc. Seja qual for seu propósito, ele deverá ficar claro através da forma como você alinha sua pesquisa a estudos anteriores, o que confere um caráter único à sua revisão bibliográfica. Por isso mesmo este trabalho não pode ser copiado da pesquisa de outros nem delegado a terceiros, visto que para que ele tenha qualidade é necessário que você leia a bibliografia pesquisada e a avalie criticamente sob a luz das particularidades de seu projeto de pesquisa. Além disso, o não domínio da bibliografia irá interferir negativamente na escrita da dissertação.

08 março 2018

Treinamento online do Portal de Periódicos

Os primeiros meses do ano compõem o momento ideal para estudantes realizarem atividades extracurriculares, pois assim evitam a correria do período de provas e entrega de trabalhos.

O treinamento online do Portal de Periódicos é um dos cursos que não pode ficar de fora da programação! A biblioteca virtual da CAPES é um recurso primordial para pesquisas em todas as áreas do conhecimento e em qualquer nível acadêmico.

Este ano a CAPES tem uma novidade: os usuários continuam contando com turmas de segunda a sexta-feira, mas também terão a oportunidade de fazer a capacitação aos sábados.
Os benefícios são perceptíveis na rotina acadêmica de quem já participou!

Os primeiros meses do ano compõem o momento ideal para estudantes realizarem atividades extracurriculares, pois assim evitam a correria do período de provas e entrega de trabalhos.

O treinamento online do Portal de Periódicos é um dos cursos que não pode ficar de fora da programação! A biblioteca virtual da CAPES é um recurso primordial para pesquisas em todas as áreas do conhecimento e em qualquer nível acadêmico.

Faça login no Meu Espaço (caso ainda não possua identificação, faça o seu cadastro clicando em “Novo usuário”)

Entre na área de Treinamentos (o link está localizado no menu lateral da página inicial)
Escolha a turma que se encaixe melhor no seu perfil (lembre-se que os cursos são divididos por áreas do conhecimento)

Clique em “Solicitar inscrição”

Acompanhe pelo e-mail cadastrado as orientações para participar do curso

Tem mais uma dica: após o treinamento, você tem direito ao Certificado de Participação com as informações do curso. Para acessar o documento, basta fazer login no “Meu Espaço”. 
Clique aqui para ver agora mesmo os dias e horários disponíveis.

07 março 2018

Linha do Tempo da FAPESP

Retrospectiva da instituição, destacando os fatos mais marcantes, enriquecidos de textos completos, imagens, entrevistas, biografias e links para documentos e sites. Conheça mais sobre a iniciativa. Acesse:http://bit.ly/2FxlD3V


06 março 2018

USP disponibiliza tabela informativa sobre dois mil alimentos

Pesquisadora que participou do projeto conta que próximo passo é criar um
 aplicativo com esses dados


Os rótulos contidos nos alimentos são, muitas vezes, complicados de interpretar. Pensando nisso, o Centro de Pesquisa em Alimentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP disponibiliza gratuitamente e online a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, que tem informações sobre cerca de dois mil alimentos, como frutas, carnes e industrializados. Eliana Bistriche Giuntini, pesquisadora do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC) da Universidade de São Paulo (USP), explica que a tabela foi elaborada para consulta de profissionais de saúde. No entanto, devido à sua abrangência, os consumidores começaram a utilizá-la também.
A professora ainda esclarece a necessidade da tabela ser brasileira. De acordo com ela, os alimentos podem ter diferentes valores calóricos, dependendo do país de origem: ”Sabemos que a composição de alimentos é muito variada. Dentro de um próprio país existe uma variação em termos de composição, dependendo do lugar onde o alimento é produzido”. O próximo passo do projeto, que começou em meados da década de 90, é a criação de aplicativos que ajudem a utilizar essas informações. 

Materiais e Métodos: 7 dicas de escrita

Às vezes, artigos são rejeitados porque a sessão de métodos não oferece detalhes suficientes para que os experimentos sejam reproduzidos.


Cuidado na escolha de periódicos científicos

Você já ouviu falar em periódicos predatórios? Eles existem, por esta razão tenha muito cuidado na escolha de periódicos científicos, tanto para a publicação da sua pesquisa, quanto para escrever um projeto, uma revisão de literatura ou a discussão dos seus resultados. 
No site predaqualis.netlify.com/ você tem a lista de periódicos potencialmente fraudulentos listados pelo Sistema QUALIS-CAPES.


05 março 2018

Declaração de São Francisco sobre a Avaliação da Pesquisa

Frequentemente usado como parâmetro primordial na comparação da produção científica de indivíduos e instituições, o Fator de Impacto, tal como calculado pela Thomson Reuters, foi criado como ferramenta para auxiliar bibliotecários a escolher periódicos a serem adquiridos, não como medida da qualidade científica da pesquisa num artigo. É crucial entender que o Fator de Impacto tem deficiências bem documentadas enquanto ferramenta de avaliação da pesquisa. Esta Declaração consiste numa série de recomendações para aperfeiçoar a avaliação da qualidade da pesquisa.
Há uma necessidade urgente de aperfeiçoar as maneiras como a produção da pesquisa científica é avaliada por agências de fomento, instituições acadêmicas e outras entidades. Para tratar dessa questão, um grupo de editores e representantes de editoras de revistas acadêmicas reuniram-se durante a reunião anual da American Society for Cell Biology (ASCB) em São Francisco, Califórnia. O grupo elaborou um conjunto de recomendações, ao qual se deu o nome Declaração de São Francisco sobre a Avaliação da Pesquisa. Convidamos os interessados em todas as disciplinas científicas a registrarem seu apoio subscrevendo a Declaração. As produções da pesquisa científica são muitas e de diversos tipos, incluindo: artigos de pesquisa relatando novos conhecimentos, dados, reagentes e software; propriedade intelectual; jovens cientistas altamente treinados. Agências de fomento, instituições que empregam cientistas e os próprios cientistas têm todos o desejo e a necessidade de avaliar a qualidade e o impacto da produção científica. É portanto imperativo que a produção científica seja medida acuradamente, e avaliada sabiamente.  Leia mais

Licenças Creative Commons

As licenças Creative Commons foram amplamente adotadas dentro e fora da academia. Elas fornecem uma variedade de opções que dão aos autores controle sobre como seu trabalho pode ser reproduzido e potencialmente remixado, como mostrado no diagrama abaixo:


02 março 2018

Noções básicas para se criar um pôster


Leituras sobre o Marco legal da ciência

Regulamentada no início de fevereiro, resolução favorece criação de projetos com empresas e promete desburocratizar atividades de pesquisa

Universidades e instituições públicas de pesquisa brasileiras terão mais incentivos para a criação de parcerias com o setor privado. Essa é uma das leituras sobre o Marco Legal da Ciência (lei de n° 13243), nome dado a uma série de alterações legais que regem as atividades científicas no país. Sancionada pela ex-presidente Dilma Rousseff em 2016, a resolução foi regulamentada pelo governo em fevereiro de 2018. Ao todo, nove leis sofreram mudanças. Um dos pontos principais está no direito que órgãos públicos têm de compartilhar laboratórios, equipamentos, materiais e instalações com empresas. Legalmente, a prática é permitida no país desde 2004 e garantida pela Lei de Inovação Tecnológica. No entanto, ainda que certas instituições possuam regras próprias nesse sentido, argumentava-se falta de “segurança jurídica” para que tais parcerias fossem firmadas. As alterações estabelecem que organizações privadas poderão, agora, adquirir propriedade intelectual sobre os resultados das pesquisas. Isso implica o direito de universidades e órgãos que produzem ciência negociarem com o setor privado os direitos de exploração de determinado produto ou tecnologia, pesquisado com o uso de recursos públicos, em troca de favorecimento econômico - quer seja financeiro ou não. Da mesma maneira, professores em regime de dedicação exclusiva (proibidos, até então, de manterem outros cargos) poderão também desenvolver pesquisa, remunerada ou não, em empresas privadas. Por lei, a classe terá autonomia para passar até oito horas por semana dedicando-se a atividades fora da universidade.   Fontes: Nexo e Agência FAPESP
       

Editais oferecem oportunidade de mobilidade de pesquisadores do Brasil e Reino Unido

Estão abertos até o dia 14 de março de 2018 os editais Newton Mobility Grants e International Exchanges Scheme para fomento à mobilidade de pesquisadores doutores, vinculados a instituições de ensino superior ou de pesquisa, do Brasil e do Reino Unido. O objetivo é fortalecer as redes de pesquisa e o networking entre cientistas dos dois países e promover a transferência de conhecimentos e habilidades, aumentando as capacidades de pesquisa dos pesquisadores parceiros.
As chamadas públicas são promovidas por meio da parceria entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as UK Academies – The Royal Society e British Academy – no contexto do Fundo Newton. São contemplados pesquisadores das áreas de ciências naturais (física, química, matemática, ciências da computação, engenharias, pesquisa agrícola, biológica e biomédica, geografia e psicologia experimental) e ciências sociais e humanidades.  Leia mais

Normalização de trabalhos acadêmicos


01 março 2018

Conservação preventiva de livros


1-  Mantenha sempre as mãos limpas ao manusear o livro. O papel absorve sujidade da pele, como gordura, sais e água.
2-  Ao retirar o livro da estante, não o pegue pela parte de cima (cabeça) da lombada, que é frágil e pode se romper facilmente. Afaste os livros próximos e retire o que você escolheu segurando pelo meio da lombada.
3-  Não consuma nenhum tipo de bebida ou comida perto do livro! Acidentes podem acontecer e causar dano ao papel e à tinta, bem como atrair insetos nocivos ao livro.
4-  Ao realizar a leitura, não apoie os cotovelos sobre o livro! Isso prejudica a encadernação.
5-  Ao virar as páginas do livro, não umedeça o dedo com saliva!
6-  O livro que você está lendo é da Biblioteca, não seu! Portanto, não faça anotações particulares, não sublinhe e não risque as páginas do livro. O ato de escrever, seja a lápis ou caneta, deixará marcas nas páginas.
7-  Não faça dobras nas folhas do livro e não utilize grampos e clipes metálicos! Existem marcadores de páginas para essa finalidade.
8-  Livro não gosta de água e não precisa de banho. Se o dia estiver chuvoso, utilize uma sacolinha plástica para protegê-lo.
9-  Não deixe os livros expostos ao sol. A luz diminui consideravelmente a durabilidade do papel e altera as cores da impressão.
10- Transporte os livros com cuidado! Você está levando um pedaço do patrimônio da UFSCar em suas mãos. O livro deve ser devolvido do mesmo jeito que foi emprestado! Enquanto estiver em suas mãos, ele é sua responsabilidade.

3 de março de 2018, dia dos Dados Abertos


Você está convidado(a)! Dia 3 de março de 2018. 
O Dia dos Dados Abertos é uma celebração anual dos dados abertos em todo o mundo. Pela sétima vez na história, grupos de todas as partes do mundo criarão eventos locais no dia em que usarão dados abertos em suas comunidades. É uma oportunidade para mostrar os benefícios dos dados abertos e encorajar a adoção de políticas de dados abertos no governo, empresas e na sociedade civil. Saiba mais:  http://opendataday.org/pt_br/

O foco desse ano será em quatro áreas chave que os dados abertos podem resolver: 

:: Dados abertos de pesquisas acadêmicas
:: Rastrear fluxos de dinheiro público
:: Dados abertos para o meio ambiente
:: Dados abertos para os direitos


Acervo da Wiley Online Library ganha nova plataforma

Pesquisadores que utilizam a biblioteca virtual da CAPES têm acesso a diversos conteúdos da editora. As novidades entrarão no ar agora em março

Os usuários do Portal de Periódicos da CAPES têm à disposição vários recursos de pesquisa da editora Wiley, contidos na plataforma Wiley Online Library. O conteúdo é multidisciplinar, incluindo as áreas de Ciências da Saúde, Biológicas, Exatas e da Terra, Agrárias, Sociais Aplicadas, Humanas, Linguística, Letras e Artes. 
Para tornar mais eficaz a experiência de busca nas ferramentas oferecidas, a editora programou para março a migração de todo o conteúdo disponível para uma interface remodelada. “A nova plataforma será mais intuitiva e trará uma série de novos recursos, que facilitarão a navegação pelos usuários”, adianta Sandro Gonçalves, gerente de contas da marca. A tecnologia utilizada será da empresa Atypon, especializada em plataformas de publicação acadêmica.
A editora garante que os pesquisadores continuarão a se beneficiar com a vasta gama de conteúdos e recursos acadêmicos para explorar e promover o conhecimento em seus campos, mantendo simplicidade e facilidade de uso. A nova plataforma permitirá ao usuário, por exemplo, descobrir conteúdos e comparar automaticamente, classificando e preenchendo artigos por relevância – assim, será possível se aprofundar mais rápido em qualquer assunto.
Entre as melhorias também está o novo design, mais moderno visualmente e responsivo, proporcionando mobilidade para que o acesso possa ocorrer por meio de qualquer dispositivo. Além disso, quem utiliza a plataforma encontrará uma ferramenta de pesquisa simplificada, que promete facilitar a localização dos artigos mais acessados, citados e recentes de periódicos específicos, com opções clicáveis diretamente nos resultados encontrados.
Para acessar a Wiley Online Library a partir do Portal de Periódicos, o usuário deve recorrer à opção buscar base. É possível ainda realizar a busca individualmente por revista científica na opção de pesquisa buscar periódico. Para mais informações sobre a mudança de plataforma, acesse o link da editora: http://www.wileyactual.com/WOLMigration/.

28 fevereiro 2018

Apoio ao pesquisador


Fontes de Informação
Atividade essencial à ciência, a pesquisa bibliográfica realiza-se a partir de levantamentos em diversas fontes de informação tais como metabuscadores, bases de dados, bibliotecas e coleções digitais.
Bases de Dados
A USP, em conjunto com a Capes, disponibiliza aos usuários uma série de recursos informacionais adquiridos junto a produtores e fornecedores internacionais de informação, incluindo bases de dados científicas. 
Identificação do Pesquisador
A crescente complexidade dos sistemas de pesquisa e a globalização da ciência apontam para a adoção maciça de um único Identificador Digital de Pesquisador como o ORCiD, ResearcherID, Scopus ID e outros.
Dados de Pesquisa
Dados são componentes centrais no processo de pesquisa. A gestão de dados de pesquisa ou Research Data Management inicia-se com um plano elaborado pelo pesquisador. 
Gerenciadores de Referências
A organização das informações, citações e referências bibliográficas é essencial à qualidade da escrita científica e acadêmica. Obtenha informações sobre o Zotero, Mendeley, EndNote e F1000Workspace.
Agências e Oportunidades de Financiamento
Sem suporte financeiro, a pesquisa qualificada dificilmente se realizaria. É por isso que os financiadores da pesquisa como o CNPq, Fapesp, NIH são tão importantes.
Escrita e Publicação Científica
Descontos para Autores USP, seleção das revistas mais qualificadas, normalização de citações e referências, orientações de escrita de acordo com o tipo de publicação, redação em outros idiomas são exemplos de questões importantes para o pesquisador que vai publicar o resultado de suas pesquisas.
Integridade e prevenção do plágio
A perspectiva ética de respeito aos direitos autorais e à propriedade intelectual sempre norteou a produção intelectual da Universidade de São Paulo. Saiba mais sobre integridade e ética em pesquisa, o que é plágio, como prevenir sua ocorrência.
Indicadores de Pesquisa
O uso de indicadores e métricas de produção científica tornou-se prática rotineira na avaliação da qualidade e desempenho de pesquisa.                               
Fonte: SIBiUSP

27 fevereiro 2018

UFSCar promove curso a distância de Bibliometria


USP realiza seminário para discutir gestão de dados de pesquisa

Evento será no dia 9 de março, das 13h30 às 18 horas, com transmissão pela internet


O universo da ciência está em constante e avassaladora expansão. Para manter a integridade, a eficiência e a reprodutibilidade das pesquisas, pesquisadores, bibliotecários, universidades, financiadores e editores devem garantir que os dados relevantes relacionados aos resultados e às publicações geradas pelos estudos estejam organizados, armazenados, preservados e acessíveis, permitindo sua verificação e eventual reutilização.
Por isso, no dia 9 de março, das 13h30 às 18 horas, a USP promove o Seminário de Gestão de Dados de Pesquisa e Boas Práticas para o Desenvolvimento da CiênciaO encontro abordará os diferentes aspectos que envolvem boas práticas e a gestão de dados de pesquisa do ponto de vista do pesquisador e da universidade, além de explorar o ecossistema da comunicação científica, considerando o envolvimento de financiadores e editores de publicações científicas, além de evidenciar o papel do bibliotecário e das bibliotecas no suporte à gestão de dados de pesquisa.
O evento será no auditório do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, que fica no Prédio da Administração Central, Térreo, Bloco L, Rua da Praça do Relógio, 109, campus Cidade Universitária, em São Paulo.
O seminário é uma parceria da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP)Pró-Reitoria de Pós-Graduação  (PRPG) e Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi)todos da USP.
As inscrições para o evento estão esgotadas, mas haverá transmissão ao vivo pela internet no site do IPTV.

Você sabia que a USP tem...