31 janeiro 2020

Confira em: http://bit.do/frefs


Comunidade acadêmica brasileira tem acesso a título oficial da National Academy of Sciences

O Portal de Periódicos CAPES disponibiliza gratuitamente para seus usuários o acesso à revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS). O título é uma publicação oficial da National Academy of Sciences (NAS) – organização comprometida com a propagação da ciência na América e que tem como membros pesquisadores ativos na comunidade científica internacional.
O PNAS é uma das revistas científicas multidisciplinares mais citadas e abrangentes, publicando mais de 3.300 trabalhos de pesquisa por ano. Seu conteúdo contempla relatórios de pesquisas de ponta, comentários, opiniões e perspectivas com foco em ciências biomédicas, físicas, sociais e de matemática em âmbito global. Quase metade dos trabalhos aceitos é de autores de fora dos Estados Unidos. Cada artigo publicado é revisado e aprovado por pelo menos um membro da NAS.

Os editores do PNAS aceitam submissões de qualquer pesquisador, não sendo necessário ter conexão direta com a NAS. O fator de impacto da publicação é de 9,580*, de acordo com  o  Journal Citation Reports – JCR (Clarivate Analytics, 2018).
O Portal de Periódicos CAPES disponibiliza texto integral de artigos publicados desde 1915 até o presente. O acesso ao conteúdo pode ser feito a partir das opções de consulta buscar base ou buscar periódico. O ISSN da revista científica é 0027-8424.   Fonte: Clarivate Analytics - 31/01/20

Cientistas pedem revisão da portaria da Capes que limita participações em congressos

Organizações cientificas apontam inconstitucionalidade da portaria por limitar autonomia das universidades

Várias organizações científicas estão pedindo que o Ministério da Educação (MEC) revise uma norma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) que limita o número de cientistas e professores autorizados a viajar para participar de congressos, seminários e outros eventos que sejam realizados fora de suas instituições.  
Na Portaria 2.227 do MEC, publicada dia 31 de dezembro de 2019, o artigo 55, diz: “a participação de servidores em feiras, fóruns, seminários, congressos, simpósios, grupos de trabalho e outros eventos será de, no máximo, dois representantes para eventos no país e um representante para eventos no exterior, por unidade, órgão singular ou entidade vinculada”.
A Portaria também estabelece limites de viagens dos servidores, mesmo quando não acarretar custo para a Capes.  Leia mais.  Fonte: Portal G1 – 31/01/20.
Leia também matérias do Jornal da Ciência Jornal da USP. 

FAPESP anuncia a primeira chamada SPRINT em 2020

A FAPESP anuncia a primeira chamada de propostas de 2020 da modalidade SPRINT –São Paulo Researchers in International Collaboration, que tem como objetivo promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa do Estado de São Paulo com parceiros no exterior, de modo que possam avançar nas pesquisas em andamento e elaborar projetos conjuntos de médio e longo prazo.
A nova chamada estabelece condições para a submissão de propostas de mobilidade entre pesquisadores paulistas e de oito instituições de ensino e pesquisa no exterior com as quais a FAPESP mantém acordo de cooperação: Irish Research Council (Irlanda), Delft University of Technology (Países Baixos), Lund University (Suécia), National Research Foundation of Korea (Coreia do Sul), Texas A&M University (Estados Unidos), University of Copenhagen (Dinamarca), University of Nebraska – Lincoln (Estados Unidos) e Uppsala University (Suécia).
O envio de projetos à FAPESP deverá ser feito via SAGe até 27 de abril de 2020. A chamada de propostas SPRINT 1/2020 está publicada em www.fapesp.br/sprint/chamada12020.   Fonte: Agência FAPESP - 31/01/20








30 janeiro 2020


Projeto recebe eletrônicos em desuso e promove educação ambiental

Além de dar destinação correta a equipamentos, o Eco Maker Space realiza oficinas, exposições e palestras

O nível de produção de lixo eletrônico no mundo deverá chegar a 120 milhões de toneladas ao ano em 2050 se as tendências atuais continuarem as mesmas. Esta é a previsão feita por um relatório da Plataforma para Aceleração da Economia Circular (Pace) e da Coalizão das Nações Unidas sobre Lixo Eletrônico, divulgado em 2019.
Segundo o professor da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, Eduardo Ferro, a solução para alcançar a sustentabilidade está intimamente ligada à educação, à conscientização e à  instalação de lugares destinados à recuperação, reaproveitamento e destino adequado desses equipamentos. Há três anos ele vem trabalhando na criação de um espaço como este, que se tornou realidade no final de 2019.
Inaugurado em novembro, o Eco Maker Space é um projeto da EEL realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Lorena no anexo da Escola Profissionalizante Milton Ballerini, no centro da cidade. O local recebe eletrônicos em desuso que, após análise, são encaminhados a um fim adequado. Dentre as ações possíveis estão a recuperação a partir de peças retiradas de outros equipamentos, permuta a quem interessar, logística reversa (devolução ao fabricante), trabalhos artesanais, reciclagem e educação. Em paralelo, as atividades propõem compartilhar conhecimento por meio de oficinas, exposições, palestras e workshops.
“Existem muitos pontos de coleta de eletrônicos espalhados em diversas cidades, mas um ponto de coleta que serve também como espaço de educação, o Eco Maker Space é o primeiro no País”, afirma o professor. “Não será um local só para descarte e depósito de equipamentos, será um local onde as pessoas possam fazer pesquisa, aprender e empreender.”    Leia mais.   Fonte: Jornal da USP - 30/01/20

Confira a agenda 2020 em: bit.do/fq4wq



Videoaulas de inglês instrumental


Quer ampliar seu conhecimento de inglês instrumental? Sempre é útil nas atividades acadêmicas. O inglês instrumental consiste no aprendizado rápido e preciso do idioma estrangeiro com um objetivo profissional. Para tanto, ele trabalha o vocabulário e pontos fundamentais de uma área específica de trabalho ou estudo.  Confira as aulas por vídeo em: https://goo.gl/X7U6Te

Iniciação científica em análise de imagens de sementes no CENA-USP

Uma Bolsa FAPESP de Iniciação Científica é oferecida pelo projeto “Métodos de análise de imagens não destrutivos para avaliação da qualidade de sementes”, conduzido no Laboratório de Radiobiologia e Ambiente do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA-USP), em Piracicaba. As inscrições terminam em 17 de fevereiro de 2020.
A vaga está vinculada ao subprojeto “Aplicação de técnicas analíticas de imagem por ressonância magnética e imagem multiespectral para avaliação de sementes de amendoim”.
O candidato deve ter bom desempenho acadêmico (sem reprovações no histórico escolar) e forte interesse em pesquisa científica. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail da pesquisadora Clíssia Barbosa da Silva (clissia_usp@hotmail.com). Devem ser enviados currículo Lattes e histórico escolar de graduação e, no campo assunto, deve constar: “IC – Nome do candidato”.
Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3415.
A bolsa de iniciação científica tem duração de 6 a 12 meses, a depender do desempenho do bolsista. O valor mensal da bolsa é de R$ 695,70. Mais informações sobre  bolsas de iniciação científica  estão  disponíveis  em  www.fapesp.br/bolsas/ic.
Fonte: Agência FAPESP - 30/01/20

29 janeiro 2020

Indicadores e Métricas


Produção científica (scholarly outputs): Número total acumulado de itens publicados em um dado período. Mede o volume, a produtividade: quantas publicações foram produzidas por um autor, grupo de pesquisadores, instituição, país ou conjunto de países em dado período. É possível também obter o número total acumulado de publicações de acordo com cada área de conhecimento ou disciplina em um determinado período de tempo.
Contagem de citações (citation count): Indica o total de citações que as publicações de um autor, instituição ou país acumularam ao longo de um determinado período. As diferenças na contagem de citações entre fontes de dados são devidas a diferentes coberturas (título e datas) do banco de dados (Scopus ou Web of Science). O número de citações recebidas não se refere ao ano em que a citação foi recebida e sim ao ano em que o resultado foi publicado. As métricas de contagem de citações são úteis para comparar a visibilidade onde os pesquisadores são de campos ou disciplinas similares e com duração similar de carreira.
Citações por publicação (citation per publication): Indica o número de citações recebidas por artigo/trabalho publicado. Indica o impacto médio de citação de cada uma das publicações de uma instituição ou autor: quantas citações as publicações de uma instituição ou autor receberam, em média.
Índice H (h-index): Indica um equilíbrio entre a produtividade (produção científica) e impacto de citação (contagem de citações) de publicações de uma instituição ou pesquisador. Tem sido utilizado também para revistas. Por exemplo, um índice h de 12 indica que, no conjunto de dados, 12 artigos foram citados pelo menos 12 vezes cada um.  Leia mais.   Fonte: AGUIA - 2020