19 março 2020

Comunicado n.º 2 da FAPESP sobre o COVID-19

Em função do agravamento da epidemia de COVID-19 (coronavirus 2019 disease) e dos questionamentos que temos recebido, a direção da FAPESP entra em contato novamente para comunicar à comunidade científica e tecnológica de São Paulo que:

1. Todos os bolsistas e pesquisadores que estiverem no exterior e desejarem antecipar o retorno ao país estão autorizados a fazer imediatamente mudanças nos voos de regresso ou remarcação da data de embarque, desde que em classe econômica, bastando que registrem uma Solicitação de Mudança no sistema SAGe, de acordo com as orientações contidas no item “B. Retorno antecipado ao país” deste comunicado;
2. A data-limite de entrega de todas as prestações de contas, previstas para o período entre 01 de março de 2020 e 31 de maio de 2020, fica prorrogada para 01 de junho de 2020;
3. Fica prorrogado por 60 dias o prazo de vigência de todas as bolsas no país afetadas por iniciativas das instituições-sede de interrupção de atividades pelos acontecimentos relativos à COVID-19, de acordo com as orientações contidas no item “C. Prorrogação de bolsas no país” deste comunicado;
4. Fica suspensa temporariamente a importação de bens, exceto nos casos em que houver danos irreparáveis aos projetos de pesquisa em curso. Esta providência visa proteger a FAPESP dos efeitos da extrema oscilação cambial. Solicitamos, nesse sentido, que os pesquisadores reprogramem, da melhor forma possível, as despesas em moeda estrangeira;
5. Fica suspensa por 60 dias a concessão de novas Bolsas Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) e Bolsas Pesquisa no Exterior (BPE).   Leia mais.   Fonte: Agência FAPESP - 19/03/20


Comunicado relativo ao atendimento do Setor de Liberação de Recursos

Em razão da epidemia de COVID-19 e dando continuidade à implementação do novo Sistema de Administração Financeira (SIAF) para liberação de verba de Auxílio à Pesquisa, informamos que, a partir desta quinta-feira 19/03/20, o atendimento do Setor de Liberação de Recursos será realizado exclusivamente por meio do site da FAPESP.
As liberações de verba de Auxílios devem ser solicitadas pelo Sistema SIAF em www.fapesp.br/converse.  Para Pesquisadores  Solicitações Finanças Solicitação de liberação de verba.
As liberações de recursos de Reserva Técnica de Bolsas no País devem ser solicitadas em www.fapesp.br/converse. Para Bolsistas Solicitações  Finanças  Solicitação de liberação de verba de reserva técnica de bolsas no país.
Orientações sobre o Cartão BB Pesquisa podem ser obtidas em www.fapesp.br  Índice  Cartão BB Pesquisa.
As demais dúvidas e solicitações devem ser encaminhadas pelo “Converse com a FAPESP”, utilizando o link correspondente ao assunto em questão.
Lembramos que o acesso ao SIAF é feito com uso do mesmo usuário e senha dos pesquisadores no SAGe. Também é possível o acesso por membro de Escritório de Apoio que já tenha sido cadastrado pela FAPESP no SAGe, ou por pessoa física usuária do SAGe, mediante permissão do(a) responsável pelo processo. A permissão é dada por meio da funcionalidade “Concessão de Permissão de Acesso”, disponível no “Menu Processos”, no SAGe.   
Fonte: Agência FAPESP - 19/03/20 

As dez coisas mais importantes que você precisa saber sobre o novo coronavírus

1. Esse coronavírus é coisa séria. Não é “só mais uma gripe”. Há semelhanças nos sintomas, mas ele pode ser bem mais perigoso para idosos e é *muito contagioso*. É crucial que todos se previnam para reduzir a disseminação. Jovens e crianças correm menos risco, mas também já morreram da doença.
2. O mais importante é reduzir a velocidade com que o vírus se espalha. Se muita gente ficar doente de uma vez, hospitais e UTIs ficarão superlotados, sem vagas para quem mais precisa. Por isso, evite aglomerações. Se você não tem que sair de casa, não saia por enquanto.
3. A taxa de mortalidade geral do vírus varia de 2% a 7%, ou seja, a cada 100 pessoas infectadas, de 2 a 7 morrem. Mas para quem tem mais de 80 anos, chega a 15% – uma taxa superalta. A gripe comum, por exemplo, tem 0,1% de mortalidade.
4. Os sintomas da doença são parecidos com os de uma gripe ou resfriado: febre, tosse e dificuldade para respirar. Também pode haver dor no corpo, catarro e diarreia. Se você tem esses sintomas, é possível que tenha o coronavírus, então tome as precauções para proteger sua própria saúde e a das outras pessoas.
5. Os sintomas aparecem entre 2 e 14 dias após a infecção. A maioria das pessoas (cerca de 80%) desenvolve sintomas leves. Muitas nem chegam a apresentar sintomas. Mas atenção: mesmo essas pessoas podem transmitir o vírus, sem nem saber que estão doentes!
6. Cerca de 20% dos infectados apresentam sintomas mais graves e precisam de assistência. Esses casos podem evoluir para uma pneumonia e exigem internação em UTI. Quase 9 mil pessoas já morreram do coronavírus no mundo desde janeiro.
7. Se você sentir dificuldade para respirar, vá ao hospital imediatamente. Se tiver sintomas leves e estiver respirando bem, fique em casa, consulte um médico e faça uma quarentena voluntária. Assim você evita sobrecarregar hospitais, evita transmitir o vírus e ainda evita contrair outras doenças. *Se você não tem sintomas, não vá ao hospital!*
8. Assim como a gripe, o coronavírus é transmitido por secreções (saliva e catarro) e gotículas de água que são expelidas quando a gente fala, tosse ou espirra. A pessoa se infecta ao inalar essas gotículas ou tocar uma superfície contaminada pelo vírus, e depois levar a mão aos olhos, à boca ou ao nariz.
9. A única maneira de evitar o vírus é não ter contato com ele — e ponto final! Por isso as recomendações mais importantes são *lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações*, pelo menos por enquanto. Não tem fórmula mágica que resolva. Água quente, chazinho, vinagre e luz solar não matam o vírus — tudo isso é balela. Se informe para não espalhar fake news.
10. Pense no risco da epidemia para toda a sociedade e não só para a sua saúde. Mesmo que você seja jovem e saudável, pode transmitir o vírus sem saber para pessoas extremamente vulneráveis. O distanciamento social é uma medida drástica, porém necessária nesse momento — e eficiente! É um sacrifício menor agora, para evitar consequências muito piores mais adiante. 
Fonte: Jornal da USP - 16/03/20


Microsoft cria IA avançada para converter de texto em fala

Microsoft desenvolveu um sistema de conversão de texto em fala baseado numa inteligência artificial (IA) que exige muito menos treino do que outros sistemas criados para a mesma função.
Sistemas de conversão de texto em fala não são uma novidade. O Google Tradutor é uma das ferramentas que mais contribuíram para popularizar o recurso, que também está presente em sistemas operacionais há vários anos, como parte das funcionalidades de acessibilidade. Embora as vozes desses sistemas não sejam perfeitas, eles costumam suprir as necessidades dos usuários, que é auxiliá-los na pronúncia de palavras ou ler o conteúdo exibido na tela.
O que diferencia o sistema de conversão de texto em fala da Microsoft de outros é o nível de eficácia que ele atingiu com tão pouco treinamento. A IA foi criada com pesquisadores chineses e adquiriu um desempenho sonoro realista utilizando apenas 200 amostras de voz, o equivalente a 20 minutos de gravação, e suas transcrições.
Este conteúdo mínimo de treinamento foi suficiente para que o sistema alcançasse 99,84% de inteligibilidade de palavras. Isso foi possível graças à utilização de redes neurais profundas que possuem funcionamento parecido com os neurônios de nosso cérebro, chamadas de Transformers, e que ajudam a processar as informações com mais eficiência. Para otimizar o aprendizado da IA, o sistema conta com um recurso de remoção de ruídos, que filtra as amostras de voz usadas no treinamento.
O resultado não é perfeito, já que a voz ainda soa um pouco robótica. Contudo, o projeto ainda impressiona por ter simplificado todo o processo de treinamento para a geração de um sistema de conversão de texto em fala, o que pode tornar estes sistemas mais acessíveis para empresas pequenas e até mesmo pessoas físicas.  Fonte: TecMundo - 19/03/20

18 março 2020


Uma das estratégias usadas no controle biológico da mosca sul-americana (Anastrepha fraterculus) – espécie de mosca-da-fruta que danifica cultivos na região Sul do país, principalmente maçã e pêssego – é a esterilização de machos por irradiação de raios X ou gama. O procedimento tem como objetivo provocar uma diminuição na população desse inseto na natureza.
A esterilização é considerada uma alternativa econômica ao uso de inseticidas e iscas tóxicas. Antes da irradiação, as pupas (um estágio intermediário entre a larva e o inseto) passam por um processo de controle de qualidade, a fim de identificar e descartar aquelas de baixa viabilidade. O problema é que, tradicionalmente, essa análise é feita manualmente, com base na observação dos atributos morfofisiológicos. Mas, a olho nu, é difícil diferenciar pupas vazias ou mortas de pupas saudáveis – distinções como uma mudança de cor são sutis e podem passar despercebidas.
 “Isso pode comprometer a eficiência do controle biológico, uma vez que pupas de baixa qualidade não se transformam em moscas estéreis”, explicou a agrônoma Clíssia Barboza da Silva, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA-USP) em Piracicaba. “A análise manual tem uma margem de erro em torno de 10%”, afirmou. A ideia de otimizar o processo vem sendo colocada em prática pela pesquisadora ao aplicar um método mais seguro e preciso para analisar as pupas de moscas em larga escala de produção.Com a ajuda de um aparelho chamado VideoMeterLab (VML), desenvolvido por uma empresa dinamarquesa, Barboza da Silva e sua equipe conseguem analisar imagens multiespectrais (imagens de um mesmo objeto, tomadas com diferentes comprimentos de ondas eletromagnéticas) das pupas, possibilitando identificar com precisão alterações nos padrões de qualidade das amostras.  Leia mais.   
Fonte: CENA-USP - 18/03/20

Colaboração entre diferentes áreas é fundamental para elevar o impacto das pesquisas

Em evento promovido pela Fapesp e pela Royal Society, pesquisadores mostram como parcerias são importantes para alcançar resultados científicos na fronteira do conhecimento

Astrofísica, inteligência artificial, biologia e estatística são algumas das áreas que, combinadas, têm gerado pesquisas de impacto nos últimos anos. Em São Paulo e no Reino Unido, um passo fundamental para o aumento de parcerias como essas é a crescente colaboração entre pesquisadores de diferentes disciplinas em diversos países.
“É muito importante poder enxergar novos cenários de pesquisa, criar novas colaborações e empreender projetos mais complexos. Isso é fundamental para enfrentar os desafios que teremos no futuro, que vão desde biodiversidade e mudanças climáticas até energia e outras áreas de impacto para a sociedade. Por isso, a internacionalização é estratégica”, disse Ronaldo Pilli, vice-presidente da Fapesp, durante o simpósio UK-Brazil Frontiers of Science, realizado em Itatiba na semana passada.
Promovido pela Fapesp e pela Royal Society, o evento reuniu pesquisadores do Brasil e do Reino Unido para a apresentação de projetos em diversas áreas.
“O Brasil é um ator-chave na ciência global, pois produz pesquisa de qualidade e com consistência em diversas disciplinas. Brasil e Reino Unido têm fortes conexões nesse campo e este evento é apenas um exemplo das colaborações científicas que existem entre os dois países, seja nas universidades, na indústria e na biotecnologia”, disse Richard Catlow, secretário internacional e vice-presidente da Royal Society.  Leia mais.   Fonte: Agência FAPESP - 18/03/20

A USP não vai parar, mas reorganiza suas atividades para proteger a comunidade

O reitor informou aos dirigentes que a Universidade está readequando suas atividades para proteger a comunidade. Entre as medidas adotadas estão aulas e trabalhos a distância para estudantes de graduação e de pós-graduação, a manutenção do desenvolvimento de pesquisas, observando cuidados de preservação de saúde, e novas orientações relativas à jornada de trabalho de servidores técnicos e administrativos.
O reitor enfatizou que todas as atenções devem estar voltadas para as atividades-fim, de forma a “minimizar o prejuízo aos estudantes de graduação e de pós-graduação”, bem como as relacionadas ao desenvolvimento das pesquisas, que são “um dever social de uma instituição como a USP”.
Segundo o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat, com a suspensão das aulas, que passa a valer a partir de hoje, dia 17 de março, as atividades didáticas passarão a ser ministradas a distância.
Baracat destacou que plataformas como e-aulas estão disponíveis no sistema Jupiter e poderão ser utilizadas para gravação e transmissão de aulas on-line. Entre outras funcionalidades, além das aulas, os sistemas permitem o registro da participação dos estudantes, troca de mensagens e arquivos e a realização de avaliações.
A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) disponibilizou, em sua página, um conjunto de tutoriais que explicam aos docentes como organizar videoaulas, videoconferências, utilizar o Skype, o Google Meet e outras ferramentas.  
No que se refere à Pós-Graduação, o pró-reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior esclareceu que a realização de atividades a distância já está prevista no regimento da Pró-Reitoria, com as mesmas ferramentas utilizadas na graduação, incluindo o treinamento. 
As atividades a serem desenvolvidas remotamente incluem desde a recomendação de leitura de uma lista de bibliografias para a preparação de uma monografia, até o emprego de plataformas mais complexas que estão à disposição dos docentes.  Leia mais.   Fonte: Jornal da USP - 17/03/20

17 março 2020

Cursos da USP na internet são opção para estudar em casa durante isolamento

A maior universidade do País oferece cursos gratuitos on-line das mais variadas áreas do conhecimento para todos os públicos

Com o agravamento da epidemia de coronavírus, a determinação do governo para o cancelamento de eventos sociais, fechamento de escolas públicas e privadas e a orientação para evitar a circulação nas ruas, ficar em casa será a rotina de boa parte das pessoas. A tecnologia surge como uma boa aliada nesse período de isolamento, com várias opções para quem pretende estudar.
A Universidade de São Paulo (USP) oferece, por meio de diversos portais na internet, aulas gratuitas e conteúdos variados com professores e pesquisadores da instituição. Os cursos possuem textos, vídeos, áudios e apresentações que podem ser consultados a qualquer horário, já que estão on-line. É possível, em alguns cursos, até obter certificado de conclusão após o término das aulas. 
Confira as quatro principais plataformas que disponibilizam aulas e cursos da USP e aproveite!  Fonte: Jornal da USP - 16/03/20



16 março 2020

Bolsa de Mestrado em Análise de Imagens de Sementes e Plântulas

Nº: 3515
Área de conhecimento: Agronomia
Nº do processo FAPESP: 2017/15220-7
Título do projeto: Relação da fluorescência de clorofila na germinação com o potencial fisiológico de sementes de soja
Área de atuação: Análise de Imagens de Sementes e Plântulas
Quantidade de vagas: 1
Pesquisador principal: Clíssia Barboza da Silva
Unidade/Instituição: CENA/USP
Data limite para inscrições: 31/03/2020
Publicado em: 03/03/2020
Localização: Av. Centenário, 303 – São Dimas, Piracicaba
E-mail para inscrições: clissia_usp@hotmail.com

Resumo:
Uma Bolsa FAPESP de Mestrado é oferecida pelo projeto “Métodos de análise de imagens não destrutivos para avaliação da qualidade de sementes”, conduzido no Laboratório de Radiobiologia e Ambiente do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA-USP), em Piracicaba. As inscrições se encerram em 31 de março de 2020.
A vaga está vinculada ao subprojeto “Relação da fluorescência de clorofila na germinação com o potencial fisiológico de sementes de soja”.
Requisitos:
• Graduação em agronomia, biologia ou áreas correlatas;
• Experiência em pesquisa à nível de graduação;
• Excelente desempenho acadêmico (sem reprovações no histórico escolar);
• Bom nível de inglês.

Inscrições:
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail da pesquisadora Clíssia Barboza da Silva (clissia_usp@hotmail.com), com a descrição “Mestrado – Nome do candidato” no campo assunto. Os candidatos devem encaminhar os seguintes documentos em formato PDF:
• Currículo Lattes atualizado;
• Histórico escolar da graduação;
• Duas cartas de recomendação.

Seleção:
A seleção será feita pela análise de currículo, histórico e entrevista (Skype). Para implementação da bolsa, o candidato deverá ser aprovado no exame de ingresso para o mestrado no Programa de Pós-graduação Ciências do CENA-USP (http://www.cena.usp.br/ensino/pos-ciencias).



https://bit.ly/2VGrvDj


13 março 2020

Produções audiovisuais da UFSCar serão exibidas em rede nacional

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) assinou um termo de cooperação com a TV Cultura que permite a exibição das produções acadêmicas no programa Campus em Ação.
O acordo já está valendo e a primeira produção audiovisual da universidade exibida pelo programa foi o curta-metragem Caburé Jazz Club, produzido pelos estudantes do curso de Imagem e Som.
O projeto do curta nasceu em 2017, do encontro de músicos e dançarinos. O jazz foi escolhido para integrar as duas expressões. O documentário foi gravado com o objetivo de registrar o que estava sendo feito dentro da UFSCar.
Voltado para o público jovem, o programa Campus em Ação exibe produções audiovisuais assinadas por estudantes de graduação e pós-graduação de faculdades brasileiras. A proposta do programa é centrada em estimular estudantes e professores a utilizarem a televisão como um método de comunicação e difusão de conhecimento.
Um dos pré-requisitos para a inscrição é que o vídeo tenha alta definição. Além disso, a produção tem que ter no máximo 24 minutos de duração. As produções devem ser enviadas diretamente para a TV Cultura, pelo site da rede de televisão.   Fonte: Agência FAPESP - 13/03/20