03 maio 2020
USP oferece curso online e gratuito de Química Geral e Inorgânica Básica
A USP, através da plataforma UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) está oferecendo gratuitamente e online um rico conteúdo: um curso sobre química geral e inorgânica básica.
Esta é uma grande oportunidade de realizar um curso desta renomada universidade de forma gratuita e do conforto de sua casa. Aproveite! Para acessar o curso, baste clicar neste link. Fonte: UNIVESP
Como estudar durante um momento de crise?
1. Diminua o acesso às redes sociais;⠀
2. Trabalhe todo dia (leia, ainda que apenas primeira seção de um artigo, ou escreva, mesmo que 200 palavras;⠀
3. Não passe todo o tempo trabalhando, mantenha contato (ainda que virtual) com amigos e família;
4. Escolha no máximo dois noticiários para acompanhar;
5. Produzir menos não é um erro, é natural para o contexto atual, não se culpe. Fonte: Revista Observatório - 02/05/20
2. Trabalhe todo dia (leia, ainda que apenas primeira seção de um artigo, ou escreva, mesmo que 200 palavras;⠀
3. Não passe todo o tempo trabalhando, mantenha contato (ainda que virtual) com amigos e família;
4. Escolha no máximo dois noticiários para acompanhar;
5. Produzir menos não é um erro, é natural para o contexto atual, não se culpe. Fonte: Revista Observatório - 02/05/20
02 maio 2020
Prefigurando um problema de pesquisa
Um problema de pesquisa toma, frequentemente, a forma de uma pergunta: “O que será que…? ”; “Como tal coisa se caracteriza? ”; “Que sentido tem…? ”; “Por que tal processo acontece? ”; “Que diferenças existem entre…? ”; “Quais as formas diversificadas e variações de tal processo comunicacional?”. Entretanto, nem sempre é fácil mensurar a qualidade do nosso questionamento.
1. Escreva tudo o que você já sabe sobre o tema de seu interesse. Para tanto, busque essas informações em:
- Experiências práticas;
- Observações casuais que tenha feito sobre o objeto;
- Leituras.
2. Utilize as dúvidas percebidas para mobilizar sua curiosidade e comece a escrever perguntas.
O prêmio aqui não é para as boas questões, mas para a maior diversidade.
3. Marque (com post-it, cor, anotação etc., escolha sua forma de marcar) as perguntas que expressam:
- Apenas falta de informação e de maiores estudos;
- Demandas por soluções concretas, ações, propostas diretas sobre o que fazer;
- Perguntas para as quais você já tem resposta;
- Questões amplas demais, muito genéricas e vagas, que você não consiga relacionar a uma busca específica de conhecimento;
- Apenas uma possibilidade binária exclusiva de resposta: ou uma coisa, ou outra;
- Importante: não jogue fora nenhuma dessas perguntas, apenas faça marcações. Elas talvez tenham forte utilidade para definir o horizonte em função do qual o problema pode ser construído.
4. Procure então organizar as perguntas. Essa organização pode ser:
- Mais relevantes e secundárias;
- Mais amplas e mais específicas;
- Independentes entre si ou relacionadas;
- Relacionadas em paralelo ou por subordinação;
- Mais teóricas ou mais voltadas para a busca de dados, etc.
5. Quando tiver chegado a um conjunto mais ou menos consistente, veja se consegue escrever um pequeno texto para “explicar”:
- O que é tal conjunto de perguntas;
- Por que ele é interessante;
- Como efetivamente configura sua curiosidade sobre o tema (por meio de uma pergunta). Fonte: Revista Observatório - 02/05/20
01 maio 2020
Jornal da USP promove webinars gratuitos para discutir a ciência da covid-19
O Ciência USP, selo de divulgação científica do Jornal da USP, realiza a partir da próxima quarta-feira, 6 de maio, uma série de eventos on-line abertos ao público para discutir os diversos aspectos da pandemia de covid-19.
No primeiro deles, a jornalista Luiza Caires recebe os médicos da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) Frederico Fernandes e Silvia Vidal. Eles abordarão os desafios que a doença trouxe para a medicina, tanto do ponto de vista clínico, no atendimento de pacientes, como da saúde pública, incluindo a prevenção e os registros epidemiológicos.
“Temos na Universidade profissionais e pesquisadores fazendo trabalhos reconhecidos mundialmente. Então vamos aproveitar isso para levar informação científica de primeira qualidade também ao grande público, de uma forma acessível. Afinal, a pandemia é um tema que atinge e interessa a todos”, afirma a jornalista, que também é organizadora da série.
O evento é aberto e pode ser acompanhado, das 11 às 12 horas do dia 6 de maio, neste link do YouTube (Canal USP).
Quem desejar receber certificado de presença precisa enviar, até o dia 5 de maio, um e-mail para divulgacaocientifica@usp.br com seu nome e RG. Também é necessário digitar o nome enviado na seção de chat, no dia e hora do evento, para registrar a presença.
Fonte: Jornal da USP - 30/04/20
Informações
I Webinar Ciência USP
Covid-19: desafios para a medicinaData e horário: 06/05/20 (quarta-feira) às 11h – Acesso livre
Pró-reitores divulgam carta aberta sobre programa de bolsas de Iniciação Científica do CNPq
Os três pró-reitores de Pesquisa da USP, da Unesp e da Unicamp divulgaram uma carta aberta, em nome do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), em que expressam a preocupação quanto a mudanças na recente chamada do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).
Conforme consta na chamada, divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no dia 23 de abril, as bolsas, com vigência de agosto de 2020 a julho de 2021, deverão estar vinculadas a no mínimo uma das chamadas “Áreas de Tecnologias Prioritárias” do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
De acordo com os pró-reitores, “ao fazer tal exigência, o CNPq exclui do programa de bolsas uma parcela significativa e importante da pesquisa nacional, a saber, todas as pesquisas, básicas ou aplicadas, que não tenham por foco as áreas elencadas na portaria, o que inclui também a absoluta maioria das pesquisas em artes e humanidades”.
A carta foi enviada ao presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), João Luiz Filgueiras de Azevedo, e ao ministro do MCTIC, Marcos Cesar Pontes. Leia, a seguir, a íntegra do texto. Fonte: Jornal da USP - 30/04/20
FAPESP solicita aos pesquisadores que reprogramem cronograma de importações
Atendendo à decisão de seu Conselho Superior, a FAPESP solicita aos pesquisadores principais, responsáveis por auxílios à pesquisa com elevado saldo em moeda estrangeira, que reprogramem os cronogramas de importações, especialmente de bens permanentes, de forma a dilatar no tempo o impacto financeiro dessas compras e encontrar um fluxo geral compatível com as finanças da FAPESP. Serão priorizadas importações de bens em pesquisas associadas ao tema da COVID-19 e as importações de material de consumo.
A decisão levou em conta estimativas preliminares da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo de queda de R$ 16 bilhões na arrecadação tributária de São Paulo para o ano de 2020 e o consequente impacto nas receitas da FAPESP no período, de cerca de 10% em relação a 2019; a acentuada desvalorização do Real em relação às principais moedas internacionais – cerca de 1/3 do orçamento da Fundação é com dispêndios em moeda estrangeira (bolsas no exterior e importações) –; e a necessidade de assegurar a manutenção da qualidade da pesquisa que se realiza em São Paulo e o permanente apoio da Fundação a essas atividades.
Os pesquisadores principais com saldo para importações receberão em breve, por meio eletrônico, solicitação para que encaminhem à FAPESP um conjunto de informações relacionadas à aquisição de bens e serviços importados (material permanente, material de consumo e serviços de terceiros) já constantes do Termo de Outorga e Aceitação, para que seja possível atender essas solicitações de forma compatível com as disponibilidades orçamentárias da FAPESP.
A íntegra do comunicado do CTA e a lista de informações que serão solicitadas aos pesquisadores estão disponíveis no endereço: www.fapesp.br/14204. Fonte: Jornal da USP - 30/04/20
30 abril 2020
Para ler, ouvir e assistir literatura
O ato de gravar uma leitura é tão antigo quanto o próprio gravador, mas os audiolivros ou audiobooks, como conhecemos hoje, foram inventados nos Estados Unidos por volta de 1930, e tinham como objetivo tornar conteúdos literários acessíveis para deficientes visuais. Hoje em dia, essa ferramenta possui várias utilidades que vão desde auxiliar nos estudos a promover clubes de leitura a distância. E é justamente esta última ideia que o Centro Universitário Maria Antonia da USP propõe para todos aqueles que o acompanham.
A atividade O Que Você Está Lendo Agora? consiste em gravar um vídeo, com até três minutos de duração, lendo o trecho de um livro e falando um pouco sobre ele. Com isso, a instituição pretende incentivar não só a leitura, mas também a interação com o público neste momento em que encontros presenciais não são permitidos. Até agora alguns clássicos já foram narrados, como Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, Guerra e Paz, de Tolstói, e O Quarto Branco, de Daniela Aguerre. Os vídeos devem ser enviados para imprensama@usp.br, e serão publicados nas redes sociais do Maria Antonia.
Dentre os primeiros livros a serem narrados em audiobooks estavam a Bíblia, peças de Shakespeare e a Declaração de Independência dos Estados Unidos. Atualmente esse catálogo é muito maior e aparece como tendência no mercado editorial. “No ano passado, a maior feira de livros do mundo, a Feira de Frankfurt, reservou uma área de 600 m2 para empresas de áudio”, afirma a professora Vânia Lima, do Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Entretanto, para a narração completa de um livro, é necessário ter os direitos autorais. Por isso a maior parte das iniciativas gratuitas na internet propõe apenas uma leitura parcial das obras. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 30/04/20
Dentre os primeiros livros a serem narrados em audiobooks estavam a Bíblia, peças de Shakespeare e a Declaração de Independência dos Estados Unidos. Atualmente esse catálogo é muito maior e aparece como tendência no mercado editorial. “No ano passado, a maior feira de livros do mundo, a Feira de Frankfurt, reservou uma área de 600 m2 para empresas de áudio”, afirma a professora Vânia Lima, do Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Entretanto, para a narração completa de um livro, é necessário ter os direitos autorais. Por isso a maior parte das iniciativas gratuitas na internet propõe apenas uma leitura parcial das obras. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 30/04/20
Coral da USP canta obras de Bach e Vivaldi
Grupo Sestina, do Coralusp, disponibiliza vídeos em que apresenta duas obras-primas da música sacra
O Coral da USP (Coralusp) disponibilizou dois vídeos que mostram uma apresentação de um dos grupos que compõem o coral. O evento foi realizado na Igreja da Paz, em São Paulo, no dia 8 de novembro de 2015.
Na ocasião, sob a regência de Marcia Hentschel, o grupo Sestina do Coralusp apresentou duas das mais belas obras da música sacra de todos os tempos: a cantata Christ lag in Todesbanden, “Cristo jazia em ataduras de morte”, do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), na íntegra, e a primeira parte do hino Gloria in Excelsis deo, do compositor italiano Antonio Vivaldi (1678-1741).
A cantata teve como solistas Jamile Evaristo (soprano), Solange Ferreira (contralto), Anderson Souza (tenor) e Fernando Coutinho (baixo), acompanhados de orquestra. Originalmente, ela foi composta para a Páscoa de 1707, na cidade de Mühlhausen, na Alemanha, onde Bach trabalhava como organista.
O hino Gloria in Excelsis deo – composto provavelmente em 1715 – é uma versão feita por Vivaldi do tradicional hino que integra a missa católica.
O Sestina é um dos 15 grupos que formam o Coralusp. Fundado em 1967 pelo maestro Benito Juarez – no início composto apenas de estudantes de Engenharia e de Enfermagem da USP -, o coral já recebeu cinco premiações da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e realizou turnês pelos Estados Unidos, Europa, África e Argentina. Ele é aberto à participação de todos os interessados, mesmo aqueles que não têm vínculo com a Universidade. Desde 1989, está ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. Assista aos concertos.
Fonte: Jornal da USP - 30/04/20
Fonte: Jornal da USP - 30/04/20
Como melhorar a publicação científica? Karger oferece cursos on-line gratuitos sobre o tema
Neste período delicado de pandemia, com instituições de ensino fechadas e estudantes em casa, a editora Karger, parceira do Portal de Periódicos CAPES, oferece uma proposta de aperfeiçoamento de grande relevância para a comunidade acadêmica. Usuários de qualquer área têm à disposição a oportunidade de escolher entre duas certificações para aprimorar a percepção acerca de publicação científica – ou fazer os dois cursos. A oferta é válida até 30 de junho de 2020.
O objetivo é que os estudantes aproveitem o tempo livre para absorver novas informações e receber certificados em temas expressivos. Assim, quando regressarem às aulas, terão ampliado suas ferramentas para seguir a jornada acadêmica com mais conhecimento.
As certificações são aplicáveis a todas as áreas do conhecimento e qualquer interessado pode fazer: estudantes, docentes, pesquisadores, profissionais que atuam em bibliotecas, entre outros públicos. Para ter acesso aos cursos, é necessário que uma pessoa responsável pela instituição entre em contato com a Karger. A partir daí, será disponibilizado um código de acesso para cada instituição, que, por sua vez, distribuirá aos usuários interessados. O número de participantes é ilimitado.
As certificações são aplicáveis a todas as áreas do conhecimento e qualquer interessado pode fazer: estudantes, docentes, pesquisadores, profissionais que atuam em bibliotecas, entre outros públicos. Para ter acesso aos cursos, é necessário que uma pessoa responsável pela instituição entre em contato com a Karger. A partir daí, será disponibilizado um código de acesso para cada instituição, que, por sua vez, distribuirá aos usuários interessados. O número de participantes é ilimitado.
O conteúdo das certificações está em inglês. Os cursos disponíveis são:
- How to write an Effective Research Paper [9 aulas on-line + prova para certificado]
Oferece orientações úteis sobre como planejar e preparar seu artigo de pesquisa para enviá-lo a um periódico para avaliação. Sugere maneiras práticas para que o usuário planeje seu processo de escrita, antes de passar para os estilos de escrita.
- How to Submit a Journal Article and Get it Published [7 aulas on-line + prova para o certificado]
Aborda pontos importantes que devem ser considerados ao enviar artigos para periódicos. Concentra-se em critérios de autoria, questões relacionadas a conflitos de interesse e sistemas de envio de manuscritos usados por editoras populares.
Contato
As instituições interessadas deverão contatar Victor da Silva Carvalho (v.silva@karger.com) ou Marcos Criado (marcos.criado@dotlib.com.br). Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 30/04/2029 abril 2020
USP assina DORA – Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Pesquisa
A Declaração sobre Avaliação de Pesquisa – em inglês Declaration on Research Assessment (DORA) reconhece a necessidade de melhorar as maneiras pelas quais os resultados da pesquisa acadêmica são avaliados. A declaração foi desenvolvida em 2012 durante a Reunião Anual da Sociedade Americana de Biologia Celular em São Francisco. Tornou-se uma iniciativa mundial que abrange todas as disciplinas acadêmicas e todas as principais partes interessadas, incluindo financiadores, editores, sociedades profissionais, instituições e pesquisadores. Todos os indivíduos e organizações interessados em desenvolver e promover as melhores práticas na avaliação de pesquisas acadêmicas são incentivados a assinar a DORA. Os procedimentos de governança da DORA estão disponíveis abertamente.
O objetivo final da DORA não é acumular assinaturas, mas promover mudanças reais na avaliação da pesquisa. Uma das chaves para isso é o desenvolvimento de formas robustas e eficientes de avaliar pesquisas e pesquisadores que não dependem de fatores de impacto de periódicos.
Veja Declaração na íntegra. Fonte: AGUIA - 29/04/20
Veja Declaração na íntegra. Fonte: AGUIA - 29/04/20
Informações e recursos para ajudar durante a Pandemia da COVID-19
ACIESP promove webinar “Ciência e sociedade”
A Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) promove o webinar “Ciência e Sociedade” amanhã, 29 de abril, às 17h, com o físico Carlos Henrique Brito Cruz e o neurocientista Luiz Eugenio Mello, que acaba de assumir o cargo de diretor científico da Fapesp.
Com a participação de Vanderlan Bolzani e Paulo Artaxo, presidente e vice-presidente da ACIESP, a mediação do debate será do diretor executivo da entidade, Adriano Andricopulo.
O webinar “Ciência e Sociedade” será transmitido no canal da ACIESP, no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=QAGzMZ0QtR0. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. Faça a sua inscrição: https://forms.gle/AFDcrerkgjhEL7S38.
Fonte: Jornal da Ciência - 28/04/20
https://www.youtube.com/watch?v=QAGzMZ0QtR0. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. Faça a sua inscrição: https://forms.gle/AFDcrerkgjhEL7S38.
Fonte: Jornal da Ciência - 28/04/20
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