25 julho 2020

Manutenção do Portal de Periódicos CAPES


Hoje, 25 de julho de 2020, a partir das 15h, o Portal de Periódicos CAPES passará por manutenção. A empresa HP Enterprise, acompanhada pela equipe técnica responsável pela modernização tecnológica do Portal, fará a atualização do sistema operacional do storage, responsável por armazenar com segurança os dados do Portal. A página continuará no ar, mas poderá apresentar lentidão e intermitência durante quatro horas. Após o período estimado, o acesso voltará ao normal. 
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 24/07/20

Ensino remoto na USP mostra esforço coletivo para manter qualidade

Com 92% das aulas ministradas on-line, foram necessárias infraestrutura e adaptação de métodos, prazos e formas de avaliação para auxiliar alunos em dificuldades, garantindo continuidade do ensino durante a pandemia

O fim do primeiro semestre letivo deste ano é uma oportunidade para repensar formas de ensino e aprendizagem num momento em que a educação presencial não é possível. Na USP, desde que as atividades presenciais foram suspensas, a continuidade das aulas num contexto de ensino remoto emergencial foi possível graças ao esforço de dirigentes, professores e alunos que puderam contar com uma infraestrutura tecnológica computacional, duas plataformas de cursos e ferramentas de educação a distância que já existiam na Universidade antes da pandemia. Além disso, tutoriais para disponibilizar aulas on-line e um curso específico sobre aprendizagem em ambientes virtuais também já estavam disponíveis para os professores da instituição, por meio de um trabalho iniciado em 2016 pela Comissão de Acompanhamento e Atualização do Ambiente Virtual de Aprendizagem da USP. 
As atividades remotas continuam na USP no segundo semestre, conforme anunciado no dia 16 de junho no plano de readequação das atividades acadêmicas, documento apresentado durante a Reunião de Dirigentes, que contou com cerca de 130 diretores da Universidade. De acordo com o documento, as aulas e atividades práticas de 2020 deverão ser repostas no período de janeiro a março do próximo ano.  Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 24/07/20 

Caio Graco Prado, o editor como agitador cultural

Livro reúne textos que contextualizam e explicam a trajetória de sucesso da Editora Brasiliense nos anos 1980

Em finais dos anos 1970, a Editora Brasiliense estava em situação quase falimentar. Fundada em 1943 pelo intelectual Caio Prado Júnior e pelos empresários Arthur Neves e Leandro Dupré como polo de oposição ao Estado Novo de Getúlio Vargas, a editora ganhou muito prestígio ao editar as obras completas de Monteiro Lobato – que se associaria à editora em 1944 – e assim se manteve até o Golpe de 64, quando o governo militar recém-empossado passou a perseguir todos aqueles que tivessem discursos com tonalidades avermelhadas. Caio Prado Júnior e seu filho Caio Graco Prado ficaram uma semana presos em 1964, com base na Lei de Segurança Nacional. A partir daí, a editora começou a claudicar de vez e a cassação de Caio Prado Júnior, em 1969, não ajudou em nada na tentativa de reverter esse quadro. Quando Caio Graco Prado assumiu a Brasiliense em 1975, a situação parecia irreversível. Então, em 1979, ele teve um insight: por que não deixar de lado os livros massudos que a Brasiliense publicava e investir em um novo público, aqueles jovens universitários que começavam a respirar um pouco mais de liberdade depois do “verão da anistia”? Com esta visão e muita disposição para virar o jogo, criando coleções inéditas no mercado até então, Caio Graco Prado transformou a Editora Brasiliense em um ícone editorial dos anos 1980.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 24/07/20

Conselho Técnico e Científico da Capes discute calendário de avaliação

Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) debateu, em reunião virtual nesta quarta-feira, 22, as etapas preparatórias (calendário) para a avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação (PPG) stricto sensu do país, e o Qualis Referência, sistema de classificação de periódicos de produção científica da pós-graduação.
Entre as questões pendentes, e para atender aos pedidos de muitas instituições, foi deliberado que ao longo do segundo semestre deste ano será permitido aos PPG o reenvio dos dados referentes aos anos de 2017, 2018 e 2019 (Recoleta). Esta ação possibilitará rever, inserir e complementar informações requeridas para a avaliação quadrienal, tornando assim mais fidedigno o desempenho de cada programa. O uso de informações mais acuradas tornará o processo de avaliação em curso mais efetivo e representativo da sua realidade.
O fim do prazo para a coleta referente ao ano de 2020 (homologação pelas pró-reitorias das instituições de ensino superior) será em março de 2021. Após o envio destes dados, os programas de pós-graduação terão uma nova data-limite para efetuar a seleção e a justificativa dos seus produtos de destaque do quadriênio. Os procedimentos são feitos pelo sistema Coleta na Plataforma Sucupira da CAPES.  Saiba mais.   Fonte: CCS/CAPES - 24/07/20

23 julho 2020

Habilidades linguísticas deverão ser incrementadas na pós-graduação

A comissão que fará a proposta foi criada por meio de portaria publicada hoje, no DOU. A finalidade é melhorar a comunicação de estudantes e professores em outras línguas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) criou uma comissão especial que fará estudos técnicos para o oferecimento de cursos que aumentem a competência linguística de alunos e professores da pós-graduação. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 23, pela Portaria n° 103/2020.
Em apoio à Diretoria de Relações Internacionais (DRI) a comissão debaterá com especialistas e definirá metas de acompanhamento na criação de programas-piloto de línguas específicos para a pós-graduação, de modo a desenvolver competências linguísticas, midiáticas e científicas deste grupo.A partir dessa iniciativa, serão iniciadas ações cujo objetivo é ajudar alunos e professores a se comunicarem em outros idiomas que facilitem a produção de pesquisas acadêmicas, mobilidade e outras práticas, no contexto de internacionalização e acolhimento. Em 60 dias, a comissão deverá apresentar um relatório final dos trabalhos, sendo admitida uma única prorrogação deste prazo por igual período.    Fonte: CCS/CAPES - 23/07/20



22 julho 2020

Pró-Reitoria de Pós-Graduação premiará melhores teses defendidas na USP

Estão abertas, até o dia 6 de agosto, as inscrições para o Prêmio Tese Destaque USP, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação que tem como objetivo reconhecer e premiar as teses de doutorado de destaque defendidas nos Programas da USP, em todas as áreas do conhecimento, e estimular a constante busca pela excelência na pesquisa.
O autor da Tese Destaque USP receberá um prêmio no valor de R$ 10 mil e seu orientador, um prêmio de R$ 5 mil, como recursos para custeio. Também serão concedidas duas menções honrosas.
São elegíveis as teses de doutorado defendidas na USP entre 1º de janeiro de 2018 e 31 de dezembro de 2019, em cada uma das nove grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Letras, Linguística e Artes; e Multidisciplinar.
Os trabalhos serão avaliados por nove comissões julgadoras indicadas pela Pró-Reitoria, levando-se em conta critérios como originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e valor agregado ao sistema educacional. O resultado será divulgado no dia 15 de outubro.
As inscrições devem ser feitas por meio deste linkMais informações sobre as inscrições para o prêmio podem ser obtidas na página da Pró-Reitoria.
O Prêmio Tese Destaque USP foi entregue pela primeira vez em 2011, para celebrar os 100 mil títulos da Pós–Graduação da Universidade e como uma forma de reconhecer a qualidade de seus alunos. Naquele ano, foram distribuídos 30 prêmios. Devido ao sucesso da iniciativa, o prêmio foi institucionalizado através da Resolução CoPGr 6423, de 27 de setembro de 2012, e já está em sua nona edição.    Fonte: Jornal da USP - 20/07/20

Casa do Estudante ganha jardim vertical high-tech

No último sábado, 18/7, a Casa do Estudante Universitário do campus USP Luiz de Queiroz ganhou um presente na fachada da avenida Pádua Dias. A Vertigarden, empresa piracicabana referência em jardins verticais no Brasil, concluiu um projeto verde de 40 metros quadrados que apresenta dois cenários, um diurno e outro noturno. A estrutura é uma grande surpresa em termos de sustentabilidade, beleza natural e iluminação.
Esta é a primeira etapa de um projeto de reforma para sustentabilidade projetada para o prédio que abriga 130 estudantes, anuncia o prefeito do campus USP Luiz de Queiroz, Roberto Arruda de Souza Lima.
“O jardim vertical é de grande importância porque, além do aspecto estético, tornando ainda mais bonito o campus e a cidade, deve-se destacar o local de sua instalação: a Casa do Estudante que abriga dezenas de alunos os quais terão benefícios como o isolamento acústico e térmico. O jardim está perfeitamente encaixado na política de sustentabilidade do campus. O mesmo prédio receberá, em breve, a instalação de placas fotovoltaicas, tornando o prédio referência em termos de sustentabilidade. Em um momento de forte impacto na saúde mental pelo isolamento social, a valorização da moradia e a presença o jardim deverá proporcionar maior conforto, físico e mental, aos alunos”, declara o prefeito do campus.  Saiba mais.   Fonte: ESALQnet - 21/07/20

21 julho 2020

Eventos acontecem dias 22 e 23 de julho





Pandemia altera perfil de quem trabalha em casa

A Covid-19 alterou profundamente o mercado de trabalho no mundo. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), historicamente, o teletrabalho sempre esteve associado à informalidade, ausência de direitos, salários mais baixos, era predominantemente feminino e mais frequente em países pobres. Após a pandemia provocada pelo novo coronavírus, o perfil de quem trabalha no domicílio mudou: até 2019, era composto quase que exclusivamente por autônomos e, em 2020, passou a ser realizado por profissionais de nível superior: professores, gerentes, administradores e funcionários de escritórios. O boletim número 16 da Rede de Pesquisa Solidária apresenta as principais transformações do trabalho de casa, realça suas características antes e durante a pandemia e discute  as desigualdades digitais que impactam essa molalidade de trabalho.
Tendências do teletrabalho
Em 2019, o percentual de pessoas que trabalhavam em casa era de apenas 5,4% nos países da União Europeia (Centro de Estatística da União Europeia (Eurostat), e de 4,9% no Brasil (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD).
O trabalho de casa sempre foi, na maior parte das vezes, uma prerrogativa típica de trabalhadores autônomos. Na Europa, em média, 19,0% dos autônomos trabalhavam em seus domicílios. No Brasil, esse valor era de 16,6%.

Teletrabalho: antes e depois da pandemia
Segundo dados da PNAD-Covid, pesquisa emergencial feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em maio de 2020, o percentual de pessoas ocupadas que trabalharam a partir de suas residências era de 10,3%. Esse número se refere à quantidade de pessoas que usualmente trabalhavam fora de casa, mas que, em função da pandemia, tiveram que mover suas atividades para suas residências. A PNAD-Covid, contudo, não perguntou sobre o lugar “usual” ou “habitual” de trabalho – assim, deixa de observar o trabalho em casa tradicional. Contudo, há fortes razões para acreditar que aqueles 4,9% de trabalhadores que tradicionalmente trabalhavam em seus próprios domicílios (e que majoritariamente eram informais) tenham se reduzido. Assim, a nova composição do trabalho em casa, durante a pandemia, é majoritariamente composta por um setor “moderno”, diferente do anterior.
Em 2019, os autônomos eram 88,3% do total das pessoas que trabalhavam em casa. Hoje, no novo segmento, representam menos que 15% do total. O perfil ocupacional se alterou também de forma significativa: agora são principalmente profissionais com ensino superior, professores, gerentes e administradores, trabalhadores de escritório.   Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 21/07/20


Capes adia despesas de bolsas internacionais em 2020

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fundação do MEC (Ministério da Educação), decidiu adiar despesas de bolsistas internacionais previstas para este ano. Segundo o órgão, as ações serão retomadas em 2021, em comum acordo com as instituições estrangeiras que receberão os pesquisadores brasileiros. A decisão foi tomada por causa da pandemia provocada pela covid-19 e pela elevação dos valores das moedas estrangeiras, disse a Capes em nota. A fundação do MEC disse que as bolsas estão mantidas, mas que os programas de mobilidade acadêmica internacional estão suspensos por causa da emergência sanitária internacional que gerou instabilidade nos nos calendários acadêmicos do mundo todo.
"O fato de universidades brasileiras e estrangeiras encontrarem-se fechadas, com as suas atividades suspensas ou canceladas, a variação cambial do dólar americano estimada para o cálculo da disponibilidade orçamentária e o câmbio recente, muito elevado, que impactaram diretamente as ações da Capes, levando ao redimensionamento do quantitativo de bolsas possíveis de implementação e o fechamento das fronteiras internacionais", disse a Capes. "As ações de implementação de bolsas de programas internacionais estão condicionadas ao retorno à normalidade das atividades das universidades de destino dos brasileiros. A medida não significa cancelamento de qualquer iniciativa, mas apenas o seu adiamento ou a readequação dos programas, em conformidade com a nova realidade mundial, incluindo questões de ordem orçamentária", informou a entidade.
A Capes informou que tem mantido contato com as instituições envolvidas em suas cooperações internacionais e que as decisões tomadas ocorrem de comum acordo com cada uma delas. Para manter o público interessado informado de maneira segura e transparente, as comunicações e orientações são feitas diretamente, via e-mail, ou publicadas no portal, onde também se encontram disponíveis os resultados de todos os editais assim como a relação dos selecionados pelos Programas.    Fonte: UOL - 19/07/20


Cursos gratuitos: inscrições se encerram na próxima sexta


Vão até 24 de julho as inscrições para os cursos de aprimoramento profissional, com 60 horas de duração, oferecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com o Ministério da Educação (MEC). São 75 mil vagas disponíveis para três capacitações: Português, Matemática e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). As aulas são gratuitas e 100% a distância.
Podem participar estudantes de graduação, concluintes do Ensino Médio e alunos matriculados na Universidade Aberta do Brasil (UAB). As inscrições são feitas pela plataforma virtual da CAPES, no link: http://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/capes onde o interessado preencherá um formulário com dados pessoais e, em seguida, terá acesso ao sistema para se matricular no curso desejado. Na conclusão do curso os participantes receberão um certificado da CAPES. 
Em sua primeira edição, no ar desde abril, o sistema registrou mais de 45 mil inscrições. “A iniciativa é uma grande oportunidade para que os alunos se capacitem com conhecimentos complementares aos estudos regulares, sobretudo neste tempo de pandemia onde muitos tiveram as aulas interrompidas”, explica Benedito Aguiar, presidente da CAPES. A ação estimula o aprendizado e fortalece o ensino a distância.  Saiba mais.   Fonte: CCS/CAPES  - 21/07/20