Com 92% das aulas ministradas on-line, foram necessárias infraestrutura e adaptação de métodos, prazos e formas de avaliação para auxiliar alunos em dificuldades, garantindo continuidade do ensino durante a pandemia
O fim do primeiro semestre letivo deste ano é uma oportunidade para repensar formas de ensino e aprendizagem num momento em que a educação presencial não é possível. Na USP, desde que as atividades presenciais foram suspensas, a continuidade das aulas num contexto de ensino remoto emergencial foi possível graças ao esforço de dirigentes, professores e alunos que puderam contar com uma infraestrutura tecnológica computacional, duas plataformas de cursos e ferramentas de educação a distância que já existiam na Universidade antes da pandemia. Além disso, tutoriais para disponibilizar aulas on-line e um curso específico sobre aprendizagem em ambientes virtuais também já estavam disponíveis para os professores da instituição, por meio de um trabalho iniciado em 2016 pela Comissão de Acompanhamento e Atualização do Ambiente Virtual de Aprendizagem da USP.
As atividades remotas continuam na USP no segundo semestre, conforme anunciado no dia 16 de junho no plano de readequação das atividades acadêmicas, documento apresentado durante a Reunião de Dirigentes, que contou com cerca de 130 diretores da Universidade. De acordo com o documento, as aulas e atividades práticas de 2020 deverão ser repostas no período de janeiro a março do próximo ano. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 24/07/20