23 outubro 2020

CNPq muda sistema de senhas de suas plataformas

O sistema de senhas da Plataforma Lattes e da Plataforma Integrada Carlos Chagas, do CNPq, está em processo de mudança, com novo layout de acesso e a unificação de login, incluindo a permissão de autenticação utilizando o acesso do Gov.br e da Rede CAFe (da RNP).

A necessidade do login único para o CNPq surgiu para que haja melhoria no processo de governabilidade e segurança O objetivo dessas mudanças busca aplicar políticas de geração/atualização de senhas; melhorar significativamente a segurança dos usuários autenticados; e melhorar a conveniência ao usuário, com menos necessidade de suporte.
Essa integração não exigirá a troca de senha para todos os usuários, sendo obrigatória apenas para os usuários vindos do Currículo Lattes. Para solicitar a alteração da senha de acesso, basta clicar em "Esqueceu sua senha?" e incluir o e-mail que foi cadastrado no Currículo Lattes. Será encaminhado um link para a conta de e-mail do usuário em questão, com um token com tempo definido para uso. Após expiração desse tempo será necessária nova solicitação. Esse procedimento fará com que, automaticamente, os logins fiquem unificados para os usuários vindos do Currículo Lattes.
Para esclarecer esse processo e orientar os usuários das Plataformas sobre quais procedimentos devem ser feitos, o CNPq preparou um conjunto de Perguntas e Respostas que pode ser acessado em: https://bit.ly/2FMKSF8.     Fonte: CNPq - 22/10/20      

EduCAPES dá acesso a 130 mil objetos educacionais

Principal finalidade do app é a busca por livros didáticos, artigos, teses, dissertações, videoaulas, áudios e imagens

O aplicativo eduCAPES oferece aos professores a possibilidade de encontrar, aproximadamente, 130 mil objetos de aprendizagem por dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Este é um dos seis apps criados pela CAPES para facilitar a vida de seus usuários com a oferta de um variado material para estudo a distância.
Sua principal finalidade é a busca por livros didáticos, artigos, teses, dissertações, videoaulas, áudios, imagens e outros materiais de pesquisa e ensino que estejam licenciados para acesso aberto. A versão móvel facilitou o acesso à plataforma eduCAPES.
Carlos Lenuzza, diretor de Educação a Distância e de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES, destaca a evolução da plataforma nos últimos anos. “O portal eduCAPES foi lançado em setembro de 2016 com a oferta de materiais de pesquisa e ensino sob domínio público da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O escopo aumentou e variamos as fontes”, explica.
A CAPES mantém parceria com várias instituições, o que torna o acervo múltiplo. Pelo eduCAPES, um professor pode, por exemplo, apresentar a seus alunos a vida de Stephen Hawking, físico britânico autor da Teoria de Tudo — que busca explicar todos os fenômenos físicos em um único tratado teórico matemático. Também é possível um pesquisador estudar as peculiaridades da adaptação de um livro impresso para um tablet.
O aplicativo aumentou ainda mais o acesso a esses conteúdos. “O eduCAPES é um recorte da própria internet, com ênfase na educação. É um mundo de possibilidades, o acesso a centenas de milhares de materiais na palma da mão”, observa Alexandre Martins, coordenador de Ensino e Tecnologia de Ensino a Distância da CAPES.
loja do governo federal (Gov.Br) abriga o aplicativo tanto na App Store, para iOS, quanto na Play Store, para Android. O acesso é totalmente gratuito.       Fonte: CCS/CAPES – 22/10/20

Kopernio logo se tornará EndNote Click

Os últimos 2 anos foram incríveis para Kopernio e não teríamos chegado até aqui sem o seu apoio. Você faz parte de uma comunidade de mais de 900.000 pesquisadores que baixam 11 PDFs por mês, em média, e estamos ansiosos para apresentar melhorias que o ajudarão a economizar tempo em pesquisas nos próximos anos.
No ano passado, trabalhamos na integração de sua biblioteca com o EndNote para ajudá-lo a passar mais facilmente da pesquisa on-line para a redação de artigos, e é hora de dar o próximo passo.
Temos o prazer de informar que em breve o Kopernio se tornará o EndNote ™ Click.
A extensão do seu navegador continuará a ser desenvolvida pela mesma grande equipe e continuaremos oferecendo suporte à exportação para outros gerentes de referência. Se você atualmente usa Zotero, Mendeley ou outras ferramentas semelhantes, pode continuar a exportar para eles a partir do EndNote Click, normalmente. Como parte dessa mudança, nosso novo site será https://click.endnote.com.    Fonte: Kopernio - 22/10/20

A Festa Virtual do Livro na USP acontece em novembro

Festa do Livro da USP tem reunido milhares de pessoas, todos os anos, em torno do prazer pela leitura. É um momento de busca, de descoberta, de reencontro – e também de aproveitar os descontos incríveis que marcam o evento desde a sua criação em 1999.

Em 2020, a Festa precisa ser diferente: sem aglomeração, sem o calor de dentro das tendas, sem as chuvas de verão, sem o peso das sacolas cheias de livros…
Uma festa virtual e, ainda assim, uma festa!
Festa Virtual do Livro na USP acontecerá de forma ininterrupta, do dia 9/11/20 (segunda), às 9h, até o dia 15/11/20 (domingo), às 23h59. Como sempre, a participação do público é gratuita e o desconto mínimo é de 50% sobre o preço de capa.
Como vai funcionar? Tornamos o formato o mais simples possível, permitindo que todas as editoras participassem sem qualquer custo. Aqui no site, cada editora terá uma página para se apresentar, exibir a relação dos títulos com desconto e direcionar os visitantes para suas respectivas lojas virtuais. Todas as etapas seguintes, necessárias para a compra, acontecerão na loja da editora, que definirá as próprias condições comerciais, como forma de pagamento, tipo e o valor do frete, prazo de entrega etc. Participe também do evento no Facebook e compartilhe usando as hashtags #festadolivrodausp e #festavirtualdolivro.   
Fonte: EDUSP - 22/10/20

Sustainable on the Go Conference


Até 15 de novembro de 2020, a York University está com inscrições abertas para receber propostas para a conferência virtual “Sustainable on the Go”, que ocorrerá entre os dias 20 e 22 de janeiro de 2021.
Com apoio da York International, da UNESCO Chair in Reorienting Education Towards Sustainability e de parceiros internacionais, a conferência tem como objetivo discutir a evolução da situação da mobilidade internacional no ensino superior, refletir criticamente sobre onde estamos agora e construir coletivamente uma visão futura da mobilidade internacional que seja inclusiva, inovadora e responsiva aos desafios de sustentabilidade global de nossos tempos. Mais informações e link para inscrição: yorkinternational.yorku.ca/sustainable-on-the-go-conference.    Fonte: AUCANI - 22/10/20

22 outubro 2020

CNPq muda sistema de senhas de suas plataformas

Acesso das Plataformas Lattes e Carlos Chagas será unificado e poderá ser feito por meio do login no Gov.br e da Rede CAFe. A mudança de senha será obrigatória para usuários vindos do Currículo Lattes

O sistema de senhas da Plataforma Lattes e da Plataforma Integrada Carlos Chagas, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), está em processo de mudança, com novo layout de acesso e a unificação de login, incluindo a permissão de autenticação utilizando o acesso do Gov.br e da
Rede CAFe (da RNP).
A necessidade do login único para o CNPq surgiu para que haja melhoria no processo de governabilidade e segurança O objetivo dessas mudanças busca aplicar políticas de geração/atualização de senhas; melhorar significativamente a segurança dos usuários autenticados; e melhorar a conveniência ao usuário, com menos necessidade de suporte.
Essa integração não exigirá a troca de senha para todos os usuários, sendo obrigatória apenas para os usuários vindos do Currículo Lattes. Para solicitar a alteração da senha de acesso, basta clicar em “Esqueceu sua senha?” e incluir o e-mail que foi cadastrado no Currículo Lattes. Será encaminhado um link para a conta de e-mail do usuário em questão, com um token com tempo definido para uso. Após expiração desse tempo será necessária nova solicitação. Esse procedimento fará com que, automaticamente, os logins fiquem unificados para os usuários vindos do Currículo Lattes.
Para esclarecer esse processo e orientar os usuários das Plataformas sobre quais procedimentos devem ser feitos, o CNPq preparou um conjunto de Perguntas e Respostas, reproduzido a seguir.    Fonte: CNPq - 22/10/20


Interações virtuais profissionais

Disseminados a partir da pandemia de Covid-19, encontros científicos on-line delineiam nova maneira de compartilhar conhecimento

Cientes de que os riscos de contaminação pelo vírus Sars-CoV-2 tornaram inviável a realização de reuniões acadêmicas presenciais pelo menos até o final de 2020, comissões organizadoras de congressos e conferências de distintas áreas do saber têm buscado, no mundo digital, uma nova maneira de dar continuidade à troca de conhecimento entre integrantes da comunidade científica. “Para evitar o cancelamento dos encontros, passamos a enxergar a necessidade de planejar eventos on-line durante o período de isolamento social”, explica Bianca Amaro, coordenadora-geral de pesquisa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e integrante da comissão organizadora da 11ª Conferência Luso-brasileira de Ciência Aberta, evento internacional voltado para a discussão sobre acesso, troca e difusão do conhecimento científico cuja realização acontece alternadamente em cidades do Brasil e de Portugal.
Se as conferências on-line oferecem vantagens como a diminuição de custos, por outro lado apresentam o desafio de administrar a presença de um público em alguns casos muitas vezes mais amplo. Estruturado para receber cerca de 300 participantes, a edição deste ano do Congresso de Anestesiologia da Universidade de São Paulo (USP) – promovido desde 2014 pela disciplina de anestesiologia da Faculdade de Medicina (FM-USP) – extrapolou qualquer expectativa dos organizadores, com mais de 7,5 mil inscritos. “Foi um grande desafio porque, além de não termos experiência prévia em eventos desse tipo, o imenso número de interessados trouxe grande responsabilidade para a equipe técnica”, explica uma das responsáveis pelo congresso, a professora da FM-USP Claudia Marquez Simões.    Saiba mais.
Fonte: Pesquisa FAPESP - out. 2020

Evento discute ameaça de corte nos recursos da Fapesp

Projeto de lei orçamentária do governo do Estado para 2021 prevê redução de 30% no valor repassado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Representantes de seis universidades estaduais e federais estarão reunidos virtualmente nesta sexta-feira, 23 de outubro, às 13 horas, para um evento de repúdio ao corte de recursos para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), previsto no Projeto de Lei 627, do governo estadual paulista.
O projeto, que estabelece o orçamento do Estado para 2021, prevê uma redução de 30% no valor que deverá ser repassado à Fapesp no próximo ano. Na prática, isso significará um corte de R$ 454 milhões nos recursos disponíveis para pesquisa científica e tecnológica no Estado de São Paulo — tanto nas universidades quanto no setor privado. A Fapesp gasta menos de 5% de seu orçamento com sua própria administração e investe mais de 95% dos recursos que recebe diretamente em bolsas e projetos de pesquisa, que fazem do Estado de São Paulo o principal motor do desenvolvimento científico no País.
O orçamento da Fapesp é estipulado e protegido pelo Artigo 271 da Constituição Estadual de 1989, que determina que “O Estado destinará o mínimo de um por cento de sua receita tributária à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, como renda de sua privativa administração, para aplicação em desenvolvimento científico e tecnológico”. Essa vinculação constitucional de 1% nunca foi desrespeitada.    Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 21/10/20

1ª etapa do 28º SIICUSP começa amanhã, 22 de outubro

Transmissão ao vivo

Eventos acontecem dias 22 e 23 de outubro

                                                                                                                                                                        

Transmissão pela PRPG USP no YouTube

                                   



FAPESP lança edital para financiamento à pesquisa com Fundação Nacional de Ciência da Suíça

A FAPESP e a Fundação Nacional de Ciência da Suíça (SNSF) anunciaram uma chamada de propostas para as modalidades Auxílio à Pesquisa Regular ou Projeto Temático, que serão elaboradas em conjunto entre pesquisadores do Estado de São Paulo e da Suíça.
Aberta a todas as áreas de conhecimento, as propostas devem ser submetidas simultaneamente pelo pesquisador suíço junto à SNSF e pelo pesquisador do Estado de São Paulo junto à FAPESP.
As propostas poderão ser apoiadas por um período de até 48 meses, sendo estipulado um orçamento máximo de até R$ 100 mil por ano. Além disso, as propostas poderão incluir uma cota de bolsa de pós-doutorado. O orçamento total já deve contemplar os custos de bolsas, reservas técnicas e benefícios complementares.
A chamada é fruto de acordo assinado no último mês de setembro, com objetivo de fortalecer cooperações bilaterais entre a Suíça e o Estado de São Paulo. A FAPESP e a SNSF apoiarão, cada uma, as equipes sob liderança do pesquisador responsável baseado em seu respectivo país ou estado.
Válido por cinco anos, o acordo ainda prevê que os envolvidos se revezem anualmente na posição de agência líder, à qual caberá conduzir o procedimento de avaliação das propostas de acordo com os respectivos padrões de seus instrumentos de apoio, confirmando posteriormente a decisão com a organização parceira.
A proposta conjunta deverá ser submetida até 1º de abril de 2021 pelo pesquisador do Estado de São Paulo, pelo sistema SAGe da FAPESP. O pesquisador parceiro submeterá sua proposta pelo mySNF, obedecendo suas normas e cronogramas de análise, mas também deverá criar um usuário no SAGe.
O proponente da Suíça também deverá criar um usuário com cadastro completo no SAGe. Isso pode ser feito na versão em inglês do SAGe por meio da opção “Not Registered?”.  Mais informações em: https://fapesp.br/14553/.    Fonte: Agência FAPESP - 22/10/20

Cinco acervos on-line da USP com acesso gratuito

Você sabia que a USP disponibiliza uma série de acervos on-line que estão abertos para todos? De e-books, revistas e obras raras até dissertações, teses de doutorado e aulas completas, uma seleção de conteúdos pode ser consultada em uma diversa gama de assuntos

Parte da responsabilidade pela manutenção e disponibilização desses acervos é da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA), organização que nasceu em 2019 e incorporou as atividades do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da Universidade.
Para Elisabeth Dudziak, chefe da Divisão de Gestão de Desenvolvimento e Inovação da AGUIA, é essencial que instituições públicas como a USP forneçam acesso aberto e gratuito à informação para o maior número de pessoas possível.
De acordo com a especialista, esse acesso é importante não somente pela sua qualidade, “mas também para dar visibilidade ao que a própria Universidade faz”, já que, em suas palavras, um dos objetivos da USP é “tornar a ciência acessível”. Confira os cinco acervos que podem ser consultados gratuitamente pela internet.    Fonte: Jornal da USP  21/10/20

Bate-papo on-line vai debater como fugir do controle das redes sociais

A Inteligência Artificial é a bola da vez, mas quem não vive no mundo científico pode encontrar alguma dificuldade em compreender esse vasto campo do conhecimento. Levar informações de qualidade a todos os públicos que se interessam por esse assunto é o objetivo de dois bate-papos on-line que serão realizados dias 22 e 23 de outubro, a partir das 19 horas, pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Os eventos marcam a inauguração da série
 ICMC ao Vivo –Diálogos construtivos.
Nesses dois primeiros bate-papos on-line, o foco será debater questões que aparecem no recém-lançado documentário O Dilema das Redes (1h34m), dirigido por Jeff Orlowski. Ao reunir ex-funcionários e executivos de empresas como Google, Facebook e Twitter, a produção tem atraído a atenção da mídia e de espectadores preocupados com as consequências do uso das redes sociais, incluindo o impacto do uso das ferramentas e técnicas de Inteligência Artificial. Em uma das cenas do documentário, Tristan Harris, um ex-designer que trabalhou na criação da interface do Gmail, declara: “Dois bilhões de pessoas terão pensamentos que não teriam normalmente, porque um designer do Google disse: ‘é assim que as notificações vão aparecer na tela para a qual você olha quando acorda’.”
Quem assistiu ao documentário deve estar curioso para saber o que pensam os pesquisadores brasileiros especializados em Inteligência Artificial. Como esses cientistas enxergam os riscos dos mecanismos criados para as redes sociais? É possível eliminar, ou pelo menos reduzir, esses riscos? Será que a solução é parar de usar as redes sociais ou há maneiras de utilizá-las sem permitir que essas plataformas tenham acesso, o tempo todo, a dados sobre quem somos, de que gostamos, o que pensamos, em quem votamos etc.?   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP - 21/10/20

Relatório conecta pesquisas aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU

Há cinco anos, os 
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceram uma meta ambiciosa para alcançar um futuro sustentável e justo para as pessoas em todo o mundo até 2030. As pesquisas científicas acerca da temática trazem uma contribuição importante para o alcance das metas. Por essa razão, a editora Elsevier lançou o relatório The Power of Data to Advance ODS.
O material fornece uma visão sobre o papel da pesquisa acadêmica no aprimoramento de mudanças sociais. O levantamento serve como um chamado à ação para que a comunidade científica explore os achados e participe do diálogo em torno da ciência para avançar nesses objetivos.
Os principais insights do relatório, segundo especialistas, revelam três pontos chave:

  • Necessidade de focar nas sinergias entre os ODS e adotar uma abordagem holística que envolva gêneros, nacionalidades e disciplinas, com atenção individual a cada objetivo e aos pontos necessários para que as metas traçadas sejam atingidas;
  • Premência de diminuir a distância entre ciência, política e sociedade, uma vez que, de acordo com as Nações Unidas, o mundo não está no caminho certo para atingir nenhuma das metas antes de 2030, o que aponta para a urgência de maior cooperação entre ciência, política e sociedade para garantir que os resultados da pesquisa sejam traduzidos em ações concreta;
  • Urgência de autoridade, pois o conjunto global de pesquisas continua a crescer e especialistas revelam a necessidade de uma liderança forte e eficaz para defender as metas dos ODS.

Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 21/10/20

21 outubro 2020

Quase 50 mil usuários fizeram treinamentos do Portal de Periódicos

Neste ano, o Portal de Periódicos completa duas décadas. Ao todo 2.270 turmas on-line já foram ofertadas em todas as áreas do conhecimento


Buscar informações cientificas confiáveis e assertivas acelera o processo de pesquisa e otimiza os resultados. Com esse objetivo, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), desde 2016, oferece treinamentos on-line sobre os recursos disponíveis e seus mecanismos de consulta, além de conteúdos especiais que tratam de diversos temas ligados ao universo científico. Todos ministrados por representantes das editoras e sociedades científicas que compõem o maior portal de apoio à pesquisa no Brasil.
Este ano o Portal de Periódicos completa duas décadas. Ao todo, 2.270 turmas virtuais já foram oferecidas e 49.572 usuários capacitados em todas as áreas do conhecimento.
Portal de Periódicos fornece acesso a um vasto acervo, disponível pelo site e também pelo aplicativo. São mais de 49 mil títulos de periódicos, 135 bases de dados referenciais, 42 bases de dados estatísticas, 66 bases de teses e dissertações, 48 obras de referência dentre dicionários especializados, acervos especiais de bibliotecas, compêndios, bancos de dados e ferramentas de análise, nove bases de conteúdos audiovisuais, 16 bases de arquivos abertos e redes de e-prints, 12 bases de patentes, duas bases de dados de normas técnicas, e mais de 275 mil documentos dentre anais, relatórios, livros, anuários, guias e manuais, entre outros.  Saiba mais.    Fonte: CCS/CAPES - 21/10/20

Consulta Pública a Estratégia Nacional de Inovação já está disponível no site do MCTI

Pessoas físicas ou jurídicas podem contribuir com a elaboração do documento preenchendo, até o dia 9 de novembro, sugestões no formulário eletrônico disponível no portal 

Já está disponível para consulta pública a minuta da Estratégia Nacional de Inovação. O documento está sendo elaborado por diferentes órgãos do governo com a contribuição da sociedade civil, que participou por meio de um ciclo de oficinas realizadas em agosto e setembro. O objetivo da consulta é disponibilizar mais um canal de interação entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e os cidadãos, a fim de permitir a participação popular na gestão pública, especialmente para indicar os temas a serem priorizados no contexto da política de inovação.
Pessoas físicas ou jurídicas podem participar da consulta e preencher ou revisar suas contribuições até o dia 9 de novembro. Após este prazo, não serão mais admitidos envios. As contribuições deverão ser realizadas diretamente no formulário eletrônico disponível no site, bastando realizar um cadastro inicial.
Para responder à consulta, o interessado deve escolher entre as opções pessoa física ou jurídica. Em seguida, deve clicar em “cadastre-se”. Após o cadastramento a pessoa receberá, no e-mail informado, uma mensagem para geração da senha de acesso e conclusão do cadastramento.    Saiba mais.    Fonte: Jornal da Ciência - 21/10/20

Slides das palestras do webinar "Pre-prints"

1ª Palestra  |  2ª Palestra  |  3ª Palestra


“A USP em 2021 não será igual a 2019″, afirma reitor em reunião com dirigentes

Para reitor, “devemos garantir a qualidade das atividades-fim, mantendo as inovações e usando o aprendizado e a experiência que adquirimos ao longo deste ano”

Mais de 150 diretores e vice-diretores de Unidades de Ensino, Institutos, Museus e Órgãos participaram, no dia 20 de outubro, de forma virtual, de mais uma edição da Reunião de Dirigentes da USP. Este foi o sexto encontro realizado desde a suspensão das atividades presenciais na Universidade, em março, em função da pandemia da covid-19.
“A USP em 2021 não será igual a 2019. Devemos garantir a qualidade das atividades-fim, mantendo as inovações e usando o aprendizado e a experiência que adquirimos ao longo deste ano. Devemos avançar em relação ao uso das novas tecnologias no próximo ano”, afirmou o reitor Vahan Agopyan. Para ele, a pandemia trouxe lições importantes para a Universidade, que teve oportunidade de “responder à sociedade que somos parte da solução dos problemas sociais”.
O encontro teve como principal objetivo apresentar as ações desenvolvidas pelas Pró-Reitorias – Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa, Cultura e Extensão Universitária – neste ano e os projetos previstos para 2021. A partir da próxima semana, o Jornal da USP passará a publicar uma série de matérias sobre os projetos.
O vice-reitor Antonio Carlos Hernandes fez uma atualização do Plano USP para o retorno gradual das atividades presenciais, elaborado pelo grupo de trabalho que tem atuado na elaboração do planejamento de readequação do ano acadêmico de 2020.
O incremento do documento, que define protocolos, oferece recomendações e apresenta orientações aos gestores e aos membros da comunidade universitária para a viabilização progressiva das atividades acadêmicas e administrativas presenciais nos campi, deverá ser apresentado oficialmente no próximo dia 23 de outubro.    Fonte: Jornal da USP - 20/10/20