18 janeiro 2021
Guia explica internacionalização institucional da CAPES
Evoluir da simples mobilidade acadêmica para o desenvolvimento
de projetos cooperativos com outros países. Esse é um dos objetivos da
internacionalização institucional, conforme explica um Guia preparado
pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O
documento, pensado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da CAPES e
divulgado em dezembro de 2020, mostra o que caracteriza a internacionalização
institucional, no século XXI. Incorporar padrões internacionais de excelência
em educação, pesquisa e extensão às rotinas das instituições de ensino superior
(IES) é o aspecto mais importante desse cenário.
Heloisa
Hollnagel, diretora da DRI, explica que para elaborar um bom projeto nesse
assunto, é preciso trabalhar por etapas, “identificando os recursos e a
estrutura da instituição, disponíveis para planejar as ações e metas de curto,
médio e longo prazo”. Ela orienta o desenvolvimento de uma “política
linguística efetiva, que aumente a competência de colaboradores, professores e
alunos em se comunicar em outro idioma”. Oferecer disciplinas de temas globais
“em língua estrangeira, que possam ser cursadas em programas de dupla titulação
por alunos internacionais”, também é fundamental.
A
diretora destaca que concentrar esforços para aumentar a visibilidade dos
grupos de pesquisa por meio de acordos de cooperação, apoio a publicações em
coautoria e participação em eventos, são aspectos essenciais neste contexto.
Por fim, ela sugere “ampliar para a graduação esse ambiente de Universidade de
Classe Mundial”, dentro de um planejamento estratégico institucional.
Ao
incluir a IES no cenário global, crescem as possibilidades de envolvimento e
financiamento de pesquisas e publicações. Esse processo permite o avanço de
conhecimento diplomático e intercultural, além de acesso ou aquisição de bases
tecnológicas mais sofisticadas, encurtando o caminho para o progresso econômico
do País.
O
documento é voltado para os gestores que participam ou desejam integrar um
futuro edital do Programa Institucional de
Internacionalização (PrInt). Suas orientações indicam caminhos
para que as instituições incorporem padrões internacionais de excelência em
educação, pesquisa e extensão, fatores de inserção no cenário mundial. Fonte: CCS/CAPES - 18/01/21
Saiba mais da nova plataforma da Web of Science
Novidades
lançadas em dezembro de 2020
- DCI: Data Citation Index - O Data Citation Index fornece acesso a dados de pesquisa de repositórios globais de diversas disciplinas, esses dados são vinculados aos documentos da Web of Science.e. *O acesso à essa base não está incluído na assinatura do Portal de Periódicos da CAPES.
- Links para textos completos de acesso aberto - A Web of Science agora oferece suporte à rotulagem clara e completa de todas as versões de acesso aberto dos artigos. É possível ver a identificação do tipo de acesso aberto para que você possa acessar a versão mais próxima do artigo.
- Utilize as categorias da Web of Science como um campo de pesquisa - Agora você pode pesquisar por categorias da Web of Science na Pesquisa avançada, selecionando esta nova opção no menu suspenso de campos.
Obtenha
suporte quando e de onde você precisar com a nova Web of Science
Pela primeira vez, podemos fornecer
suporte ao usuário dentro da própria Web of Science. Ao explorar a nova Web of
Science, você encontrará guias de orientação para se acostumar com o novo
layout. Esses guias, e muito mais, também podem ser acessados na seção de
Visitas Guiadas na Central de recursos, que apresentará orientações específicas
para a página que você está visualizando.
Se você sentir dificuldade e precisa de
ajuda, este é o primeiro lugar que você pode procurar. Verifique regularmente o
Centro de Recursos para novas instruções à medida que
adicionamos recursos e funcionalidades na nova Web of Science!
Saiba mais sobre a visita guiada, feedback e avaliação da plataforma
Fonte: Clarivate Analytics - 18/01/21
Saiba mais sobre a visita guiada, feedback e avaliação da plataforma
Fonte: Clarivate Analytics - 18/01/21
17 janeiro 2021
Estudo identifica as principais vozes da ciência no Twitter em 2020
O Science Pulse e o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD)
acabam de divulgar os resultados
de estudo que analisou rede de interações
no Twitter para indicar os principais influenciadores dentro da comunidade
científica sobre a pandemia de covid-19, incluindo cientistas, instituições e
comunicadores de ciência.
Em segundo lugar no grupo de influenciadores brasileiros está a
jornalista Luiza Caires (@luizacaires3), editora de Ciências do Jornal da
USP. Em primeiro lugar está o biólogo Atila Iamarino (@oatila),
ex-pesquisador da USP, e entre a terceira e quinta posições estão o médico
epidemiologista Otavio Ranzani (@otavio_ranzani), também pesquisador do
Instituto Global de Saúde e da USP; a biomédica Mellanie Fontes-Dutra (@mellziland),
pesquisadora na UFRGS; e o cardiologista e pesquisador da USP Marcio
Bittencourt (@MBittencourtMD).
Entre instituições, o perfil da USP (@usponline) ocupa primeiro lugar
nas métricas de articulação e segundo em popularidade.
Para a análise, foi utilizada a base de dados do Science Pulse,
ferramenta de “social listening” (monitoramento de redes sociais) focada na
comunidade científica. Foram analisadas 213.469 publicações de 1.200
cientistas, especialistas e organizações científicas sobre a covid-19 feitas no
Twitter entre os meses de junho e outubro de 2020. A análise das interações e
mapeamento dos principais influenciadores foi feita pelo IBPAD, utilizando as
métricas de autoridade, articulação e popularidade. Veja mais. Fonte: Jornal da USP - 14/012/21
16 janeiro 2021
O que está acontecendo com o clima? Livro e podcast ajudam a entender
Para ajudar as pessoas a entenderem as
condições atmosféricas que causam mudanças de temperatura ao longo do tempo
existe um ramo da ciência chamado Climatologia. Área que muita gente já ouviu
falar em algum momento da vida estudantil, nas disciplinas de Ciências, Física
ou Geografia, e que faz parte de alguns cursos universitários. Pensando em
divulgar essa área de estudo para um público mais amplo, pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da
USP produziram um livro digital e um podcast que buscam sintetizar conceitos da
ciência climática em linguagem fácil e formato dinâmico.
O podcast Estudos Climáticos é resultado da disciplina de pós-graduação
“Introdução ao Estudo Dinâmico do Clima: Generalidades e Especificidades”,
ministrada pelo professor Gustavo Zen de Figueiredo Neves, da EESC. Com a
proposta de produzir um material em áudio, mestrandos e doutorandos abordam
temas como a influência do clima na agricultura, a dinâmica das chuvas no
Brasil, clima urbano e variabilidade do clima no planeta e suas escalas de
interferência, todos de maneira mais acessível e menos acadêmica.
Assim como o podcast, o livro também é fruto de
colaboração entre docentes e estudantes da pós-graduação para democratização do
saber. Intitulado Climatologia
Dinâmica: conceitos, técnicas e aplicações, a obra é uma reflexão sobre o estudo do clima nas últimas décadas no
Brasil. Veja mais. Fonte: Jornal da USP - 15/01/21
“Janelas da Arte” mostra a crise da pandemia e propõe a valorização da vida
A mostra apresentada em sites da USP reúne pesquisadores,
artistas, professores e alunos de diversas áreas integrando arte e ciência
Artistas, pesquisadores, professores e alunos
de diversas áreas e universidades se reúnem na exposição on-line Janelas da Arte. Um espaço multidisciplinar aberto nos sites do Centro Mario
Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes e do Centro Interdisciplinar de
Tecnologias Interativas (Citi), ambos da Universidade de São Paulo. Através de
pesquisas que integram ciência e arte, mostram o cotidiano da população neste
“novo normal” que a pandemia vem impondo.
“Nesse contexto do território livre da arte, plataformas tecnológicas possibilitam comunicações, atividades docentes e laboratoriais”, observa Elza Ajzenberg, curadora e coordenadora geral da mostra. “Com seus trabalhos, metáforas e registros conectados ao território livre da arte, os participantes promovem a pesquisa científica, a educação e a preservação do meio ambiente.”
A exposição on-line Janelas da Arte será inaugurada nesta terça-feira, dia 22, às 18 horas, e ficará disponível por prazo indeterminado nos sites do Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e do Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (Citi) da USP. Acesso pelos sites: https://sites.usp.br/cms/ e http://www.lsi.usp.br/citi/. Veja mais. Fonte: Jornal da USP - 15/01/21
“Nesse contexto do território livre da arte, plataformas tecnológicas possibilitam comunicações, atividades docentes e laboratoriais”, observa Elza Ajzenberg, curadora e coordenadora geral da mostra. “Com seus trabalhos, metáforas e registros conectados ao território livre da arte, os participantes promovem a pesquisa científica, a educação e a preservação do meio ambiente.”
A exposição on-line Janelas da Arte será inaugurada nesta terça-feira, dia 22, às 18 horas, e ficará disponível por prazo indeterminado nos sites do Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e do Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (Citi) da USP. Acesso pelos sites: https://sites.usp.br/cms/ e http://www.lsi.usp.br/citi/. Veja mais. Fonte: Jornal da USP - 15/01/21
15 janeiro 2021
Infecção por Covid-19 garante imunidade por 5 meses, mas vírus ainda pode ser transmitido, diz estudo
Agência de saúde britânica
acompanhou 20 mil profissionais da área. Os especialistas reforçam que, mesmo
com a nova descoberta, as pessoas precisam continuar com as medidas de proteção
Um estudo feito pelo PHE (sigla em inglês para Saúde Pública da
Inglaterra) com mais de 20 mil profissionais de saúde britânicos sugere que
pessoas infectadas por Covid-19 têm alta
probabilidade de possuir imunidade (83%) por pelo
menos até cinco meses. Entretanto, há evidências de que aqueles que têm
anticorpos ainda podem ser capazes de transmitir o vírus. A
análise é preliminar (pré-print) e não foi revisada por outros
pesquisadores.
A pesquisa foi feita entre junho e novembro e detectou 44 reinfecções em potencial entre 6.614 participantes com teste positivo para anticorpos contra o SARS-CoV-2. Com isso, os dados indicam que a imunidade adquirida de forma natural forneceu uma proteção de 83% contra a reinfeção, em comparação com os trabalhadores que não foram expostos ao vírus.
A pesquisa foi feita entre junho e novembro e detectou 44 reinfecções em potencial entre 6.614 participantes com teste positivo para anticorpos contra o SARS-CoV-2. Com isso, os dados indicam que a imunidade adquirida de forma natural forneceu uma proteção de 83% contra a reinfeção, em comparação com os trabalhadores que não foram expostos ao vírus.
Fonte: Portal G1 - 14/01/21
Leia também:
: : Assintomáticos e covid-19: existem infectados sem sintomas?
: : Variante do coronavírus identificada em Manaus tem mais potencial de transmissão e reinfecção
: : Variante do coronavírus identificada em Manaus tem mais potencial de transmissão e reinfecção
Inscreva-se nas próximas capacitações da EBSCO
Aproveite o mês de janeiro para conhecer ou
atualizar-se sobre os produtos, recursos e serviços da EBSCO, com as capacitações
online, em português. Inscreva-se nas nossas sessões que sugerimos
abaixo ou visite o nosso Portal em português para consultar o calendário de todas as
capacitações.
Capacitações sobre editores neste mês de janeiro:
EBSCOhost: básico | 19/01/2021 | 9h
EBSCOhost: avançado | 19/01/2021 | 10h
EDS: Pastas pessoais e alertas | 22/01/2021 | 10h
EDS: Pesquisas básicas no seu serviço de descoberta | 25/01/2021 | 10h
EDS: Pesquisas avançadas no seu serviço de descoberta | 26/01/2021 | 10h
EBSCOhost: avançado | 19/01/2021 | 10h
EDS: Pastas pessoais e alertas | 22/01/2021 | 10h
EDS: Pesquisas básicas no seu serviço de descoberta | 25/01/2021 | 10h
EDS: Pesquisas avançadas no seu serviço de descoberta | 26/01/2021 | 10h
Próximas capacitações online e
sessões gravadas, por temática:
Base de Dados EBSCOhost | EBSCO Discovery Service (EDS)
Prazo para inscrições no concurso de fotografia do BIOTA-FAPESP termina em 31 de janeiro
Termina em 31 de janeiro de 2021 o prazo para inscrições no concurso de fotografia promovido pelo Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA) da FAPESP. A iniciativa integra as comemorações dos 20 anos do programa.
São duas categorias, a de pesquisadores associados ao programa e do público interessado, para qualquer pessoa maior de 18 anos. Podem ser fotografias sobre a biodiversidade brasileira, com fotos de plantas, microrganismos, animais vertebrados ou invertebrados no seu ambiente nativo ou em ambientes alterados pela ação do homem, inclusive áreas urbanas. Também podem ser fotografias de paisagens, de trabalho de campo ou de estruturas macro e microscópicas dos organismos.
As 25 melhores imagens de cada categoria concorrerão simultaneamente à escolha do público. E os três primeiros colocados em cada categoria e a escolha do público recebem prêmios em dinheiro.
Os arquivos submetidos no momento da
inscrição devem ter resolução mínima de 1.300 x 2.000 pixels e máxima de 4.032
x 4.032 pixels, com tamanho máximo de 4 MB, no formato .JPEG, .JPG ou .PNG.
Cada participante poderá inscrever no máximo duas fotos.
As inscrições devem ser feitas pelo site
do Programa BIOTA.
Mais informações em: http://bit.do/fMCiq. Fonte: Agência FAPESP - 15/01/21
Mais informações em: http://bit.do/fMCiq. Fonte: Agência FAPESP - 15/01/21
14 janeiro 2021
Pesquisadores buscam voluntários para entender qual a percepção pública da ciência
Estudo
busca maiores de 18 anos para responder formulário on-line; participação é
anônima e os dados serão utilizados apenas com fins científicos
A
ciência trouxe inovações imprescindíveis para a humanidade. A partir de estudos
e descobertas, como o antibiótico penicilina, em 1928, utilizado para tratamento
de infecções causadas por bactérias, por exemplo, foi possível salvar milhões
de vidas na Segunda Guerra Mundial. Mas o que a população acha da ciência? Um
grupo de pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP quer
entender qual é a percepção pública sobre ela.
Trata-se da pesquisa “Estudo de Percepção Pública da Ciência e Tecnologia”, conduzida no Laboratório de Investigações em Ensino de Ciências Naturais (Linecin) do IQSC. Além de entender qual a compreensão das pessoas acerca da ciência e da tecnologia, os objetivos são entender os níveis de confiança e consumo de informações científicas. A participação é anônima e os dados serão utilizados apenas com fins científicos.
Para participar, é preciso ser maior de 18 anos e preencher o formulário on-line disponibilizado pelo grupo. Não existem respostas certas ou erradas neste estudo, pois o objetivo é compreender a percepção das pessoas sobre o assunto.
A participação é voluntária. Significa que não haverá recompensa financeira, mas contribuirá com o estudo realizado e com a promoção de iniciativas que aproximem a Universidade e a comunidade. Mais informações: matheus.santos.barbosa@usp.br.
Trata-se da pesquisa “Estudo de Percepção Pública da Ciência e Tecnologia”, conduzida no Laboratório de Investigações em Ensino de Ciências Naturais (Linecin) do IQSC. Além de entender qual a compreensão das pessoas acerca da ciência e da tecnologia, os objetivos são entender os níveis de confiança e consumo de informações científicas. A participação é anônima e os dados serão utilizados apenas com fins científicos.
Para participar, é preciso ser maior de 18 anos e preencher o formulário on-line disponibilizado pelo grupo. Não existem respostas certas ou erradas neste estudo, pois o objetivo é compreender a percepção das pessoas sobre o assunto.
A participação é voluntária. Significa que não haverá recompensa financeira, mas contribuirá com o estudo realizado e com a promoção de iniciativas que aproximem a Universidade e a comunidade. Mais informações: matheus.santos.barbosa@usp.br.
Fonte: Jornal da USP - 14/01/21
A revista National Geographic está disponível no Portal de Periódicos CAPES
Quer embarcar em
uma jornada que é sempre esclarecedora, muitas vezes surpreendente e
infalivelmente fascinante? Tudo começa com a National Geographic Virtual Library. Graças à parceria de Gale com a National Geographic, você tem acesso
ao arquivo completo da revista National Geographic ao seu alcance - cada página
de cada edição - junto com uma coleção de pesquisa cruzada de livros, mapas,
imagens e vídeos da National Geographic. Explore a história por meio de uma
nova lente Esta coleção abrangente inclui National Geographic Magazine Archive,
1888-1994, National Geographic Magazine Archive, 1995-Current, National
Geographic: People, Animals, and the World e National Geographic Kids. Desde
sua fundação em 1888, a National Geographic Society cresceu e se tornou uma
organização sinônimo de exploração, fotografia, mapas e repensar o mundo como o
conhecemos. Desde a icônica revista National Geographic às populares revistas
National Geographic Traveler e National Geographic History, simplesmente não há
substituto para a profundidade e qualidade que a National Geographic Virtual
Library trará para sua biblioteca. Fonte: National Geographic - 14/01/21
13 janeiro 2021
LATAM Global Semester 2021 (LAGS) abre inscrições para brasileiros
Estão abertas as
inscrições ao Latin American Global Semester 2021, com cursos online realizados
por um consórcio de universidades latino-americanas: Universidad de Montevideo
(Uruguai), Universidad Panamericana (México) e Universidad de Piura (Peru).
Confira mais informações no LATAM Global Semester 2021 (LAGS) sobre a oferta de cursos de cada universidade, termos e condições e procedimento de inscrição. Os alunos das universidades parceiras, caso da Universidade de São Paulo, podem se inscrever sem pagar nenhuma taxa.
Para obter mais detalhes, entre em contato com o Escritório de Assuntos Internacionais da Universidad de Montevideo através do e-mail lags@um.edu.uy. Fonte: AUCANI – 13/01/21
Confira mais informações no LATAM Global Semester 2021 (LAGS) sobre a oferta de cursos de cada universidade, termos e condições e procedimento de inscrição. Os alunos das universidades parceiras, caso da Universidade de São Paulo, podem se inscrever sem pagar nenhuma taxa.
Para obter mais detalhes, entre em contato com o Escritório de Assuntos Internacionais da Universidad de Montevideo através do e-mail lags@um.edu.uy. Fonte: AUCANI – 13/01/21
Assinar:
Postagens (Atom)