Evoluir da simples mobilidade acadêmica para o desenvolvimento
de projetos cooperativos com outros países. Esse é um dos objetivos da
internacionalização institucional, conforme explica um Guia preparado
pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O
documento, pensado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da CAPES e
divulgado em dezembro de 2020, mostra o que caracteriza a internacionalização
institucional, no século XXI. Incorporar padrões internacionais de excelência
em educação, pesquisa e extensão às rotinas das instituições de ensino superior
(IES) é o aspecto mais importante desse cenário.
Heloisa
Hollnagel, diretora da DRI, explica que para elaborar um bom projeto nesse
assunto, é preciso trabalhar por etapas, “identificando os recursos e a
estrutura da instituição, disponíveis para planejar as ações e metas de curto,
médio e longo prazo”. Ela orienta o desenvolvimento de uma “política
linguística efetiva, que aumente a competência de colaboradores, professores e
alunos em se comunicar em outro idioma”. Oferecer disciplinas de temas globais
“em língua estrangeira, que possam ser cursadas em programas de dupla titulação
por alunos internacionais”, também é fundamental.
A
diretora destaca que concentrar esforços para aumentar a visibilidade dos
grupos de pesquisa por meio de acordos de cooperação, apoio a publicações em
coautoria e participação em eventos, são aspectos essenciais neste contexto.
Por fim, ela sugere “ampliar para a graduação esse ambiente de Universidade de
Classe Mundial”, dentro de um planejamento estratégico institucional.
Ao
incluir a IES no cenário global, crescem as possibilidades de envolvimento e
financiamento de pesquisas e publicações. Esse processo permite o avanço de
conhecimento diplomático e intercultural, além de acesso ou aquisição de bases
tecnológicas mais sofisticadas, encurtando o caminho para o progresso econômico
do País.
O
documento é voltado para os gestores que participam ou desejam integrar um
futuro edital do Programa Institucional de
Internacionalização (PrInt). Suas orientações indicam caminhos
para que as instituições incorporem padrões internacionais de excelência em
educação, pesquisa e extensão, fatores de inserção no cenário mundial. Fonte: CCS/CAPES - 18/01/21