01 fevereiro 2021

Agora, todos os meses à partir de fevereiro de 2021, você vai encontrar na agenda global de treinamentos da Clarivate, sessões de diversos temas em português, além daqueles agendados por sua instituição e pelo Portal de Periódicos da CAPES. Ou seja, ainda mais conteúdo para você.
Todos os meses, abordaremos assuntos diferentes e começaremos por:

                              10/02 e 23/02 – Conheça a Nova Web of Science
                              11/02 e 25/02 – Web of Science & EndNote Online

Para se inscrever, clique aquiNão deixe de acompanhar nossa agenda, salve o link de acesso: https://clarivate.com/webofsciencegroup/training/ e quando entrar, procure pelo idioma Português.    Fonte: Clarivate Analytics - 01/02/21

II Curso de Métricas de Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais

Comunicamos que estarão abertas entre os dias 1 e 25 de fevereiro de 2021, as inscrições para o II Curso de Métricas de Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais.
Este curso almeja o desenvolvimento de competências e habilidades para analisar criticamente o uso de métricas, além de liderar ações relacionadas ao aprimoramento do desempenho institucional das universidades no Brasil. Seu conteúdo foi delineado para ampliar a compreensão de questões relativas a indicadores para fins de desempenho acadêmico e comparações internacionais.
Nesta edição foram incorporados temas de relevância para o contexto das instituições de ensino superior brasileiras, atividades práticas sobre ferramentas de gestão de informações e avaliação institucional em consonância com boas práticas internacionais.
Serão oferecidas 80 vagas destinadas a profissionais de gestão universitária, dirigentes de instituições de ensino superior e comunicadores de ciência.  O processo de seleção levará em conta a análise de currículo, a motivação para participar e o vínculo institucional. O resultado final da seleção será divulgado no dia 5 de março de 2021.
A segunda edição do Curso será realizada entre os meses de março e novembro. Com carga horária prevista de 2 horas semanais de estudos. O programa oferece 40 horas de atividades didáticas estruturadas e 30 horas de trabalho individual e em grupo.

         :  :  Mais informações e link para inscrições no site do Projeto Métricas
         :  :  Programa do curso.
         :  :  Informações adicionais podem ser solicitadas pelo e-mail: metricas.edu@usp.br
Fonte: Projeto Metricas/Fapesp - 29/01/21

31 janeiro 2021

Orçamento 2021 condena ciência brasileira a "estado vegetativo"

A ciência brasileira começa 2021 com um prognóstico angustiante. Não por causa da pandemia, mas de um novo corte orçamentário que promete enviá-la de vez para a UTI do financiamento público. O já diminuto orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), retalhado por uma série de cortes aplicados à pasta nos últimos sete anos, deverá encolher mais 34% neste ano, se a proposta orçamentária do governo federal ano for aprovada sem modificações no Congresso.

O orçamento total previsto para a pasta é de R$ 10,4 bilhões, sendo que apenas R$ 2,8 bilhões desse valor estarão disponíveis para investimentos em pesquisa (os chamados recursos discricionários, que não incluem gastos com salários, reserva de contingência e outras despesas obrigatórias), comparado a R$ 4,2 bilhões em 2020, segundo uma comparação feita pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com base em dados da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020 e do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021. 
Isso corresponde, aproximadamente, a um terço do que o MCTI investia em pesquisa dez anos atrás; e pode ser considerado o menor orçamento da história do setor, levando-se em conta que o número de laboratórios e de pesquisadores que dependem desse orçamento para fazer suas pesquisas cresceu de forma substancial nas últimas décadas. Ou seja: temos um orçamento de pesquisa cada vez menor, para atender a uma população de pesquisadores cada vez maior — em plena pandemia.   Veja mais.   Fonte: Jornal da USP - 29/01/21


28 janeiro 2021

Eduardo Kobra destaca a importância dos livros em novo mural

O conhecido artista urbano Eduardo Kobra finalizou na última sexta-feira, (22), um mural de 22 metros de altura por 11 de largura, na cidade de Sorocaba (empena do Colégio Ser! – à rua Doutor José Aleixo Irmão, 301, no Alto da Boa Vista) interior de São Paulo. O mural mostra um menino subindo uma estante em uma biblioteca à procura de um livro. O artista, que não tem formação acadêmica, é autodidata. “Pesquiso muito as biografias dos ‘personagens’ que destaco em minhas obras e, também, sobre as cidades que visito: busco imagens, fotografias e textos. Por isso, tenho procurado trazer em meus murais a importância dos livros para a cultura do País e para a formação e crescimento das pessoas”, diz o artista urbano, que tem murais em 35 países e já fez 13 obras com temas ligados à literatura e livros em geral.

Antes de iniciar o mural, Kobra utilizou as redes sociais e pediu para que as pessoas sugerissem livros. “De acordo com a pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil”, o País perdeu 4,6 milhões de leitores nos últimos quatro anos. Isso não é nada bom: já somos um povo que lê pouco e os números indicam que esse hábito está diminuindo. Atualmente, apenas 52% da população brasileira têm o costume de ler. Estou preparando um painel para destacar a importância dos livros, das obras da literatura brasileira. Quero sua ajuda para saber quais livros devo destacar. Comente aqui: qual seu livro brasileiro favorito? Qual obra mais marcou sua infância? Vamos fazer esse mural juntos?”, escreveu o artista no Instagram.
Kobra recebeu cerca 4.000 mil sugestões de títulos nacionais. Os 150 livros mais indicados serão colocados no mural. Com 22 metros de altura por 11 de largura, o mural, que pode ser visto também, inteiro, por quem está fora da escola, na rua, mostra um menino subindo uma estante em uma biblioteca à procura de um livro. Para o mural, Kobra, que pintou acompanhado por dois artistas de sua equipe, Agnaldo Brito e Marcos Rafael, utilizou 350 latas de spray e 20 galões de esmalte.    Fonte: Acesso Cultural - 28/01/21

Webinário oferece dicas para publicar em periódicos de alto impacto em Microbiologia

A cultura generalizada de “publish or perish” (“publicar ou perecer”, em português) exige cada vez mais de cientistas de todas as áreas do conhecimento o sucesso na submissão a revistas científicas de alto impacto. A publicação não é importante apenas para o avanço na carreira, mas também para aumentar a credibilidade e o reconhecimento entre os pares. A American Society for Microbiology (ASM), em cooperação com a Accucoms e a Enago, realizará um webinário para pesquisadores brasileiros com essa perspectiva. 
O evento será no dia 28 de janeiro (quinta-feira), às 11horas (horário de Brasília).
Voltada para a Microbiologia, a abordagem da sessão incluirá os desafios envolvidos na preparação de um manuscrito sem erros para inserção em periódicos estabelecidos. A discussão ainda ajudará o público a compreender efetivamente o ciclo de publicação e as diretrizes éticas adotadas pela ASM. Segundo Stephanie Stransky, que está entre os palestrantes do evento, “temos acompanhado o avanço dos estudos no campo da Microbiologia no Brasil e no mundo e é importante que pesquisadores tenham conhecimento sobre o processo de publicação científica em revistas de prestígio com as dessa sociedade”.

  • Panorama da publicação científica;
  • Como estruturar seu artigo de pesquisa;
  • Como escolher uma revista científica para publicar;
  • Dicas eficazes sobre como preparar um manuscrito pronto para envio;
  • Exemplos de má conduta de pesquisa e como evitá-la;
  • Processo de revisão por pares e percepções sobre as decisões do manuscrito;
  • Introdução aos periódicos da ASM;
  • Diretrizes éticas para publicar nos periódicos da ASM.
Para participar, é necessário realizar inscrição no formulário on-line
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 27/01/21

Ante restrições impostas pela pandemia, FAPESP suspende por 90 dias solicitações de bolsas no exterior

A pandemia de COVID-19 comprometeu os planos de centenas de bolsistas da FAPESP que realizavam pesquisas no exterior no primeiro semestre de 2020. Muitas instituições de diferentes países interromperam ou restringiram atividades presenciais e, em razão disso, mais de 400 pesquisadores com Bolsas de Pesquisa no Exterior (BPE) e Bolsas de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) tiveram que antecipar o retorno ao Brasil.
Neste início de 2021, com o recrudescimento da pandemia, além das atividades em universidades e instituições de pesquisa no exterior seguirem comprometidas, pesquisadores – assim como todos os brasileiros – têm tido dificuldades de obter autorização para ingresso em diversos países da Europa e da América do Norte.
O Comunicado da FAPESP sobre as Bolsas BPE e BEPE e está disponível em bit.do/fM57b.   Veja mais.    Fonte: Agência FAPESP - 28/01/21

27 janeiro 2021

CAPES autoriza encontros virtuais com recursos do PAEP

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) autorizou que os beneficiados pelo 
Edital nº 25/2019 do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP) realizem seus encontros virtualmente. A decisão foi tomada em função das restrições impostas pela pandemia de COVID-19. Os eventos devem acontecer dentro da vigência já aprovada pela Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB).
PAEP apoia a divulgação da produção científica e tecnológica, além de fortalecer a cooperação científico-acadêmica e a integração entre professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação. O Programa atende a eventos de curta duração relevantes para a pós-graduação que ocorram no Brasil, com abrangência nacional ou internacional.   Fonte: CAPES - 27/01/21

Roda de conversa on-line esclarece dúvidas sobre vacinas contra a covid-19

Com o início da vacinação contra a covid-19 e a grande quantidade de informações falsas que circulam na internet sobre vacinas, não faltam dúvidas em relação a esse tema. Para esclarecê-las e reforçar a importância delas no controle da atual pandemia, a União Pró-Vacina realiza nesta quinta (28), a partir das 19h, a primeira edição do Vacina Talks.

O evento será transmitido pelo canal da União Pró-Vacina no YouTube. Não é necessário se inscrever para participar.
Em um formato de roda de conversa, com um tom descontraído e em linguagem simples, especialistas e divulgadores científicos vão explicar os questionamentos mais comuns da população sobre as vacinas contra a covid-19 e discutir o impacto delas no contexto em que vivemos. Participam como debatedores a professora da Universidade Johns Hopkins e pesquisadora sênior no Peterson Institute for International Economics, Monica de Bolle; a biomédica e criadora da plataforma de divulgação científica Pretty Much Science, Isabela Gonzaga; e o enfermeiro e criador do canal Hora de Vacinar, Leandro Torres. A live conta com o apoio do grupo de divulgação científica Ilha do Conhecimento e a moderação será do integrante do projeto Robson Amaral. Mais informações: upvacina@usp.br.    
Fonte: Jornal da USP - 27/01/21

26 janeiro 2021

Campanha #TodosPelasVacinas busca conscientizar o público e combater desinformação sobre a Covid-19

Começou na quinta-feira (21) a
 campanha #TodosPelasVacinas, uma iniciativa de combate à desinformação sobre a imunização da Covid-19Unindo personalidades das artes, divulgadores científicos e organizações ligadas à ciência no Brasil, a campanha disponibiliza em seu site oficial uma série de materiais informativos em diferentes formatos: texto, áudio, vídeo e imagens. 
O portal da campanha tem conteúdo pronto para ser compartilhado nas redes sociais - como filtro para foto de perfil, imagens e vídeos explicativos, além de podcasts específicos sobre o coronavírus.
Na seção de perguntas e respostas, o site tira dúvidas comuns e combate algumas das fake news mais famosas sobre a imunização, como a alegação de que vacinas causam autismo, alteram o DNA ou fazem implante de microchips no organismo.
Participam da campanha as entidades ABRASCO, Blogs de Ciência da Unicamp, COSEMS/SP, Equipe Halo/Nações Unidas (ONU), Instituto Questão de Ciência, Núcleo de Pesquisas em Vacinas da USP (NPV-USP), Observatório COVID-19 BR, Rede Análise COVID-19, ScienceVlogs Brasil, Sociedade Brasileira de Imunologia, Sociedade Brasileira de Virologia, Sociedade Brasileira de Microbiologia, União Pró-Vacina e Projeto Divulgar.  
Veja o vídeo do Reitor da USP Vahan Agopyan.    Fonte: Jornal da USP - 26/01/21

Dez fatos que marcaram o desenvolvimento da CoronaVac



Portaria torna obrigatório agradecimento à CAPES

Se você é bolsista, certamente já é parte da sua rotina colocar agradecimento a agência de fomento nas suas publicações. 
Até então as agências de fomento sempre mencionaram a necessidade do agradecimento ao financiamento em todas as publicações enquanto bolsista.
Mas não havia uma regra estabelecida e cada um agradecia de uma forma. Isso mudou a partir da Portaria nº 206, de 4 de setembro de 2018.
A CAPES estabeleceu um padrão obrigatório para se fazer os agradecimentos nas publicações. Dessa forma, a partir de agora:
  • Art. 1º Os trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, que decorram de atividades financiadas, integral ou parcialmente, pela CAPES, deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido.
  • Art. 2º Para fins de identificação da fonte de financiamento fica autorizada a utilização do código 001 para todos os financiamentos recebidos.
  • Art. 3º Deverão ser usadas as seguintes expressões, no idioma do trabalho:
         “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de                     Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”.
         "This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento  de Pessoal 
           de Nível Superior – Brazil (CAPES) – Finance Code 001”.
Fonte: Pós-Graduando - jan. 2021 

25 janeiro 2021


O Crossref é uma fundação internacional, formada por editoras, empresas e instituições científicas, que tem como objetivo a criação de sistemas para catalogar adequadamente as publicações científicas, facilitar as referências e garantir a interoperabilidade entre os sistemas das entidades associadas (ou seja, garantir que os sistemas consigam conversar entre si).

A iniciativa mais conhecida da Crossref é o DOI ou Digital Object Identifier. É um código que é emitido para os trabalhos científicos publicados na Internet ou em revistas. De posse do código de um artigo, qualquer pessoa pode consultar todos os metadados (informações de autor, dados bibliográficos) e ter ter um link para onde ter acesso ao texto completo do trabalho.     
Fonte: Galoá - jan. 2021


O Fator de Impacto (FI), ou Impact Factor (IF) como foi originalmente nomeado, é a principal métrica utilizada para avaliar as revistas científicas por todo o mundo ao contabilizar as citações recebidas, sendo que até mesmo no Brasil algumas comissões do Qualis Periódicos utilizam a ferramenta para compor suas avaliações.
Para o cálculo do Fator de Impacto de um periódico, leva-se em consideração o número de citações recebidas pelos artigos publicados no periódico nos dois anos anteriores à avaliação, dividido pelo número de artigos publicados no período. Para entender melhor como é calculado, observe o exemplo abaixo.    Fonte: Galoá - jan. 2021


Por que publicar preprints?


Preprint
 se define como uma forma de publicação de artigos em repositórios abertos previamente ou mesmo independentemente de sua publicação em revistas científicas tradicionais. Por todo o mundo, a comunidade científica vem colocando em prática novidades como o acesso aberto, a ciência aberta, o formato preprint e o código DOI (Digital Object Identifier), que estão provocando mudanças profundas e inexoráveis na forma como fazemos e comunicamos ciência. preprint é um  formato que veio para ficar e vem sendo cada vez mais respeitado, o que nos coloca a questão de entendê-lo e experimentar suas novas possibilidades, como vamos discutir no texto de hoje.
Por que existem preprints?
A demora e rigidez para um trabalho ser analisado e, finalmente, aceito para a publicação em uma revista prestigiada pode chegar a três anos. Editoras e revistas tradicionais cobram e restringem o acesso aos textos, o que reduz e desencoraja um grande número de estudantes, pesquisadores e de curiosos de outras áreas.
Nesse contexto, o preprint traz vários benefícios para a disseminação de trabalhos científicos. Primeiro pela rapidez em se compartilhar pesquisas e seus resultados e depois pela possibilidade de se receber feedbacks com a liberdade de fazer alterações e complementar o trabalho, o que dinamiza o processo e permite que pesquisadores se tornem mais conhecidos, formem boas parcerias para futuros trabalhos e até mesmo atraiam financiadores para as suas pesquisas.    Fonte: Galoá - jan. 2021


87 anos da Universidade de São Paulo

Normalmente, celebramos os aniversários da USP em datas redondas, como em 2014, quando a Universidade completou 80 anos. Mas 2020 foi um ano especial e a USP e sua comunidade têm muito a 
comemorar aos 87 anos, completados neste 25 de janeiro de 2021.
Os últimos doze meses demonstraram cabalmente a pujança, a competência, a resiliência e a excelência desta Universidade. Todos nós, membros da comunidade, moradores do Estado de São Paulo e brasileiros, em geral, temos que nos orgulhar de conseguir manter uma instituição com este desempenho de qualidade, em um país em desenvolvimento, com todas as dificuldades financeiras, burocráticas, culturais e sociais que a USP enfrenta no seu dia a dia.
A pandemia que acometeu o País desde o fim de fevereiro de 2020 foi o maior desafio da nossa história. Nos obrigou a atuar essencialmente de maneira remota, a partir da segunda metade de março, à exceção de atividades de pesquisa que exigiam trabalhos presenciais. Um desafio e tanto, que exigiu dedicação e entrega de todos, docentes, alunos, funcionários.
A adequação dos docentes e alunos ao ensino a distância foi surpreendente.
Praticamente em duas semanas, as aulas foram retomadas, e mais de 90% das disciplinas voltaram a ser oferecidas. Devo destacar que a atuação dos alunos está sendo exemplar. Apesar de eventuais dificuldades logísticas, os alunos estão superando os obstáculos por meio de mútua cooperação, participação nas atividades de ensino extraclasses e colaboração como voluntários em diversas pesquisas desenvolvidas pela USP para combater a covid-19.   
Veja mais.    Fonte: Jornal da USP - 24/01/21

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Cobertura especial COVID-19
                                                    Fonte: Jornal da USP - 24/01/21