As produções de estudantes de mestrado e
doutorado foram destaque no Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP e têm como objetivo
mostrar para a sociedade o trabalho realizado na Universidade
29 junho 2021
TV Cultura exibirá vídeos de pesquisas realizadas na USP
Doze princípios da Comunicação Acadêmica
2. Detecção 8. Garantia da Qualidade
3. Reutilização 9. Avaliação
4. Reprodutibilidade 10. Progresso validado
5. Transparência 11. Inovação
6. Compreensibilidade 12. Bem público
28 junho 2021
26 junho 2021
25 junho 2021
Pró-Reitoria de Graduação investirá R$ 20 milhões na modernização de laboratórios
Entre outros critérios, os projetos devem desenvolver espaços integrados e inovadores de aprendizagem; aprimorar práticas didáticas e atualização dos currículos; incentivar a integração e a colaboração com outras unidades da USP; promover a manutenção do parque de equipamentos e infraestrutura já existentes.
Os recursos poderão ser destinados à compra de equipamentos, material permanente, material bibliográfico, serviços de instalação e manutenção.
“A ideia do programa é valorizar e incentivar as atividades didáticas integradas e inovadoras, propiciando condições adequadas para o desenvolvimento de espaços de aprendizagem e de ambientes educacionais inovadores para o ensino de graduação”, explica o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.
As propostas devem ser feitas pela Comissão de Graduação da unidade proponente até o dia 25 de julho. Serão aceitas até três propostas por unidade. O edital completo está disponível na página da Pró-Reitoria.
FAPESP retoma a análise das bolsas de pesquisa no exterior
A interrupção da análise e das submissões dessas modalidades de bolsas, em 27 de janeiro de 2021, decorreu do fechamento de fronteiras e da suspensão das atividades presenciais em instituições do exterior em razão da pandemia de COVID-19, comprometendo os objetivos da pesquisa. Agora, com o avanço da vacinação em diversos países, muitas instituições voltaram a autorizar o ingresso de bolsistas brasileiros.
"A FAPESP considera que a realização de estágios de pesquisa no exterior é uma importante etapa para a formação de pesquisadores e constituiu um dos pilares de sua política de internacionalização. Dessa forma, quando as medidas sanitárias garantem segurança para os bolsistas, conseguimos apoiar a retomada dessas atividades”, afirma Luiz Eugênio Mello, diretor científico da FAPESP. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 25/06/21
24 junho 2021
Por que o registro ORCiD é importante para a USP e para o mundo?
Benefícios para os Pesquisadores
Imagine
um mundo em que seus pesquisadores possam passar mais tempo fazendo
contribuições para a pesquisa e ficar menos frustrados ao gerenciar ou
preencher diversos currículos? Pense em uma ferramenta que permite a todos e a
você mesmo acompanhar mais facilmente suas atividades profissionais ao longo de
sua carreira.
O
ORCiD é um identificador internacional gratuito e também um currículo digital e
importante recurso para docentes, pós-doutorandos, alunos, gestores de
pesquisa, financiadores, bibliotecários e profissionais em geral. Ele fornece
uma identidade persistente, uma espécie de RG para os pesquisadores, e conecta
sua informações profissionais com as editoras de revistas, financiadores, suas
próprias instituições, aumentando a visibilidade e a possibilidade de
colaboração internacional. Saiba mais. Fonte: AGUIA - 24/06/21
Publicação acadêmica: abrindo o registro da Ciência
Relatório intitulado Abrindo o registro da ciência: fazendo um trabalho de publicação acadêmica para a ciência na era digital (em inglês Opening the record of science: making scholarly publishing work for science in the digital era) do International Science Council (ISC) examina o panorama atual da publicação acadêmica, explora as tendências futuras e propõe sete princípios para a publicação científica e acadêmica.
Dirigido à comunidade científica e suas instituições o Relatório busca estabelecer uma visão compartilhada dos princípios e prioridades do sistema de publicação científica. Ele propõe uma série de princípios normativos que devem fundamentar o funcionamento da publicação científica e acadêmica; descreve o panorama editorial atual e sua trajetória de evolução; analisa em que medida os princípios são observados na prática; e identifica questões problemáticas que precisam ser abordadas na realização desses princípios.
I. O acesso aberto e universal ao registro da ciência deve ser garantido, tanto para autores como para leitores.
II. As publicações científicas devem ter licenças abertas que permitam a reutilização e texto e dados de mineração.
III. A revisão rigorosa e contínua por pares é essencial para a integridade do registro da ciência.
IV. Os dados / observações subjacentes a uma publicação devem ser publicados simultaneamente.
V. O registro da ciência deve ser mantido para garantir o acesso aberto às gerações futuras.
VII. Os sistemas devem se adaptar a novas oportunidades, em vez de incorporar infraestruturas inflexíveis. Saiba mais. Fonte: AGUIA - 24/06/21