01 julho 2021

Desafios da publicação e da escrita científica são explicados em evento gratuito

O ingresso na vida acadêmica e na pesquisa científica requer um entendimento sobre como funcionam regras e mecanismos de atuação para que o pesquisador tenha reconhecimento entre seus pares. Para ajudar nesse processo, o Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem (PPGEn) da Escola de Enfermagem (EE) da USP vai promover o evento Publicação e Escrita Científica, que será realizado de 5 a 7 de julho, a partir das 18h30, de forma on-line e gratuita, pelo Canal do YouTube PPGEn-EE.
Voltado para estudantes de pós-graduação, a iniciativa é aberta a todos os interessados, incluindo professores, alunos de graduação e profissionais de todas as áreas do conhecimento.
A iniciativa faz parte do I Programa de Inverno do PPGEn e a programação foi definida com base em diagnóstico dos principais desafios dos pós-graduandos da instituição. Serão abordados temas como Qualis, fator de impacto e como escolher o periódico científico; importância da publicação para o discente, docente, carreira e programa; elaboração de artigo científico (introdução, objetivo, metodologia, resultados, discussão e conclusão); expectativas do editor de periódico; divulgação científica para além das revistas e compartilhamento de experiências de egressos do PPGEn sobre o tema central.
As palestras serão ministradas por docentes da EE e por convidados de outras instituições públicas e privadas de ensino superior, nacionais e internacionais. O evento é coordenado pelos professores Patricia Campos Pavan Baptista e Marcelo José dos Santos, ambos da EE.
Confira a programação completa nas redes sociais do PPGEn no Facebook (www.facebook.com/ppgen) e no Instagram (www.instagram.com/ppgen_usp). As inscrições podem ser realizadas neste link.   Fonte: Jornal da USP – 01/07/21

Calendário de treinamentos de julho está disponível no Portal de Periódicos da CAPES

O mês de julho se aproxima e com ele as férias escolares. Apesar da pandemia ter alterado o calendário acadêmico de muitas universidades e faculdades, a grande maioria dos estudantes estará de férias. É uma oportunidade para usar o tempo livre para aprender a navegar no Portal de Periódicos e descobrir diversos conteúdos de diferentes campos do conhecimento.
As áreas contempladas no calendário de julho são: Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Engenharias e Ciências Biológicas. Os treinamentos priorizarão os conteúdos voltados para estas áreas, no entanto, é importante ressaltar que os assuntos abordados, em sua maioria, são multidisciplinares.
Os treinamentos abordam a melhor forma de navegar e conhecer o conteúdo do Portal de Periódicos. As ferramentas de busca por Assunto, Periódico, Livro ou Base são formas de pesquisas apresentadas e orientadas pelos instrutores. Em julho, os treinamentos contemplam plataformas como Taylor & Francis, Embase, Journal Citation Reports (JCR), CAB Abstracts, Begell House, entre outras.
Os interessados poderão se inscrever no menu Treinamentos do Portal de Periódicos. Os participantes receberão certificado digital, que será disponibilizado posteriormente. Acesse aqui a programação completa de julho, material didático e as datas disponíveis.   Fonte: Portal de Periódicos CAPES – 01/07/21

Portal RCAAP (Portugal): Recursos nacionais agregados

Portal RCAAP continua a crescer! Atualmente agrega mais de 700 mil documentos de 300 recursos nacionais165 revistas científicas, 53 repositórios institucionais, 80 instituições através do Repositório Comum, 1 repositório de dados e 1 Portal, a SciELO Portugal. Estes dados justificam, certamente, o reconhecimento e visibilidade que o projeto RCAAP detém, contribuindo em larga escala para a incremento da Ciência Aberta em Portugal e no mundo, ao longo de 12 anos de existência.
O Portal constitui-se como um ponto único de pesquisa, localização e acesso a milhares de documentos de caráter científico e académico e de investigação por parte de empresas da sociedade civil que realizam investigação, o que faz com que a pertinência destes dados só se consiga com a envolvência de todos os intervenientes nos diferentes workflows, quer sejam pesquisadores, docentes, dirigentes, gestores, técnicos, entre outros. Todos, e a remar na mesma direção, é que contribuem em larga escala para este sucesso que, por sua vez, fazem com que o acesso à informação e ao conhecimento seja de vital importância para o progresso do ensino e da investigação, mas também para o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Indiscutivelmente que os repositórios institucionais e as revistas científicas são parte integrante e de relevo do ecossistema de gestão da ciência. “Mais do que a disponibilização em acesso aberto de dados e publicações, a ciência aberta é a disponibilização do processo científico enquanto um todo, reforçando o conceito de responsabilidade social científica. A implementação de uma prática de Ciência Aberta é também geradora de múltiplas oportunidades de inovação. Permite impulsionar o desenvolvimento de novos produtos, serviços, negócios e empresas”.    Fonte: AGUIA - 01/07/21


SBPC-PE realiza live sobre pós-graduação nesta 5ª feira

O evento virtual, parte das celebrações dos 70 anos da Secretaria Regional, será amanhã, 1º de julho, às 14h, com transmissão pelo canal oficial do NEI – Núcleo Econômico Integrado da UFRPE no YouTube.

A Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em Pernambuco (SBPC-PE) realiza nesta quinta-feira, 1º de julho, às 14h, a palestra “A pós-graduação brasileira é necessária”. Transmitido pelo canal do NEI – Núcleo Econômico Integrado da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no Youtube, o evento é em comemoração aos 70 anos da SBPC em Pernambuco.
Mediado pela secretária regional, Maria do Carmo F. Soares, o evento terá entre os participantes Carol Leandro, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Dante Barone, professor titular do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Flávia Cale, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação (ANPG), entre outros.   Fonte: Jornal da Ciência - 30/06/21


Carnathon USP premia projetos para gestão de insumos, redução de energia e mobilidade

Aconteceu na manhã de hoje, dia 30 de junho, a premiação dos projetos aprovados no Carnathon USP, uma competição em que estudantes de graduação e pós-graduação elaboraram propostas para tornar a gestão dos campi da Universidade mais sustentável.
“A USP está comprometida com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e esse compromisso não é só um discurso, é uma realidade. Em uma universidade de pesquisa, a formação de nossos alunos se dá não apenas nas salas de aula, mas em ambiente de pesquisa, com o envolvimento em atividades extracurriculares, em iniciativas que possam trazer benefícios à coletividade. Por isso, todos os alunos que participaram dessa competição são vencedores”, afirmou o reitor Vahan Agopyan.
Campi mais sustentáveis
O projeto vencedor foi o “ResidUSP: plataforma de gerenciamento de insumos e resíduos químicos dos laboratórios da USP”, da Escola Politécnica. O segundo lugar ficou com o projeto “Redução do consumo de energia elétrica do Restaurante Universitário através do sistema de pré-aquecimento da água por meio do aquecedor solar feito de tubos de cobre”, da Escola de Engenharia de Lorena (EEL); e o terceiro foi obtido pelo projeto “Aplicativo Mobi USP”, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP).
“Essa competição mostra que a equipe USP – professores, estudantes e dirigentes – pode criar soluções para os desafios de cada campus. Mais do que isso, os projetos apresentam soluções simples que podem ser aplicadas e replicadas, servindo de exemplo para toda a sociedade”, afirmou a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado. Além dos três projetos vencedores, as cinco propostas que receberam a menção honrosa também serão implantadas, dessa maneira, contemplando todos os campi da Universidade.   Assista aos vídeos.   Fonte: Jornal da USP – 30/06/21

30 junho 2021

Prêmio Tese Destaque USP - 10ª edição


Estão abertas as inscrições do edital PRPG 024/2021, referente ao Prêmio Tese Destaque USP - 10ª edição. São elegíveis as teses defendidas nos anos de 2019 e 2020.
As inscrições devem ser encaminhadas à Seção de Apoio à Pós-Graduação da ESALQ, exclusivamente, exclusivamente pelo e-mail sapg.esalq@usp.braté o dia 28 de julho de 2021, quarta-feira.  Os documentos necessários para a inscrição são:
  • cópia eletrônica da tese (em pdf);- resumo de 500 (quinhentas) palavras, elaborado pelo autor, destacando os aspectos mais relevantes do trabalho realizado (em pdf);
  • concordância do autor e do(s) orientador(es) para inscrição no concurso (em pdf);
  • listagem da produção intelectual derivada da tese (em pdf);
  • vídeo do autor de, no máximo, de 2m30s descrevendo a tese (Anexo I do edital);
  • declaração do aluno e do(s) orientador(es) transmitindo os direitos autorais do vídeo para a USP e permitindo sua divulgação em mídias sociais e televisivas (Anexo II do edital, em pdf).
É de responsabilidade dos interessados a leitura na íntegra do referido edital.   
Fonte: ESALQNet - 30/06/21

Prêmio Tese Destaque USP - 10ª edição


Texto  Slides



Coleção eBooks All Access – acesso aberto para a USP até 2022

A Coleção E-books All Access ScienceDirect está disponível para a comunidade USP por 12 meses. Trata-se de todo o conteúdo de eBooks do ScienceDirect da Elsevier. Em outras palavras, todas as coleções de livros de todas as áreas de conhecimento estão disponíveis em texto completo. A vigência do contrato é até 31/03/2022. A coleção All Access eBooks oferece aos usuários flexibilidade e liberdade necessária para atingir o sucesso interdisciplinar durante a busca por respostas em suas pesquisas e leituras.
Confira os  slides sobre a coleção All Access eBooks.
Ao total são mais de 37 mil títulos de mais de 47 mil autores desde enciclopédias, livros textos até series de livro. Os usuários da USP têm agora acesso a todos eles, por acesso remoto VPN aos computadores da universidade.   Fonte: AGUIA - 28/06/21

29 junho 2021

Inscrições  |  Programação


Abertas vagas para curso online de Português para Estrangeiros


Anunciamos que estão abertas, até 30 de junho de 2021, as inscrições para 20 vagas no Curso Intensivo de Conversação e Escrita em Português para Estrangeiros Preparatório para a Mobilidade Acadêmica – Nível A1 (online) / Intensive Course of Speaking and Writing in Portuguese for Foreigners Preparatory for Academic Mobility – Level A1 (online).
O curso é destinado aos estudantes estrangeiros de universidades internacionais conveniadas à USP, em etapa preparatória para intercâmbio no Brasil (USP - campus São Paulo ou campi do interior) / Target audience: foreign students from international universities associated with USP, in the preparatory stage for an exchange in Brazil (USP – São Paulo campus or inland campuses). Todos os detalhes desta oportunidade estão no link http://bit.do/fRdky.    
Fonte: AUCANI - 29/06/21

TV Cultura exibirá vídeos de pesquisas realizadas na USP

As produções de estudantes de mestrado e doutorado foram destaque no Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP e têm como objetivo mostrar para a sociedade o trabalho realizado na Universidade

Uma parceria da USP com a Fundação Padre Anchieta vai exibir a partir do dia primeiro de julho na programação da TV Cultura vídeos de pesquisas realizadas por estudantes de pós-graduação da Universidade. São 20 produções que foram premiadas na segunda edição do Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP, iniciativa que busca aprimorar a habilidade de comunicação dos estudantes e permitir que a sociedade seja informada dos estudos importantes que estão sendo realizados na Universidade.
“Precisamos intensificar essa comunicação com a sociedade para que ela valorize ainda mais a missão da Universidade”, destaca a professora Célia Regina da Silva Garcia, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Ela coordena o prêmio anual, estabelecido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP, que escolhe vídeos de destaque em dez grande áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde I; Ciências da Saúde II; Engenharias; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; Multidisciplinar; Ciências Sociais Aplicadas.
Os vídeos produzidos pelos pós-graduandos têm duração máxima de três minutos, apresentam o tema do estudo e o impacto das pesquisas desenvolvidas na pós-graduação. Eles são encaminhados pelos Programas de Pós-Graduação e avaliados por comissões julgadoras do prêmio. Entre os critérios para premiação estão a originalidade e o formato do vídeo; a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação do trabalho; e o potencial impacto em mídias sociais. Cada um dos vencedores recebe um prêmio no valor de R$ 5 mil e o orientador da pesquisa também recebe recursos.
“O objetivo é incentivar a capacidade de comunicação, estimular a constante busca pela excelência na pesquisa e divulgar em mídias sociais as teses e dissertações que estão sendo desenvolvidas na USP, para que a sociedade possa conhecer melhor o trabalho realizado pelos nossos alunos e orientadores”, explicou o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior, durante o lançamento do primeiro edital do prêmio, em 2019.
A TV Cultura exibirá um vídeo por dia na programação a partir de quinta, dia primeiro de julho. Será possível acompanhar também as produções pelo Canal USP no Youtube.
Os vencedores do Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP você conhece aqui: www.prpg.usp.br/pt-br/noticias/6925-vencedores-premio-video-2020.    Fonte: Jornal da USP - 28/06/21
 

Doze princípios da Comunicação Acadêmica

Entre abril de 2015 e junho de 2016, 
membros do grupo de trabalho Open Access Network Austria (OANA) “Open Access and Scholarly Communication reuniu-se em Viena para discutir este assunto. O principal resultado de nossas considerações é um conjunto de doze princípios que representam os pilares do futuro sistema de comunicação acadêmica. Eles são projetados para fornecer um quadro de referência coerente para o debate sobre como melhorar o sistema atual. Com este documento, esperamos inspirar uma ampla discussão em direção a uma visão compartilhada para a comunicação científica no século 21.   Saiba mais.   
Fonte: AGUIA – 25/06/21 

                           1.  Acessibilidade                        7.   Colaboração
                           2.  Detecção                                8.   Garantia da Qualidade 
                           3.  Reutilização                            9.   Avaliação
                           4.  Reprodutibilidade                   10.  Progresso validado
                           5.  Transparência                        11.  Inovação
                           6.  Compreensibilidade               12.  Bem público