USP e a Times
Higher Education organizam encontro on-line nos dias 13 e 14 de julho para
discutir a atuação das universidades latino-americanas no desenvolvimento da
sociedade e as mudanças que surgiram a partir da pandemia
07 julho 2021
Qual o papel das universidades para o progresso da América Latina?
06 julho 2021
Estudo avança no entendimento da vassoura-de-bruxa, doença que derrubou a produção de cacau no Brasil
Um estudo realizado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP) e na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP), com parcerias no país e no exterior, traz agora novas e importantes informações sobre o processo de infecção pelo M. perniciosa. Os resultados foram divulgados no periódico New Phytologist.
“Demonstramos, pela primeira vez, que o fungo sintetiza o hormônio citocinina. E esse hormônio, direta ou indiretamente, altera o equilíbrio hormonal da planta, levando ao crescimento excessivo dos tecidos infectados. Ocorre nesses tecidos algo semelhante a um câncer, que modifica o metabolismo e drena a energia da planta, competindo com a produção dos frutos e o crescimento das raízes. Por essa razão, a vassoura-de-bruxa debilita e leva à queda na produtividade dos cacaueiros”, diz o engenheiro agrônomo Antônio Figueira, professor titular do CENA-USP e coordenador da pesquisa. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 06/07/21
Como se escreve na universidade? Laboratório da USP promove oficinas para contar
Disponíveis no YouTube, as oficinas do
Laboratório de Letramento Acadêmico abordam os principais gêneros da produção
textual acadêmica; alunos podem solicitar atendimento
Mesmo fora do contexto universitário, o texto faz parte da produção do conhecimento em sua forma escrita ou oral. Mas como saber se o seu texto está adequado para cada situação de comunicação?
O Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) da USP é um espaço colaborativo para aprimorar a escrita. Desde 2011, promove ações de tutoria a estudantes da Universidade e, mais recentemente, passou a produzir eventos abertos ao público. São jornadas, rodas de conversa e oficinas que auxiliam estudantes e pesquisadores a escreverem de maneira autônoma e crítica.
Semelhante à atuação dos grandes centros de escrita, o LLAC atua na instrução dos alunos de forma colaborativa, realizando monitorias individuais de graduandos e pós-graduandos. O objetivo é identificar as deficiências e estimular a produção textual dos principais gêneros acadêmicos e em três diferentes línguas: inglês, francês e português.
Além de auxiliar o público da USP na redação de trabalhos acadêmicos, o laboratório também investiga o letramento em nível científico. Os projetos de pesquisa relacionam as competências adquiridas pelo aluno por meio do letramento acadêmico; entre elas, a consciência linguística. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 05/07/21
05 julho 2021
Gratuidades e descontos: confira as vantagens de ser aluno da USP
Benefícios no ambiente virtual vão de contas premium em aplicativos que ajudam na organização a acesso gratuito em bibliotecas virtuais
TOEFL ITP - Teste de Proficiência em Língua Inglesa aplicado na ESALQ online
Pesquisa inovadora avaliou a recuperação de nitrogênio pela planta de milho
O grande desafio da nutrição de plantas é fornecer nutrientes visando atender à exigência diária das culturas, evitando perdas e sendo economicamente viável. A ureia é a principal fonte de nitrogênio (N) para a cultura do milho por apresentar baixo custo e maior teor de N comparado com outras fontes, porém o milho normalmente recupera menos de 50% do N que foi aplicado usando a ureia. Isso ocorre em decorrência das perdas que essa fonte proporciona quando aplicada na superfície do solo, sendo necessário realizar duas ou mais aplicações visando atender a demanda de N pelo milho. Fertilizantes de liberação controlada como é o caso da ureia revestida com enxofre e polímero prometem fornecer N com um melhor sincronismo com a cultura em uma única aplicação. Para conhecer quanto o milho recuperou do N aplicado com a ureia revestida com enxofre e polímero, foi realizado a granulação da ureia enriquecida com 15N no Laboratório de Isótopos Estáveis no CENA-USP e posteriormente essa ureia foi revestida com enxofre e polímero por processo semelhante ao industrial. Foi avaliada a recuperação de N pelo milho usando ureia enriquecida com 15N revestida com enxofre e polímero em misturas com ureia convencional e aplicadas de diferentes maneiras no solo com palha da cultura antecessora. Foi observada uma recuperação pelo milho de 73% do N aplicado usando essas misturas. Esse é o primeiro trabalho avaliando a recuperação de N pela planta usando ureia enriquecida com 15N e recoberta com enxofre e polímero. Fonte: CENA-USP - 02/07/21
03 julho 2021
A USP chegará em 2022 com confiança e pronta para a nova realidade
Por Luiz Gustavo Nussio, coordenador de Administração Geral da USP, e outros autores
Não foi tarefa fácil, mas temos a convicção que a implantação de uma política moderna de gestão administrativa, aliada às medidas práticas de controle de despesas e à busca de mais recursos, possibilitaram que superássemos os obstáculos (que não foram poucos) e, ao mesmo tempo, permitirá à USP iniciar 2022 com resultados positivos e em condições inequívocas de prosperidade sustentável para os próximos anos.
É justo e próprio afirmar que uma instituição com a dimensão da USP somente poderia alcançar esse resultado com o apoio de seus dirigentes e a cooperação de seu corpo funcional. A percepção pública e o reconhecimento social favoráveis à nossa Universidade são fruto de acertos históricos em suas decisões colegiadas e diligentes ações administrativas. O conjunto de competências complementares garantiu resiliência para superar as dificuldades, sem que jamais tivesse arriscado sua estatura acadêmica. Ao contrário, a Universidade experimentou franco crescimento em todas as áreas do conhecimento. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 02/07/21
02 julho 2021
Nova onda de sequestros de revistas
Sites clonados
de periódicos continuam a enganar autores desavisados e levam pesquisadores a
oferecer dicas para identificar a contrafação
O que é a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais
De compras on-line a redes sociais, de hospitais a bancos, de escolas a teatros, de hotéis a órgãos públicos, da publicidade à tecnologia: pode ter certeza, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) afeta diferentes setores e serviços, e a todos nós brasileiros, seja no papel de indivíduo, empresa ou governo. Aqui, a gente lhe ajuda a entender os seus direitos como cidadão, ou suas obrigações, caso você seja responsável por bases de dados de pessoas. Fonte: SERPRO - 02/07/21
01 julho 2021
Desafios da publicação e da escrita científica são explicados em evento gratuito
As palestras serão ministradas por docentes da EE e por convidados de outras instituições públicas e privadas de ensino superior, nacionais e internacionais. O evento é coordenado pelos professores Patricia Campos Pavan Baptista e Marcelo José dos Santos, ambos da EE.
Confira a programação completa nas redes sociais do PPGEn no Facebook (www.facebook.com/ppgen) e no Instagram (www.instagram.com/ppgen_usp). As inscrições podem ser realizadas neste link. Fonte: Jornal da USP – 01/07/21
Calendário de treinamentos de julho está disponível no Portal de Periódicos da CAPES
As áreas contempladas no calendário de julho são: Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Engenharias e Ciências Biológicas. Os treinamentos priorizarão os conteúdos voltados para estas áreas, no entanto, é importante ressaltar que os assuntos abordados, em sua maioria, são multidisciplinares.
Os treinamentos abordam a melhor forma de navegar e conhecer o conteúdo do Portal de Periódicos. As ferramentas de busca por Assunto, Periódico, Livro ou Base são formas de pesquisas apresentadas e orientadas pelos instrutores. Em julho, os treinamentos contemplam plataformas como Taylor & Francis, Embase, Journal Citation Reports (JCR), CAB Abstracts, Begell House, entre outras.
Os interessados poderão se inscrever no menu Treinamentos do Portal de Periódicos. Os participantes receberão certificado digital, que será disponibilizado posteriormente. Acesse aqui a programação completa de julho, material didático e as datas disponíveis. Fonte: Portal de Periódicos CAPES – 01/07/21
Portal RCAAP (Portugal): Recursos nacionais agregados
Indiscutivelmente que os repositórios institucionais e as revistas científicas são parte integrante e de relevo do ecossistema de gestão da ciência. “Mais do que a disponibilização em acesso aberto de dados e publicações, a ciência aberta é a disponibilização do processo científico enquanto um todo, reforçando o conceito de responsabilidade social científica. A implementação de uma prática de Ciência Aberta é também geradora de múltiplas oportunidades de inovação. Permite impulsionar o desenvolvimento de novos produtos, serviços, negócios e empresas”. Fonte: AGUIA - 01/07/21
SBPC-PE realiza live sobre pós-graduação nesta 5ª feira
O evento virtual,
parte das celebrações dos 70 anos da Secretaria Regional, será amanhã, 1º de
julho, às 14h, com transmissão pelo canal oficial do NEI – Núcleo Econômico
Integrado da UFRPE no YouTube.
Mediado pela secretária regional, Maria do Carmo F. Soares, o evento terá entre os participantes Carol Leandro, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Dante Barone, professor titular do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Flávia Cale, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação (ANPG), entre outros. Fonte: Jornal da Ciência - 30/06/21
Carnathon USP premia projetos para gestão de insumos, redução de energia e mobilidade
30 junho 2021
Prêmio Tese Destaque USP - 10ª edição
Estão abertas as inscrições do edital PRPG 024/2021, referente ao Prêmio Tese Destaque USP - 10ª edição. São elegíveis as teses defendidas nos anos de 2019 e 2020.
- cópia eletrônica da tese (em pdf);- resumo de 500 (quinhentas) palavras, elaborado pelo autor, destacando os aspectos mais relevantes do trabalho realizado (em pdf);
- concordância do autor e do(s) orientador(es) para inscrição no concurso (em pdf);
- listagem da produção intelectual derivada da tese (em pdf);
- vídeo do autor de, no máximo, de 2m30s descrevendo a tese (Anexo I do edital);
- declaração do aluno e do(s) orientador(es) transmitindo os direitos autorais do vídeo para a USP e permitindo sua divulgação em mídias sociais e televisivas (Anexo II do edital, em pdf).