19 julho 2021

Treinamentos individuais e em grupo sobre conteúdo da plataforma Ovid

A editora Wolters Kluwer oferece treinamentos contínuos para a plataforma Ovid a toda a comunidade acadêmica. Os treinamentos são certificados em colaboração entre as duas instituições e ministrados pela gerente de Treinamentos na Wolters Kluwer, Anna Carolina Alencar.
Os treinamentos são oferecidos nas modalidades individual ou em grupo. Os individuais respeitam a disponibilidade dos interessados, com marcação de data e horário, e podem ser feitos a partir das áreas de interesse ou das perguntas de pesquisa dos usuários. Os treinamentos em grupo são disponibilizados a partir de calendário mensal e contemplam os seguintes temas:
- Ovid: Busca em Revistas Específicas e revisão em Journals@Ovid;
- Ovid: Busca avançada em MEDLINE;
- Funções Ovid: Como salvar buscar, gerenciar resultados e criar alertas;
- Ovid: Busca básica em e-books.
Wolters Kluwer também oferece webinários de temas de interesse para a comunidade acadêmica: “Como aprimorar sua revisão de literatura com a pergunta PICO” e “Tipos de estudos de revisão de literatura: definições e aplicabilidades”.
Para se inscrever nos treinamentos em grupo, os interessados podem acessar este link. Para os individuais, as inscrições são realizadas aquiOs interessados em participar dos webinários podem se inscrever neste link.
Acesso ao conteúdo da Ovid pelo Portal de Periódicos da CAPES
A Ovid é uma plataforma de conteúdos da área biomédica que agrega a base de dados Ovid MEDLINE, revistas científicas em texto completo em Ovid Journals e livros em Ovid Books. A partir do Portal de Periódicos da CAPES é possível acessar mais de 400 periódicos científicos em Ovid e mais de 500 títulos de livros. Instituições participantes do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) têm acesso ao conteúdo da Ovid. Para acessar o conteúdo no Portal de Periódicos da CAPES, é necessário selecionar a opção Buscar base.   Fonte: Portal de Periódicos CAPES – 19/07/21


Aplicativo Bolsista CAPES migra para loja Gov.Br

Uma nova versão do aplicativo Bolsista CAPES está disponível na loja Gov.Br na Apple Store e na Play Store, do Google. A migração faz parte do Plano de Transformação Digital do governo federal, que centraliza todas as informações, sistemas e serviços do poder executivo em uma só plataforma.
Milton Sampaio, diretor de Tecnologia da Informação (DTI) da CAPES, lembra que este processo dá continuidade às ações que trazem eficiência e celeridade aos cidadãos. O gestor conta que a equipe “segue na missão de oferecer soluções modernas e seguras aos usuários da CAPES”.
A última versão do Bolsista CAPES também apresenta melhorias, como uma nova interface de autenticação. Ela agora é integrada ao acesso único do governo federal: basta o usuário se conectar ao Gov.Br. Além disso, os extratos de pagamentos de bolsa estão mais detalhados. O aplicativo também está preparado para receber dados de contas bancárias digitais, durante a implementação da bolsa.
Para que tudo funcione bem é importante manter o aplicativo atualizado. Os usuários de aparelhos da Apple devem baixar e instalar a nova versão. As atualizações seguintes serão automáticas.  No sistema Android a migração do aplicativo já ocorreu.
Aplicativo
Bolsista CAPES permite que o usuário veja dados de bolsas em andamento e finalizadas, assim como informações bancárias cadastradas e histórico de pagamentos. A ferramenta está disponível para sistemas Android e IOS e pode ser instalada em smartphones e tablets. Todos os programas da CAPES passam por teste de qualidade, antes de serem oferecidos nas lojas virtuais.   Fonte: CCS/CAPES - 19/07/21


16 julho 2021



Cavernas do Brasil: um tesouro subterrâneo a ser descoberto, mas já ameaçado

Um dos tesouros mais desconhecidos da biodiversidade brasileira está escondido, literalmente, debaixo da terra. Pouca gente sabe disso, mas permeando as entranhas subterrâneas da Amazônia, do Cerrado e de todos os grandes biomas nacionais existe um universo oculto de milhares de cavernas, habitadas por centenas de espécies únicas na natureza e centenas de milhares de anos de história petrificada do clima e da vida no planeta. São mais de 20 mil cavernas já catalogadas em território brasileiro — de um total que, segundo alguns especialistas, pode chegar a 300 mil. E esse tesouro subterrâneo pode estar ameaçado, alertam os pesquisadores, por conta de alterações na legislação ambiental. 
A maior parte dessas grutas foi descoberta apenas recentemente. Até 2009, pouco mais de 6 mil cavernas eram conhecidas no País; desde então esse número aumentou 235%, e não para de subir. O principal “culpado” por isso é um decreto publicado em novembro de 2008 (Decreto 6640), que criou uma nova classificação de cavernas e passou a exigir o licenciamento ambiental de atividades potencialmente impactantes a elas, como empreendimentos agrícolas, minerários e obras de infraestrutura. Nesse processo de licenciamento, que passou a ser obrigatório, muitas novas grutas acabaram sendo descobertas. E, junto com elas, centenas de novas espécies cavernícolas — incluindo peixes, crustáceos, aracnídeos e uma diversidade de outros invertebrados —, além de um sem-número de paisagens, rios subterrâneos, cachoeiras, salões grandiosos, adornados com espeleotemas fantásticos, e outras formações geológicas de tirar o fôlego.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 16/07/21

USP investirá R$ 20 milhões em pesquisas com foco em áreas estratégicas

A Pró-Reitoria de Pesquisa selecionará projetos de pesquisa inovadores que tenham como foco o desenvolvimento de áreas estratégicas e a implementação de políticas públicas relacionadas, promovendo ações transformadoras na sociedade.
Ao todo, serão investidos R$ 20 milhões, distribuídos entre os projetos selecionados de acordo com os itens financiáveis. Os recursos poderão ser utilizados na aquisição de material de consumo, material permanente e serviços, e para custear um ano de bolsas de iniciação científica ou de pós-doutorado.
“Esse edital prioriza o desenvolvimento de pesquisas em áreas estratégicas, estimula a multidisciplinaridade com a integração entre diferentes Unidades da USP e reforça a integração dos pós-doutorandos. Esses projetos olham para as demandas da sociedade em rápida transformação, contribuindo para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento socioeconômico do País”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto.
As propostas devem ser enviadas até o dia 30 de julho para Pró-Reitoria de Pesquisa, por meio da Comissão de Pesquisa da Unidade, Museu ou Instituto Especializado do coordenador da proposta. Os projetos devem envolver duas ou mais Unidades da USP.
Entre os critérios para a seleção estão a relevância do projeto e o potencial de retorno para a sociedade na forma de desenvolvimento socioeconômico, qualidade de vida ou embasamento para novas políticas públicas dentro do período de sua finalização.
Para mais informações, consulte o Edital de Apoio a Projetos Integrados de Pesquisa em Áreas Estratégicas (PIPAE), disponível na página da Pró-Reitoria de Pesquisa.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP - 16/07/21



Utilize os materiais didáticos de auxílio à pesquisa disponíveis no Portal de Periódicos CAPES



Como criar alertas de pesquisa no Google

1. Acesse o site do Google Alerts e faça login com uma conta do Google (se ainda não estiver conectado).
2. Uma vez aberta a página, digite a palavra-chave que deseja monitorar na internet. Note que ao digitar a palavra-chave, ele exibirá automaticamente os últimos resultados da palavra-chave na pesquisa do Google. Dica: Se for monitorar um nome composto, como Sergio Mota, coloque-o entre aspas “Sergio Mota”.
3. Para personalizar o alerta, clique em “Mostrar opções”. Aqui você poderá definir a frequência dos alertas, fontes, idioma, região, o número de resultados e como deseja receber o alerta, que por padrão, é por email.
4. Pronto, uma vez configuradas as opções clique em “Criar alerta” e você começará a receber notificações por e-mail sempre que a palavra-chave for mencionada em uma nova página da web indexado pelo Google.
5. Os alertas criados serão exibidos na seção “Meus Alertas”. A partir dessa seção você pode gerenciá-los, como por exemplo, editar as opções do alerta e deletá-los para não receber mais as notificações por e-mail.
6. Por fim, clicando no ícone de configuração (engrenagem) da seção “Meus Alertas” você pode escolher o horário de entrega dos alertas, assim como receber as notificações de todos os alertas em um único e-mail.   Fonte: Softdownload - 16/07/21

Passeio virtual 3D na Caverna do Diabo - Vale do Ribeira


15 julho 2021

Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto reúne mais de 2 milhões de documentos

Mais de 2 milhões de documentos podem ser encontrados no Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto, o OasisBr. Utilizando uma única interface, o OasisBr permite a pesquisa simultânea em repositórios e bibliotecas digitais de teses e dissertações e em revistas científicas.
O OasisBr é um mecanismo de busca multidisciplinar que possibilita o acesso gratuito à produção científica disponibilizada em artigos científicos, teses, dissertações, livros, capítulos de livro, trabalhos de conclusão de curso, artigos de conferência, dados de pesquisa e outros tipos de documentos científicos. Todos os documentos encontrados no OasisBr são disponibilizados com acesso aberto, conforme o Movimento de Acesso Aberto à informação científica.
Como fazer uma busca no Portal de Publicações Científicas em Acesso Aberto?
No Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (OasisBr) é possível fazer pesquisas por título, autor, assunto, resumo, ano de publicação, entre outros. O pesquisador também pode limitar a pesquisa a um ou mais idiomas, bem como tipos de documentos em específico. Além de artigos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, relatórios, capítulos de livros, o OasisBr alinhou-se aos princípios da Ciência Aberta e passou a coletar dados de pesquisa. Entre os objetivos do OasisBr está a estimulação da criação de periódicos científicos, bibliotecas digitais de teses e dissertações e repositórios digitais para a organização da produção científica brasileira com base no modelo do acesso aberto. 
Quem atua no Portal de Publicações Científicas em Acesso Aberto?
Uma fonte de informação científica tem vários ganhos em divulgação e disseminação do conteúdo que publica ao fazer parte do Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto, o OasisBr. Isso porque o OasisBr coleta registros de repositórios de dados de pesquisa, repositórios institucionais de publicações científicas, de revistas científicas e de bibliotecas digitais de teses e dissertações.
Depois que o conteúdo é agregado, ele passa a ser coletado pelo Portal dos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e pela Rede LA Referencia. Por sua vez, a LA Referencia é recoletada pelo portal de buscas da Open Access Infrastructure for Research in Europe (OpenAIRE).  Acesse já o OasisBr: https://oasisbr.ibict.br.   Fonte: AGUIA - 15/07/21

CAPES prorroga prazo para destaques na Plataforma Sucupira

A CAPES prorrogou para 6 de agosto o prazo para os programas de pós-graduação (PPGs) apresentarem suas produções mais relevantes, conforme orientação da área de avaliação. Os trabalhos devem ser informados no módulo Destaque da Plataforma Sucupira.
A Fundação enviou ofício nesta quarta-feira, 14 de julho, a pró-reitores de pós-graduação, coordenadores de PPGs, coordenadores de Área de Avaliação, adjuntos de Programas Acadêmicos e coordenadores de Programas Profissionais, para informá-los da decisão.
Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, observou que a prorrogação atende a pedidos da comunidade acadêmica e lembrou a transparência do trabalho da Fundação: “Reiterando nosso propósito de conduzir a avaliação para o aperfeiçoamento e evolução do Sistema Nacional de Pós-Graduação, e atentos às demandas da academia e às proposições dos órgãos colegiados, salientamos que qualquer nova definição sobre o assunto será informada a todos oportunamente”.

O restante do calendário da Avaliação Quadrienal 2017-2020 será readequado. As novas datas serão publicadas em breve no Diário Oficial da União.   Fonte: CCS/CAPES - 15/07/21


14 julho 2021

Inscrições

A importância da Rede Cariniana no The Keepers Registry, do ISSN

Desde 2015, a Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) faz parte de um seleto grupo de organizações de arquivamento de periódicos eletrônicos, o The Keepers Registry (TKR). O TKR é um serviço online desenvolvido originalmente pela Universidade de Edinburgo e, atualmente, operado pelo Centro Internacional do International Standard Serial Number (ISSN) que atua como um monitor global nas disposições de arquivamento para recursos contínuos.
O objetivo central da iniciativa é evitar riscos de perda de periódicos eletrônicos, além de divulgar as organizações de arquivamento em todo o mundo, ou seja, os “guardiões”, que fornecem as estantes digitais para acesso ao conteúdo a longo prazo, permitir que bibliotecários e formuladores de políticas saibam quem cuida de determinado conteúdo eletrônico e destacar periódicos eletrônicos que precisam ser arquivados.
Para Miguel Angel Márdero Arellano, coordenador da Rede Cariniana, fazer parte do TKR é motivo de orgulho. “Estamos ao lado de instituições internacionais muito importantes como a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, a Biblioteca Britânica e a Biblioteca Nacional da Holanda, além de programas da China, Canadá e Austrália”, relata.
“Na última reunião do TKR, descobrimos que a Cariniana é a rede que mais preserva periódicos que não estão em nenhuma outra agência, ou seja, o IBICT e a Cariniana promovem essa guarda e preservação”, diz o coordenador ao destacar a questão da visibilidade que o grupo concede, uma vez que há rigorosos critérios e requisitos para garantir a participação das instituições.
O número de periódicos preservados pela Cariniana no TKR tem aumentado nos últimos anos e está prestes a chegar em 2000 publicações. “Estamos tentando fazer com que o papel do Ibict e da Cariniana sejam conhecidos por outras iniciativas internacionais”.Para saber mais sobre a atuação da Rede Cariniana, clique aqui e para conhecer melhor o The Keepers Registry, acesse o site oficial.    Fonte: IBICT - 12/07/21

Clarivate lança novo Journal Citation Reports com principais periódicos do mundo

O relatório anual do JCR (Journal Citation Reports) permite que a comunidade de pesquisa avalie os periódicos acadêmicos de alta qualidade do mundo por meio de uma variedade de indicadores, dados descritivos e visualizações. Os relatórios são usados por editoras acadêmicas em todo o mundo para avaliar o impacto de seus periódicos em relação ao seu campo de estudo e promovê-los para a comunidade de pesquisa.
O JCR é baseado em dados compilados de 2020 da Web of Science Core Collection™, coleção de periódicos, livros e anais de conferências disponível na base de dados de citações global neutra para editoras do mundo. Os dados estruturados são selecionados pela equipe de especialistas da Clarivate, que avalia e escolhe continuamente as coleções cobertas para garantir a precisão nas avaliações de impacto do periódico.
As percepções das avaliações permitem que pesquisadores, editores, bibliotecários e financiadores explorem os principais impulsionadores do valor de um periódico para diversos públicos, fazendo melhor uso do amplo corpo de dados e métricas disponíveis no JCR.
A edição de 2021 destaca a inclusão de mais de 20.000 periódicos de 113 países em cinco continentes e 254 categorias de pesquisa nas ciências, ciências sociais, artes e humanidades. A interface foi renovada para oferecer uma nova experiência ao usuário com pesquisa mais simples e direta, o que proporciona uma melhor visão dos dados. O acesso duplo à nova e à antiga plataforma do JCR estará disponível até o final de 2021.
O relatório anual do JCR (Journal Citation Reports) permite que a comunidade de pesquisa avalie os periódicos acadêmicos de alta qualidade do mundo por meio de uma variedade de indicadores, dados descritivos e visualizações. Os relatórios são usados por editoras acadêmicas em todo o mundo para avaliar o impacto de seus periódicos em relação ao seu campo de estudo e promovê-los para a comunidade de pesquisa.   Saiba mais.
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 14/07/21



USP é melhor universidade brasileira no ranking THE Latin America

A USP é a universidade brasileira mais bem colocada no THE Latin America University Ranking, divulgado hoje, dia 13 de julho, pela consultoria britânica Times Higher Education (THE). As melhores posições ficaram com a Pontifícia Universidade Católica do Chile, em primeiro lugar, seguida da USP e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

No top 10 das universidades, o Brasil lidera com sete instituições classificadas: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além da USP e da Unicamp.

Neste ano, o ranking avaliou 177 universidades de 13 países da América Latina. Os critérios adotados são os mesmos aplicados no ranking mundial da THE, mas com modificações para refletir melhor as características das escolas superiores da região. São considerados 13 indicadores de desempenho, dentro de cinco áreas: ensino (ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume, renda e reputação); citações (influência da pesquisa); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e renda da indústria (transferência de conhecimento). O Brasil é o país com o maior número de universidades avaliadas: 67 no total, seguido pelo Chile, com 28 representantes.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 13/07/21


13 julho 2021

CAPES divulga novo guia de internacionalização

A CAPES divulgou novo Guia sobre o Plano Estratégico de Internacionalização Institucional, dentro da proposta de aceleração da internacionalização da pós-graduação stricto sensu brasileira. O documento, um roteiro para elaborar o Plano Estratégico de Internacionalização Institucional, ajuda  as instituições de ensino superior (IES) do País a planejarem o início de suas ações no exterior ou melhorar atividades já em andamento.
guia responde ao desafio de aumentar a visibilidade das pesquisas produzidas no Brasil e gerar oportunidades para professores, alunos e egressos brasileiros. O Plano Estratégico atende às diretrizes do  Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para estabelecer os acordos de cooperação internacional.
O novo guia foi elaborado a partir de experiências bem-sucedidas de instituições participantes do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt). Além disso, políticas anteriores de incentivo, desenvolvidas com parceiros, e o acompanhamento da supervisão promovida pelo American Council of Education - ACE-LAB com a Fulbright, também serviram de fonte para o novo documento.
Internacionalização
Há mais de 40 anos, a CAPES mantém parcerias internacionais em diversas áreas acadêmicas e científicas. Atualmente, são 73 acordos de cooperação com 36 países. Mais de três mil bolsistas desenvolvem, no momento, seus estudos no exterior com recursos da Fundação.
Fonte: CCS/CAPES - 13/07/21