17 outubro 2021

Votação Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP - TV Cultura


Esta votação tem o objetivo de escolher o Prêmio Vídeo de Pós-Graduação USP de 2021 entre os 10 vídeos selecionados em diferentes áreas de conhecimento por comissões de especialistas. Somente um (1) vídeo deverá ser escolhido. Tanto o conteúdo da pesquisa como a forma de apresentação devem ser considerados. Participarão desta votação alunos, servidores e docentes da USP que tenham e-mails registrados oficialmente na STI. O último voto é o que será contabilizado.
   
Horários:
     Início - 15/10/2021 às 16:00
     Fim -    18/10/2021 às 17:00

Observações importantes
Para votar, utilize o navegador Firefox, Chrome, Safari ou Edge em computadores com sistemas operacionais Windows, Mac e Linux ou em dispositivos móveis como tablets e celulares Android. Em dispositivos móveis como sistema operacional iOS, utilize o navegador Safari. Esse sistema de votação não está disponível para os navegadores internet explorer.

Acesso à votação: Siga as orientações abaixo.
1. Utilize o seguinte endereço para acessar a votação:
2. Preencha os campos Usuário e Senha com os dados abaixo (sugere-se utilizar o recurso de copiar e colar) e pressione o botão "Autenticar"

Protagonismo internacional, autoconhecimento e o futuro da USP

Um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento das bases da termodinâmica no século XIX, o britânico William Thomson, também conhecido como Lorde Kelvin, é o autor das máximas “Medir é conhecer” e “Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”. Rankings universitários são frequentemente utilizados como medida do desempenho de alguns aspectos das universidades. De fato, a reputação, e consequentemente a atração de estudantes e captação de recursos públicos e privados, dependem em certa medida do desempenho nos rankings.
A figura a seguir ilustra o desempenho da Universidade de São Paulo, a melhor universidade do Brasil, em três rankings internacionais: Academic Ranking of World Universities (ARWU), também conhecido como Shanghai RankingTimes Higher Education (THE), World University Ranking e o QS World University Ranking, a partir de 2017. No recorte mostrado, a USP subiu de grupo nos rankings de Shanghai e THE, e caiu à posição mais baixa no período na avaliação de 2022 do QS. Grosso modo, o desempenho da USP nesses rankings pode ser classificado como estável com uma leve flutuação positiva.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 15/10/21

15 outubro 2021

5º Ciclo de Palestras da Agricultura Digital

Inscrição

Confira o livro sobre nanotecnologia na agricultura (2021)

Este livro tem como objetivo reunir as últimas descobertas no campo da nanotecnologia na agricultura como um sistema de distribuição inteligente eficaz para o melhoramento das colheitas. Os capítulos descritos fornecem uma abordagem compreensível e mais recente em ambos os aspectos aplicados de nanopartículas e nanomateriais para o uso controlado de pesticidas e fertilizantes, e também fornece novos insights para melhorar a segurança dos produtos são ao mesmo tempo em que mantém a eficiência da produção agrícola e diminui a poluição do meio ambiente. Destaca-se em especial, o Capítulo 13 - Challenges and perspective for the application of nanomaterials as fertilizers, escrito pelo prof. Hudson Wallace Pereira de Carvalho do CENA-USP, Marcos H. F. Gomes e Nádia M. Duran. Disponível para download.


Inscrições para o PAE 01/2022

Estão abertas as inscrições para a Etapa de Estágio Supervisionado em Docência (EESD) do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) – 1º Semestre de 2022. Seguem anexos o Edital e a lista de disciplinas para estágio. Quaisquer dúvidas, favor entrar em contato com pae.esalq@usp.br.
O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) é patrocinado pela Reitoria da USP e visa a atender uma exigência da CAPES, cujo regulamento estabelece que alunos de doutorado contemplados com Bolsa Demanda Social da CAPES devem realizar pelo menos um estágio em docência ao longo do curso. Entretanto, o estágio é opcional para todos os pós-graduandos e a Comissão de Pós-Graduação incentiva fortemente a participação do maior número possível de alunos (tanto de mestrado quanto de doutorado), visto que a experiência pode aperfeiçoar a formação do(a) pós-graduando(a) para atividades relacionadas à docência no ensino superior. 
O PAE inclui duas etapas: a "Preparação Pedagógica" (disciplina de 2 créditos com duração de um semestre) e o "Estágio Supervisionado em Docência".   Fonte: SPG-ESALQ - 14/10/21

14 outubro 2021

2º Encontro da Pós-Graduação - Uma Sociedade em Transformação

A Pró-reitoria de Pós-graduação convida a todas e todos para o  Encontro da Pós-Graduação - “Uma Sociedade em Transformação”, evento on-line, nos dias 19 e 20 de outubro de 2021.  Nesta edição, o Encontro discutirá o papel transformador da educação na sociedade.
Nos mais de 50 anos de existência, a pós-graduação na USP sempre prezou pela excelência no ensino e pesquisa, que resultou na formação de jovens líderes comprometidos com as demandas da sociedade. A ciência e a educação são elementos essenciais para melhorar o bem-estar individual e para criar uma sociedade diversa, ética, inclusiva e justa. Uma verdadeira transformação.
Nestes dois dias de evento, pretendemos discutir o papel da Pós-graduação na formação ética, plural, inovadora e humana de futuras(os) profissionais, que serão elementos transformadores da sociedade.  Abertura: Prof. Vahan Agopyan. Convidados: Renato Janine Ribeiro (USP, SBPC), Profa. Cristina Caldas (Instituto Serrapilheira) , Flávia Calé  (Presidente da ANPG – Associação Nacional de Pós-graduandos), Profa. Maria Helena Guimarães de Castro (CNE), Profa. Claudia Costin (FGV), Prof. Jorge Audy (PUCRS), Prof. Abílio Baeta Neves (USP), Prof. Jorge Guimarães (EMBRAPII).
A cerimônia de entrega do 10º Prêmio Tese Destaque USP e do 3º Prêmio Vídeo de Pós-Graduação USP, das menções honrosas e o anúncio do Grande Prêmio Vídeo de Pós-graduação - ocorrerá no dia 20 de outubro, durante o 2º Encontro da Pós-Graduação “Uma Sociedade em Transformação”. Link: https://www.prpg.usp.br/encontroposusp2021/.   
Fonte: PRPG-USP - 14/10/21

Evento explica como escolher a melhor revista para publicação de artigos científicos

Artigos revisados por pares são uma parte importante da comunicação científica e fator de reconhecimento e impacto da pesquisa. Por isso, a Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia) em parceria com Elsevier Scopus (base de dados de literatura científica) vai promover na próxima segunda, dia 18 de outubro, às 14 horas, o evento Webinar para Autores: como escolher a melhor revista para publicar seu artigo. O encontro é on-line e os interessados devem fazer inscrição clicando aqui. O link para a transmissão será enviado na véspera do evento.
O evento vai abordar como pesquisadores podem escrever artigos que comuniquem claramente seu tópico de estudo, incluindo o método e os resultados, e os submetam ao periódico certo. Também, como escolher uma revista a partir de critérios como a área de conhecimento que ela contempla, se há revisão por pares, integridade, indicador de impacto e top percentis.
O webinar terá como palestrante Thais Vick, pós-doutora pelo Queen Mary University of London e doutora em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, que atua nos campos de gestão do conhecimento organizacional, gestão da inovação tecnológica e gestão estratégica da informação.
Capacitação em escrita e publicação científica
A Aguia é o órgão da Universidade de São Paulo responsável por alinhar a gestão da informação, da produção intelectual e das bibliotecas aos objetivos estratégicos da instituição. Sua missão é promover a ciência e o acesso aberto, a geração e o uso da informação, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade e a excelência do ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento.
A agência programou para outubro outro evento que pretende ajudar na descoberta do panorama de pesquisa em nível institucional, nacional e internacional, com a realização de comparações de desempenho, analise de tendências e tópicos de todas as áreas de conhecimento, buscando colaboradores e gerando relatórios. Para pesquisadores: Descubra tudo sobre a sua linha de pesquisa com Scival será realizado no dia 19 de outubro, das 14h às 16h, com inscrições neste link.   Fonte: Jornal da USP - 13/10/21


Ferramentas facilitam prestação de contas e avaliação da produção científica na USP

A tecnologia é capaz de apresentar soluções para minimizar trâmites burocráticos que envolvem as atividades científicas, permitindo ao pesquisador destinar seu tempo para o que é mais importante: produzir ciência. Pesquisadores assumem uma sobrecarga extra de trabalho ao ter que gerenciar aportes vultosos de recursos financeiros vindos de agências de fomento que exigem, no decorrer da pesquisa, a elaboração de relatórios, prestação de contas, assinatura de cheques, realização de compras, além de entradas e saídas de dinheiro. Para facilitar e modernizar algumas dessas etapas, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da USP, a pedido da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP, desenvolveu dois sistemas de gerenciamento de pesquisas: o Gestão da Informaçãode Projetos (GIP) e o WeR_USP.
Os dois sistemas serão utilizados prioritariamente pela PRP, porém, podem ser compartilhados pelas outras pró-reitorias da USP, pelas unidades de ensino e pesquisa da Universidade e, em breve, passarão a ter vínculos também com as agências de fomento – a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O GIP, da USP, tem o objetivo de reduzir o tempo gasto pelo pesquisador na prestação de contas das atividades financeiras dos projetos de pesquisa e, ao mesmo tempo, informar à PRP o status financeiro dos projetos em andamento. O WeR_USP, que já está disponível a todos os pesquisadores da Universidade, funciona como um visualizador dos indicadores de produção bibliográfica (com base nas informações da Plataforma Lattes), citações (com base nas informações do Google Scholar, Scopus e Web of Science) e número de teses e dissertações na USP. Quanto ao WeR_USP, o sistema poderá permitir a mensuração da relevância da produção científica da Universidade.   Fonte: USP Destaque

USP é a universidade com os melhores cientistas da América Latina

A USP é a melhor universidade da América Latina, de acordo com o AD Scientific Index 2021, um ranking que classifica as universidades de acordo com o desempenho científico individual dos pesquisadores da instituição, a partir da análise de indicadores como o índice h (h-index), o índice i10 e citações no Google Scholar. Nesta edição, o ranking avaliou, aproximadamente, 700 mil pesquisadores, de 13 mil instituições de 200 países. O Brasil é o 17º país com mais pesquisadores avaliados, 31.317 ao todo, de 439 universidades brasileiras. Além da classificação individual dos cientistas, também foram divulgados rankings das universidades com o maior número de cientistas produtivos e influentes. Para essa classificação, foram seguidos critérios de avaliação combinando resultados da lista geral dos 10 mil melhores cientistas, das listas dos 100.000 e dos 200.000 melhores cientistas, e do número total de cientistas da instituição classificados no AD Scientific Index 2021.

Na região da América Latina, a USP ficou na liderança, seguida da Universidad Nacional de La Plata (Argentina) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foram avaliados 53.392 cientistas da região, oriundos de 1.336 universidades de 33 países.   Saiba mais.   

Fonte: Jornal da USP - 13/10/21


Reserva da Mata Atlântica na USP recebe projeto para visita e preservação

102 mil metros quadrados de floresta nativa sobrevivem intocados no meio da Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, campus Butantã da USP. O fragmento é um dos poucos remanescentes da Mata Atlântica na cidade de São Paulo. A área foi decretada como reserva florestal de proteção permanente em 1973, mas é preservada pela USP desde 1942, quando parte das terras do Instituto Butantan foi cedida para a instalação da Cidade Universitária.
Conhecido como “Reserva” ou “Matinha” do IB, o local fica sob responsabilidade do Instituto de Biociências da USP, que iniciou um projeto de integração da floresta urbana. A expectativa do projeto é que o ambiente seja utilizado como laboratório natural, possibilitando novas descobertas científicas e a formação de estudantes. A área deverá ser adequada para oferecer ainda atividades de promoção do bem-estar, como caminhadas recreativas e educativas, observação e interação com a natureza.
“Temos um plano para transformar isso em um modelo de parque urbano, de floresta urbana. A nossa visão é que ele possa ser usado para ensino, que os professores possam voltar a levar nossos alunos; para visitação de alunos da rede pública, em geral, e para pesquisa também”, afirma Marcos Buckeridge, diretor do IB e um dos coordenadores do projeto.   Saiba mais.  Fonte: Jornal da USP - 13/10/21


Prêmio da Bayer pretende impulsionar soluções inovadoras em saúde e agricultura

A Bayer recebe até amanhã (15/10) inscrições para o Prêmio Mentes da Inovação, voltado a graduandos e pós-graduandos que desenvolvam projetos de ciência aplicada nas áreas de saúde e agricultura.

Serão premiados projetos voltados à criação de produtos e soluções ou novos modelos de negócio que gerem desenvolvimento, inovação, valor econômico e social.

A categoria saúde se destina a estudantes que fazem pesquisa e buscam contribuir com soluções para velhos e novos desafios na área. Para a categoria agricultura, podem participar estudantes que tenham realizado uma pesquisa aplicada que contribua para tornar a agricultura brasileira cada vez mais inovadora e sustentável.

Cada uma das soluções vencedoras receberá certificado e prêmio no valor de R$ 30 mil, que pode ser utilizado para viagens acadêmicas, custear novos ciclos da pesquisa, equipamentos ou, ainda, cursos do interesse do vencedor.

Os interessados podem se inscrever por formulário disponível no site do prêmio. Para isso, o candidato deverá fazer upload da carta de apresentação e da solução desenvolvida.

Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 14/10/21


11 outubro 2021

Eventos acontecem de 13 a 19 de outubro

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Slides do webinar Web of Science: nova interface e funcionalidades


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Slides e gravação do webinar Mendeley: gerencie as referências da sua pesquisa


Slides  |  Gravação - Senha: N2&D=W7

Gravação do webinar Scopus: um mundo de informações científicas referenciais ao seu alcance


Gravação - Senha: 76H%yAF8

10 outubro 2021

Palestras sobre os 65 anos da CNEN

Assista no YouTube

Governo federal corta 87% dos recursos do FNDCT que seriam liberados para a ciência

A ciência brasileira levou mais um duro golpe do governo federal nesta semana. Não satisfeito em vetar, depois adiar a promulgação e, por fim, alterar de forma arbitrária a liberação de recursos contingenciados do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o governo manobrou mais uma vez para impedir que essas verbas cheguem às mãos daqueles que, por lei, são seus verdadeiros destinatários: os cientistas do Brasil. 
Na quinta-feira, 7 de outubro, o Ministério da Economia enviou à comissão mista de orçamento do Congresso Nacional um ofício pedindo alterações de última hora num projeto de lei (PLN 16/2021) que previa a liberação de R$ 690 milhões em créditos suplementares para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), dos quais 95% (R$ 655,4 milhões) viriam de recursos contingenciados do FNDCT. A expectativa era de que a maior parte desses recursos fosse para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que contava com esse dinheiro para implementação de uma nova Chamada Universal (edital mais tradicional da ciência brasileira, suspenso desde 2018, por falta de recursos), lançada no fim de agosto. Uma outra parte seria destinada à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), em caráter emergencial, para garantir a produção de radiofármacos e radioisótopos para o tratamento do câncer, que chegou a ser paralisada por 12 dias, no fim de setembro, e corria risco de ser novamente suspensa em outubro, por falta de recursos.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP - 08/10/21


08 outubro 2021

Resultado do “Prêmio Tese Destaque USP - 10ª Edição"


O Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, no uso de suas atribuições legais e conforme estabelecido pelo Edital PRPG 24/2021, de 21/06/2021, baixa a presente Portaria com o resultado do ".

Prêmio:

Título: Conversão floresta-pastagem na Amazônia Oriental: impactos sobre as comunidades      microbianas do metano do solo

Autor(a): Andressa Monteiro Venturini

Programa: Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) - CENA

Orientador(a): Tsai Siu Mui


Menção Honrosa:   

Título: Filogenômica, diversificação e biogeografia dos esquilos Neotropicais (Sciurillinae e        Sciurinae: Sciurini)

Autor(a): Edson Fiedler de Abreu Júnior

Programa:  Interunidades em Ecologia aplicada (ESALQ/CENA)

Orientador(a): Alexandre Reis Percequillo


Fonte: Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP - 08/10/21


THE Impact Rankings 2022: nova metodologia anunciada

A metodologia para o próximo Times Higher Education Impact Ranking foi publicada e está disponível em sete idiomas. Esta é uma tradução livre da matéria publicada no website da THE. As classificações de impacto de 2022, que se baseiam nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, seguirão a mesma metodologia ampla deste ano, mas um pequeno número de indicadores foi adicionado, enquanto algumas definições foram ajustadas.

Por exemplo, a métrica em educação para os ODS para o ODS 17 (parcerias para as metas) agora recompensará as instituições com cursos dedicados que abordam a sustentabilidade e os ODS, e têm atividades de extensão educacional dedicadas para a comunidade em geral. A métrica anteriormente pedia apenas um compromisso com a educação significativa em torno dos ODS em toda a universidade, em alguns ou em todos os programas.   Saiba mais 
Fonte: AGUIA - 08/10/21

O Institute for Scientific Information lança Relatório sobre o Impacto da Pesquisa na América Latina

O panorama da pesquisa na América Latina mostra um aumento significativo na produção científica da região. No entanto, várias questões precisam ser consideradas a fim de aumentar o impacto da pesquisa e das revistas na região, promover projetos de maior impacto e aumentar os esforços de colaboração, que permitiria, além de elevar a qualidade da pesquisa, resolver problemas regionais urgentes. A América Latina é uma região vasta e diversificada de extraordinária importância ecológica, que tem sido uma fonte de produtos e inovações com impacto econômico e social por séculos. É o que afirma o Global Research Report: América do Sul e Central, México e Caribe.
O novo relatório desenvolvido por analistas do Institute for Scientific Information (ISI)™ e publicado em português mostra o panorama de pesquisa de 34 países da América do Sul e Central, México e Caribe, destacando os benefícios de uma organização regional de pesquisa colaborativa. Este relatório, além de explorar os países com maior influência na produção científica regional, analisa o potencial da comunidade de pesquisa para desenvolver competências e enfrentar uma gama mais ampla de desafios tecnológicos, de saúde, econômicos e sociais. Confira mais detalhes no link: http://bit.do/fSa7L.  
Fonte: AGUIA - 08/10/21

Gestão de Dados Científicos na USP - Ferramenta DMPTool


Informamos que a USP tornou-se instituição filiada à 
dmptool.org, uma organização que disponibiliza a ferramenta DMPTool para elaborar Plano de Gestão de Dados (PGD) de forma rápida e prática. A STI configurou esta ferramenta para que pesquisadores da USP possam responder (em Língua Portuguesa ou Inglesa) perguntas cujas respostas compõem um PGD.
Para acessar a ferramenta DMPTool, acesse este endereço: https://dmptool.org/.
Instruções para uso da ferramenta DMPTool:
  • Use a opção 1 (Option 1: If your institution is affiliated with DMPTool).
  • Acesse o botão “Your institution” e digite “University of São Paulo”. 
  • Em seguida, acione o botão “Go”.