18 novembro 2021
Como usar as ferramentas da Turnitin para melhorar seus trabalhos escritos?
17 novembro 2021
16 novembro 2021
USP promove Curso de Difusão Covid-19: Biossegurança em Atividades Presenciais
Lançamento de três ações integradas da SAS-USP
Anunciamos o
lançamento de três ações integradas da Superintendência de Assistência Social
(SAS), da Universidade de São Paulo (USP):
1. Lançamento da nova página eletrônica
da SAS (sas.usp.br),
totalmente reconstruída, com o foco nos serviços prestados e na comunicação por
mídias sociais.
2. Lançamento do aplicativo “Cardápio+”
para dispositivos móveis, com informações dos restaurantes universitários e,
agora, também, apoio estudantil, transporte, saúde mental, moradia, creches,
serviço social, Acolhe USP, entre outros.
3. Inauguração do primeiro CARE-USP
(Centro de Acolhimento e Referência para Estudantes), no campus do Butantã,
para atendimentos presenciais ágeis e centralizados do Serviço Social, do
RUCARD, do Passe Escolar, de moradores do CRUSP, de consultas sobre o PAPFE,
entre outros. Fonte: SAS-USP - 16/11/21
Congresso USP de Cultura e Extensão
12 novembro 2021
11 novembro 2021
Portal de Periódicos ganha página mais moderna
Lançado em 11 de novembro de 2000, o Portal de Periódicos da CAPES foi criado como forma de melhorar o acesso ao conhecimento científico atualizado. A ferramenta é a maior base de apoio à pesquisa científica e tecnológica do Brasil, e conta com informações de referência nacional e internacional em todas as áreas do conhecimento.
Sua dinâmica democratiza o alcance a conteúdos atualizados, sem limitações geográficas ou de horário. Os estudantes, professores e pesquisadores das instituições vinculadas ao Portal podem acessar o seu conteúdo de forma remota, por meio de seu login e senha.
O Portal de Periódicos também conta com um aplicativo móvel, disponível para tablets e smartphones. Pelo Portal, o usuário pode realizar buscas rápidas por assuntos, periódicos, livros e bases de dados, além de navegar em websites referenciados pelos resultados das pesquisas. Fonte: CAPES - 11/11/21
Escola de pesquisadores explica como trabalhar no “estado da arte” da vida científica
Em sua quinta edição, o evento terá palestras e minicursos que buscam ajudar os participantes a aprimorar as habilidades exigidas à realização de pesquisa básica e aplicada em todas as áreas do conhecimento. A inscrição é gratuita e os interessados devem preencher o formulário neste link.
O público-alvo são alunos de pós-graduação, pós-doutorado, técnicos de nível superior, professores e pesquisadores. Serão três os temas em destaque: Projeto, Metodologia e Escrita Científica.
A programação tem destaque para os temas: Organização de estratégias de pesquisa para o desenvolvimento sustentável, Como escrever artigos de alto impacto: da ideia à publicação, Perfis acadêmicos em plataformas digitais e rede social acadêmica, Plano de gestão de dados e as publicações científicas, O NILC e as ferramentas de auxílio à escrita científica, Como encontrar a melhor revista para publicar o seu artigo, Utilizando a Web of Science para fazer levantamentos bibliográficos e análises bibliométricas, e Revisões Sistemáticas: evidenciando a evidência. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 10/11/21
Mil dúvidas sobre intercâmbio? Manual responde o que universitários precisam saber
A revista foi escrita pelos membros do PET com base em mais de um ano de pesquisas junto a cerca de 40 intercambistas, com a Comissão de Cooperação Internacional da FEA (CCInt). Mas, apesar de ser voltado a alunos da FEA, a maior parte das dicas do e-book valem para estudantes de qualquer unidade e curso. O Manual, feito dentro do projeto da Feira de Intercâmbio da USP, pode ser útil inclusive para alunos de outras universidades.
A primeira parte da publicação é um compilado de dicas rápidas para intercambistas: o aluno pode conferir um serviço que permite enviar dinheiro usando o câmbio do dia, sem cobrança por spread ou taxas escondidas; um banco virtual sem taxas que é recomendado por alunos que fazem intercâmbio na Europa; opções de guias de turismo para quem tem pouco dinheiro; ônibus e hospedagens mais baratos; dentre outros. Saiba mais.
10 novembro 2021
FAPESP reformula sua política de acesso aberto a publicações
“Esse prazo é conservador e contempla a política de embargo da maioria dos periódicos científicos”, afirma Luiz Eugênio Mello, diretor científico da FAPESP. Com o estabelecimento de um prazo, será possível verificar o cumprimento da política de acesso aberto pelos pesquisadores que contam com financiamento da FAPESP utilizando ferramentas como o Google Scholar, que faz um acompanhamento do cumprimento dos mandatos de acesso aberto das agências financiadoras reconhecidas nos artigos publicados. “A expectativa da FAPESP é aumentar a visibilidade e o impacto científico, econômico e social das pesquisas financiadas”, diz Mello.
A iniciativa da Fundação foi comentada pelo cofundador do Google Scholar, Anurag Acharya: “Essa é uma excelente iniciativa da FAPESP. Nós vamos trabalhar junto com a Fundação para incluir essa nova política de acesso aberto nas informações da página do Google Scholar, que inclui mais de 200 agências de fomento à pesquisa de todo o mundo. Isso permitirá aos autores brasileiros, e a seus pares de outros países, revisar e destacar artigos publicados com o apoio da FAPESP em seus perfis do Google Scholar".
Se o pesquisador não puder atender a esse requisito por questões legais ou contratuais deverá informar a FAPESP e apresentar justificativa consubstanciada por meio dos relatórios científicos do auxílio ou bolsa que gerou a publicação ou na página Converse com a FAPESP.
“Com essa iniciativa, espera-se promover na comunidade científica do Estado de São Paulo uma maior conscientização sobre a importância de disponibilizar em acesso aberto para a sociedade a produção científica resultante do financiamento público”, afirma Mello. A íntegra da Portaria nº 37 está disponível em: https://fapesp.br/15159/portaria-cta-n-37-de-27-de-outubro-de-2021. Fonte: Agência FAPESP - 10/11/21
08 novembro 2021
A USP faz sua lição de casa
Por ter investido em inovação,
internacionalização, ambiente de ensino e pesquisa, a USP subiu nos rankings
comparativos internacionais
O que levou a instituição a obter esse sucesso foi o fato de que fez a lição de casa. Ela investiu em pesquisa e se aproximou mais da sociedade, em meio à crise de saúde pública causada pela pandemia. Ampliou seu grau de internacionalização, trazendo cientistas e professores de fora e enviando acadêmicos paulistas para o exterior. Estimulou seus professores e pesquisadores a publicar, em inglês, artigos em revistas científicas com conselho de arbitragem e mundialmente conceituadas. Iniciativas como essas não só aumentaram o número de citações de trabalhos de docentes da instituição nas principais publicações internacionais, como também revelaram o aumento da produtividade científica da instituição, o que resultou em maior reconhecimento pela comunidade acadêmica e científica em todo o mundo. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 08/11/21
CNPq e Fundação de Portugal anunciam assinatura de Acordo de Cooperação Internacional para aprimoramento da Plataforma Lattes
Na próxima quinta-feira (11/11) às 10 horas, com transmissão pelo Youtube, será anunciada a assinatura do Acordo de Cooperação Internacional celebrado entre o CNPq e a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal (FCT), tendo como objetivo compartilhar conhecimento gerado na implementação de plataforma de currículos em Portugal (CIENCIA VITAE), que originalmente se baseou em código fonte da Plataforma Lattes. Com a parceria estabelecida cria-se grande possibilidade de rápidos avanços na adequação da Plataforma Lattes à tendência de instrumentos curriculares com mecanismos de autopopulação e interfaces de usuário mais amigáveis. Fonte: CNPq - 08/11/21
07 novembro 2021
Festa do Livro da USP terá a presença de 225 editoras
“O passeio virtual não substituirá o contato com os amigos e a chance de sentir o cheiro dos livros, mas cria oportunidades diferentes para as editoras e evita que os visitantes carreguem aquelas sacolas pesadas. As vendas são feitas diretamente pelas lojas virtuais de cada livraria, com endereços eletrônicos já disponibilizados no site da Festa. No entanto, somente a partir das 9 horas do dia 8 é que as promoções estarão disponíveis”, explica Márcio Pelozio, da Edusp, um dos organizadores do evento. A opção on-line permitiu a ampliação do alcance de público, já que é possível comprar os livros estando em qualquer cidade do País, e não mais apenas na cidade de São Paulo e arredores, como na versão presencial. Em 2020, primeira vez em que a Festa aconteceu de forma remota, foram 600 mil usuários únicos acessando o site durante o evento. “É um número muito expressivo e a expectativa é de crescimento para este ano”, afirma Regina Brandão, técnica de comunicação da Edusp. Ela destaca que a Festa do Livro da USP busca aproximar leitores de editoras ao oferecer livros de qualidade e com uma única exigência: descontos de no mínimo de 50% no preço de capa. “Mas as editoras participantes podem oferecer descontos maiores em determinados títulos, o que sempre ocorre”, acrescenta Regina. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 05/11/21