18 novembro 2021

Como usar as ferramentas da Turnitin para melhorar seus trabalhos escritos?


Tema: 
Como usar as ferramentas da Turnitin para melhorar seus trabalhos escritos?
Data: 18 de novembro
Horário: das 14h às 15h
Inscrições:  https://bit.ly/3npoIMb
Conteúdo: Será uma oportunidade para aprender como melhorar a produção escrita ao analisar o conteúdo em relatórios de similaridade, conhecer normas técnicas, aspectos formais e o uso da integridade acadêmica para melhorar a qualidade de trabalhos acadêmicos.

16 novembro 2021

USP promove Curso de Difusão Covid-19: Biossegurança em Atividades Presenciais

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (PRCEU-USP) promove, no próximo dia 17/11 (quarta-feira), o Curso de Difusão “Covid-19: Biossegurança em Atividades Presenciais”. De forma a evitar conflitos com outras atividades e para o melhor aproveitamento, o curso será ministrado na modalidade de ensino a distância (EaD), em uma única turma, das 17h30 às 21h45, com intervalo de 10 minutos.
O evento é destinado a todos os agentes (alunos de graduação e de pós-graduação, servidores, docentes, apoiadores dos municípios e público em geral interessados) que, direta ou indiretamente, estejam atuando com as Unidades Móveis do Programa USP na Comunidade nos municípios de Boraceia, região de Bauru, Piracicaba e Lorena. Importante destacar que se trata de Curso de Difusão da Universidade, aberto ao público geral, além dos atuantes nos projetos acima mencionados, e que contará com a emissão de certificado da Universidade de São Paulo.
Para obtenção do certificado USP é necessário que se faça inscrição e que se assista a aula em sua totalidade, para tanto, deve-se seguir os procedimentos:
Por conta da grande procura pelo curso, algumas alterações técnicas foram feitas visando sua viabilidade.
O curso será ministrado na plataforma Webex by CISCO, ao invés do Google Meeting. Para quem acessar o curso pelo computador, não é necessário fazer qualquer instalação, porém, para quem pretende utilizar dispositivos móveis (celular ou tablet) deve fazer o download do aplicativo no link https://www.webex.com/pt/downloads.html.
Reforçamos que o certificado será gerado apenas para pessoas que tenham feito sua inscrição no sistema Apolo e a frequência será aferida por meio do relatório gerado pela plataforma Webex.
Ao acessar a sala de aula (bit.ly/3wVX8Js),  é necessário e importantíssimo que a tela de acesso seja preenchida com o nome completo, idêntico ao registrado no sistema Apolo e o mesmo e-mail utilizado nele.  Fonte: PRCEU-USP - 16/11/21

Lançamento de três ações integradas da SAS-USP

Anunciamos o lançamento de três ações integradas da Superintendência de Assistência Social (SAS), da Universidade de São Paulo (USP):

1.   Lançamento da nova página eletrônica da SAS (sas.usp.br), totalmente reconstruída, com o foco nos serviços prestados e na comunicação por mídias sociais.

2.   Lançamento do aplicativo “Cardápio+” para dispositivos móveis, com informações dos restaurantes universitários e, agora, também, apoio estudantil, transporte, saúde mental, moradia, creches, serviço social, Acolhe USP, entre outros.

3.  Inauguração do primeiro CARE-USP (Centro de Acolhimento e Referência para Estudantes), no campus do Butantã, para atendimentos presenciais ágeis e centralizados do Serviço Social, do RUCARD, do Passe Escolar, de moradores do CRUSP, de consultas sobre o PAPFE, entre outros.   Fonte: SAS-USP - 16/11/21


Congresso USP de Cultura e Extensão

Na próxima semana a Universidade de São Paulo realiza, de forma on-line, o I Congresso USP de Cultura e Extensão. Serão dois dias - 25 e 26 de novembro - em que toda a comunidade universitária e também interessados externos contarão com convidados especiais, conteúdos relevantes e trocas de experiências a respeito da cada vez mais valorizada interação entre universidade e comunidade. 
Entre os convidados, nomes como Sérgio Rial (presidente do Santander), José Roberto Marinho (presidente das Organizações Globo), Jacques Marcovitch (ex-reitor da USP e membro do Graduate Institute of International and Development Studies de Genebra), Heloisa Helena Oliveira Buarque de Hollanda (Escritora) e Érica Peçanha do Nascimento (Antropóloga Social) estão na programação ao lado de gestores, docentes, pesquisadores e estudantes da USP e outras universidades para apresentar considerações, relatos e experiências. 
O público poderá acessar mesas redondas, apresentação de pôsteres virtuais e vídeos exclusivos. Consulte mais detalhes e garanta já sua inscrição no site extensao.usp.br/congresso.   Fonte: PRCEU-USP - 16/11/21

11 novembro 2021

Portal de Periódicos ganha página mais moderna

Em comemoração aos seus 21 anos, nesta quinta-feira, 11, o Portal de Periódicos da  CAPES apresenta uma nova interface, que facilita a pesquisa e o acesso à informação científica. Além de um novo layout na página inicial, a atualização traz busca e menu únicos que facilitam a procura de conteúdo do acervo, contratos e catálogos.
O espaço de treinamentos também passou por alterações: foram criados novos filtros por área e período, e agora há a possibilidade de inscrição por seleção no calendário. As mudanças foram feitas também  no ‘Meu Espaço’, nos informativos, nas perguntas frequentes e demais páginas internas.
Em 2021, foram 103,51 milhões de acessos aos seus conteúdos, até agosto, por usuários vinculados a 434 instituições participantes. Atualmente, a ferramenta oferece 42.435 mil títulos de periódicos em texto completo, além de diversas bases referenciadas, sendo 67 de teses e dissertações, 53 nos repositórios institucionais, 46 de obras de referência, 37 de estatísticas, 27 de livros, 16 de arquivo abertos – com monografias e documentos não seriados – 10 de patentes, 10 de audiovisuais e duas de normas técnicas.
Lançado em 11 de novembro de 2000, o Portal de Periódicos da CAPES foi criado como forma de melhorar o acesso ao conhecimento científico atualizado. A ferramenta é a maior base de apoio à pesquisa científica e tecnológica do Brasil, e conta com informações de referência nacional e internacional em todas as áreas do conhecimento.
Sua dinâmica democratiza o alcance a conteúdos atualizados, sem limitações geográficas ou de horário. Os estudantes, professores e pesquisadores das instituições vinculadas ao Portal podem acessar o seu conteúdo de forma remota, por meio de seu login e senha.
O Portal de Periódicos também conta com um aplicativo móvel, disponível para tablets e smartphones. Pelo Portal, o usuário pode realizar buscas rápidas por assuntos, periódicos, livros e bases de dados, além de navegar em websites referenciados pelos resultados das pesquisas.   Fonte: CAPES - 11/11/21

Escola de pesquisadores explica como trabalhar no “estado da arte” da vida científica

O que levar em consideração ao escrever relatórios de patentes? Como funciona o processo de editoria em uma revista científica? De que forma posso promover meu artigo? Estas preocupações comuns de quem se dedica à vida como cientista serão trabalhadas durante a Escola de Pesquisadores da USP, que acontecerá de 30 de novembro a 2 de dezembro no formato on-line.
Em sua quinta edição, o evento terá palestras e minicursos que buscam ajudar os participantes a aprimorar as habilidades exigidas à realização de pesquisa básica e aplicada em todas as áreas do conhecimento. A inscrição é gratuita e os interessados devem preencher o formulário neste link.
Segundo a organização do evento, espera-se que o curso contribua para “a formação de pesquisadores de alto nível, treinados para reconhecer e atuar no estado da arte em suas áreas, e que possam gerar conhecimento e inovação relevantes para a sociedade, além de propagarem seus conhecimentos na formação de recursos humanos altamente capacitados e especializados”.
O público-alvo são alunos de pós-graduação, pós-doutorado, técnicos de nível superior, professores e pesquisadores. Serão três os temas em destaque: Projeto, Metodologia e Escrita Científica.
programação tem destaque para os temas: Organização de estratégias de pesquisa para o desenvolvimento sustentávelComo escrever artigos de alto impacto: da ideia à publicaçãoPerfis acadêmicos em plataformas digitais e rede social acadêmica, Plano de gestão de dados e as publicações científicasO NILC e as ferramentas de auxílio à escrita científicaComo encontrar a melhor revista para publicar o seu artigoUtilizando a Web of Science para fazer levantamentos bibliográficos e análises bibliométricas, e Revisões Sistemáticas: evidenciando a evidência.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 10/11/21


Mil dúvidas sobre intercâmbio? Manual responde o que universitários precisam saber

Já se perguntou quanto custa fazer um intercâmbio? Se você precisaria pagar tudo por conta própria ou se teria ajuda da Universidade e outras instituições? Onde ficar, como se locomover, o que comer, como se planejar financeiramente… Junto com a vontade de ter a experiência de uma formação e vivência internacional, aparecem muitas questões. O Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP lançou um material que pode ajudar quem sempre quis estudar fora do Brasil e fica perdido com tantos detalhes: o Manual de Intercâmbio, que busca responder as principais dúvidas de quem sonha em se lançar nessa aventura. 
A revista foi escrita pelos membros do PET com base em mais de um ano de pesquisas junto a cerca de 40 intercambistas, com a Comissão de Cooperação Internacional da FEA (CCInt). Mas, apesar de ser voltado a alunos da FEA, a maior parte das dicas do e-book valem para estudantes de qualquer unidade e curso. O Manual, feito dentro do projeto da Feira de Intercâmbio da USP, pode ser útil inclusive para alunos de outras universidades. 
A primeira parte da publicação é um compilado de dicas rápidas para intercambistas: o aluno pode conferir um serviço que permite enviar dinheiro usando o câmbio do dia, sem cobrança por spread ou taxas escondidas; um banco virtual sem taxas que é recomendado por alunos que fazem intercâmbio na Europa; opções de guias de turismo para quem tem pouco dinheiro; ônibus e hospedagens mais baratos; dentre outros.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP - 10/11/21

10 novembro 2021

Transmissão


FAPESP reformula sua política de acesso aberto a publicações

A FAPESP reformulou a sua política de acesso aberto a publicações, implementada em 2008, segundo a qual os artigos aprovados para publicação, originados de projetos financiados pela Fundação, devem ser depositados em repositórios institucionais de trabalho científico. De acordo com a Portaria nº 37, publicada pelo Conselho Técnico-Administrativo (CTA) em 27 de outubro, a disponibilização em acesso aberto tem de ser feita num prazo máximo de até 12 meses, a contar da data da publicação.
“Esse prazo é conservador e contempla a política de embargo da maioria dos periódicos científicos”, afirma Luiz Eugênio Mello, diretor científico da FAPESP. Com o estabelecimento de um prazo, será possível verificar o cumprimento da política de acesso aberto pelos pesquisadores que contam com financiamento da FAPESP utilizando ferramentas como o Google Scholar, que faz um acompanhamento do cumprimento dos mandatos de acesso aberto das agências financiadoras reconhecidas nos artigos publicados. “A expectativa da FAPESP é aumentar a visibilidade e o impacto científico, econômico e social das pesquisas financiadas”, diz Mello.
A iniciativa da Fundação foi comentada pelo cofundador do Google Scholar, Anurag Acharya: “Essa é uma excelente iniciativa da FAPESP. Nós vamos trabalhar junto com a Fundação para incluir essa nova política de acesso aberto nas informações da página do Google Scholar, que inclui mais de 200 agências de fomento à pesquisa de todo o mundo. Isso permitirá aos autores brasileiros, e a seus pares de outros países, revisar e destacar artigos publicados com o apoio da FAPESP em seus perfis do Google Scholar".
Se o pesquisador não puder atender a esse requisito por questões legais ou contratuais deverá informar a FAPESP e apresentar justificativa consubstanciada por meio dos relatórios científicos do auxílio ou bolsa que gerou a publicação ou na página Converse com a FAPESP.
“Com essa iniciativa, espera-se promover na comunidade científica do Estado de São Paulo uma maior conscientização sobre a importância de disponibilizar em acesso aberto para a sociedade a produção científica resultante do financiamento público”, afirma Mello. A íntegra da Portaria nº 37 está disponível em: https://fapesp.br/15159/portaria-cta-n-37-de-27-de-outubro-de-2021.   Fonte: Agência FAPESP - 10/11/21

08 novembro 2021

Visite o site do evento

A USP faz sua lição de casa

Por ter investido em inovação, internacionalização, ambiente de ensino e pesquisa, a USP subiu nos rankings comparativos internacionais

Além de se manter como a única universidade brasileira entre as 100 instituições de ensino superior com melhor conceito acadêmico em todo o mundo, a USP melhorou ainda mais sua posição na edição de 2021 do World Reputation Ranking, que acaba de ser divulgado, ganhando dez posições em relação à edição anterior. Ela ficou na mesma posição que a Universidade de Copenhagen (Dinamarca), a Universidade da Flórida (Estados Unidos) e a Universidade de Paris-Saclay. Promovido pela consultoria britânica Times Higher Education, o levantamento apresenta as 200 instituições universitárias com maior prestígio mundial. O resultado é obtido com base na opinião de 10.963 pesquisadores e professores de 128 países. Cada um pode indicar até 15 universidades que julgar estarem entre as melhores, em matéria de excelência na pesquisa e no ensino das diferentes áreas do conhecimento.
O que levou a instituição a obter esse sucesso foi o fato de que fez a lição de casa. Ela investiu em pesquisa e se aproximou mais da sociedade, em meio à crise de saúde pública causada pela pandemia. Ampliou seu grau de internacionalização, trazendo cientistas e professores de fora e enviando acadêmicos paulistas para o exterior. Estimulou seus professores e pesquisadores a publicar, em inglês, artigos em revistas científicas com conselho de arbitragem e mundialmente conceituadas. Iniciativas como essas não só aumentaram o número de citações de trabalhos de docentes da instituição nas principais publicações internacionais, como também revelaram o aumento da produtividade científica da instituição, o que resultou em maior reconhecimento pela comunidade acadêmica e científica em todo o mundo.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP - 08/11/21




CNPq e Fundação de Portugal anunciam assinatura de Acordo de Cooperação Internacional para aprimoramento da Plataforma Lattes


Na próxima quinta-feira (11/11) às 10 horas, com transmissão pelo Youtube, será anunciada a assinatura do Acordo de Cooperação Internacional celebrado entre o CNPq e a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal (FCT), tendo como objetivo compartilhar conhecimento gerado na implementação de plataforma de currículos em Portugal (CIENCIA VITAE), que originalmente se baseou em código fonte da Plataforma Lattes. 
Com a parceria estabelecida cria-se grande possibilidade de rápidos avanços na adequação da Plataforma Lattes à tendência de instrumentos curriculares com mecanismos de autopopulação e interfaces de usuário mais amigáveis.   Fonte: CNPq - 08/11/21


07 novembro 2021

Festa do Livro da USP terá a presença de 225 editoras

De janeiro a setembro de 2021, houve um aumento de 39% nas vendas de livros no Brasil, em comparação com o mesmo período de 2020, segundo pesquisa do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel). Se os brasileiros estão lendo mais, a tendência é que a 23ª Festa do Livro da USP seja uma grande celebração para os milhares de participantes previstos, que terão à disposição livros de 225 editoras com no mínimo 50% de desconto. Promovida pela Editora da USP (Edusp), a Festa do Livro da USP começa às 9 horas do dia 8 de novembro, segunda-feira, e termina no dia 15, no site do evento. Até lá, cada leitor já pode ver os descontos nos catálogos do site, fazer a “lista de desejos” e se preparar para a diversão.
“O passeio virtual não substituirá o contato com os amigos e a chance de sentir o cheiro dos livros, mas cria oportunidades diferentes para as editoras e evita que os visitantes carreguem aquelas sacolas pesadas. As vendas são feitas diretamente pelas lojas virtuais de cada livraria, com endereços eletrônicos já disponibilizados no site da Festa. No entanto, somente a partir das 9 horas do dia 8 é que as promoções estarão disponíveis”, explica Márcio Pelozio, da Edusp, um dos organizadores do evento. A opção on-line permitiu a ampliação do alcance de público, já que é possível comprar os livros estando em qualquer cidade do País, e não mais apenas na cidade de São Paulo e arredores, como na versão presencial. Em 2020, primeira vez em que a Festa aconteceu de forma remota, foram 600 mil usuários únicos acessando o site durante o evento. “É um número muito expressivo e a expectativa é de crescimento para este ano”, afirma Regina Brandão, técnica de comunicação da Edusp. Ela destaca que a Festa do Livro da USP busca aproximar leitores de editoras ao oferecer livros de qualidade e com uma única exigência: descontos de no mínimo de 50% no preço de capa. “Mas as editoras participantes podem oferecer descontos maiores em determinados títulos, o que sempre ocorre”, acrescenta Regina.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 05/11/21