11 novembro 2021

Escola de pesquisadores explica como trabalhar no “estado da arte” da vida científica

O que levar em consideração ao escrever relatórios de patentes? Como funciona o processo de editoria em uma revista científica? De que forma posso promover meu artigo? Estas preocupações comuns de quem se dedica à vida como cientista serão trabalhadas durante a Escola de Pesquisadores da USP, que acontecerá de 30 de novembro a 2 de dezembro no formato on-line.
Em sua quinta edição, o evento terá palestras e minicursos que buscam ajudar os participantes a aprimorar as habilidades exigidas à realização de pesquisa básica e aplicada em todas as áreas do conhecimento. A inscrição é gratuita e os interessados devem preencher o formulário neste link.
Segundo a organização do evento, espera-se que o curso contribua para “a formação de pesquisadores de alto nível, treinados para reconhecer e atuar no estado da arte em suas áreas, e que possam gerar conhecimento e inovação relevantes para a sociedade, além de propagarem seus conhecimentos na formação de recursos humanos altamente capacitados e especializados”.
O público-alvo são alunos de pós-graduação, pós-doutorado, técnicos de nível superior, professores e pesquisadores. Serão três os temas em destaque: Projeto, Metodologia e Escrita Científica.
programação tem destaque para os temas: Organização de estratégias de pesquisa para o desenvolvimento sustentávelComo escrever artigos de alto impacto: da ideia à publicaçãoPerfis acadêmicos em plataformas digitais e rede social acadêmica, Plano de gestão de dados e as publicações científicasO NILC e as ferramentas de auxílio à escrita científicaComo encontrar a melhor revista para publicar o seu artigoUtilizando a Web of Science para fazer levantamentos bibliográficos e análises bibliométricas, e Revisões Sistemáticas: evidenciando a evidência.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 10/11/21