11 novembro 2021

Portal de Periódicos ganha página mais moderna

Em comemoração aos seus 21 anos, nesta quinta-feira, 11, o Portal de Periódicos da  CAPES apresenta uma nova interface, que facilita a pesquisa e o acesso à informação científica. Além de um novo layout na página inicial, a atualização traz busca e menu únicos que facilitam a procura de conteúdo do acervo, contratos e catálogos.
O espaço de treinamentos também passou por alterações: foram criados novos filtros por área e período, e agora há a possibilidade de inscrição por seleção no calendário. As mudanças foram feitas também  no ‘Meu Espaço’, nos informativos, nas perguntas frequentes e demais páginas internas.
Em 2021, foram 103,51 milhões de acessos aos seus conteúdos, até agosto, por usuários vinculados a 434 instituições participantes. Atualmente, a ferramenta oferece 42.435 mil títulos de periódicos em texto completo, além de diversas bases referenciadas, sendo 67 de teses e dissertações, 53 nos repositórios institucionais, 46 de obras de referência, 37 de estatísticas, 27 de livros, 16 de arquivo abertos – com monografias e documentos não seriados – 10 de patentes, 10 de audiovisuais e duas de normas técnicas.
Lançado em 11 de novembro de 2000, o Portal de Periódicos da CAPES foi criado como forma de melhorar o acesso ao conhecimento científico atualizado. A ferramenta é a maior base de apoio à pesquisa científica e tecnológica do Brasil, e conta com informações de referência nacional e internacional em todas as áreas do conhecimento.
Sua dinâmica democratiza o alcance a conteúdos atualizados, sem limitações geográficas ou de horário. Os estudantes, professores e pesquisadores das instituições vinculadas ao Portal podem acessar o seu conteúdo de forma remota, por meio de seu login e senha.
O Portal de Periódicos também conta com um aplicativo móvel, disponível para tablets e smartphones. Pelo Portal, o usuário pode realizar buscas rápidas por assuntos, periódicos, livros e bases de dados, além de navegar em websites referenciados pelos resultados das pesquisas.   Fonte: CAPES - 11/11/21