19 novembro 2021




e-Campo vitrine de capacitações on-line da Embrapa

Confira os cursos

Os desafios para a USP

A missão da USP é muito clara: criar conhecimentos e formar líderes criativos com potencial para transformar a sociedade por meio de atuação regional e global. Desde sua fundação, em 1934, a visão é de que tais atribuições só podem ser plenamente desenvolvidas em um ambiente acadêmico fortemente direcionado à produção de conhecimento. A USP é uma universidade de pesquisa, opera na vanguarda intelectual e contribui para o Brasil manter um desenvolvimento sustentável, compatível com seu desejo de progresso, redução de desigualdades e bem-estar da população.
Uma característica das universidades de pesquisa é a formação de alunos em um ambiente que valoriza a criatividade, o pensamento crítico, a visão global e comunitária e a consciência cultural. É neste espaço, não baseado na simples transmissão de conhecimentos, que se formam líderes, cidadãos com visão do mundo e que compreendem a importância de um aprendizado continuado. Alunos forjados no ambiente da pesquisa não têm aversão ao risco e receio de fazer questionamentos, possuem pensamento criativo e original, e não se limitam a aprender mecanicamente. Tais alunos procuram perguntas, em vez de respostas superficiais e padronizadas.
No contexto acima apresentado, seguem algumas reflexões sobre temas de interesse contemporâneo da universidade.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 18/11/21

18 novembro 2021

Confira as capacitações online e gratuitas da Embrapa

Inscrições
                                          
Inscrições

Como usar as ferramentas da Turnitin para melhorar seus trabalhos escritos?


Tema: 
Como usar as ferramentas da Turnitin para melhorar seus trabalhos escritos?
Data: 18 de novembro
Horário: das 14h às 15h
Inscrições:  https://bit.ly/3npoIMb
Conteúdo: Será uma oportunidade para aprender como melhorar a produção escrita ao analisar o conteúdo em relatórios de similaridade, conhecer normas técnicas, aspectos formais e o uso da integridade acadêmica para melhorar a qualidade de trabalhos acadêmicos.

16 novembro 2021

USP promove Curso de Difusão Covid-19: Biossegurança em Atividades Presenciais

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (PRCEU-USP) promove, no próximo dia 17/11 (quarta-feira), o Curso de Difusão “Covid-19: Biossegurança em Atividades Presenciais”. De forma a evitar conflitos com outras atividades e para o melhor aproveitamento, o curso será ministrado na modalidade de ensino a distância (EaD), em uma única turma, das 17h30 às 21h45, com intervalo de 10 minutos.
O evento é destinado a todos os agentes (alunos de graduação e de pós-graduação, servidores, docentes, apoiadores dos municípios e público em geral interessados) que, direta ou indiretamente, estejam atuando com as Unidades Móveis do Programa USP na Comunidade nos municípios de Boraceia, região de Bauru, Piracicaba e Lorena. Importante destacar que se trata de Curso de Difusão da Universidade, aberto ao público geral, além dos atuantes nos projetos acima mencionados, e que contará com a emissão de certificado da Universidade de São Paulo.
Para obtenção do certificado USP é necessário que se faça inscrição e que se assista a aula em sua totalidade, para tanto, deve-se seguir os procedimentos:
Por conta da grande procura pelo curso, algumas alterações técnicas foram feitas visando sua viabilidade.
O curso será ministrado na plataforma Webex by CISCO, ao invés do Google Meeting. Para quem acessar o curso pelo computador, não é necessário fazer qualquer instalação, porém, para quem pretende utilizar dispositivos móveis (celular ou tablet) deve fazer o download do aplicativo no link https://www.webex.com/pt/downloads.html.
Reforçamos que o certificado será gerado apenas para pessoas que tenham feito sua inscrição no sistema Apolo e a frequência será aferida por meio do relatório gerado pela plataforma Webex.
Ao acessar a sala de aula (bit.ly/3wVX8Js),  é necessário e importantíssimo que a tela de acesso seja preenchida com o nome completo, idêntico ao registrado no sistema Apolo e o mesmo e-mail utilizado nele.  Fonte: PRCEU-USP - 16/11/21

Lançamento de três ações integradas da SAS-USP

Anunciamos o lançamento de três ações integradas da Superintendência de Assistência Social (SAS), da Universidade de São Paulo (USP):

1.   Lançamento da nova página eletrônica da SAS (sas.usp.br), totalmente reconstruída, com o foco nos serviços prestados e na comunicação por mídias sociais.

2.   Lançamento do aplicativo “Cardápio+” para dispositivos móveis, com informações dos restaurantes universitários e, agora, também, apoio estudantil, transporte, saúde mental, moradia, creches, serviço social, Acolhe USP, entre outros.

3.  Inauguração do primeiro CARE-USP (Centro de Acolhimento e Referência para Estudantes), no campus do Butantã, para atendimentos presenciais ágeis e centralizados do Serviço Social, do RUCARD, do Passe Escolar, de moradores do CRUSP, de consultas sobre o PAPFE, entre outros.   Fonte: SAS-USP - 16/11/21


Congresso USP de Cultura e Extensão

Na próxima semana a Universidade de São Paulo realiza, de forma on-line, o I Congresso USP de Cultura e Extensão. Serão dois dias - 25 e 26 de novembro - em que toda a comunidade universitária e também interessados externos contarão com convidados especiais, conteúdos relevantes e trocas de experiências a respeito da cada vez mais valorizada interação entre universidade e comunidade. 
Entre os convidados, nomes como Sérgio Rial (presidente do Santander), José Roberto Marinho (presidente das Organizações Globo), Jacques Marcovitch (ex-reitor da USP e membro do Graduate Institute of International and Development Studies de Genebra), Heloisa Helena Oliveira Buarque de Hollanda (Escritora) e Érica Peçanha do Nascimento (Antropóloga Social) estão na programação ao lado de gestores, docentes, pesquisadores e estudantes da USP e outras universidades para apresentar considerações, relatos e experiências. 
O público poderá acessar mesas redondas, apresentação de pôsteres virtuais e vídeos exclusivos. Consulte mais detalhes e garanta já sua inscrição no site extensao.usp.br/congresso.   Fonte: PRCEU-USP - 16/11/21

11 novembro 2021

Portal de Periódicos ganha página mais moderna

Em comemoração aos seus 21 anos, nesta quinta-feira, 11, o Portal de Periódicos da  CAPES apresenta uma nova interface, que facilita a pesquisa e o acesso à informação científica. Além de um novo layout na página inicial, a atualização traz busca e menu únicos que facilitam a procura de conteúdo do acervo, contratos e catálogos.
O espaço de treinamentos também passou por alterações: foram criados novos filtros por área e período, e agora há a possibilidade de inscrição por seleção no calendário. As mudanças foram feitas também  no ‘Meu Espaço’, nos informativos, nas perguntas frequentes e demais páginas internas.
Em 2021, foram 103,51 milhões de acessos aos seus conteúdos, até agosto, por usuários vinculados a 434 instituições participantes. Atualmente, a ferramenta oferece 42.435 mil títulos de periódicos em texto completo, além de diversas bases referenciadas, sendo 67 de teses e dissertações, 53 nos repositórios institucionais, 46 de obras de referência, 37 de estatísticas, 27 de livros, 16 de arquivo abertos – com monografias e documentos não seriados – 10 de patentes, 10 de audiovisuais e duas de normas técnicas.
Lançado em 11 de novembro de 2000, o Portal de Periódicos da CAPES foi criado como forma de melhorar o acesso ao conhecimento científico atualizado. A ferramenta é a maior base de apoio à pesquisa científica e tecnológica do Brasil, e conta com informações de referência nacional e internacional em todas as áreas do conhecimento.
Sua dinâmica democratiza o alcance a conteúdos atualizados, sem limitações geográficas ou de horário. Os estudantes, professores e pesquisadores das instituições vinculadas ao Portal podem acessar o seu conteúdo de forma remota, por meio de seu login e senha.
O Portal de Periódicos também conta com um aplicativo móvel, disponível para tablets e smartphones. Pelo Portal, o usuário pode realizar buscas rápidas por assuntos, periódicos, livros e bases de dados, além de navegar em websites referenciados pelos resultados das pesquisas.   Fonte: CAPES - 11/11/21

Escola de pesquisadores explica como trabalhar no “estado da arte” da vida científica

O que levar em consideração ao escrever relatórios de patentes? Como funciona o processo de editoria em uma revista científica? De que forma posso promover meu artigo? Estas preocupações comuns de quem se dedica à vida como cientista serão trabalhadas durante a Escola de Pesquisadores da USP, que acontecerá de 30 de novembro a 2 de dezembro no formato on-line.
Em sua quinta edição, o evento terá palestras e minicursos que buscam ajudar os participantes a aprimorar as habilidades exigidas à realização de pesquisa básica e aplicada em todas as áreas do conhecimento. A inscrição é gratuita e os interessados devem preencher o formulário neste link.
Segundo a organização do evento, espera-se que o curso contribua para “a formação de pesquisadores de alto nível, treinados para reconhecer e atuar no estado da arte em suas áreas, e que possam gerar conhecimento e inovação relevantes para a sociedade, além de propagarem seus conhecimentos na formação de recursos humanos altamente capacitados e especializados”.
O público-alvo são alunos de pós-graduação, pós-doutorado, técnicos de nível superior, professores e pesquisadores. Serão três os temas em destaque: Projeto, Metodologia e Escrita Científica.
programação tem destaque para os temas: Organização de estratégias de pesquisa para o desenvolvimento sustentávelComo escrever artigos de alto impacto: da ideia à publicaçãoPerfis acadêmicos em plataformas digitais e rede social acadêmica, Plano de gestão de dados e as publicações científicasO NILC e as ferramentas de auxílio à escrita científicaComo encontrar a melhor revista para publicar o seu artigoUtilizando a Web of Science para fazer levantamentos bibliográficos e análises bibliométricas, e Revisões Sistemáticas: evidenciando a evidência.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 10/11/21


Mil dúvidas sobre intercâmbio? Manual responde o que universitários precisam saber

Já se perguntou quanto custa fazer um intercâmbio? Se você precisaria pagar tudo por conta própria ou se teria ajuda da Universidade e outras instituições? Onde ficar, como se locomover, o que comer, como se planejar financeiramente… Junto com a vontade de ter a experiência de uma formação e vivência internacional, aparecem muitas questões. O Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP lançou um material que pode ajudar quem sempre quis estudar fora do Brasil e fica perdido com tantos detalhes: o Manual de Intercâmbio, que busca responder as principais dúvidas de quem sonha em se lançar nessa aventura. 
A revista foi escrita pelos membros do PET com base em mais de um ano de pesquisas junto a cerca de 40 intercambistas, com a Comissão de Cooperação Internacional da FEA (CCInt). Mas, apesar de ser voltado a alunos da FEA, a maior parte das dicas do e-book valem para estudantes de qualquer unidade e curso. O Manual, feito dentro do projeto da Feira de Intercâmbio da USP, pode ser útil inclusive para alunos de outras universidades. 
A primeira parte da publicação é um compilado de dicas rápidas para intercambistas: o aluno pode conferir um serviço que permite enviar dinheiro usando o câmbio do dia, sem cobrança por spread ou taxas escondidas; um banco virtual sem taxas que é recomendado por alunos que fazem intercâmbio na Europa; opções de guias de turismo para quem tem pouco dinheiro; ônibus e hospedagens mais baratos; dentre outros.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP - 10/11/21

10 novembro 2021

Transmissão


FAPESP reformula sua política de acesso aberto a publicações

A FAPESP reformulou a sua política de acesso aberto a publicações, implementada em 2008, segundo a qual os artigos aprovados para publicação, originados de projetos financiados pela Fundação, devem ser depositados em repositórios institucionais de trabalho científico. De acordo com a Portaria nº 37, publicada pelo Conselho Técnico-Administrativo (CTA) em 27 de outubro, a disponibilização em acesso aberto tem de ser feita num prazo máximo de até 12 meses, a contar da data da publicação.
“Esse prazo é conservador e contempla a política de embargo da maioria dos periódicos científicos”, afirma Luiz Eugênio Mello, diretor científico da FAPESP. Com o estabelecimento de um prazo, será possível verificar o cumprimento da política de acesso aberto pelos pesquisadores que contam com financiamento da FAPESP utilizando ferramentas como o Google Scholar, que faz um acompanhamento do cumprimento dos mandatos de acesso aberto das agências financiadoras reconhecidas nos artigos publicados. “A expectativa da FAPESP é aumentar a visibilidade e o impacto científico, econômico e social das pesquisas financiadas”, diz Mello.
A iniciativa da Fundação foi comentada pelo cofundador do Google Scholar, Anurag Acharya: “Essa é uma excelente iniciativa da FAPESP. Nós vamos trabalhar junto com a Fundação para incluir essa nova política de acesso aberto nas informações da página do Google Scholar, que inclui mais de 200 agências de fomento à pesquisa de todo o mundo. Isso permitirá aos autores brasileiros, e a seus pares de outros países, revisar e destacar artigos publicados com o apoio da FAPESP em seus perfis do Google Scholar".
Se o pesquisador não puder atender a esse requisito por questões legais ou contratuais deverá informar a FAPESP e apresentar justificativa consubstanciada por meio dos relatórios científicos do auxílio ou bolsa que gerou a publicação ou na página Converse com a FAPESP.
“Com essa iniciativa, espera-se promover na comunidade científica do Estado de São Paulo uma maior conscientização sobre a importância de disponibilizar em acesso aberto para a sociedade a produção científica resultante do financiamento público”, afirma Mello. A íntegra da Portaria nº 37 está disponível em: https://fapesp.br/15159/portaria-cta-n-37-de-27-de-outubro-de-2021.   Fonte: Agência FAPESP - 10/11/21