19 novembro 2021
Os desafios para a USP
18 novembro 2021
Como usar as ferramentas da Turnitin para melhorar seus trabalhos escritos?
17 novembro 2021
16 novembro 2021
USP promove Curso de Difusão Covid-19: Biossegurança em Atividades Presenciais
Lançamento de três ações integradas da SAS-USP
Anunciamos o
lançamento de três ações integradas da Superintendência de Assistência Social
(SAS), da Universidade de São Paulo (USP):
1. Lançamento da nova página eletrônica
da SAS (sas.usp.br),
totalmente reconstruída, com o foco nos serviços prestados e na comunicação por
mídias sociais.
2. Lançamento do aplicativo “Cardápio+”
para dispositivos móveis, com informações dos restaurantes universitários e,
agora, também, apoio estudantil, transporte, saúde mental, moradia, creches,
serviço social, Acolhe USP, entre outros.
3. Inauguração do primeiro CARE-USP
(Centro de Acolhimento e Referência para Estudantes), no campus do Butantã,
para atendimentos presenciais ágeis e centralizados do Serviço Social, do
RUCARD, do Passe Escolar, de moradores do CRUSP, de consultas sobre o PAPFE,
entre outros. Fonte: SAS-USP - 16/11/21
Congresso USP de Cultura e Extensão
12 novembro 2021
11 novembro 2021
Portal de Periódicos ganha página mais moderna
Lançado em 11 de novembro de 2000, o Portal de Periódicos da CAPES foi criado como forma de melhorar o acesso ao conhecimento científico atualizado. A ferramenta é a maior base de apoio à pesquisa científica e tecnológica do Brasil, e conta com informações de referência nacional e internacional em todas as áreas do conhecimento.
Sua dinâmica democratiza o alcance a conteúdos atualizados, sem limitações geográficas ou de horário. Os estudantes, professores e pesquisadores das instituições vinculadas ao Portal podem acessar o seu conteúdo de forma remota, por meio de seu login e senha.
O Portal de Periódicos também conta com um aplicativo móvel, disponível para tablets e smartphones. Pelo Portal, o usuário pode realizar buscas rápidas por assuntos, periódicos, livros e bases de dados, além de navegar em websites referenciados pelos resultados das pesquisas. Fonte: CAPES - 11/11/21
Escola de pesquisadores explica como trabalhar no “estado da arte” da vida científica
Em sua quinta edição, o evento terá palestras e minicursos que buscam ajudar os participantes a aprimorar as habilidades exigidas à realização de pesquisa básica e aplicada em todas as áreas do conhecimento. A inscrição é gratuita e os interessados devem preencher o formulário neste link.
O público-alvo são alunos de pós-graduação, pós-doutorado, técnicos de nível superior, professores e pesquisadores. Serão três os temas em destaque: Projeto, Metodologia e Escrita Científica.
A programação tem destaque para os temas: Organização de estratégias de pesquisa para o desenvolvimento sustentável, Como escrever artigos de alto impacto: da ideia à publicação, Perfis acadêmicos em plataformas digitais e rede social acadêmica, Plano de gestão de dados e as publicações científicas, O NILC e as ferramentas de auxílio à escrita científica, Como encontrar a melhor revista para publicar o seu artigo, Utilizando a Web of Science para fazer levantamentos bibliográficos e análises bibliométricas, e Revisões Sistemáticas: evidenciando a evidência. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 10/11/21
Mil dúvidas sobre intercâmbio? Manual responde o que universitários precisam saber
A revista foi escrita pelos membros do PET com base em mais de um ano de pesquisas junto a cerca de 40 intercambistas, com a Comissão de Cooperação Internacional da FEA (CCInt). Mas, apesar de ser voltado a alunos da FEA, a maior parte das dicas do e-book valem para estudantes de qualquer unidade e curso. O Manual, feito dentro do projeto da Feira de Intercâmbio da USP, pode ser útil inclusive para alunos de outras universidades.
A primeira parte da publicação é um compilado de dicas rápidas para intercambistas: o aluno pode conferir um serviço que permite enviar dinheiro usando o câmbio do dia, sem cobrança por spread ou taxas escondidas; um banco virtual sem taxas que é recomendado por alunos que fazem intercâmbio na Europa; opções de guias de turismo para quem tem pouco dinheiro; ônibus e hospedagens mais baratos; dentre outros. Saiba mais.
10 novembro 2021
FAPESP reformula sua política de acesso aberto a publicações
“Esse prazo é conservador e contempla a política de embargo da maioria dos periódicos científicos”, afirma Luiz Eugênio Mello, diretor científico da FAPESP. Com o estabelecimento de um prazo, será possível verificar o cumprimento da política de acesso aberto pelos pesquisadores que contam com financiamento da FAPESP utilizando ferramentas como o Google Scholar, que faz um acompanhamento do cumprimento dos mandatos de acesso aberto das agências financiadoras reconhecidas nos artigos publicados. “A expectativa da FAPESP é aumentar a visibilidade e o impacto científico, econômico e social das pesquisas financiadas”, diz Mello.
A iniciativa da Fundação foi comentada pelo cofundador do Google Scholar, Anurag Acharya: “Essa é uma excelente iniciativa da FAPESP. Nós vamos trabalhar junto com a Fundação para incluir essa nova política de acesso aberto nas informações da página do Google Scholar, que inclui mais de 200 agências de fomento à pesquisa de todo o mundo. Isso permitirá aos autores brasileiros, e a seus pares de outros países, revisar e destacar artigos publicados com o apoio da FAPESP em seus perfis do Google Scholar".
Se o pesquisador não puder atender a esse requisito por questões legais ou contratuais deverá informar a FAPESP e apresentar justificativa consubstanciada por meio dos relatórios científicos do auxílio ou bolsa que gerou a publicação ou na página Converse com a FAPESP.
“Com essa iniciativa, espera-se promover na comunidade científica do Estado de São Paulo uma maior conscientização sobre a importância de disponibilizar em acesso aberto para a sociedade a produção científica resultante do financiamento público”, afirma Mello. A íntegra da Portaria nº 37 está disponível em: https://fapesp.br/15159/portaria-cta-n-37-de-27-de-outubro-de-2021. Fonte: Agência FAPESP - 10/11/21