16 dezembro 2021
15 dezembro 2021
USP é uma das dez universidades mais sustentáveis do mundo
Na 10ª posição, a USP é a universidade mais sustentável da América
Latina, segundo o UI GreenMetric
World University Ranking 2021. A avaliação foi divulgada no dia 14 de dezembro,
pela GreenMetric, uma rede global que reúne universidades de todo o mundo para
discutir projetos voltados à sustentabilidade ambiental.
“Estar entre as 10 universidades
mais sustentáveis do planeta é fruto de muito trabalho de toda a nossa
comunidade, ao longo dos últimos anos, e uma clara demonstração da nossa
maturidade em termos de consciência ambiental. Sem dúvida, este prêmio nos
motiva a continuar nessa trajetória, contribuindo para que a sociedade também
busque ações mais sustentáveis em suas atividades”, ressaltou o superintendente
de Gestão Ambiental, Tércio Ambrizzi.
Nas primeiras posições estão a Universidade de Wageningen
(Holanda), a Universidade de Nottingham (Reino Unido) e a Universidade de
Groningen (Holanda). Entre as latino-americanas, depois da USP aparecem a
Universidade Autônoma de Nuevo León (México), na 18ª, e a Universidade Autônoma
de Occidente (Colômbia), na 35ª posição. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 15/12/21
Fonte: Jornal da USP - 15/12/21
Apontamentos a respeito das Diretrizes Gerais sobre Aprendizagem Híbrida
As Diretrizes Gerais sobre a Aprendizagem Híbrida, apresentadas para
consulta pública pelo Conselho Nacional de Educação no mês de novembro de 2021,
demandam análise crítica, diante de seus potenciais impactos sobre a educação
básica e a educação superior, notadamente a formação de professores.
Como já é
possível reconhecer na BNCC, nessas Diretrizes Gerais sobre a Aprendizagem
Híbrida optou-se por falar em aprendizagem e não em ensino. Centraliza-se,
assim, o processo pedagógico na(o) estudante e, principalmente, naquilo que
ela(e) deverá ser capaz de fazer na sua trajetória escolar. Nessa perspectiva,
o professor, se devidamente “treinado” para atuar como um técnico na
implementação da BNCC, é entendido como elemento de menor importância, embora o
texto do documento esforce-se em alguma medida por dizer o contrário. Ademais,
ao enfatizar a centralidade na(o) estudante, as Diretrizes identificam no ensino
remoto as soluções para problemas reconhecidos no ensino presencial, embora
esses problemas não possam ser explicados pela modalidade do encontro
pedagógico, implicando o enfrentamento da ausência ou precária presença do
Estado no financiamento e fomento da educação pública de qualidade; sem contar
que ignoram as condições objetivas para o emprego de tecnologias de
comunicação, quer pelas restrições tecnológicas, de conectividade e de
disponibilidade de dispositivos, quer, mais preocupante ainda, por aquelas de
incorporação de conteúdos que, quase intrinsecamente, demandam interações
presenciais, face a face. Saiba mais. Fonte: Jornal da Ciência - 15/12/21
Confap e CNPq assinam carta de intenções para apoiar pesquisadores recém-doutores
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa
(CONFAP), no conjunto de suas 26 Fundações, e o Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), assinaram no dia 9 de
dezembro, durante o Fórum Nacional CONFAP, realizado em Foz do Iguaçu (PR),
Carta de Intenções para a criação de um programa de apoio a pesquisadores
recém-doutores. A iniciativa tem como propósito apoiar projetos de pesquisa que visem
contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e
a inovação no Brasil, por meio da concessão de bolsas para recém-doutores em
todas as áreas do conhecimento, tendo os seguintes objetivos:
- a) a formação, capacitação,
consolidação e atualização de seus conhecimentos ou o redirecionamento de
sua linha de pesquisa, por meio de estágio e desenvolvimento de projeto de
pesquisa com conteúdo científico ou tecnológico inovador junto a grupos,
redes e instituições de reconhecida excelência;
- b) a
colaboração e/ou sua inserção de jovens talentos em grupos e redes de
pesquisa para o desenvolvimento de linhas de pesquisa ou de desenvolvimento
tecnológico consideradas relevantes;
- c) a
formação e a retenção de jovens pesquisadores em instituições de
reconhecido nível de excelência, em áreas do conhecimento consideradas de
vanguarda científico-tecnológica e /ou em temas estratégicos; e
- d) o apoio a projetos de pesquisa já reconhecidos pelas agências de fomento, para a produção do conhecimento científico de excelência. Leia o texto na íntegra.
Capacitação Mendeley para docentes, alunos, servidores
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14 dezembro 2021
Reitoria lança relatório da gestão sobre projetos desenvolvidos nos últimos quatro anos
O documento apresenta as principais realizações da gestão do
reitor Vahan Agopyan e do vice-reitor Antonio Carlos Hernandes
A Reitoria está lançando o relatório de gestão referente ao período de
2018 a 2021. O documento apresenta as principais realizações da
gestão em todas as áreas da Universidade e foi distribuído aos membros do
Conselho Universitário, na sessão realizada no dia 14 de dezembro. O relatório
também está disponível em versão on-line.
A publicação, elaborada pela Superintendência de Comunicação Social (SCS), está dividida em três partes principais. A primeira é dedicada aos projetos desenvolvidos na área administrativo-financeira da Universidade; as respostas dadas pela Universidade aos desafios da pandemia da covid-19 e o papel de destaque da USP nos principais rankings internacionais.
Na segunda parte estão descritas as ações das Pró-Reitorias – Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária – nos últimos quatro anos. No terceiro capítulo, intitulado “USP Dinâmica”, os programas da gestão estão divididos em áreas de atuação: internacionalização, acolhimento estudantil, estímulo à inovação, informatização, parcerias, diversidade, sustentabilidade, diálogo com a sociedade e relação com a comunidade.
“O projeto gráfico do relatório foi desenhado para facilitar a leitura e destacar as principais realizações de cada área da USP e oferecer uma visão de conjunto das atividades da Universidade nesse período”, afirma o superintendente da SCS, Luiz Roberto Serrano. ‘É importante destacar que, através de QRCodes aplicados na revista, o leitor terá acesso a uma versão digital do documento, onde encontrará as íntegras dos relatórios de cada área da USP”, complementa. Fonte: Jornal da USP - 14/12/21
A publicação, elaborada pela Superintendência de Comunicação Social (SCS), está dividida em três partes principais. A primeira é dedicada aos projetos desenvolvidos na área administrativo-financeira da Universidade; as respostas dadas pela Universidade aos desafios da pandemia da covid-19 e o papel de destaque da USP nos principais rankings internacionais.
Na segunda parte estão descritas as ações das Pró-Reitorias – Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária – nos últimos quatro anos. No terceiro capítulo, intitulado “USP Dinâmica”, os programas da gestão estão divididos em áreas de atuação: internacionalização, acolhimento estudantil, estímulo à inovação, informatização, parcerias, diversidade, sustentabilidade, diálogo com a sociedade e relação com a comunidade.
“O projeto gráfico do relatório foi desenhado para facilitar a leitura e destacar as principais realizações de cada área da USP e oferecer uma visão de conjunto das atividades da Universidade nesse período”, afirma o superintendente da SCS, Luiz Roberto Serrano. ‘É importante destacar que, através de QRCodes aplicados na revista, o leitor terá acesso a uma versão digital do documento, onde encontrará as íntegras dos relatórios de cada área da USP”, complementa. Fonte: Jornal da USP - 14/12/21
13 dezembro 2021
CGEE lança plataforma do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação
Novo ambiente virtual disponibiliza informações e dados colhidos
pelo OCTI, onde usuários podem fazer suas próprias análises dos Panoramas e
Indicadores
O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) lançou na
última quinta-feira (9), a plataforma virtual do Observatório de Ciência,
Tecnologia e Inovação (OCTI), que reúne informações e visualizações inovadoras
de dados nos eixos de atuação Panoramas e Indicadores da Geografia da CT&I.
A plataforma é um ambiente aberto e gratuito de análises em ciência, tecnologia
e inovação que auxiliam na tomada de decisão.
A plataforma viabiliza que os usuários façam as suas próprias análises, onde são apresentados informações, dados e estudos. No eixo de Panoramas, é possível ter acesso a informações coletadas em milhares de estudos, realizados por instituições nacionais e internacionais, além de poder navegar em outras bases sobre a produção em C&T no mundo. Os dados de produção científica podem ser acessados em diferentes recortes de análise: áreas de pesquisa, agrupamentos temáticos e temas estratégicos.
Já no eixo Indicadores são disponibilizados gráficos e painéis que permitem identificar os desafios e as oportunidades nas regiões brasileiras. São 18 indicadores propostos e os usuários da plataforma podem escolher diferentes formas de visualização desses dados. Acesse http://octi.cgee.org.br para conhecer o trabalho. Fonte: Jornal da Ciência - 13/12/21
A plataforma viabiliza que os usuários façam as suas próprias análises, onde são apresentados informações, dados e estudos. No eixo de Panoramas, é possível ter acesso a informações coletadas em milhares de estudos, realizados por instituições nacionais e internacionais, além de poder navegar em outras bases sobre a produção em C&T no mundo. Os dados de produção científica podem ser acessados em diferentes recortes de análise: áreas de pesquisa, agrupamentos temáticos e temas estratégicos.
Já no eixo Indicadores são disponibilizados gráficos e painéis que permitem identificar os desafios e as oportunidades nas regiões brasileiras. São 18 indicadores propostos e os usuários da plataforma podem escolher diferentes formas de visualização desses dados. Acesse http://octi.cgee.org.br para conhecer o trabalho. Fonte: Jornal da Ciência - 13/12/21
Covid-19: todas as vacinas administradas no Brasil têm efetividade
A primeira edição do boletim sobre a efetividade das vacinas
contra covid-19 na população brasileira, do projeto Vigivac da Fiocruz, foi
publicada na quinta-feira (9). O informe, que apresenta análises das quatro
vacinas administradas no Brasil, de janeiro a outubro de 2021, aponta que todas
conferem grande redução do risco de infecção, internações e óbito por covid-19. Considerando
os desfechos graves (internação ou óbito) em indivíduos com idade entre 20 e 80
anos, a proteção variou entre 83% e 99% para todos os imunizantes. Na população
abaixo de 60 anos, todas as vacinas apresentam proteção acima de 85% contra
risco de hospitalização e acima de 89% para risco de óbito.
Confira a íntegra do boletim, com a descrição dos resultados encontrados para cada vacina, os métodos de investigação utilizados no projeto e a análise do contexto epidêmico e da evolução das variantes do coronavírus nas regiões do Brasil. As análises do projeto, coordenado pelo pesquisador Manoel Barral, da Fiocruz Bahia, foram realizadas com informações individuais anônimas dos bancos de dados da Campanha Nacional de Vacinação contra covid-19 (Vacinação Covid-19), Notificações de Síndromes Gripais (e-SUS Notifica) e Notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG 2020 e 2021; SIVEP-Gripe). Estes bancos de dados e seus dicionários estão disponíveis no site do Departamento de Informática do SUS (DataSUS). Saiba mais. Fonte: Jornal da Ciência - 13/12/21
Confira a íntegra do boletim, com a descrição dos resultados encontrados para cada vacina, os métodos de investigação utilizados no projeto e a análise do contexto epidêmico e da evolução das variantes do coronavírus nas regiões do Brasil. As análises do projeto, coordenado pelo pesquisador Manoel Barral, da Fiocruz Bahia, foram realizadas com informações individuais anônimas dos bancos de dados da Campanha Nacional de Vacinação contra covid-19 (Vacinação Covid-19), Notificações de Síndromes Gripais (e-SUS Notifica) e Notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG 2020 e 2021; SIVEP-Gripe). Estes bancos de dados e seus dicionários estão disponíveis no site do Departamento de Informática do SUS (DataSUS). Saiba mais. Fonte: Jornal da Ciência - 13/12/21
Aplicativos CAPES
A CAPES desenvolveu sete aplicativos móveis para facilitar o acesso de
seus usuários a dados, informações e serviços da Fundação. As ferramentas estão
disponíveis para tablets e smartphones e podem ser baixadas em sistemas iOS e
Android, nas lojas do governo federal da Apple Store e da Play Store, do Google. O acesso aos aplicativos é feito pelo login único do governo federal.
Como obter o botão do Google Scholar?
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12 dezembro 2021
O domínio dos fatores de impacto
Fatores de impacto de periódicos agora desempenham um papel importante na determinação do caminho das carreiras científicas, com os pesquisadores trabalhando duro para entrar nas revistas mais bem classificadas. No entanto, uma vez que os fatores de impacto são simplesmente uma medida média do número de citações recebidas por todos os artigos publicados em um jornal ao longo de um período de dois anos, eles são claramente uma medida muito ampla para julgar a qualidade do trabalho de um cientista individual.
Os ganhadores do Prêmio
Nobel falando em eventos da Iniciativa de Inspiração do Prêmio Nobel geralmente
expressam preocupações sobre uma dependência excessiva dos fatores de impacto e
oferecem conselhos aos cientistas que estão lidando com a pressão da publicação.
Por que os fatores de
impacto foram desenvolvidos?
Randy Schekman explica
como os fatores de impacto foram projetados como uma ferramenta para ajudar as
bibliotecas a selecionar quais periódicos assinar, não como uma forma de julgar
pesquisadores individuais. Ele aponta falhas na métrica, incluindo o fato de
que as descobertas originais demoram para serem reconhecidas. Fatores de
impacto são uma medida do número médio anual de citações de artigos publicados
nos dois anos anteriores. No entanto, Schekman aponta que um de seus primeiros
artigos influentes levou 7 anos antes de se tornar amplamente citado, uma
escala de tempo muito longa para ser refletida no fator de impacto do
periódico.
Quão importante é o fator
de impacto de um periódico?
Peter Doherty acredita que
os fatores de impacto estão distorcendo a ciência, fazendo com que os editores
de periódicos selecionem artigos com base no que será popular. Em vez disso,
ele sugere ter como objetivo um jornal onde as pessoas em sua área leiam seu trabalho.
Saiba mais. Fonte: Latindex - 10/12/21
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