27 janeiro 2022

USP oferece mais de 100 disciplinas empreendedoras para seus alunos

Guia organizado pelo Núcleo de Empreendedorismo da USP oferece um panorama de disciplinas disponíveis em diversos institutos de todos os campi; lista auxilia estudantes que buscam optativas na última interação de matrícula para o 1º semestre


Procurando disciplinas optativas para cursar no 1º semestre? O Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU) organizou um guia com mais de 100 disciplinas voltadas ao empreendedorismo e inovação. O conteúdo reúne as matérias oferecidas em diversos institutos, faculdades e campi da USP aos estudantes já matriculados. O objetivo é fornecer um panorama de opções aos estudantes que desejam empreender de alguma maneira, seja criando seus próprios negócios inovadores, iniciativas de impacto social, trabalhando em startups ou até mesmo inovando dentro de grandes empresas.
A lista é dividida em duas partes e destaca algumas disciplinas. Na primeira parte, o NEU selecionou disciplinas voltadas para a criação de startups, que serão realizadas no primeiro semestre deste ano. “Fizemos isso porque a última interação de matrícula para o 1º semestre de 2022 já começou e vai apenas até o dia 30/01”, ressaltou José Carlos Junior, da equipe de marketing do NEU.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 16/01/22


26 janeiro 2022

'Aceitar todos os cookies': o que significa aviso que se tornou mais comum na internet

"Clique para aceitar nossos cookies". É comum encontrar frases como essa ao entrar em um site pela primeira vez ou ao voltar a acessá-lo depois de algum tempo. 
Esses avisos ficaram mais frequentes no Brasil desde o ano passado por conta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que prevê a possibilidade de multas para quem descumprir regras sobre tratamento de informações. Eles são transferidos para o seu dispositivo e podem servir para vários objetivos, como oferecer mais comodidade. Isso inclui, por exemplo, manter a conta de um serviço ativa para você não precisar preencher login e senha toda vez, ou salvar os itens que você colocou anteriormente no carrinho de compras do site de uma loja.
Para que servem os cookies?
Os cookies são arquivos criados por sites para coletar informações sobre a sua navegação na internet.
Existe algum risco?
Em geral, os cookies não representam perigo, já que eles costumam guardar códigos aleatórios – e não dados pessoais – para identificar usuários.
Ainda assim, sites com práticas não recomendadas podem usá-los para armazenar nome, e-mail ou telefone, por exemplo. É o que explica Fabio Assolini, analista sênior da Kaspersky no Brasil. Mesmo sem coletar dados pessoais, os arquivos podem ter informações sobre seu histórico na internet. Cookies de terceiros, presentes em mais de um site, são capazes de identificar os termos que você busca e mostrar anúncios publicitários sobre eles em outras páginas, por exemplo. Quem nunca fez uma busca de um produto no Google e depois, durante a navegação de internet, começou a ver propaganda daquele produto? Esse rastreamento se dá por cookies.   Saiba mais.   Fonte: Portal G1 - 26/01/22

OpenAlex – Lançamento de um enorme índice aberto de artigos acadêmicos

Foi lançado um ambicioso índice gratuito com mais de 200 milhões de documentos científicos que cataloga fontes de publicação, informações de autores e tópicos de pesquisa. Esta é uma tradução livre da matéria publicada no dia 24 de janeiro de 2022 pela Nature intitulada Massive open index of scholarly papers launches.
O índice, chamado OpenAlex – em homenagem à antiga Biblioteca de Alexandria, no Egito, também visa mapear as conexões entre esses pontos de informação para criar uma banco de dados abrangente e interligado do sistema de pesquisa global, dizem seus fundadores. O banco de dados, lançado em 3 de janeiro, é um substituto do Microsoft Academic Graph (MAG), que foi descontinuada no final de 2021, uma alternativa gratuita para plataformas baseadas em assinatura, como Scopus, Dimensions e Web of Science.
“É apenas a reunião de muitos bancos de dados de uma maneira inteligente”, diz Euan Adie, fundador da Overton, uma empresa com sede em Londres que acompanha as pesquisas citadas em documentos de políticas. Overton vem obtendo seus dados de várias fontes, incluindo MAG, ORCID, Crossref e diretamente de editores, mas agora passou a usar apenas o OpenAlex, na esperança de facilitar o processo.   Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 26/01/22


Mecanismo Online para Referências

O Mecanismo On-line para Referências – MORE é uma ferramenta gratuita, desenvolvida em parceria pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a BU (Biblioteca Universitária) e o RExLab (Laboratório de Experimentação Remota), para elaboração de referências e citações no formato ABNT. 
Acesse o MORE através do link https://more.ufsc.br/inicio.

Nova Plataforma de Aprendizagem OpenAIRE: um ponto focal para disseminar boas práticas de pesquisa

Para fornecer melhor conhecimento de treinamento para  ciência aberta,  gerenciamento de dados de pesquisa (Research Data Management – RDM), princípios FAIR e outros tópicos que juntos fornecem a espinha dorsal para uma boa pesquisa, o OpenAIRE apresentará  no primeiro trimestre deste ano  um novo  sistema de gerenciamento de aprendizado (LMS) baseado em Moodle . Este LMS incorporará vários recursos que permitirão aos membros existentes do OpenAIRE, bem como aos colaboradores, criar e executar cursos em um ambiente online aberto.
A plataforma suportará modos mistos de aprendizagem e conteúdo, com suporte multilíngue e ferramenta de autoria incorporada, e com cursos acessíveis gratuitamente no ponto de uso. 
Junte-se à equipe OpenAIRE nesta jornada e forneça seu feedback quando começar a aprender e pensar em quais conteúdos podem ser incluídos. Esta plataforma é para a comunidade e contará com a comunidade para realizar todo o seu potencial!
Para fornecer melhor conhecimento de treinamento para  ciência aberta,  gerenciamento de dados de pesquisa (Research Data Management – RDM), princípios FAIR e outros tópicos que juntos fornecem a espinha dorsal para uma boa pesquisa, o OpenAIRE apresentará  no primeiro trimestre deste ano  um novo  sistema de gerenciamento de aprendizado (LMS) baseado em Moodle . Este LMS incorporará vários recursos que permitirão aos membros existentes do OpenAIRE, bem como aos colaboradores, criar e executar cursos em um ambiente online aberto. Saiba mais: https://bit.ly/3Av7PER.   Fonte: AGUIA - 25/01/22

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25 janeiro 2022

USP comemora 88 anos de fundação com nova gestão e novos desafios

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  Fonte: Jornal da USP - 24/01/22

Revista mostra serviços oferecidos pela USP à sociedade

Criada em junho de 2019 pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, a revista USP Integração tem o objetivo de informar o público sobre o que Universidade de São Paulo desenvolve nas áreas de cultura e extensão e o que ela oferece à sociedade. Diferente de periódicos científicos, a publicação tem linguagem jornalística e acessível e é ilustrada com fotografias, gráficos e desenhos em cores. Em sua quinta edição, publicada em dezembro passado, ela traz textos sobre diferentes temas, como jornalismo comunitário, divulgação científica e empreendedorismo, entre outros. A revista está disponível gratuitamente neste link.
USP Integração está dividida em seções como Reportagem de Capa, que traz atualidades de destaque, Entrevista, com um especialista de determinada área, Reportagem, retratando projetos e ações, Experiências, com relatos em primeira pessoa, Ensaio Fotográfico, trazendo imagens de locais que podem ser visitados pelo público, Perfil, com um detalhamento histórico e de funcionamento de diversos órgãos e programas, e O Que É…, que explora curiosidades.
Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 24/01/21

24 janeiro 2022

USP | Relatório de Gestão 2018-2021

Veja na íntegra

Começa avaliação do programa de internacionalização

De 24 a 27 de janeiro, um comitê de especialistas estará em Brasília para fazer a avaliação intermediária do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da CAPES. Esta etapa faz parte das atividades previstas no Edital nº 41/2017 que rege o programa. O resultado preliminar deve ser divulgado a partir de 08 de fevereiro. Cláudia Queda de Toledo, presidente da Fundação, destacou o desafio da internacionalização da pós-graduação em tempos de pandemia. “Com certeza, esse trabalho dos avaliadores contribuirá com subsídios para aperfeiçoar os próximos ciclos do PrInt”.
A avaliação intermediária analisa os resultados parciais dos dois primeiros anos do PrInt para respaldar a renovação dos projetos. Para orientar o processo, as 36 instituições de ensino superior que participam do Programa tiveram acesso ao sistema Plano de Trabalho de Internacionalização (PTI), onde informaram dados referentes ao período já executado.
PrInt foi lançado em 2017 e tem como objetivo fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições atendidas, nas áreas do conhecimento por elas priorizadas. A execução das  propostas aprovadas teve início em novembro de 2018, com um prazo de cinco anos. Pelo Programa, a CAPES apoia 581 projetos de pesquisa institucionais, planejados com 197 temas estratégicos, para atividades em mais de cem países parceiros.   Fonte: CCS/CAPES - 24/01/22


Pesquise artigos científicos na World Wide Science

Saiba mais

O World Wide Science é um motor de busca acadêmico global que acelera a descoberta de informação científica ao permitir o compartilhamento de conteúdos, através da cooperação entre as bases de dados que compõem o website. A WorldWideScience.org implementa a pesquisa federada para fornecer sua cobertura da ciência global e resultados de pesquisa. A tecnologia de pesquisa federada permite que o usuário pesquise várias fontes de dados com uma única consulta em tempo real.   Em junho de 2010, a WorldWideScience.org implementou recursos de tradução multilíngue. Usando o Bing Translator da Microsoft, o Multilingual WorldWideScience.org oferece ao usuário a capacidade de pesquisar bancos de dados em dez idiomas e depois ter os resultados traduzidos para o idioma de sua preferência. As traduções automáticas podem ser realizadas para árabe, chinês, inglês, francês, alemão, japonês, coreano, português, russo e espanhol.   Fonte: Latindex - 24/01/22


Convite para posse do novo reitor e da nova vice-reitora da USP

Convidamos para a sessão solene do Conselho Universitário de posse dos professores doutores Carlos Gilberto Carlotti Junior, na função de reitor, e Maria Arminda do Nascimento Arruda, na função de vice-reitora, para o quadriênio 2022/2026, a ser realizada no dia 26 de janeiro, às 18h30. Atendendo aos protocolos de saúde mediante o novo cenário da pandemia, com o aumento de casos de covid-19 e surto de gripe no Estado, a cerimônia será restrita aos membros do Conselho, dirigentes da USP e autoridades do Governo e terá transmissão pelo link http://e.usp.br/.   
Fonte: Cerimonial USP - 14/01/22

23 janeiro 2022

"Confio em toda a comunidade da USP para fazer uma universidade de excelência"


Manter a excelência da Universidade, gerar conhecimento e transferi-lo para a sociedade, valorizar os recursos humanos, restabelecer a mobilidade de alunos e professores no processo de internacionalização, que foi prejudicado com a pandemia, e investir ainda mais na permanência estudantil para os alunos de baixa renda, garantindo que todos saiam em pé de igualdade para o mercado de trabalho, independentemente da forma de ingresso na Universidade. Essas são as principais metas dos novos gestores da Universidade de São Paulo, Carlos Gilberto Carlotti Junior e Maria Arminda do Nascimento Arruda, que tomam posse no próximo dia 26 de janeiro.
Antes de ser eleito como o 27º reitor da USP, ocupou o cargo de pró-reitor de pós-graduação da USP e, juntamente com a professora Maria Arminda,  pretende utilizar todo o conhecimento adquirido nos últimos anos em cargos de gestão, para colocar em prática um programa centrado especialmente no fortalecimento da excelência acadêmica da Universidade, mas sem esquecer o comprometimento com o respeito aos direitos humanos, principalmente na relação entre a comunidade uspiana e a sociedade.
Em entrevista ao Jornal da USP no Ar, Edição Regional, o novo dirigente falou sobre os desafios que tem à frente de uma das mais importantes universidades da América Latina.   
Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 21/01/22


21 janeiro 2022

Saiba mais

De quem é a pesquisa? Redes sociais acadêmicas contra repositórios institucionais

Procurando maneiras de aumentar os depósitos no repositório institucional (RI), pesquisadores de uma instituição começaram a explorar redes sociais acadêmicas (ASN) (nomeadamente, ResearchGate e Academia.edu) para descobrir quais pesquisadores podem estar predispostos a fornecer acesso aberto ao seu trabalho.
Os pesquisadores compararam o número de pesquisadores afiliados institucionalmente que aparecem em redes sociais acadêmicas com aqueles que aparecem em seus repositórios institucionais. Eles também observaram como esses números se comparavam com os números gerais de pesquisadores.
Os docentes foram mais propensos a depositar seus trabalhos em uma rede social acadêmica do que no repositório institucional (RI). No entanto, o número de pesquisadores que depositaram no RI e pelo menos uma ASN superou aqueles que depositaram suas pesquisas exclusivamente em uma rede social acadêmica.
Os resultados deste estudo confirmam os achados de estudos anteriores que indicam que aqueles pesquisadores que estão dispostos a ter suas pesquisas abertas ao acesso estão mais dispostos a fazê-lo por meio de múltiplos canais, o que demonstra que aqueles que autoarquivaram em outros lugares são os principais objetivos para sua inclusão no RI.
Em vez de ver as redes sociais acadêmicas como uma ameaça aos repositórios institucionais, eles podem se ver como um site potencial para identificar potenciais contribuidores para o repositório institucional.   Fonte: Latindex - 21/01/22


Recursos informacionais da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica

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O que são pré-impressões, pós-impressões e artigos finais?

Depositar seu artigo em um Repositório Institucional como o Repositório da Produção da USP, é uma ótima maneira de tornar sua pesquisa acessível, aumentar as citações de seus artigos e atender as exigências de seu financiador, incluindo a FAPESP. As informações a seguir ajudarão você a diferenciar as diferentes versões de um artigo, para que você possa cumprir com mais facilidade as regulamentações dos editores e revistas. De um modo geral, existem três versões principais de um artigo de revista:  pré-print, pós-print e versões finais dos editores:

  1. Pre-print ou Pré-impressão  –  é o manuscrito do autor que foi submetido a uma revista. É a versão que ainda não foi revisada por pares e que não tem formatação nem foi ainda editado. Também é chamado  de manuscrito do autor, manuscrito original, primeiro rascunho. 
  2. Post-print ou Pós-impressão  –  é o artigo que foi submetido a uma revista e que já passou pela avaliação ou seja, pela revisão por pares e foi revisto em conformidade. Já possui algumas características do artigo em seu formato para publicação. Também é conhecido como manuscrito aceito/aprovado do autor (MAA). Em geral, pode ser depositado no Repositório de modo privado e só pode se tornar público após um período de embargo. 
  3. Como obter a versão post-print?  –  Faça o login na página de submissões da revista e recupere uma cópia do seu manuscrito aprovado ou versão aceita ou MAA. Entre em contato com a revista por e-mail e peça uma cópia da versão aceita do seu artigo. 
  4. Publishers’ final version ou versão final dos editores – é a versão do artigo publicado, que foi revisado por pares, editado, diagramado e paginado, totalmente formatado para publicação.   Saiba mais.   Fonte: AGUIA