Procurando maneiras de aumentar os depósitos no repositório institucional (RI), pesquisadores de uma instituição começaram a explorar redes sociais acadêmicas (ASN) (nomeadamente, ResearchGate e Academia.edu) para descobrir quais pesquisadores podem estar predispostos a fornecer acesso aberto ao seu trabalho.
Os pesquisadores compararam o número de pesquisadores afiliados institucionalmente que aparecem em redes sociais acadêmicas com aqueles que aparecem em seus repositórios institucionais. Eles também observaram como esses números se comparavam com os números gerais de pesquisadores.
Os docentes foram mais propensos a depositar seus trabalhos em uma rede social acadêmica do que no repositório institucional (RI). No entanto, o número de pesquisadores que depositaram no RI e pelo menos uma ASN superou aqueles que depositaram suas pesquisas exclusivamente em uma rede social acadêmica.Os resultados deste estudo confirmam os achados de estudos anteriores que indicam que aqueles pesquisadores que estão dispostos a ter suas pesquisas abertas ao acesso estão mais dispostos a fazê-lo por meio de múltiplos canais, o que demonstra que aqueles que autoarquivaram em outros lugares são os principais objetivos para sua inclusão no RI.
Em vez de ver as redes sociais acadêmicas como uma ameaça aos repositórios institucionais, eles podem se ver como um site potencial para identificar potenciais contribuidores para o repositório institucional. Fonte: Latindex - 21/01/22