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29 janeiro 2022
28 janeiro 2022
Cinco palestras sobre a publicação de livros abertos
Plataforma de inovação inscreve doutorandos da USP para dar visibilidade a pesquisas e projetos
Manual de Adoção de Competências FAIR para Instituições de Ensino Superior
2 About this book 5 FAIR lesson plans
3 FAIR Skills and Competences 6 Implementing FAIR
Manual de Adoção de Competências FAIR para Instituições de Ensino Superior
Conheça o mais recente resultado
do projeto FAIRsFAIR para apoiar a adoção das competências FAIR nos currículos
académicos e nos programas de formação.
As atividades do projeto FAIRsFAIR em torno do
objetivo de promover a implementação de uma cultura de dados FAIR nas
Instituições de Ensino Superior (IES), têm resultado na disponibilização de
materiais e ferramentas para auxiliar os vários intervenientes nos processos da
gestão de dados de investigação a adotar as melhores práticas. Um dos mais
recentes recursos disponibilizados é o Adoption Handbook “How to be FAIR
with your data: a teaching and training handbook for higher education
institutions”.
Este Handbook, publicado em 16 de dezembro de 2021, tem como principal objetivo
apoiar as IES a implementar a formação sobre os princípios FAIR nos seus
currículos e ensino, disponibilizando material prático, como modelos de planos
de formação, informação de suporte entre outros. Oferece informação prática
para as universidades desenvolverem novas atividades de ensino e formação que
possam apoiar a adoção de competências de gestão de dados de investigação e de
dados FAIR ao nível de licenciatura, mestrado e doutoramento. Resulta de um
trabalho colaborativo coordenado pelo FAIRsFAIR e que contou com a participação
de 35 autores de 16 países, especialistas de diferentes áreas disciplinares.
Dez regras simples para desenvolver materiais de formação FAIR
Regra 1: Planeie como
partilhar os seus materiais de formação online
Regra 2: Melhore a possibilidade de encontrar os
seus materiais de formação, descrevendo-os adequadamente
Regra 3: Atribua um identificador unívoco aos seus
materiais de formação
Regra 4: Disponibilize os seus materiais de
formação online
Regra 5: Defina regras de acesso aos seus
materiais de formação
Regra 6: Use um formato interoperável nos seus
materiais de formação
Regra 7: Torne os seus materiais de formação
reutilizáveis por outros formadores
Regra 8: Torne os seus materiais de formação
reutilizáveis pelos participantes na formação
Regra 9: Faça os seus materiais de formação
suscetíveis a contribuições
Regra 10: Mantenha os seus materiais de formação
atualizados
27 janeiro 2022
A Nuvem da Ciência Aberta da Europa (EOSC) em construção…
- partilhar, aceder e analisar dados abertos e FAIR;
- aceder a serviços e produtos de investigação;
- ter acesso a recursos de vários domínios científicos;
- reproduzir resultados ou dados combinados para novas atividades de investigação potencialmente interdisciplinares.
Saiba mais. Fonte: AGUIA - 27/01/22
Alumni USP disponibiliza novas ferramentas
- Balcão de oportunidades - Esta ferramenta possibilita o anúncio e busca de vagas de emprego, disponibilizadas pelos próprios ex-alunos. É possível personalizar a pesquisa com filtros de localização, área de atuação, nome do cargo e empresa.
- Diploma Virtual: A emissão do diploma virtual certificado está disponível apenas para aqueles que concluíram a graduação a partir de 2013 e a pós graduação a partir de 2014. Para obter diplomas anteriores a este prazo, será necessário entrar em contato com a secretaria de ensino da unidade em que o ex-aluno estudou.
O Alumni USP é o projeto da Universidade de São Paulo que busca reunir antigos alunos da graduação e da pós-graduação. Se você é um ex-aluno e ainda não conhece os benefícios da plataforma, basta se cadastrar em https://uspdigital.usp.br/alumni. Fonte: Alumni USP
Inauguração do BELLA-T é um marco na cooperação científica entre União Europeia e América Latina
"Nossa gestão visa à criação de políticas internas que possam ser modelos para a sociedade", afirma novo reitor
Plataforma digital auxilia na detecção de notícias falsas
De acordo com Jardel, a plataforma foi pensada inicialmente diante do atual contexto globalizado em que a população é bombardeada por informações em todos os meios de comunicação. “Tivemos a ideia de montar uma plataforma para quando as pessoas tivessem dúvida sobre a veracidade de alguma notícia, copiasse uma parte ou a informação toda para verificar”, explica Jardel, que lembra o uso de modelos estatísticos e bancos de dados usados na construção da ferramenta.
Ele esclarece que foram consultadas e coletadas mais de 100 mil notícias em textos para treinar modelos estatísticos com o tipo de semântica e, principalmente, o tipo de vocabulário usado ao longo dos últimos anos. “Depois eles foram testados em outros bancos de dados preparados por outros grupos de pesquisas que trabalham com o processamento de linguagem natural”, diz.
Para consultar se alguma informação é verdadeira ou não, basta acessar fakenewsbr.com, copiar e colar a informação que se quer avaliar e verificar. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 26/01/22
USP oferece mais de 100 disciplinas empreendedoras para seus alunos
Guia organizado pelo Núcleo de Empreendedorismo da USP oferece um panorama de disciplinas disponíveis em diversos institutos de todos os campi; lista auxilia estudantes que buscam optativas na última interação de matrícula para o 1º semestre
A lista é dividida em duas partes e destaca algumas disciplinas. Na primeira parte, o NEU selecionou disciplinas voltadas para a criação de startups, que serão realizadas no primeiro semestre deste ano. “Fizemos isso porque a última interação de matrícula para o 1º semestre de 2022 já começou e vai apenas até o dia 30/01”, ressaltou José Carlos Junior, da equipe de marketing do NEU. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 16/01/22
26 janeiro 2022
'Aceitar todos os cookies': o que significa aviso que se tornou mais comum na internet
Os cookies são arquivos criados por sites para coletar informações sobre a sua navegação na internet.
Em geral, os cookies não representam perigo, já que eles costumam guardar códigos aleatórios – e não dados pessoais – para identificar usuários.
OpenAlex – Lançamento de um enorme índice aberto de artigos acadêmicos
O índice, chamado OpenAlex – em homenagem à antiga Biblioteca de Alexandria, no Egito, também visa mapear as conexões entre esses pontos de informação para criar uma banco de dados abrangente e interligado do sistema de pesquisa global, dizem seus fundadores. O banco de dados, lançado em 3 de janeiro, é um substituto do Microsoft Academic Graph (MAG), que foi descontinuada no final de 2021, uma alternativa gratuita para plataformas baseadas em assinatura, como Scopus, Dimensions e Web of Science.
“É apenas a reunião de muitos bancos de dados de uma maneira inteligente”, diz Euan Adie, fundador da Overton, uma empresa com sede em Londres que acompanha as pesquisas citadas em documentos de políticas. Overton vem obtendo seus dados de várias fontes, incluindo MAG, ORCID, Crossref e diretamente de editores, mas agora passou a usar apenas o OpenAlex, na esperança de facilitar o processo. Saiba mais. Fonte: AGUIA - 26/01/22