Os cientistas
brasileiros estão usando cada vez menos o português para comunicar os
resultados de suas pesquisas, optando por publicá-las em inglês para tentar
aumentar sua visibilidade e alcance internacional. A conclusão resulta de
análises de milhares artigos científicos de diversas áreas do conhecimento
publicados por autores de 34 países da América Latina e do Caribe em periódicos
indexados nas bases Web of Science (WoS) e SciELO entre 2002 e 2020. Divulgado
em fins de 2021 pelo Institute for Scientific Information (ISI), serviço de
bases bibliométricas da empresa Clarivate Analytics, o relatório constatou que
o contingente de artigos em inglês divulgados em revistas indexadas na WoS
cresce ininterruptamente desde 2002 – como já era esperado –, ao passo que, no
mesmo período, o número de trabalhos escritos em português permaneceu estagnado
em patamares baixos. “O sistema de pesquisa no Brasil avançou muito a partir
dos anos 2000, com forte apoio governamental e foco em áreas inovadoras”, disse
a Pesquisa FAPESP Jonathan Adams, cientista-chefe do ISI. “Hoje, há menos
recursos público para a ciência no país, mas muitos pesquisadores continuaram
engajados em trabalhos com parceiros do exterior, cujos resultados são,
naturalmente, publicados em inglês.” Saiba mais. Fonte: Pesquisa FAPESP - fev. 2022
03 fevereiro 2022
Publicações | Na ponta do lápis
O custo real médio de publicação de um artigo científico em uma
revista de grande prestígio e visibilidade não passa de mil dólares, embora
esse tipo de periódico chegue a cobrar dos autores valores entre cinco e 10
vezes maiores do que esse para revisar um paper e disponibilizá-lo em
acesso aberto. Esse e outros cálculos sobre as despesas envolvidas no processo
de comunicação científica foram divulgados no final de 2021 na plataforma
F1000Research, em um trabalho assinado pelo físico Alexander Grossmann, professor
de gestão de publicações da Universidade de Ciências Aplicadas de Leipzig, na
Alemanha, e ex-diretor da editora Wiley-Blackwell, e pelo neurobiólogo Bjorn
Brembs, da Universidade de Regensburg, também na Alemanha.
A dupla estimou uma série de custos diretos e indiretos que recaem sobre as editoras de periódicos científicos quando elas recebem, avaliam, selecionam, publicam e oferecem on-line um artigo padrão com 18 mil palavras e 10 imagens. Vinte e duas etapas do fluxo de processamento de papers foram consideradas, desde as horas de trabalho que o pessoal técnico dedica a cada manuscrito submetido até os custos com a preparação e formatação de trabalhos, verificação de plágio e distribuição para bases de dados que indexam revistas científicas. Os valores de referência vieram de editoras ou resultaram de cotações em serviços especializados. Saiba mais. Fonte: Pesquisa FAPESP - fev. 2022
A dupla estimou uma série de custos diretos e indiretos que recaem sobre as editoras de periódicos científicos quando elas recebem, avaliam, selecionam, publicam e oferecem on-line um artigo padrão com 18 mil palavras e 10 imagens. Vinte e duas etapas do fluxo de processamento de papers foram consideradas, desde as horas de trabalho que o pessoal técnico dedica a cada manuscrito submetido até os custos com a preparação e formatação de trabalhos, verificação de plágio e distribuição para bases de dados que indexam revistas científicas. Os valores de referência vieram de editoras ou resultaram de cotações em serviços especializados. Saiba mais. Fonte: Pesquisa FAPESP - fev. 2022
Editoras usam inteligência artificial para detectar imagens alteradas em artigos científicos
Desde janeiro de 2021, os manuscritos aceitos para publicação nas
10 revistas editadas pela Associação Americana para Pesquisa do Câncer (AACR)
são submetidos ao escrutínio de um software de inteligência artificial (IA)
capaz de identificar, em minutos, imagens duplicadas ou adulteradas, com partes
giradas, invertidas e esticadas. A expectativa é que a tecnologia – chamada
Proofing e desenvolvida pela empresa israelense Rehovot – reduza a incidência
desse tipo de problema após a publicação dos trabalhos.
“Estamos bastante satisfeitos com os resultados até agora”, disse à revista Nature Daniel Evanko, diretor de operações da AACR. A adoção desse tipo de tecnologia é considerada uma tendência que deve ganhar força nos próximos anos. Em julho de 2021, a Sociedade Americana para Pesquisa Clínica passou a usar o mesmo programa em manuscritos aceitos para publicação no Journal of Clinical Investigation e JCI Insight. Também a editora Sage adotou esse software em outubro de 2021 em cinco de seus periódicos na área de ciências da vida.
Já a editora Frontiers foi por outro caminho. Desenvolveu seu próprio software de verificação de imagens, em uso desde agosto de 2020. A Springer Nature, por sua vez, diz que está avaliando algumas ferramentas, enquanto coleta dados para seu próprio software, o qual combinará elementos complementares de IA e humanos para identificar imagens problemáticas. Recentemente, editoras científicas criaram um manual para identificar artigos com imagens adulteradas ou duplicadas e combater esse tipo de má conduta (ver Pesquisa FAPESP nº 309). Fonte: Pesquisa FAPESP - fev. 2022
“Estamos bastante satisfeitos com os resultados até agora”, disse à revista Nature Daniel Evanko, diretor de operações da AACR. A adoção desse tipo de tecnologia é considerada uma tendência que deve ganhar força nos próximos anos. Em julho de 2021, a Sociedade Americana para Pesquisa Clínica passou a usar o mesmo programa em manuscritos aceitos para publicação no Journal of Clinical Investigation e JCI Insight. Também a editora Sage adotou esse software em outubro de 2021 em cinco de seus periódicos na área de ciências da vida.
Já a editora Frontiers foi por outro caminho. Desenvolveu seu próprio software de verificação de imagens, em uso desde agosto de 2020. A Springer Nature, por sua vez, diz que está avaliando algumas ferramentas, enquanto coleta dados para seu próprio software, o qual combinará elementos complementares de IA e humanos para identificar imagens problemáticas. Recentemente, editoras científicas criaram um manual para identificar artigos com imagens adulteradas ou duplicadas e combater esse tipo de má conduta (ver Pesquisa FAPESP nº 309). Fonte: Pesquisa FAPESP - fev. 2022
02 fevereiro 2022
Mata atlântica ganha sistema de alertas de desmatamento
Boletins de alerta
serão gerados para estimular fiscalização e combater desmatamento ilegal do
bioma, considerado o mais ameaçado do Brasil. SOS Mata Atlântica, Arcplan e
MapBiomas são responsáveis pelo novo serviço
A mata atlântica, o primeiro bioma brasileiro amplamente ocupado e destruído, será monitorada mais de perto a partir desta terça-feira (1º). É quando passa a funcionar o Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) específico para esta vegetação, capaz de detectar áreas afetadas a partir de 0,3 hectare.
“Neste momento em que o país vive a disparada do desmatamento, é preciso colocar uma lupa sobre esse bioma, que ainda é o mais ameaçado, o que menos sobrou e onde se concentra a maior parte da população”, diz Luis Fernando Guedes Pinto, diretor de conhecimento da Fundação SOS Mata Atlântica. Veja o texto na íntegra. Fonte: DW-Brasil
A mata atlântica, o primeiro bioma brasileiro amplamente ocupado e destruído, será monitorada mais de perto a partir desta terça-feira (1º). É quando passa a funcionar o Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) específico para esta vegetação, capaz de detectar áreas afetadas a partir de 0,3 hectare.
“Neste momento em que o país vive a disparada do desmatamento, é preciso colocar uma lupa sobre esse bioma, que ainda é o mais ameaçado, o que menos sobrou e onde se concentra a maior parte da população”, diz Luis Fernando Guedes Pinto, diretor de conhecimento da Fundação SOS Mata Atlântica. Veja o texto na íntegra. Fonte: DW-Brasil
Nova parceria entre Instituto Serrapilheira e Confap prevê apoio conjunto a jovens cientistas
O Instituto Serrapilheira e o Confap (Conselho Nacional das
Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) anunciam uma nova parceria para apoio
conjunto a projetos de ciência. Duas pesquisas de Santa Catarina já foram
selecionadas pelo acordo de cooperação e receberão um financiamento total de R$
1,3 milhões da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de
Santa Catarina).
A parceria entre o Confap, que congrega todas as FAPs do Brasil, e o Serrapilheira, o primeiro instituto privado de fomento à ciência do país, se dá de duas formas. Uma é o cofinanciamento, em que cada uma das instituições concede uma parcela dos recursos aos projetos. Na outra, as fundações aproveitam os processos de seleção das chamadas públicas do Serrapilheira para financiar cientistas que foram muito bem avaliados, mas que não puderam ser contemplados pela limitação de recursos do instituto. Saiba mais. Fonte: Instituto Serrapilheira - 02/02/2022
A parceria entre o Confap, que congrega todas as FAPs do Brasil, e o Serrapilheira, o primeiro instituto privado de fomento à ciência do país, se dá de duas formas. Uma é o cofinanciamento, em que cada uma das instituições concede uma parcela dos recursos aos projetos. Na outra, as fundações aproveitam os processos de seleção das chamadas públicas do Serrapilheira para financiar cientistas que foram muito bem avaliados, mas que não puderam ser contemplados pela limitação de recursos do instituto. Saiba mais. Fonte:
SBPC lança novos cursos online
A Sociedade Brasileira para o Progresso da
Ciência (SBPC) abre as inscrições e matrículas do 2º ciclo de webminicursos em
sua plataforma de cursos online (https://cursos.sbpcnet.org.br/). A cada trimestre são ofertados webminicursos de
todas as áreas do conhecimento e temas contemporâneos, ministrados por
professores de renomadas instituições do País.
Os webminicursos têm duração de seis horas e aulas previamente
gravadas. Diante disso, o inscrito poderá assisti-los quantas vezes quiser
dentro de sua disponibilidade de tempo. A forma virtual também permite que os
interessados, em qualquer lugar do País ou até mesmo no exterior, possam
frequentá-los. Ao final do prazo, o inscrito que assistir às seis horas do
webminicurso poderá emitir seu certificado. Sócios quites e novos sócios da SBPC têm
desconto na taxa de matrícula. Os valores para cada webminicurso são R$ 30,00
para sócio quite da SBPC e R$ 50,00 para não sócio. É permitido fazer a
matrícula em vários webminicursos simultaneamente ou escolher apenas um.
Veja a relação de alguns webminicursos oferecidos
neste segundo ciclo:
WMC-05 – Recursos e
estratégias para o ensino online e ativo de química (SBQ)
WMC-13 – Artigo científico: redação,
ética, avaliação e divulgação (ABEC)
WMC-19 – Metodologia e divulgação
científica (SBF)
WMC-32 – Divulgação científica: o
desafio de incluir diferentes públicos (UFJF)
Prazo para propostas de cursos novos está aberto
Submissões podem ser feitas até 29 de abril de 2022. Todo o procedimento é realizado por meio da Plataforma Sucupira
As instituições de ensino
superior e pesquisa que pretendem criar cursos de pós-graduação stricto sensu
podem apresentar seus projetos. O prazo vai até 29 de abril. As regras e o
calendário para a elaboração das Propostas de Cursos Novos (APCN) constam das Portarias 195 e 196 /2021.
Poderão ser apresentadas propostas para a criação de cursos de mestrado ou doutorado, nas modalidades presencial ou a distância, acadêmicos ou profissionais, de acordo com a legislação específica. É essencial que sejam observados os parâmetros e orientações da área de avalição a partir dos Documentos de Área e Documentos Orientadores de APCN.
Após o prazo de apresentação haverá a verificação técnica dos documentos, no período de 2 de maio a 30 de junho. Já a análise de mérito será realizada a partir de 1º de julho. Esta etapa é feita pelos consultores das áreas de avaliação. Ela embasará a decisão do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), que emitirá o parecer final.
Todo o procedimento de submissão de propostas
é feito dentro da Plataforma Sucupira.
Pela ferramenta, a instituição acompanha o andamento dos processos e ainda
encontra um manual completo sobre a APCN, que ajuda a cumprir cada passo da
proposta. Saiba mais.
Fonte: CCS/CAPES - 01/02/22
Poderão ser apresentadas propostas para a criação de cursos de mestrado ou doutorado, nas modalidades presencial ou a distância, acadêmicos ou profissionais, de acordo com a legislação específica. É essencial que sejam observados os parâmetros e orientações da área de avalição a partir dos Documentos de Área e Documentos Orientadores de APCN.
Após o prazo de apresentação haverá a verificação técnica dos documentos, no período de 2 de maio a 30 de junho. Já a análise de mérito será realizada a partir de 1º de julho. Esta etapa é feita pelos consultores das áreas de avaliação. Ela embasará a decisão do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), que emitirá o parecer final.
Fonte: CCS/CAPES - 01/02/22
Reitoria cria nova comissão assessora para assuntos relacionados à covid-19
Foi publicada hoje, dia 1º de
fevereiro, no Diário Oficial do Estado, uma portaria designando os membros da nova
comissão assessora criada pela Reitoria para assuntos relacionados à covid-19.
De acordo com o comunicado divulgado à comunidade universitária
pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e pela vice-reitora Maria Arminda
do Nascimento Arruda, a comissão é “composta de docentes com expertise no assunto
e outros membros da comunidade USP, que se encarregará de manter a comunidade
informada sobre a pandemia no Estado de São Paulo e de orientar as medidas
necessárias a serem tomadas pelos gestores da nossa Universidade”.
Ainda segundo o comunicado, serão divulgados boletins informativos periódicos com dados atualizados acerca da situação pandêmica, com especial atenção para as cidades onde a USP possui campus, e serão disponibilizados, no Canal USP do YouTube, entrevistas com membros da nova Comissão Assessora e outros convidados.
No texto divulgado pelos dirigentes também são elencadas outras medidas adotadas pela gestão para “permitir a preservação da saúde da comunidade USP”, como a funcionalidade para inserção de informações do próprio status vacinal nos sistemas corporativos Júpiter, Janus e Marte e a simplificação da concessão de afastamento do trabalho presencial de docentes e servidores técnico-administrativos, no caso de teste positivo para covid-19 ou na ocorrência de síndrome gripal (clique aqui e acesse a íntegra do comunicado). Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 01/02/22
Ainda segundo o comunicado, serão divulgados boletins informativos periódicos com dados atualizados acerca da situação pandêmica, com especial atenção para as cidades onde a USP possui campus, e serão disponibilizados, no Canal USP do YouTube, entrevistas com membros da nova Comissão Assessora e outros convidados.
No texto divulgado pelos dirigentes também são elencadas outras medidas adotadas pela gestão para “permitir a preservação da saúde da comunidade USP”, como a funcionalidade para inserção de informações do próprio status vacinal nos sistemas corporativos Júpiter, Janus e Marte e a simplificação da concessão de afastamento do trabalho presencial de docentes e servidores técnico-administrativos, no caso de teste positivo para covid-19 ou na ocorrência de síndrome gripal (clique aqui e acesse a íntegra do comunicado). Saiba mais.
Ferramenta de projeção climática da USP estreia em programa da TV Cultura
Sistema TempoCampo, criado na USP em Piracicaba,
oferece indicador de produtividade para apoiar decisões no campo a partir dos
efeitos do clima; informações serão veiculadas no programa “AgroCultura”, no
último domingo do mês
No último domingo, dia 30 de
janeiro, o programa AgroCultura, veiculado na TV Cultura de São Paulo, passou a contar com um
boletim de projeções agrometeorológicas realizadas por pesquisadores da Escola
Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP. Chamado Boletim TempoCampo, o espaço terá
informações no programa sempre na última edição do mês.
Os dados do boletim são obtidos a partir do Sistema TempoCampo, ferramenta que é produto de diversos projetos de pesquisa na área de modelagem agrícola e agrometeorologia da Esalq.
Essa ferramenta tem como objetivo quantificar o clima em termos de produção agrícola, trazendo um indicativo ao agricultor que pode consultar se o clima está auxiliando ou penalizando a produção.
A ferramenta está disponível para computador e também por aplicativo para apoiar a tomada de decisão no campo, oferecendo projeções futuras de produtividade em culturas como cana-de-açúcar, milho e soja para as principais regiões produtoras do Brasil.
O quadro conta com apresentação do jornalista Fabiano Pereira, da TV USP Piracicaba, e do professor Fábio Marin, coordenador do projeto TempoCampo. O programa AgroCultura vai ao ar todos os domingos, das 10h às 10h30, com reprises às quintas-feiras, às 20h. Clique e confira o primeiro boletim veiculado na TV Cultura. Fonte: Jornal da USP - 01/01/22
Os dados do boletim são obtidos a partir do Sistema TempoCampo, ferramenta que é produto de diversos projetos de pesquisa na área de modelagem agrícola e agrometeorologia da Esalq.
Essa ferramenta tem como objetivo quantificar o clima em termos de produção agrícola, trazendo um indicativo ao agricultor que pode consultar se o clima está auxiliando ou penalizando a produção.
A ferramenta está disponível para computador e também por aplicativo para apoiar a tomada de decisão no campo, oferecendo projeções futuras de produtividade em culturas como cana-de-açúcar, milho e soja para as principais regiões produtoras do Brasil.
O quadro conta com apresentação do jornalista Fabiano Pereira, da TV USP Piracicaba, e do professor Fábio Marin, coordenador do projeto TempoCampo. O programa AgroCultura vai ao ar todos os domingos, das 10h às 10h30, com reprises às quintas-feiras, às 20h. Clique e confira o primeiro boletim veiculado na TV Cultura. Fonte: Jornal da USP - 01/01/22
01 fevereiro 2022
Confies realizará em fevereiro encontro sobre Plataforma +Brasil
O Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de
Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies) realizará em 2 de fevereiro, às 15 horas, um encontro sobre a implementação
da Plataforma+Brasil, o novo sistema eletrônico de gestão de
convênios para recursos federais. O encontro será online e gratuito. As
inscrições já estão abertas aqui.
Um dos objetivos é entender sobre como
funciona a nova ferramenta principalmente para as fundações de apoio da
atividade de pesquisa – conduzida pelas universidades públicas e institutos
federais de ensino e pesquisa, filiadas ao Confies.
Quer aprender a pesquisar no Portal de Periódicos da CAPES? Veja o calendário de fevereiro
Participe
dos treinamentos e otimize a sua busca. As inscrições são gratuitas e as turmas
oferecidas por área do conhecimento, para um melhor aproveitamento dos
conteúdos.
Os treinamentos do Portal de Periódicos da CAPES são on-line, gratuitos, interativos e em tempo real. O calendário abrange todas as áreas do conhecimento e os horários são intercalados para possibilitar a participação do maior número de usuários em todo Brasil. Além de aprender como realizar a pesquisa no acervo científico e conhecer os serviços disponíveis no site, os treinamentos abordam os conteúdos com a participação dos representantes das editoras que oferecem uma visão mais ampla dos periódicos e bases de dados.
Para participar, faça sua inscrição e aguarde a confirmação por e-mail. Você receberá o link para a sala virtual com todas as orientações de acesso e terá certificado de participação após o treinamento. Lembrando que é necessário se identificar primeiro no Meu espaço para visualizar as turmas com inscrições abertas. Confira o calendário abaixo e caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a equipe pelo e-mail treinamento.periodicos@capes.gov.br.
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 01/02/22
Os treinamentos do Portal de Periódicos da CAPES são on-line, gratuitos, interativos e em tempo real. O calendário abrange todas as áreas do conhecimento e os horários são intercalados para possibilitar a participação do maior número de usuários em todo Brasil. Além de aprender como realizar a pesquisa no acervo científico e conhecer os serviços disponíveis no site, os treinamentos abordam os conteúdos com a participação dos representantes das editoras que oferecem uma visão mais ampla dos periódicos e bases de dados.
Para participar, faça sua inscrição e aguarde a confirmação por e-mail. Você receberá o link para a sala virtual com todas as orientações de acesso e terá certificado de participação após o treinamento. Lembrando que é necessário se identificar primeiro no Meu espaço para visualizar as turmas com inscrições abertas. Confira o calendário abaixo e caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a equipe pelo e-mail treinamento.periodicos@capes.gov.br.
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 01/02/22
Periódicos potencialmente predatórios no QUALIS-Capes
Este é o sítio de um levantamento iniciado em
novembro de 2017 para:
1) Identificar periódicos potencialmente fraudulentos
listados pelo Sistema QUALIS-CAPES;
2) Estimar a proporção destes periódicos na base QUALIS;
3) Estimar a chance destes periódicos serem detectados pelo sistema
QUALIS.
A lista de títulos potencialmente predatórios que compilamos não
é uma palavra final e está em constante revisão, devendo ser
usada como subsídio para avaliações caso a caso e a critério dos autores e
instituições.
- Reiteramos que apresentamos estes resultados
na intenção de contribuir para o aperfeiçoamento dos critérios de
avaliação dos programas de pós-gradução e do sistema QUALIS.
- O fato de um artigo ser publicado em uma
revista potencialmente predatória não significa que este
artigo seja de má qualidade. Um dos prejuízos causados pelos periódicos
predatórios é justamente potencialmente afetar a credibilidade de tais
artigos.
- Caso verifique qualquer problema ou tenha sugestões sobre trabalho entre em contato com os autores. Acesse o site aqui.
Gerenciando o crédito de pesquisa em um mundo colaborativo
Com a colaboração internacional na
pesquisa em ascensão, está ficando mais difícil interpretar a alocação de
crédito para publicações de pesquisa. Em seu último Relatório Global de
Pesquisa, especialistas do Institute for Scientific Information™ propõem uma
nova métrica para garantir uma tomada de decisão equilibrada por gerentes de
pesquisa e formuladores de políticas. Neste relatório, o Institute
for Scientific Information™:
1. Examina como o aumento da
colaboração e autoria em pesquisa internacional está dificultando a compreensão
e a interpretação da alocação de crédito,
2. Propõe uma nova métrica – o
Collaborative CNCI (Collab-CNCI) – uma inovação vital para um período em que a colaboração
internacional está se tornando uma característica dominante da pesquisa global,
e
3. Convida usuários e gestores
de pesquisa a comentar os benefícios relativos do Collab-CNCI em comparação e
como complemento a outros métodos para possibilitar decisões equilibradas e
oportunas nos níveis individual, institucional e nacional. Download do relatório
Fonte: Clarivate - 01/02/22
31 janeiro 2022
Coleção de livros “Espécies Arbóreas Brasileiras” está disponível para download gratuito!
A Embrapa Florestas acaba de disponibilizar,
para download gratuito, os cinco volumes dos livros “Espécies Arbóreas
Brasileiras”, de Paulo Ernani Ramalho Carvalho, pesquisador que hoje está
aposentado e dedicou boa parte de sua trajetória profissional à redação e
edição destes livros. Os cinco volumes trazem 340 espécies arbóreas
nativas do Brasil, com informações detalhadas tais como taxonomia, descrição,
reprodução, ocorrência, aspectos ecológicos, clima, solos, sementes, produção
de mudas, características silviculturais, melhoramento e conservação genética,
crescimento e produção, características da madeira, principais produtos e usos,
pragas e doenças e espécies afins; complementadas com mapas, tabelas e
fotografias.
Segundo Erich Schaitza, Chefe Geral da Embrapa Florestas, “nossa intenção é tornar a informação sobre nossas espécies nativas cada vez mais acessível. Temos desafios de restauração florestal e também compromissos assumidos com as novas metas climáticas (NDCs) e o conhecimento embarcado nestes livros pode ajudar no planejamento de uso e conservação das nossas espécies nativas”.
Os livros estão disponíveis na base de dados da Embrapa e podem ser baixados por volume. “A intenção é, em breve, disponibilizar novas formas de acesso a estas informações, mas este já é um primeiro passo”, informa Schaitza. Faça o download gratuito. Fonte: Embrapa - 31/01/22
Segundo Erich Schaitza, Chefe Geral da Embrapa Florestas, “nossa intenção é tornar a informação sobre nossas espécies nativas cada vez mais acessível. Temos desafios de restauração florestal e também compromissos assumidos com as novas metas climáticas (NDCs) e o conhecimento embarcado nestes livros pode ajudar no planejamento de uso e conservação das nossas espécies nativas”.
Os livros estão disponíveis na base de dados da Embrapa e podem ser baixados por volume. “A intenção é, em breve, disponibilizar novas formas de acesso a estas informações, mas este já é um primeiro passo”, informa Schaitza. Faça o download gratuito. Fonte: Embrapa - 31/01/22
Capes diz que avaliação de mestrados e doutorados sai até o final do ano
A avaliação quadrienal dos cursos de mestrado e doutorado do
Brasil pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior), fundação vinculada ao MEC (Ministério da Educação) vai sair até
dezembro. É o que garante a entidade.
Em 2021, ano em que deveria ter sido feito, o
processo foi suspenso Justiça e uma suposta inércia da própria Capes quanto a
isso causou renúncias no órgão.A previsão é que o trabalho acabe em dezembro. A divulgação dos resultados, porém, continua proibida por decisão judicial. A entidade diz que "segue, junto com a AGU (Advocacia-Geral da União) atuando na Justiça para permitir essa etapa do processo".
No ano passado, as atividades foram suspensas após o Ministério Público apontar problemas no processo. Em 22 de setembro, a Justiça Federal determinou, via liminar, a suspensão da avaliação. A decisão foi revertida em 2 de dezembro.
A avaliação quadrienal da Capes atribui notas de 1 a 7 às pós-graduações do país. Para poder funcionar com mestrado, o programa deve receber no mínimo a nota 3. O doutorado tem 4 como nota de corte. As notas 1 e 2 levam ao descredenciamento do curso, e os programas que obtêm 6 ou 7 são considerados de excelência.
Neste ano, será medida a qualidade de 4.559 programas de mestrado e doutorado em 473 instituições de ensino. O período a ser avaliado é entre 2017 e 2020.
Fonte: Folha de S. Paulo - 31/01/22
Avaliação segue plano de trabalho de internacionalização
O Plano de Trabalho de
Internacionalização (PTI) orientou esta semana os especialistas
responsáveis pela avaliação intermediária do Programa Institucional de
Internacionalização (PrInt). Trata-se de um sistema no qual as 36 instituições
participantes do programa informaram os dados do período já executado de seus
projetos.
Guiados pelo PTI, os membros do comitê fizeram a análise em três módulos. No primeiro, Compromisso Institucional, avaliaram se as ações incentivaram a construção, execução e consolidação de planos estratégicos de internacionalização. No segundo, Parcerias e Redes de Pesquisa, julgaram se houve formação, de fato, de parcerias de pesquisas internacionais. Já no terceiro, Sumário Executivo, interpretaram relatório consolidado dos cinco aspectos mais relevantes de cada tema, além dos objetivos listados nos dois módulos anteriores.
Os quatro dias de atividades servirão para subsidiar, se for o caso, a renovação dos projetos. O resultado preliminar deve ser divulgado a partir de 8 de fevereiro.
O PrInt foi lançado em 2017 e tem como objetivo fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições atendidas, nas áreas do conhecimento por elas priorizadas. A execução das propostas aprovadas teve início em novembro de 2018, com um prazo de cinco anos. Pelo Programa, a CAPES apoia 581 projetos de pesquisa institucionais, planejados com 197 temas estratégicos, para atividades em mais de cem países parceiros. Fonte: CCS/CAPES - 31/01/22
Guiados pelo PTI, os membros do comitê fizeram a análise em três módulos. No primeiro, Compromisso Institucional, avaliaram se as ações incentivaram a construção, execução e consolidação de planos estratégicos de internacionalização. No segundo, Parcerias e Redes de Pesquisa, julgaram se houve formação, de fato, de parcerias de pesquisas internacionais. Já no terceiro, Sumário Executivo, interpretaram relatório consolidado dos cinco aspectos mais relevantes de cada tema, além dos objetivos listados nos dois módulos anteriores.
Os quatro dias de atividades servirão para subsidiar, se for o caso, a renovação dos projetos. O resultado preliminar deve ser divulgado a partir de 8 de fevereiro.
O PrInt foi lançado em 2017 e tem como objetivo fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições atendidas, nas áreas do conhecimento por elas priorizadas. A execução das propostas aprovadas teve início em novembro de 2018, com um prazo de cinco anos. Pelo Programa, a CAPES apoia 581 projetos de pesquisa institucionais, planejados com 197 temas estratégicos, para atividades em mais de cem países parceiros. Fonte: CCS/CAPES - 31/01/22
Inovação e Empreendedorismo são tema do 7º fascículo do livro comemorativo dos 60 anos da FAPESP
O Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) já
aportou cerca de R$ 700 milhões em projetos inovadores de mais de 1.770
empresas em todo o Estado. O retorno sobre o investimento tem sido
“substantivo”: cerca de R$ 6 para cada R$ 1 investido, diz Sérgio Salles-Filho,
do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Salles-Filho assina o artigo Ligando Pesquisa com a Inovação, que abre o fascículo Inovação e Empreendedorismo, o sétimo dos dez que comporão o livro FAPESP 60 anos – Ciência, Cultura e Desenvolvimento.
O sétimo fascículo do livro tem foco nos esforços da FAPESP para promover a inovação e o empreendedorismo. O primeiro capítulo, A inovação em valorizar a inovação, descreve o impacto do aumento de 0,5% para 1% da dotação orçamentária da FAPESP, em 1989, que deu suporte a iniciativas de apoio à inovação tecnológica e à articulação de parcerias entre empresas, universidades e institutos de pesquisa.
Os seis primeiros fascículos do livro – Seis décadas de realizações, DNA da Ciência Paulista, Pioneirismo Digital, Grandes projetos, grandes resultados, Políticas públicas baseadas em evidências e Contribuição social, cultural e artística – estão disponíveis em: 60anos.fapesp.br/livro/. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 31/01/22
Salles-Filho assina o artigo Ligando Pesquisa com a Inovação, que abre o fascículo Inovação e Empreendedorismo, o sétimo dos dez que comporão o livro FAPESP 60 anos – Ciência, Cultura e Desenvolvimento.
O sétimo fascículo do livro tem foco nos esforços da FAPESP para promover a inovação e o empreendedorismo. O primeiro capítulo, A inovação em valorizar a inovação, descreve o impacto do aumento de 0,5% para 1% da dotação orçamentária da FAPESP, em 1989, que deu suporte a iniciativas de apoio à inovação tecnológica e à articulação de parcerias entre empresas, universidades e institutos de pesquisa.
Os seis primeiros fascículos do livro – Seis décadas de realizações, DNA da Ciência Paulista, Pioneirismo Digital, Grandes projetos, grandes resultados, Políticas públicas baseadas em evidências e Contribuição social, cultural e artística – estão disponíveis em: 60anos.fapesp.br/livro/. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 31/01/22
29 janeiro 2022
Orçamento da CAPES tem aumento de 27% em relação à 2021
A Lei Orçamentária Anual (LOA)
de 2022 assegurou um aumento de 27% no orçamento da CAPES em relação ao de
2021. O total de recursos passou de R$ 3,01 bilhões para R$3,8 bilhões. O
acréscimo garante a continuidade de todas as ações da CAPES. “Com o aumento do orçamento de 2022,
zeramos o déficit e o pagamento de bolsas de pós-graduação
no País e o da educação básica está assegurado”, ressalta Cláudia Queda de
Toledo, presidente da CAPES.
A CAPES exerce um papel fundamental ao financiar pesquisas no Brasil e no exterior bem como a formação de cientistas e professores da educação básica. O investimento da Fundação envolve 99,6 mil bolsas de pós-graduação, sendo 96,5 mil no Brasil e 3,1 mil no exterior, além de mais 60 mil bolsas voltadas ao aperfeiçoamento de profissionais da educação básica.
Em sintonia com a presidência da CAPES e com amplo apoio de parlamentares, o Ministério da Educação (MEC) trabalhou fortemente para este adicional de R$ 800 milhões no orçamento. “É uma conquista maravilhosa no início de 2022 para a educação brasileira. Os bolsistas podem ficar tranquilos pois o pagamento de todas as bolsas ao longo do ano está assegurado”, comemorou Cláudia Queda de Toledo. Fonte: CCS/CAPES - 28/01/22
A CAPES exerce um papel fundamental ao financiar pesquisas no Brasil e no exterior bem como a formação de cientistas e professores da educação básica. O investimento da Fundação envolve 99,6 mil bolsas de pós-graduação, sendo 96,5 mil no Brasil e 3,1 mil no exterior, além de mais 60 mil bolsas voltadas ao aperfeiçoamento de profissionais da educação básica.
Em sintonia com a presidência da CAPES e com amplo apoio de parlamentares, o Ministério da Educação (MEC) trabalhou fortemente para este adicional de R$ 800 milhões no orçamento. “É uma conquista maravilhosa no início de 2022 para a educação brasileira. Os bolsistas podem ficar tranquilos pois o pagamento de todas as bolsas ao longo do ano está assegurado”, comemorou Cláudia Queda de Toledo. Fonte: CCS/CAPES - 28/01/22
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