10 março 2022

USP inicia publicação de boletins semanais sobre a pandemia em São Paulo

A Universidade de São Paulo iniciou nesta quarta-feira, 9 de março, a publicação de informes semanais sobre a situação da pandemia de covid-19 no Estado de São Paulo. Os Boletins Epidemiológicos USP-Covid têm por objetivo manter a comunidade USP — docentes, alunos, servidores e funcionários — informada sobre a evolução do quadro epidemiológico no Estado, além de transmitir mensagens e orientações importantes sobre o enfrentamento da pandemia no âmbito da Universidade.
Os boletins serão publicados toda quarta-feira, trazendo os dados mais atuais, disponibilizados pelo Comitê Científico, que assessora o governo do Estado no enfrentamento da pandemia, e pela Comissão Assessora de Saúde da Reitoria da USP, que orienta as decisões da Universidade sobre o tema.
Cada informe trará gráficos mostrando a evolução dos números de casos, óbitos e internações por covid-19 em São Paulo, além de estatísticas sobre a cobertura vacinal no Estado. 
Os boletins serão divulgados semanalmente pelo Jornal da USP e publicados no site Retorno Seguro (https://retornoseguro.usp.br), que reúne informações e orientações sobre a retomada das atividades presenciais na USP. Eles farão companhia a uma série de vídeos semanais sobre a pandemia — chamados Boletins USP-Covid —, que vêm sendo publicados desde o início de fevereiro, no Canal USP do YouTube. Clique aqui para ler o boletim do dia 9 de março.
Fonte: Jornal da USP - 09/03/22

Embase apresenta novas funcionalidades para os usuários

A parceira do Portal de Periódicos, Elsevier, é uma empresa global de informações analíticas que contribui com instituições e profissionais da área de saúde e ciências. A base de dados Embase é considerada referência na área de respostas biomédicas e farmacológicas e apresenta uma novidade: os preprints de artigos medRXiv e bioRXiv. 
Com a disponibilidade dos preprints, que são tiragens antecipadas de artigos ou trabalhos, pesquisadores das instituições membros da CAPES serão capazes de acessar informações biomédicas o mais cedo possível, incluindo ensaios clínicos controlados e randomizados (úteis para revisões sistemáticas). Os preprints podem ser reconhecidos pela palavra PREPRINT em registro na página de detalhes e nos códigos de tipo de Fonte de Indexação e Publicação. Os preprints já estão incluídos por padrão em alertas de e-mail e pesquisas.   Saiba mais.   Fonte: Portal de Periódicos Capes - 10/03/22

Curadoria de Dados de Pesquisa

Metadados são “dados sobre dados” ou “dados em contexto”. Metadados são informações que fornecem contexto para os dados. As informações aqui apresentadas possuem como fonte a Biblioteca da University of California.  
Ter metadados ajuda quando os pesquisadores reanalisam seus próprios dados, usam dados de outras pessoas, usam dados existentes para um projeto diferente ou colaboram com outros. Os metadados estão se tornando cada vez mais importantes à medida que a cultura de compartilhamento de dados se espalha, embora seja importante lembrar que os metadados também facilitam o uso de seus próprios dados. Ao documentar seus dados de pesquisa, pergunte-se se eles passam no “teste de Ward” – ou seja, se você desaparecesse, outra pessoa seria capaz de acessar, interpretar e analisar seus dados? Se a resposta for “Não”, você deve melhorar sua documentação e metadados.
A criação de metadados para seus projetos de pesquisa e dados leva a uma maior acessibilidade, ajuda os dados a reter seu contexto, acomoda o controle de versão (por meio da distinção de várias versões) e pode atender aos requisitos legais de repositórios e financiadores. Metadados de qualidade também tornam os dados mais fáceis de preservar e mais persistentes ao longo do tempo.   Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 10/03/22

09 março 2022

Utilidade pública | Ligações de telemarketing terão que começar com o número 0303

Vai ficar mais fácil para o consumidor identificar e bloquear as insistentes chamadas de telemarketing: a partir desta quinta-feira, 10 de março, entra em vigor a regra da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que obriga esse tipo de chamada a ser identificado pelo código 0303, que aparecerá no início do número de qualquer ligação que vise ofertar produtos ou serviçosPor enquanto, a regra vale apenas para chamadas originadas de números de telefone celular. Para aqueles feitos de linhas fixas, a medida vai valer a partir de junho.
O identificador foi aprovado pela Anatel no final do ano passado, por meio Ato nº 10.413. O objetivo da padronização, diz a agência, é facilitar a identificação das chamadas de telemarketing ativo.
Telemarketing ativo é a prática de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas, previamente gravadas ou não. Empresas que solicitam doação e que fazem cobrança foram consideradas exceções e não precisarão fazer uso do código.
O código 0303 será de uso exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo, e as operadoras de telefonia fixa e móvel têm de permitir a identificação desse número de forma clara, no visor do aparelho do usuário. As operadoras também ficarão responsáveis por coibir o uso do código fora das regras estabelecidas pela agência.   Fonte: Portal G1 - 09/03/22

Saiba mais  |  Transmissão

Contratos | Portal de Periódicos da Capes


A Lei de Acesso à Informação (LAI) nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, garante a transparência dos dados de órgãos e entidades da Administração Pública Federal. O Portal de Periódicos da CAPES disponibiliza as informações dos contratos firmados junto às editoras científicas internacionais, seguindo o princípio da publicidade e as determinações da lei. Ao selecionar o conteúdo assinado, é possível visualizar as especificidades do conteúdo contratado, o valor, a vigência, o período de acesso, o representante legal, as instituições com direito de acesso e, ainda, verificar a publicação no Diário Oficial da União (DOU). Os filtros na lateral esquerda facilitam a localização da informação ao ser digitado um termo de busca em “Palavra-chave”, escolher o editor na lista por ordem alfabética ou definir um período no calendário para a consulta.   Fonte: AGUIA - 09/03/22


Capes abre seleção para pesquisas na Alemanha

A CAPES divulgou o Edital nº 14/2022, referente ao Programa de Bolsas para Pesquisa CAPES/Humboldt. A parceria com a Fundação Alexander Von Humboldt (AvH), da Alemanha, divulgou a seleção no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 7 de março.
O Programa busca aprimorar a qualidade profissional e acadêmica dos pesquisadores brasileiros, por meio de atividades em instituições de ensino e pesquisa estrangeiras, ampliando o nível de colaboração e publicações conjuntas entre pesquisadores do Brasil e do exterior. Além disso, oferece oportunidades para atualização de conhecimento e incorporação de novos modos e modelos de gestão da pesquisa e permitem maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira.
Serão ofertadas até 15 bolsas em todas as áreas do conhecimento, em duas modalidades: pós-doutorado, oferecidas para pesquisadores no começo da carreira acadêmica, que tenham obtido o título de doutor há menos de quatro anos, e professor-visitante sênior, para aqueles com perfil de pesquisa definido, portadores do título de doutor há menos de 12 anos.
O edital prevê oito processos seletivos. Agora, a Chamada 18 vai receber inscrições até o dia 31 de maio. Seu resultado final será divulgado até 25 de novembro deste ano e as atividades devem começar entre março e novembro de 2023. Os candidatos precisam fazer a inscrição nas duas instituições. Na página do Programa no site da CAPES, onde deverá escolher o link da modalidade de seu interesse, e também na página da AvHFonte:CAPES - 08/03/22

Sala Planejada: plataforma calcula melhor disposição para volta às aulas na pandemia

Para minimizar o risco de disseminação da covid-19 em locais como escolas, restaurantes e consultórios, um grupo de pesquisadores criou uma plataforma que simula configurações, posicionamentos e disposições capazes de auxiliar no planejamento de salas em ambientes fechados. Chamado Sala Planejada, o sistema pode ser utilizado por qualquer pessoa e é possível fazer os cálculos e simulações de forma gratuita pela internet neste link.
A ferramenta teve apoio tecnológico do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (Cemeai), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A produção nasceu de uma parceria entre pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT/Unifesp), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Instituto Federal de São Paulo (IFSP).
Para usar o site basta preencher as opções desejadas e o algoritmo faz o resto. Primeiro é preciso colocar as dimensões de largura e comprimento da sala, além das dimensões das carteiras e o distanciamento mínimo entre os estudantes. O usuário pode escolher se deseja colocar o máximo de alunos dentro da sala, respeitando o distanciamento indicado, ou se quer alocar um número fixo de alunos com a maior distância possível entre eles. O site ainda pergunta se o aluno poderá mover a cadeira dele pela sala. No caso de cadeiras fixas, é preciso informar também quantidade de alunos e fileiras por sala.   Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - fev. 2022

O enigma dos revisores muito produtivos

Um artigo divulgado em fevereiro na revista Research Integrity and Peer Review levantou características dos revisores altamente prolíficos, pesquisadores que avaliaram durante o ano de 2018 mais de 100 trabalhos científicos de seu campo de conhecimento, emitindo pareceres para revistas em que sugerem aperfeiçoamentos nos manuscritos e recomendam ou não a publicação deles. Coordenado pelo epidemiologista David Moher, especialista em integridade científica da Universidade de Ottawa, no Canadá, o estudo baseou-se em dados do site Publons, vinculado à empresa Clarivate Analytics, no qual pesquisadores podem registrar sua atuação como revisor de artigos, monitorar seus indicadores de desempenho nessas atividades e receber reconhecimento público por elas – a Publons divulga os perfis dos revisores mais  produtivos.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP - mar. 2022

08 março 2022

Evento debate desafios na atuação de bibliotecários diante da ciência aberta

Organizada pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica, mesa-redonda debate temas em comemoração ao Dia do Bibliotecário; evento tem transmissão pelo YouTube no dia 14 de março

O papel do bibliotecário num cenário cada vez mais complexo e dinâmico, que envolve acesso à informação, diversidade, ética e sustentabilidade, mediados pelo uso da tecnologia, é assunto da mesa-redonda Universidades abertas e a atuação dos bibliotecários: desafios e oportunidades, no dia 14 de março, a partir das 10 horas. O evento será realizado em comemoração ao Dia do Bibliotecário e terá transmissão on-line pelo Canal do Youtube da Aguia. As inscrições estão disponíveis neste link.
Organizado pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia), o objetivo do encontro é analisar a atuação do bibliotecário como profissional mediador que agrega valor e disponibiliza conteúdos organizados imprescindíveis ao aprendizado, à pesquisa e à inovação, oferecendo oportunidades de contato mais próximo com a cultura, ao mesmo tempo em que combate a desinformação.
Além disso, também será discutido o crescimento do acesso aberto a resultados de pesquisas, considerando que a ciência aberta, as publicações de estudos, as metodologias, os conjuntos de dados abertos, transparentes e acessíveis ajudaram a acelerar a produção de conhecimento novo e necessário sobre a covid-19. Nesse novo cenário, a ideia é compartilhar experiências e lançar um olhar renovado sobre a atuação do bibliotecário e a universidade que a sociedade almeja.   Fonte: Jornal da USP - 08/03/22
           
           Universidades abertas e a atuação dos bibliotecários: desafios e oportunidades
           14 de março de 2022  |  10 às 12 horas
           Transmissão pelo Youtube: https://www.youtube.com/c/AGUIAUSP
           Inscrições neste link

Laboratório auxilia alunos da USP na produção de textos acadêmicos em diferentes línguas

Laboratório de Letramento Acadêmico tem inscrições abertas para atendimentos neste semestre; monitoria é realizada a distância por ferramentas como Skype ou Google Meet

Do primeiro ano de graduação até a pós-graduação, estudantes universitários precisam desenvolver habilidades para a produção de textos acadêmicos. Para ajudar nesse processo, o Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC), que faz parte da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, vai iniciar os atendimentos de 2022 para monitorias e workshops.

O laboratório atua na instrução dos alunos de forma colaborativa, realizando monitorias individuais com o objetivo de identificar as deficiências e estimular a produção textual dos principais gêneros acadêmicos e em três diferentes línguas: inglês, francês e português.

O atendimento, que é feito a distância por ferramentas como Skype ou Google Meet, também investiga o letramento em nível científico. Os projetos de pesquisa relacionam as competências adquiridas pelo aluno por meio do letramento acadêmico; entre elas, a consciência linguística.

Os estudantes podem solicitar a monitoria por e-mail, conforme abaixo:

Português e Francês: horários flexíveis de acordo com a demanda, pelo e-mail letramento.academico.frances@gmail.com.

Inglês pelo e-mail: letramento.academico.ingles@gmail.com.   

Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 08/03/22


O retorno das aulas presenciais em uma universidade de pesquisa

Durante a pandemia causada pelo sars-cov-2, as atividades na USP foram seriamente afetadas, mas algumas delas não foram paralisadas. Por exemplo, o processo de seleção para ingresso na graduação ocorreu de maneira organizada e presencial via Fuvest e Enem, assim como os relativos à pós-graduação, nesse caso gerenciados de modo virtual, via de regra. As pesquisas foram certamente prejudicadas pelos longos períodos de fechamento dos vários campi, mas as atividades têm ocorrido segundo protocolos de segurança elaborados em cada unidade universitária e de acordo com cronogramas específicos. O mesmo vale para as atividades administrativas e técnicas, que têm sido responsavelmente exercidas de modo remoto e, mais recentemente, presencialmente, por servidores dedicados e cientes de que a instituição deve manter seu funcionamento segundo normas de segurança rígidas.
As consequências mais agudas da pandemia serão sentidas pelos alunos de graduação, mesmo que em níveis variados. O rompimento do elo presencial com a instituição vai causar graves prejuízos para a formação acadêmica de todos os alunos, sendo que alguns deles ainda não conhecem as instalações da USP. Apesar dos louváveis esforços dos docentes para a rápida implementação de atividades virtuais, as quais foram significativamente aperfeiçoadas durante a pandemia, não há como substituir atividades presenciais pelas remotas sem perda de qualidade.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 07/03/22

07 março 2022

Workshop Women in Science | 8 de março

Transmissão

Transmissão

SBPC realiza Jornada no Dia Internacional da Mulher

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizará uma jornada com 12 horas de atividades com mesas-redondas, painéis e conferências. Toda a programação será transmitida pelo canal da SBPC no YouTube.
O objetivo do evento virtual é discutir as várias dimensões da mulher no contexto atual, dar maior visibilidade e, ao mesmo tempo, incentivar a fazer parte da carreira acadêmica. Ao todo serão 12 horas de atividades com mesas-redondas, painéis e conferências no dia 8 de março.  
Veja programação.  Fonte: Jornal da Ciência - 07/03/22

A eficácia da divulgação científica em vídeos curtos e imagens

O crescimento da predileção dos jovens por vídeos curtos e posts baseados em imagem (e pouco texto) representa um desafio para a divulgação científica e o impacto de pesquisadores nas mídias sociais. A Professora Juliana Fedoce Lopes (UNIFEI), especialista em mídias digitais do Núcleo Mulheres SBQ, e a química Kananda Eller, influenciadora científica de alto impacto no Tik-tok e no Instagram com o perfil Deusa Cientista, discutem os caminhos do sucesso nas redes.  Ouça: SBQast.   
Fonte: SBQ - 07/03/22

Revista Ciência & Cultura retoma atividades nesta 2ª feira

Lançamento contará com live realizada hoje, 7 de março, às 16h, e exposição virtual de capas da publicação. A transmissão será pelo canal youtube.com/canalSBPC

Aquecimento global, pandemia, crise econômica e social. Nunca a ciência — e a sua comunicação — foi tão necessária. E é nesse contexto que a revista Ciência & Cultura marca seu retorno ao cenário da divulgação científica brasileira. Após ter suas atividades interrompidas no início de 2021, a revista retorna reformulada e modernizada para se tornar inteiramente digital — mas sem perder seu perfil original que a tornou um dos mais importantes e históricos veículos de divulgação científica do País.  A reformulação da revista visa possibilitar um maior engajamento com as diversas plataformas e mídias sociais, ampliando seu alcance e o seu impacto na sociedade. Além disso, também pretende estimular uma maior proximidade e interação entre ciência e cultura e integrá-la com as outras ações de comunicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), fazendo com que ela se constitua uma rede ampla de divulgação científica. Hoje a revista tem 73 anos e mais de 450 edições — todas disponíveis online no SciELO e no Acervo Digital da Biblioteca Nacional.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 07/03/22